• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Raul Seixas

Rogério disse:
Mas uma coisa tenho que admitir, quando ele compunha com o Raul saiam coisas boas, que eu gosto muito...

Olha...vou dizer uma coisa...
Se você soubesse o quando odeio Raul. E o dia que eu descobri que era o PC que compunha as letras?

Que Deus o tenha e não tão boa cota. A minha sorte é que só toca Raul, hoje, em São Thomé das Letras. Lugar que nunca mais voltarei na vida.
 
Biografia

Filho do casal Raul Varella Seixas e Maria Eugênia Seixas, Raul cresceu na cidade de Salvador um tanto estagnada, alheia aos progressos de uma modernidade que passava ao largo da capital baiana. Tinha um irmão, quatro anos mais novo, Plínio Seixas.

Em casa obtém uma cultura que o faz adiantar-se àquilo que era ensinado nas escolas, mergulhando nos livros que tinha à disposição, na biblioteca do pai. Até o final de sua vida, sempre foi avançado para sua época, o que é comprovado pelas músicas por ele compostas e que até hoje são executadas. Como seu parceiro musical Paulo Coelho já disse: "Raul Seixas não é passado, é presente! Futuro!".

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Seixas

O musico brasileiro que mais respeito xD. Falava o que queria no melhor estilo "doa a quem doer". Grande percursor do Rock em nosso país, dono de um repertório musical irreverente e extraordinário. Li uma matéria no começo do ano falando sobre as vendas de CD's que continuam impressionantes pelo fato de ninguém fazer puplicidade e marketing comercial a respeito.
 
Raul Seixas também figura entre os cantores nacionais que mais admiro,ao lado de Milton Nascimento e Chico Buarque.
Todos os seus álbuns são relevantes,mas destacaria os três álbuns matadores lançados em sequência nos anos 70,que são Krig-Ha Bandolo!(1973),Gita(1974) e Novo Aeon(1975),ali se encontra grande parte da genialidade de Raul Seixas.


Este texto,publicado há alguns anos na Folha de SP,resume bem meu sentimento em relação a Raulzito:

O General do exército de malucos

É muito difícil explicar para qualquer um com menos de 30 anos a importância de Raul Seixas. Ele morreu há uma década; suas músicas não tocam nas rádios e não há clipes na MTV.
Apesar disso, Raul sobrevive, na memória e no coração de uma massa silenciosa de fãs. São milhões de admiradores, todos órfãos do maluco-beleza.
Podem acreditar: Raul foi o nome mais importante da história do rock brasileiro. No início dos anos 70, época em que o Brasil entrava numa ditadura feroz, Raul foi uma válvula de escape, um porta-voz de quem não tinha voz alguma, ou melhor, de quem não podia expressá-la.

Enquanto Médici, Geisel e os outros linha-dura pregavam ordem e progresso, respeito à família, tradição e propriedade,Raul pregava a Sociedade Alternativa, onde valia tudo, onde "tudo era da lei". "Se eu quero,e você quer/ tomar banho de chapéu/ou esperar Papai Noel/ou discutir Carlos Gardel/ Então vá!". Se você fosse um adolescente em 1973, quem escolheria? Os milicos ou o maluco?
Os mais bacanas escolheram,claro, o maluco. E assim Raul virou ídolo. Chamá-lo de "ídolo do rock", aliás, é errado: Raul foi ídolo popular, e ponto. Dos cafundós do Norte ao extremo sul do Chuí, todo mundo amava Raul. Forrozeiros, sambistas,metaleiros, místicos, engravatados, políticos, camelôs,todo mundo fez parte do exército de malucos.Até as crianças - quem não se lembra do Carimbador Maluco, personagem que ele criou para a série Plunct Plact Zum? Lembro de ouvir, espantado,o veteraníssimo Nelson Sargento,lendário sambista da Mangueira,dizendo que chorou quando Raul morreu.

Raul era anarquista e nunca se candidatou a presidente, senão ganharia de lavada. Quem não simpatizava com ele? Afinal, toda rua do Brasil tem seu maluco, seu personagem folclórico, aquele sujeito meio esquisitão e avoado, com quem todo mundo simpatiza. Raul era esse sujeito;
E a música? Da mellior qualidade. Raul, é bom lembrar, não fez só rock: fez bolero, forró, country, baladas românticas, música brega (a clássica "Tu És o MDC da Minha Vida") e até punk de protesto, como a furiosa "Aluga-se", uma pedrada irônica que cairia como uma luva no repertório de um Ratos de Porão: "A solução pro nosso povo eu vou dar/ negócio bom assim ninguém nunca viu/ Tá tudo pronto, aqui, é só vir pegar/ a solução é alugar o Brasil!".

Como todo gênio, Raul era contraditório: numa hora conclamava a massa a unir-se na Sociedade Alternativa, depois dizia que cada um deveria encontrar seu próprio caminho; fazia papel de maluco, mas de louco não tinha nada. O negócio era não ter "aquela vellia opinião formada sobre tudo", como cantou na linda 'Metamorfose Ambulante". No meio de tanta contradição, uma coisa nunca mudou: a verdade de suas letras e a beleza simples de suas canções, das quais a mais bela periga ser "S.O.S.": "Ô seu moço do disco voador! me leve com você/ pra onde você for/ ô seu moço/ mas não me deixe aqui! enquanto eu sei que temi tanta estrela por aí".
Ninguém,no pop brasileiro, cantou sobre solidão e melancolia com tanta plangência e beleza.

Os discos de Raul estão por aí.
Mergulhe fundo e, como diria o Carimbador Maluco, "Boa viagem, até outra vez".
 
Eu já visitei o túmulo dele algumas vezes aqui em Salvador, e aprendi a gostar dele com meus tios que eram fanzaços dele quando eu era mais novo. Ele, Chico Buarque e Zé Ramalho são os meus compositores favoritos de música nacional. O cara escreveu uma das músicas mais bonitas que eu já ouvi que é a Ouro de Tolo.

Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros
Por mês...

Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso
Na vida como artista
Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar
Um Corcel 73...

Eu devia estar alegre
E satisfeito
Por morar em Ipanema
Depois de ter passado
Fome por dois anos
Aqui na Cidade Maravilhosa...

Ah!
Eu devia estar sorrindo
E orgulhoso
Por ter finalmente vencido na vida
Mas eu acho isso uma grande piada
E um tanto quanto perigosa...

Eu devia estar contente
Por ter conseguido
Tudo o que eu quis
Mas confesso abestalhado
Que eu estou decepcionado...

Porque foi tão fácil conseguir
E agora eu me pergunto "e daí?"
Eu tenho uma porção
De coisas grandes prá conquistar
E eu não posso ficar aí parado...

Eu devia estar feliz pelo Senhor
Ter me concedido o domingo
Prá ir com a família
No Jardim Zoológico
Dar pipoca aos macacos...

Ah!
Mas que sujeito chato sou eu
Que não acha nada engraçado
Macaco, praia, carro
Jornal, tobogã
Eu acho tudo isso um saco...

É você olhar no espelho
Se sentir
Um grandessíssimo idiota
Saber que é humano
Ridículo, limitado
Que só usa dez por cento
De sua cabeça animal...

E você ainda acredita
Que é um doutor
Padre ou policial
Que está contribuindo
Com sua parte
Para o nosso belo
Quadro social...

Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar...

Porque longe das cercas
Embandeiradas
Que separam quintais
No cume calmo
Do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora
De um disco voador...

Ah!
Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar...

Porque longe das cercas
Embandeiradas
Que separam quintais
No cume calmo
Do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora
De um disco voador...
 
Queria ir a Salvador só para visitar o tumulo dele =X.

Phantom, realmente esse texto fala TUDO. Muito bom.
 
Raul é um compositor fantástico, eu concordo. As letras são incríveis.
Mas não consigo pegar um cd pra ouvir... A mesma coisa com Legião Urbana, letras boas, mas no conjunto acho um tanto sem sal...
 
Raul simplesmente me fez começar a escutar música de verdade...

O negócio é o seguinte: Quando eu tinha uns 12 anos escutei pela primeira vez, e só depois de escutar pela primeira vez que descobri que o meu pai tem TODOS os CDs do Raul, XD

Aí eu fui escutando um por um, e até hoje ainda escuto muito.

O meu CD preferido dele é o Krig-ha Bandolo!, talvez seja o melhor também (compete com o Gita)

Mas tem muita música boa dele, Ouro de Tolo que já foi citada, as "famosas" né, Metamorfose, Maluco Beleza, Gita etc...

E tem um lado B dele também muito legal, músicas tipo Na Rodoviária, Movido a Álcool (resume bem o que era Raul :rofl:), Todo Mundo Explica, Coisas do Coração, Cantar etc..

Os compositores brasileiros que mais curto são Raul, Belchior, Chico e João Bosco
 
cARAS, fui por diversas vezes ao túmulo de Raul, tanto no aniversário de vida como no de morte e até no dia de finados, sempre foi ducaralho, fiz ótimas amizades que cultivo até hoje, uns viraram byppies, outros analistas, músicos, professores e etc..., logo que vim pra Salvador comecei a ouvir mais Raul, e foi uma porrada só, minha turma toda ouvia, todo fsd era sentado na escadinha do sesi tomanda cana e cantando Raul, em casa cheguei a ter problemas por tanto que gostava dele, acho o cara único, um E.T., totalmente além da sua realidade, Raulzito é fantástico, não é a tôa que minha próxima tatuagem vai ser o símbolo da sociedade alternativa nas costas, Raul eterno, amo a letra de ave maria das ruas, nuit virava um hino quando saíamos andando pela madrugada, as festas, as manifestações prol Raul, os eventos, ver aquela multidão subindo pelas ruas do comério cantando sociedade alternativa, porra, Raul, hoje e sempre!!!!!!!
 
RE: O Mistério Paulo Coelho

Menegroth disse:
Olha...vou dizer uma coisa...
Se você soubesse o quando odeio Raul. E o dia que eu descobri que era o PC que compunha as letras?

Que Deus o tenha e não tão boa cota. A minha sorte é que só toca Raul, hoje, em São Thomé das Letras. Lugar que nunca mais voltarei na vida.

Vamos de novo pro gosto né? Falar mal de Raul cara, sinceramente, limpa a boca nessa hora, pois vc tá blasfemando, ou simplesmente foi incapaz de entender tudo o que ele dizia, me desculpa se estou sendo grosso, mas achei essa a coisa mais absurda desse tópico, e Raul toca no mundo todo, não apenas em São tomé da letras, vc vai pra show de rock? nunca ouviu um
TOCA RAUL????

E sobre Paulo Coelho, nunca lí nada pois vontade não deu, mas chamar ele de ruim, burro e tal acho um pouco de mais também.
mas gosto é gosto!!!!
 
RE: O Mistério Paulo Coelho

Cabal


compartilho de sua fúria.. mas precisava se indignar tanto QUATORZE MESES depois? :rofl:
 
RE: O Mistério Paulo Coelho

14 meses é o tempo pro pavio nada curto do cabal estourar, ele aguentou bem até agora, garanto q foi o limite pra ele, nem 2 meses a +, oras, :timido:
 
RE: O Mistério Paulo Coelho

Ramalokion disse:
Cabal


compartilho de sua fúria.. mas precisava se indignar tanto QUATORZE MESES depois? :rofl:

Pois é rapaz, antes tarde do que nun ca né!!! :sim:

Maiara Jansen disse:

:rofl: :rofl:

JLM disse:
14 meses é o tempo pro pavio nada curto do cabal estourar, ele aguentou bem até agora, garanto q foi o limite pra ele, nem 2 meses a +, oras, :timido:

Pois é JLM, comigo é assim mesmo, sou mau, deixo passar 14 meses e depois escaldo tudo, hehehehehehehe :rofl::rofl:

ps: isso é o bom de sempre fuçar o fórum, como estou vindo pouco perco muita discussão boa, por isso reativo coisas do passado sempre que posso. :lendo:
 
RE: O Mistério Paulo Coelho

Eu que sou contra a idéia de que "gosto não se discute", vou ter que te questionar, Menegroth. :)

Você já parou para ouvir Raul de verdade? Digo, nunca fique somente na crosta popular dos artistas. Gente fala "eu adoro Bossa Nova" e só ouve Garota de Ipanema, "eu adoro Chico Buarque" e só conhece as canções de protesto, e também "eu amo Raul" e só sabe Maluco Beleza.
Raul foi decididamente um dos gênios musicais do cenário brasileiro. Eu que nem sou assim tão pro lado de lá do Rock não consigo não gostar dele. Embora algumas músicas sejam pobres harmonicamente falando, ele compensa nas letras, que por sinal não eram do PC. Ele ajudava Raul a compor, mas não era um esquema harmonia de Raul e letra de Paulo Coelho. Inclusive já li que Raul o botou como parceiro em algumas músicas por algumas palavras ou frases que ele mudou somente.
 
Eu não gosto de música brasileira (de nenhum estilo), salvo a exceção da Legião Urbana e Raul Seixas, ambos que admiro muito. Uma das músicas que mais gosto do Raul é "O Dia Que a Terra Parou", tenho o cd Caminhos e uma vez estava lá escutando e tentando acompanhar quando ouço mais uma pessoa cantando: era minha mãe! Eu não sabia que ela gostava do Raul pois só a ouço escutar Antena 1! Mas Raul é bom e é um ícone da nossa música, inesquecível.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo