• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ranking #RuimDeVer dos uniformes: veja como ficou o seu time

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ


numeros-camisas-00-abre.jpg


"Número é informação, e não perfumaria". Assim o narrador do SporTv Odinei Ribeiro fala no ar quando tem dificuldade de identificar qual o número da camisa de algum jogador durante as transmissões. Na profissão dele, essa leitura é fundamental, e quando há alguma interferência visual que a atrapalhe, seu trabalho acaba prejudicado.
Esse é um problema eterno que os narradores enfrentam nos campeonatos pelo Brasil. - Linhares Júnior, narrador do SporTv
E se para os narradores televisivos o problema é grande, a coisa piora quando se trata dos que trabalham nas rádios. "A gente precisa identificar na hora, não tem um recurso a mais", afirma o radialista da Rádio Globo de São Paulo Marcelo do Ó, se referindo aos monitores que auxiliam nas transmissões de TV.
Pesquisa
Para avaliar quais os uniformes têm a melhor e a pior leitura dos números, enviamos imagens das camisas titular e reserva usadas (até setembro) pelos 40 times das Séries A e B do Brasileirão para designers darem notas considerando três quesitos:
Contraste
Algumas combinações de cor deixam a leitura mais difícil, principalmente a uma distância considerável. Não é à toa que placas de trânsito usam cores específicas para permitir que o motorista não apenas as enxergue de longe, mas também de maneira veloz.

numeros-camisas-01.jpg

"Camisas douradas com números pretos são terríveis em jogos noturnos. Os números prateados em camisas brancas também são difíceis." - relata o narrador Linhares Júnior.
Legibilidade
Fator decisivo na leitura, o desenho do número utilizado também faz diferença. Neste caso, o ideal fica no equilíbrio da fonte, ou seja, nem tão grossa e nem tão fina. "Alguns números estilizados também embaralham", lembra Cleber Machado, narrador da TV Globo.

numeros-camisas-02.jpg

Ainda dentro desse aspecto, o tamanho também é importante, afinal, números menores dificultam o entendimento de narradores e torcedores. "Um uniforme que tem problemas de visualização é do Oeste. Os números são muito pequenos: 3, 5, 6, 8 e 9, de longe, parecem ser a mesma coisa", acrescenta Linhares Júnior.
Os times que usam camisas com listras verticais normalmente oferecem maior dificuldade, principalmente quando os números são finos e/ou de cor que não cause contraste. - Hugo Lago, narrador da Rádio Globo
Interferência visual
O terceiro aspecto avaliado foi a respeito da interferência causada por listras horizontais, verticais e faixas nos desenhos dos uniformes. "Todos com listras são difíceis", afirma o narrador do SporTV Julio Oliveira.

numeros-camisas-03.jpg

Números inseridos em fundos lisos têm mais leitura, e é por isso que muitas vezes é usado como artifício uma camada lisa entre as listras e o número. "No momento o pior é o River Plate", lembra o narrador do SporTv Luis Mucio. "Mas o número vermelho de listras do São Paulo em vermelho e em cima das faixas da camisa também fica ruim", completa.
O bom é o número visível, limpo, sem estar atravessado por faixas. - Luiz Penido, narrador da Rádio Globo.
Veja como ficou o ranking
Os 80 uniformes dos 40 times foram avaliados por profissionais com notas de 1 a 10, sendo que o valor máximo de pontos poderia chegar a 610, e o mínimo 61.
numeros-camisas-11nv.jpg

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


** Posts duplicados combinados **
Clicando no link dá pra ver nitidamente cada camisa e o quanto os números são mais ou menos nítidos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo