1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ranking da Heritage Fundation de países liberais

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 17 Abr 2013.

1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Ataques terroristas de grupos internos são geralmente da extrema direita, logo nos EUA que é o país mais liberal do mundo (que eu me lembre) sempre tem gente dizendo que o Estado se mete muito na vida dos cidadãos (entendam: querem tirar minhas armas, pois acham que eu sou perigoso e pra provar meu ponto eu vou lá e mato pessoas). O Timothy McVeigh era da extrema direita.

2. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Re: Explosões perto da linha de chegada da maratona de Boston deixam feridos

EUA é atualmente o 10º mais liberal, de acordo com a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . E olha que eles intervêm bastante na economia.

Última edição por um moderador: 20 Abr 2013
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Grimnir

Grimnir Usuário

Olha alí o nosso Brasil brasileiro! Em 100º e descendo na boquinha da garrafa.

Agora tem uma coisa, Morfs: Ser de direita não implica ser liberal. De modo geral, nos EUA, os republicanos representam o conservadorismo de valores e o liberalismo econômico, por exemplo. Se pensarmos na ditadura brasileira, podemos dizer que foi um governo de direita autoritária. Certamente vai ter gente querendo me bater por causa da referência, mas
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    que posiciona as pessoas em dois eixos: Direita x Esquerda e Liberal x Antiliberal (eufemismo para Autoritário?).

• Ótimo Ótimo x 1
  4. Felagund

Felagund Well-Known Member

Se ser antiliberal é ser autoritário eu quero morar no país mais autoritário do mundo.

E para mim é razão de orgulho está centésimo na lista da Heritage. Liberalismo é o sistema que criou os maiores abismos sociais da história do homem, até culminar no seu fim em 1929. O que se deu depois disso, especialmente em nivel global no pós GuerrA Fria, é o chamado neo-liberalismo, que nada mais é que o esqueleto do cadaver Liberal pré 1929 com algumas doses de keynesianismo.

• LOL LOL x 2
  5. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Eu sei, a direita é liberal, mas só economicamente. Em termos políticos são os que mais se metem na vida dos outros. Anti-aborto, contra os direitos dos homossexuais etc etc etc. Os governos nazifascistas eram de direita.

• LOL LOL x 1
  6. Ranza

Ranza Macaco

Nem tanto ao céu nem tanto ao mar.

Se você comparar a lista do Heritage Foundation com as lista ou o mapa calculado pelo coeficiente de Gini, você vai ver que a maioria dos países com pouca desigualdade social está entre os Mostly Free, coisa que o Brasil não está nem perto.

O mapa pra que quiser ver e a lista

Arquivos Anexados:

• Ótimo Ótimo x 2
  7. Grimnir

Grimnir Usuário

A citação acima (erradamente atribuída a Voltaire, mas que corretamente reflete a sua filosofia) com certeza não teria sido imaginada no "país mais autoritário do mundo".

Curiosamente Voltaire defendia (ou pelo menos não reprovava) a escravidão dos negros, o que pode ser uma luz sobre pq o liberalismo no passado gerou distorções sócio-econômicas em algumas regiões do mundo. A filosofia liberal não combina com engessamento social (já que o pensamento liberal fala não sobre igualdade de resultados, mas igualdade de oportunidades). De lá pra cá, no entanto, algumas coisas mudaram, como bem mostrou Ranza.

• Ótimo Ótimo x 1
  8. Grimnir

Grimnir Usuário

Lembrei desse tópico quando vi a notícia abaixo...

9. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Destaque especial para o fato de que são apenas 60 países avaliados.

Em questão correlata, estamos em 130º no
    .

• Gostei! Gostei! x 1
  10. ExtraTerrestre

ExtraTerrestre Usuário

Veja bem: países escandinavos estão em "mostly free", quase no topo da lista, e cobram mais da metade do PIB em imposto, tipicamente.

Carga tributária não deve ter um peso tão alto no índice, ao menos quando é bem aplicada, o que facilita muitos negócios e "libera" o mercado.

O que deve pesar de verdade é se o Estado é interventor ou empreendedor de uma maneira demasiada, ou se há muita burocracia.

• Gostei! Gostei! x 1
  11. Grimnir

Grimnir Usuário

Acho que não é só isso. O índice da Heritage é uma composição de diversos tipos de liberdade. Se for
    e comparar, por exemplo, Noruega, Coréia do Sul e França verá que as diferenças entre os países. Embora Noruega e França percam para a Coréia do Sul em liberdade fiscal, o país nórdico ganha de longe na qualidade política (freedom from corruption).

Compartilhar