• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ranking político

Amon_Gwareth

Paragon
Pessoal, tem uma iniciativa bem interessante rolando. A idéia é simples: funciona como um ranking que, alimentadas informações públicas, monta um ranking de políticos com nota composta por, por exemplo, índice de presença nas obrigações do cargo, gastos públicos, leis eficientes formuladas / votadas, processos judiciais, etc.

O vídeo de apresentação é o seguinte:

O site:
http://www.politicos.org.br/
 
Última edição por um moderador:
Conheço um dos caras que trabalhou na elaboração desse site. Totalmente absurdo o método adotado, especialmente no que tange "leis eficientes". Tem um fundo partidário forte e ignora uma série de variaveis para que o método deles funcione de acordo com os próprios interesses.

Não to criticando o tópico não viu Amon, só a forma adotada para fazer esse "ranking político neutro", que de neutro tem muito pouco.
 
Pareceu-me impregnado dessa nova tendência a querer discutir política exclusivamente do ponto de vista da moralização, ecoando o senso comum que trata política e corrupção como duas dimensões necessariamente em simbiose, esvaziando o jogo político, que é muito mais dinâmico do que o vídeo quer mostrar. Também quero saber, como apontou o Fela, o que define uma lei eficiente. É um tanto vago, não?
O vídeo diz: você está sendo roubado por um governo ineficiente e logo é citado o mensalão como caso exemplar. Isenção partidária? Sei não...
Pra votar melhor o povo precisa saber então que políticos são freqüentes, propuseram "projetos eficientes" e se sofrem processos. Basicamente é isso, certo?
Eu até acho que os dados disponibilizados poderiam ter alguma valia, mas a questão vai além...
 
Re: Ranking político

O ponto polemico eh a qualidade legislativa, certo? Os donos do site, declaradamente, assumem posturas liberais para dar essa nota.

Mas dai eu pergunto: existe alguma forma de avaliar qualidade legislativa imparcialmente?

E tambem, mesmo discordando dos criterios, eh possivel avaliar as notas baseado exclusivamente em processos judiciais, etc.

Fela, quais sao as variaveis ignoradas? O problema principal que encontrei foi o embasamento exclusivo em veiculos de comunicacao de primeira linha (possivelmente veja, abril, etc). Fora o custo declarado de 30k pra fazer um site tao simples xD

Mas ainda assim eh uma iniciativa interessante. Nao eh neutra, concordo, o site diz isso. Mas eh interessante...
 
Fela, quais sao as variaveis ignoradas? O problema principal que encontrei foi o embasamento exclusivo em veiculos de comunicacao de primeira linha (possivelmente veja, abril, etc). Fora o custo declarado de 30k pra fazer um site tao simples xD
O ponto principal era exatamente esse. Denuncias feitas em mídias menos poderosas foram intencionalmente ignoradas, em contra partida acusações feitas pelas próprias mídias foram levadas em consideração, enfim, você apontou o problema, eles são liberais e enxergam na política apenas esse campo da meritocracia comum.

Quer um exemplo? O senador Aloysio Nunes está na frente do Suplicy. Po, pera lá, só pq o Aloysio é mais presente em corpo no congresso do que o Eduardo? O cara é presente em mil e uma causas sociais, foi um dos maiores denunciadores do absurdo que rolou no Pinheirinho em São José, entre diversas atividades que extravasam o dia-dia político de Brasília.

Esse tipo de coisa um site com um método desse nunca via pegar, além do que, ter um "mentirometro" é quase que um ataque ao bom senso haha
 
O finado site do Portal Excelências tinha um critério relativamente objetivo para definir a qualidade (ou "relevância", como eles chamavam) da atividade legislativa. Irrelevantes eram todos os votos para nomes de ruas, homenagens, feriados e etc. Parece uma critério idiota, mas quando consideramos as câmaras municipais, tem candidato com 90% da atividade parlamentar "irrelevante".

A análise do Portal Excelências era bem simples e tinha o prejuízo de não avaliar a qualidade das demais leis e votos do candidato. Acho que esse site poderia ter feito o rank de outra forma. Cada usuário cadastrado poderia responder uma pesquisa de posicionamento político e dependendo do espectro em que se encontra, o site mudaria os pesos e pontos dados para a atividade parlamentar. Pelo vídeo, entendi que a crítica do site é bem focada no tamanho do Estado e na alta carga tributária - só que vai ter gente que acha que o governo deve ser grande mesmo e quer escolher candidatos que mantenham o Estado assim.

Também não gostei muito do mentirometro, já que não ficou muito explícito quais serão as fontes de informação aceitáveis para validar a suposta mentira. Acho muito mais simples fazer um rank com critério objetivos (presença física, razão entre produção parlamentar irrelevante/relevante e processos na justiça), complementando com critérios subjetivos, que dependerão do perfil dos usuários.
 
Reflete bem a carência de índices e indicadores de desempenho da política local. A proposta é interessante mas ele precisa de ajustes. Para ter acesso ao conteúdo eu iria requerer cadastro e login para exibir as notas e juntaria as cotações que são subjetivas debaixo de uma única nota mantendo as pontuações mais simples e diretas de avaliar separadamente (presença nas sessões, número de processos). A seguir haveria um grupo controle de cientistas políticos convidados com um quadro próprio para as notas deles para efeito de comparação com a nota geral (igual ocorre em sites de cinema com nota da equipe do site e a do público geral).
 
Última edição:
Ah eu achei a idéia boa. Pode não ser completamente livre de viés mas pelo menos dá um norte.

Acho ótima a ideia de existir índices de avaliação de desempenho político.
 
O projeto me lembra o trabalho das agências de rating que fazem projeções usando softwares sofisticados para gerar cenários nos quais os investidores possam aplicar os recursos.

É muito comum que as informações de qualidade circulem apenas em meio restrito, pelo caráter estratégico de alto nível e costumam ser vendidas sob encomenda por empresas criadas por isso para grupos ou pessoas que possam financiar ou pagar pela consulta de uma equipe dedicada a isso, por exemplo:

-Análise de confiabilidade dos maiores cargos públicos (governadores e presidente de um país) com lançamento de notas anuais em uma série de critérios usando uma equipe mista exclusiva do projeto (3 cientistas de centro, 3 de direita e 3 de esquerda com a opinião de alguns analistas internacionais).

Quando o objetivo é democrático torna-se uma marca do projeto ou da empresa a oferta da possibilidade de cruzar a percepção popular com a percepção acadêmica que fugiria naturalmente da intenção de se criar um instituto de hipnose ou de sedução.

Em outras palavras, também é possível ser parcial e útil ao mesmo tempo se os critérios tiverem uma boa estrutura e patrocínio.
 
Ano eleitoral chegando...

Tiririca em QUINTO lugar no rank geral. Vai rolar algum debate sobre as eleições aqui no fórum? Espero que sim! Polêmicas e mamylos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo