1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Rato de laboratório controla um veículo apenas com a mente

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 7 Out 2010.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Cientistas do Japão desenvolvem técnica para facilitar a vida de pessoas com deficiência física.

    Pesquisadores japoneses da Universidade de Tóquio criaram um veículo movido apenas com a mente de um rato de laboratório. Os cientistas esperam que as pesquisas levem a avanços na mobilidade de pessoas com deficiências motoras.

    O experimento dos japoneses foi feito com 8 ratos e pretendia descobrir se eles conseguiriam mover um veículo com os impulsos elétricos que seu cérebro envia para suas patas. Segundo Osamu Fukayama, do Laboratório de Engenharia Médica e Ciência da Vida, a intenção do projeto é desenvolver um sistema para que pessoas em cadeiras de rodas possam controlá-las apenas com seu pensamento, conta o site IEEE Spectrum .

    O carro modificado se move por meio de um técnica não invasiva – os animais não sofrem, teoricamente – para receber os impulsos elétricos enviados pelo cérebro dos ratos, ao tentar movimentar seus membros.

    Sensores captam todos os movimentos do carro e enviam para um computador que, de posse também das leituras dos sinais do cérebro dos roedores, detecta os movimentos e os impulsos, tentando interpretar e identificar possiveis relações

    Uma espécie de modo semi-automático, chamado de modo neuro-robótico pelos pesquisadores, é utilizado para fazer com que os animais movimentem a máquina. Porém, Fukayama afirmou que foi difícil perceber alguma correlação entre os sinais e a direção tomada pelos veículos.

    Mesmo assim, os cientistas esperam conseguir provar que os ratos podem movimentar os veículos apenas com seus pensamentos e, principalmente, medir a força com que eles fazem isso, já que quanto menor ela for, significa que o link entre cérebro e máquina está mais apurado.

    O site Dvice destaca a importância científica e tecnológica da pesquisa mas espera que, pelo menos enquanto os carros forem movidos apenas por ratos, eles fiquem no Japão.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Excluído042

    Excluído042 Excluído a pedido

    Eu ja havia lido sobre assuntos parecidos a esse.

    É bem interessante..
    Mas em relação a ser o poder da mente, são ondas cerebrais com informações.

    Tudo se resume *crêio* aos Neurotransmissores, que são substâncias químicas produzidas pelos neurônios, as células nervosas. Por meio delas, podem enviar informações a outras células. Podem também estimular a continuidade de um impulso ou efetuar a reação final no órgão ou músculo alvo.

    Só que nesse artigo, não diz como essas informações são enviadas para computador. Se é por meio de algum microship instalado em alguma região do animal.
    Logo, fica dificil de se compreender como esse novo método funciona..
    Entendo que, essas informações são passadas a um computador que as lê e depois, as manda para o carro e como resposta, ocorre esse movimento.
     
    Última edição: 11 Out 2010

Compartilhar