• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Racista?

Eu naum sei se jah tem um topico igual a esse....se tiver me desculpem.
Mew, pra começar, moderadores, naum se zanguem comigo, eu naum estou querendu flar mal de sda, entaum por favor, naum tranquem esse tópico q nem vcs fizeram com os outros q nos (somos duas) fizemos.....afinal, eu naum to querendu brigar, e sim mostrar uma coisa q eu achei interessante.

Bem, eu frequento um site sobre hp (hogwarts) e tem lah colunas d pessoas abordandu varios temas.......a lilyp, fez um sobre diferencas entre hp e sda, mto boa a coluna e NAUM FLA MAL D SDA, mas tem uma parte q me deixou intrigada, olhem soh:

"O Senhor dos Anéis tem sido apontado como um livro que combate o racismo, pelo fato do portador do Um Anel ser um hobbit, membro de um povo de pouco prestígio, que não gosta de guerras e é menos poderoso do que homens, elfos ou anões. E mesmo entre os hobbits, Frodo não se destacaria especialmente (li isso em algum lugar, mas discordo, ele está relacionado às principais famílias de hobbits, como os Tuks e Brandebuques).

Porém, creio que a visão passada nesse livro não critica profundamente o racismo e pode facilmente, ao contrário, levar a uma leitura racista. O próprio fato mencionado acima já é perigoso, já que não se questiona por que uns povos são considerados mais prestigiosos do que outros. Mas isso é o de menos, bem mais importantes são outros pontos.

Em primeiro lugar, há o fato da luta ser entre povos, sendo que alguns são do mal (nem o Bush coloca explicitamente que há povos do mal) ou a ele estão aliados. Haveria então raças do mal (como os orcs). Um segundo aspecto é que os povos do bem têm pele, cabelos e olhos claros. Quanto mais claro um homem, mais se expressa nele a herança dos homens de Númenor, mais valoroso podemos esperar que seja – e aqui parece haver claramente uma valorização desse tipo de herança. Por outro lado, os povos que se aliam a Sauron são mais escuros. Por fim, há a questão geográfica. A Terra Média tem sido identificada com a Europa, segundo li num livro (acho que n’O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis ou algo assim). Ora, o Mal vem do Sul e do Leste. Seria da África e da Ásia? Seria dos árabes, negros, mouros? É claro que isso não está escrito no livro, mas pode reforçar inconscientemente um medo dos africanos, árabes e indianos em quem talvez já o tenha (e muitos na Europa o têm, podem ter certeza). Não estou acusando Tolkien de racista, seria ridículo, mas deveria ter tido mais cuidado, para não dar margem a interpretações racistas. "



Bem, entaum oqq vcs acham disso????
 
Eu acho que esse papo de que Tolkien era racista não passa de besteira...No decorrer do livro, claro, conhecemos os haradrim, os variags, os balchot, os carroceiro, aliados de Sauron, o Senhor do Escuro.
Numa leitura superficial podemos concluir que Tolkien era racista por basear esses povos 'maus' nos africanos, árabes, etc... Mas ao lermos atentamente o SdA percebemos que o que estava na mente do escritor era mostrar como deve haver tolerância entre os povos, indepedente de cor, raça.Um exemplo disso, é que Elessar perdoa os atos nefastos cometidos por eles finda Guerra do Anel.
E se isso for preconceito, digo que ele também o tinha em relação aos próprios europeus, em 'The New Shadow" os gondorianos (anscestrais do povo da Europa na mente dele) passam a se enfadar com o bem e adoram as trevas.
Concluo com o fato de que Tolkien se negou a publicar O Hobbit em alemão, já que os nazistas queriam que ele se declarasse à favor do movimento. Tem uma carta enviada a editora alemã em que ele fala sobre isso. e ele escracha legal os nazistas... :mrgreen:
Vou procurar o lugar onde tem essa carta e então posto-a.
 
eu sempre achei esse apelo racista mas claro aqui não vão falar uma coisa dessas,e outra naquela época em que tolkien viveu tinha essa espécie de preconceito com asia e africa,como foi dito como as terras do sul e do leste do tolkien,mas os usuarios brancos sempre vão dizer que não enquanto alguns da minha cor vão continuar batendo nessa mesma tecla..........que isso!esse fato de tolkien ser racista ja foi dito por varios "especialistas"em tolkien,não adianta continuar negando,isso não o torna menos ou mais querido,mas é um ponto a ponderar,espero não dispertar oodio de ninguem,por favor
 
A intenção de Tolkien não era de escrever algo racista, e isso de parecer q em alguns pontos é racistas está nos olhos de quem lê, se o kra quer ver racismo no livro ele vai ver.
 
Vem cá.. se você morasse no Brasil.. e fosse escrever um livro falando sobre uma terra desconhecida.. com dados geográficos reais desde mundo que nós vivemos agora... você descreveria este continente como sendo o seu ou o de outros povos no mundo (no caso o seu continente é a América do Sul)?! como toda a guerra, sempre é nescessário um inimigo... pode ter sido conhecidência. esta questão dos povos virem do Sul... o que está acima da Europa? creio que gelo...os povos viriam do Gelo!? e Tolkien pode ter posto o Leste como sendo inimigo pelas questões climáticas favoráveis... eu estou escrevendo isso com base no meu conhecimento apriori.. pode ter alguma coisa errada aí no meio de tudo o que eu falei...a montanha da perdição é um vulcão certo!? eu queria que se alguém soubesse por favor me dissesse se é mais propício existirem vulcões na europa ou na Ásia...
eu estou falando isso porque eu também gosto de Harry Potter.. eu sei que o que isto que a sua amiga levantou foi apenas uma hipotese "inocente"... que na verdade ela n quer falar mal do SdA... mas assim como em Harry Potter.. existem coisas que foram colocadas alí não com segundas intenções implícitas... tenho certeza que por mais que o Mestre Tolkien fosse um chato {porque alguém jah me disse que ele era muito chato}, ele tinha uns conceitos sobre certas coisas que naquela época eram muito raros...por exemplo, ele sempre deixou em seus livros a mensagem muito clara de preservação da natureza... eu acho que racismo já uma coisa muito pesada...
 
Existem dois pontos a serem considerados aqui:

A "maldade" dos aliados de Sauron: Até onde se sabe que eles eram maus? Faramir se pergunta exatamente isso em As Duas Torres, se o Haradrim abatido era realmente mau ou se era mais um que tinha caido das mentiras contadas por Sauron.

O vilão mais mesquinho da obra: Saruman, o BRANCO.
 
sim.. eu me lembro desta parte... Saruman tinha os dito que eles seriam queimados vivos.. ou algo deste tipo...
eles lutaram porque suas mentes foram envenenadas.. mas o que eu n entendo é a questão das terras que eles possuiam...parece que foram "roubadas" deles pelos povos de Rohan quando Gondor sedeu as terras a Eorl...esta parte eu me confundo um pouco...
 
Acho as justificativas que acusam Tolkien de ser racista são fracas e pouco convincentes.... As características físicas dos aliados a Sauron são devido às condições climáticas das terras em que viviam....
Não existiam só eles como homens inimigos, como vocês verão a seguir

sim.. eu me lembro desta parte... Saruman tinha os dito que eles seriam queimados vivos.. ou algo deste tipo...
eles lutaram porque suas mentes foram envenenadas.. mas o que eu n entendo é a questão das terras que eles possuiam...parece que foram "roubadas" deles pelos povos de Rohan quando Gondor sedeu as terras a Eorl...esta parte eu me confundo um pouco...

Os homens que nossa amiga Lúthien citara, são terrapardenses; homens bárbaros de pele clara cuja a suas terras não se localizam no extremo sul, e sim NA Térra-Média e são inimigos de Rohan....

Tolkien era uma pessoa simples, um bom professor, que amava a sua profissão e seus alunos. Ele construiu uma obra literária popular e acho que não passava pela cabeça dele ser preconceituoso com ninguém.

Mas para o nosso esclarecimento gostaria que euterpe explicitasse os especialistas e fonte de informação que serve de base para a sua tese.
 
Sobre o racismo no SDA vai do ponto de vista.
Consideremos:
A Europa é predominantemente branca ( na época do SDA devia ser exclusivamente branca, considerando lógico a Europa como a TM ), sendo assim, os homens lá encontrados eram brancos e a história contada era a desses homens.
Sendo assim, qualquer um que os atacarem, fossem brancos, negros, amarelos ou qualquer outra cor, ia ser chamado de inimigo e naquela época ia estar relacionada ao senhor do escuro.
Eu bato na tecla de que Tolkien não era racista.
" Escrevam " o livro do ponto de vista dos haradrim, eles vão estar certos e os brancos homens de Gondor serão os vilões.
Vai tudo do ponto de vista.
 
eu naum vejo tolkien como um racista......se tolkien é racista imagina entaum todos aqueles filmes que agente assisti falando que a russia é do mal como na guerra fria mostrada nos filmes.....vemos tb os países da arabia tudo como terroristas isso tb naum é um racismo por parte dos americanos......
 
SE a gente lembrar que beorn, que NÃO era branco era do bem, fica claro que tolkien não era racista!
 
Eu não acho que SdA seja racista. Sim, existe realmente uma "política" anti-miscigenação na TM, pois isso valorizaria a raça dos númenorianos. No livro fica bem claro que os númenorianos não deveriam se misturar, e que eles eram uma raça superior. E isso realmente parece racista.
Mas é impossível traçar um paralelo com o nosso mundo. É um livro, e eles foram criados por um deus, e alguns tem poderes mágicos, etc. Então eu acho uma discussão estúpida.
Por isso amiga-de-nick-esquisito, não perca seu tempo tentando discutir isso. Pois a resposta é essa: Não dá pra traçar um paralelo!
 
Oh, novamente, suspeitas de racismo na obra de Tolkien; que coisa, não... :roll:

"...e, provenientes do Extremo Harad, homens negros semelhantes a semitrolls, com olhos brancos e línguas vermelhas."

Tolkien escreveu o ponto de vista dele. É verdade, sulistas e orientais descritos em algumas partes como homens valorosos e destemidos, mesmo estando a serviço dos Poderes Escuros.

É óbvio que há (algum) racismo sim.
 
Cara, isso era um modo de expressar, tbm ja pensei nessa hipotese...em 1º lugar, o Tolkien nasceu na Africa..sei la como ele encarava isso!
Eu num consigo imaginar ele como racista...
 
Eu acho que se existe algum racismo, não é pelo caminho das "raças", já que orcs não estão para elfos como "humanos brancos" estão para "humanos negros".
Cheira a racismo a fato de os homens do Sul e do Leste terem sido seduzidos pelo Escuro desde o começo, mas tem uma explicação que faz sentido na lógica da história: é uma mitologia do Oeste mesmo, que queria dar suporte às lendas européias, ou seja, os elfos eram os importantes e, evidentemente, bons.

O que me incomoda quanto a isso no livro é quando se está falando sobre os Homens de Númenor, e os da Terra-média são chamados de "homens inferiores". Mas nessa caso não há nenhuma relação com a pele, 'inferiores' aí seriam quaisquer homens que não os de Númenor, como os lourinhos que se tornaram os rohirrim.
 
Tolkien era um pouco racista sim, ainda mais no contexto em que vivia (época de Imperialismo na África), e isso se expande para sua obra. Mas temos que ter em mente que o livro é narrado por hobbits e eles contavam as coisas como viam, estão um negão pra eles era algo muito incomum, logo assustados.

Mas nem todos sulistas e orientais eram maus, há algumas referências no Silma (pag 369) sobre alguns que tentavam ser livres e fugiam para os bosques, mas na Terceira Era só devem ter sobrado os aliados de Sauron.

Mas nessa caso não há nenhuma relação com a pele, 'inferiores' aí seriam quaisquer homens que não os de Númenor, como os lourinhos que se tornaram os rohirrim.

Sim, e este hábito dos númenorianos parece ser tratado com repulsa por Tolkien, como se ele não aprovasse isso
 
Aqui estam as provas definitivas de que Tolkien não era racista.
Em 1938 uma editora alemã queria traduzir "O Hobbit", porém para que isso ocorresse era necessário uma prova de que Tolkien era arisch (ariano). As citações a seguir deixam claro o seu desprezo por qualquer forma de racismo:

Carta de J. R. R. Tolkien a Stanley Unwin:
"Pessoalmente, eu me sentiria inclinado a não dar a eles qualquer tipo de Bestätigung (certificado, em alemão), embora eu seja capaz de dá-lo, e deixar que uma tradução alemã fique em suspenso. De qualquer modo, eu objetaria fortemente ao aparecimento de tal declaração impressa. Não considero a (provável) ausência de sangue judeu como necessariamente honrosa; e tenho muitos amigos judeus, e me arrependeria de dar qualquer cor à noção de que eu aceitaria a totalmente perniciosa e anticientífica doutrina racial."

Carta de J. R. R. Tolkien à editora alemã Rütten & Loening Verlag:
"Lamento dizer que não entendi o que você quer dizer com arisch. Não sou de extração ariana: isso quer dizer indo-ariano; até onde sei nenhum de meus ancestrais falava hindustani, persa, cigano ou outros dialetos aparentados. Ma se devo entender que você está perguntando se sou de origem judáica, posso apenas responder que lamento não ter, aparentemente, nenhum ancestral desse talentoso povo."

Dá-lhe Tolkien! :mrgreen:

Carta de 1944 a Christopher Tolkien:
"Havia um solene artigo no jornal local defendendo seriamente o extermínio sistemático da nação alemã como único curso de ação apropriado depois da vitória militar; porque, se é que você acredita, eles são cascáveis, e não sabem a diferença entre o bem e o mal! (E o que dizer do autor do artigo?) Os alemães têm tanto direito de declarar os poloneses e judeus vermes extermináveis, subumanos, quanto nós temos de fazer o mesmo com os alemães: em outras palavras, direito nenhum, seja lá o que eles tenham feito."

O Senhor dos Sarcasmos! :lol:

Discurso de despedida de Tolkien em Oxford, em 1955:
"Sou inimigo do apartheid em todas as suas manifestações."

Com isso concluimos que o mundo precisa de mais pessoas como o Mestre.
 
Pois é, Olórin, me poupou trabalho. Eu já estava indo procurar esses mesmos trechos que você postou. Apesar de o SdA e o Silmarillion sugerirem alguma coisa, as opiniões do Tolkien sobre discriminação desse tipo são totalmente e completamente admiráveis. A carta pro alemão, é especialmente deliciosa de ler principalmente pelo sarcasmo. :obiggraz:
 
Não conhecia essas passagens dessas cartas, mas respeito mais ainda o mestre depois dessa demonstração de caráter e pelo pensamento tão próximo ao meu no que tange a esse tipo de questão.

Não sobra mais muito o que discutir aqui, não?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo