• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Racismo nos esportes

ombudsman disse:
O legal é ler algumas pessoas aqui dizerem que a prisao do cara serviu para alguma coisa.

PURA BALELA.

Ninguem que era racista com negros deixou de sê-lo porque o Desabalos foi preso. Nem o proprio zagueiro, se é que ele é mesmo, ou se ele nao falou isso para simplesmente desestabilizar o Grafite, vai pensar "Nossa, realmente eu estava errado, isso que eu fiz é um crime, nunca mais vou tratar um negro de forma maldosa ou racista"

Aposto até que o Desabalos ficou ainda mais, afinal de contas.. "Fui preso por causa daquele negao Filho de uma pu..."
Eu tb acredito nisso q vc falou......
Mas o problema naum é o q o cara pensa......todo mundo tem o direito de pensar o q bem entender......tu pode ser o cara mais racista do mundo se vc kiser, por dentro......
O q naum pode é vc externar isso.....através de ofensas, agressões, etc.....tá lá na lei, ker vc goste ou naum......
Tu pode guardar o rancor q tu kiser dentro de ti......pode ter a cabeça dum Hitler do seculo XXI......mas num pode se utilizar disso pra prejudicar ninguem......
Pelo menos é assim q eu penso.....

Resumindo: o cara pode guardar rancor do Grafite ou de negros, mas pelo menos agora ele sabe q num pode demonstrar isso publicamente no Brasil......


PS (Edited): Apesar de naum acreditar de forma alguma q o Desabatos seja racista......apenas teve uma atitude isolada e infeliz de racismo num país onde isso é contra a lei......
 
-Felagund- disse:
Sou contra essa atitude do Grafite, afinal até o apelido dele tem base na cor de pele dele e ele nunca liga...

Vão bater nessa tecla de novo?

O Grafite tem esse apelido porque é grafiteiro. E mesmo se fosse devido a sua cor, há uma diferença abissal entre "Grafite" e "negro de merda".
 
Heceldamar disse:
-Felagund- disse:
Sou contra essa atitude do Grafite, afinal até o apelido dele tem base na cor de pele dele e ele nunca liga...

Vão bater nessa tecla de novo?

O Grafite tem esse apelido porque é grafiteiro. E mesmo se fosse devido a sua cor, há uma diferença abissal entre "Grafite" e "negro de merda".
:|
Eu não vo repor a minha posição de novo, só leia os meu posts que eu a expresso claramente, eu so contra isso de denuncia, achei só um artificio para aparecer (apesar do grafite não precisar), mais isso pode trazer pessimas consequencias para o grafite caso ele vá a Argentina...
 
:roll:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult2655u19.shtml

Vinicius Mota da Folha disse:
As frases chulas usadas pelo zagueiro argentino são brotos espontâneos de uma lavoura cultivada por gerações a fio no convívio íntimo das crianças com os mais velhos, das crianças com outras crianças, que crescem ouvindo frases racistas, sexistas e xenófobas no ambiente doméstico e nas rodas de amizade e incorporando, gradualmente, suavemente, esse universo mental a seu repertório pessoal.

Por isso só é bom mesmo parar... a nào ser que queiram que vire aquele episódio do sinalizador jogado no estádio por gente racista... o jogador é ídolo... se até ele induz os torcedores a se tornarem também racistas então...[/quote]
 
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
]
PS (Edited): Apesar de naum acreditar de forma alguma q o Desabatos seja racista......apenas teve uma atitude isolada e infeliz de racismo num país onde isso é contra a lei......

Ainda bem né, que neste país racismo é crime. Devia ser um orgulho para nós. E se fosse voce não colocaria a mão no fogo dessa forma por ele, os argentinos são históricamente racistas. Desde a guerra do paraguai existem registros claros onde eles se referem ao exército brasileiros como tropa de macacos escravos dentre outras coisas. Esses dias mostrou na televisão uma faixa muito parecida àquela exibida na torcida do quilmes para o grafite, só que para o Pelé, décadas e décadas atrás. Afinal porque ele não xingou o cara de outra coisa, tem tanto palavrão...porque veio na cabeça dele justamente banana, macacos e rabo?

Felagund disse:
Eu não vo repor a minha posição de novo, só leia os meu posts que eu a expresso claramente, eu so contra isso de denuncia, achei só um artificio para aparecer (apesar do grafite não precisar), mais isso pode trazer pessimas consequencias para o grafite caso ele vá a Argentina...

Nem. Voce acha que ele sabia que o delegado ia aprontar todo aquele circo, que ia repercurtir tanto ou mesmo que o cara ia realmente ser preso ali? Eu duvido muito. Outra, foram homens do São Paulo que o convenceram a prestar a queixa. Quem estava assistindo o jogo viu claramente que ao ser expulso e indagado pelo reporter sobre o teor das ofenças ele falou algo assim: "prefiro não entrar em detalhes para não incentivar esse tipo de coisa". Na hora eu até estranhei, tava torcendo pra ele xingar o cara. Se ele tivesse com tanta vontande de aparecer não ia perder essa bela oportunidade de se fazer de vítima com o Galvão e o Casa dando total apoio. Essa acusação em cima do Grafite é totalmente sem fundamento. No fim ele acabou aparecendo muito sim, assim como o proprio Quilmes que ninguém conhecia direito, mas que não foi a intenção isso pra mim está claro.
 
KADU disse:
Ainda bem né, que neste país racismo é crime. Devia ser um orgulho para nós. E se fosse voce não colocaria a mão no fogo dessa forma por ele, os argentinos são históricamente racistas. Desde a guerra do paraguai existem registros claros onde eles se referem ao exército brasileiros como tropa de macacos escravos dentre outras coisas. Esses dias mostrou na televisão uma faixa muito parecida àquela exibida na torcida do quilmes para o grafite, só que para o Pelé, décadas e décadas atrás. Afinal porque ele não xingou o cara de outra coisa, tem tanto palavrão...porque veio na cabeça dele justamente banana, macacos e rabo?
ah.....mas cada um é cada um, cara......
Tu num pode acusar ninguem de ser algo pq otras pessoas são desse jeito.....
Dessa forma então os EUA deviam ter prendido Einstein pq ele era alemão e os alemães eram nazistas......

Xingamento dentro de campo dessa forma num é coisa só de argentino naum......
dei aki 2 exemplos desse tipo de coisa com o Diego em 2002 e, recentemente, no campeonato mineiro.....
naum to dizendo q seja certo e justificavel por causa disso.....mas assim como ele poderia ter pensado em provocar de otra forma, mtos brasileiros tb naum pensam nisso......mas como são compatriotas nosso, nós perdoamos......
 
Eu não disse que ela era racista, voce que disse que ele não era. E eu acho que as chances dele ser são maiores que o contrário. Quanto ao perdão dos jogadores brasileiros, quem tem que perdoar são os próprios jogadores que sofrem de racismo, se ele fazem isso devem ter seu motivo. Eu particularmente acho mais fácil perdoar um brasileiro do que um argentino, não sei porque. :lol:
 
KADU disse:
Eu não disse que ela era racista, voce que disse que ele não era. E eu acho que as chances dele ser são maiores que o contrário. Quanto ao perdão dos jogadores brasileiros, quem tem que perdoar são os próprios jogadores que sofrem de racismo, se ele fazem isso devem ter seu motivo. Eu particularmente acho mais fácil perdoar um brasileiro do que um argentino, não sei porque. :lol:
bom.....eu acredito q ele num seja pq naum há razão tão forte pra acusá-lo do contrário.....
tipo.....num se xama alguem q atropelou otro sem kerer de psicopata.....ele fez um ato gravíssimo de homicidio, mas nem por isso o cara é um matador compulsivo.....

D qlq forma, em termos juridicos.....eu acredito q num se deveria fazer essa diferenciação argentino ou brasileiro......
Na minha opinião a diferença entre direitos de cidadão e de estrangeiro fica em leis q naum envolvem casos de racismo......
mesmo pq seria meio paradoxal vc defender q naum pode haver essa diferenciação mas ser a favor d uma......
 
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
]
D qlq forma, em termos juridicos.....eu acredito q num se deveria fazer essa diferenciação argentino ou brasileiro......
Na minha opinião a diferença entre direitos de cidadão e de estrangeiro fica em leis q naum envolvem casos de racismo......
mesmo pq seria meio paradoxal vc defender q naum pode haver essa diferenciação mas ser a favor d uma......

Juridicamente não existe mesmo, eu que fiz uma brincandeira sobre o que penso. Mas no geral eu não tenho simpatia por argentino mesmo e não vou ficar com hipocrisia dizendo o contrário, pior são eles que não tem por brasileiros, negros e índios(vide a relação entre eles e os chilenos).
 
O problema é q eles são vizinhos. E esportivamente, pelo menos, mantemos relações fortes com eles através de campeonatos sul-americanos ... e nesse ponto, brasileiros e argentinos têm a perder ...

Acho q os argentinos ñ vão deixar barato, ñ ... eles estão muito irritados pq o jogador foi preso aqui; e eles ñ dão bola pra racismo, quer dizer, eles ñ acham q o rapaz do Quilmes estava errado!!
Quem deve estar mais irado são os torcedores, e acho q eles vão colocar a boca no mundo nos próximos jogos da Libertadores entre times daqui e de lá ..
 
Então porque não queremos criar uma situação ruim, devemos deixar coisas ruins continuarem a ser "normais"? :roll:

Nessa progressão, não é surpresa que assassinato se torne "justificável" no mundo em que vivemos. (e em alguns lugares do Brasil, é justificável 8O)

O fato é que o Desabato é maior de idade e Grafite também é. Se agora tem essa repercurssão, melhor para o futebol, onde as torcidas tem aumentao consideravelmente suas indoles de violência e intolerância.

E de novo: se os "ídolos" ficam a fomentar esse tipo de intolerância truculência, etc em campo, fica difícil pedir que os torcedores sejam mais civilizados.
 
KADU disse:
Juridicamente não existe mesmo, eu que fiz uma brincandeira sobre o que penso. Mas no geral eu não tenho simpatia por argentino mesmo e não vou ficar com hipocrisia dizendo o contrário, pior são eles que não tem por brasileiros, negros e índios(vide a relação entre eles e os chilenos).
rivalidade temos mermo.....
só num axo q isso deve se tornar uma forma de preconceito tb.....só q contra argentinos.....assim como tamu fazendo com americanos tb (inclusive eu fazia parte).....



Varatar disse:
Acho q os argentinos ñ vão deixar barato, ñ ... eles estão muito irritados pq o jogador foi preso aqui; e eles ñ dão bola pra racismo, quer dizer, eles ñ acham q o rapaz do Quilmes estava errado!!
Quem deve estar mais irado são os torcedores, e acho q eles vão colocar a boca no mundo nos próximos jogos da Libertadores entre times daqui e de lá ..
Eu num conheço as leis argentinas......
Mas se lá realmente num tem esse tipo de legislação.....
Po.....num dá pra fazer nada naum nesse sentido.....
Afinal, como disse, cada país tem o direito de ter suas legislações.....se elas permitem essas coisas, a unica coisa q daria pra nós fazermos era naum ir pra lá e reportar pra FIFA a razão.....
Mas ser certo ou errado.....cada país cuida do próprio nariz.....
 
As leis argentinas, ao q parece, ñ tem nada contra racismo. Esse ñ é um problema q os afeta internamente, pois todos têm basicamente a mesma descendência hispano-italiana.
Quer dizer ... um La Bombonera cheia de torcedores gritando "Macaco" num jogo contra Santos, São Paulo ou seleção brasileira ñ é nenhum crime por lá.
 
Racismo é crime lá também.. só que não é punido com prisão, e sim serviços sociais...

Anyway, eu acho que isto foi tudo um grande circo... tinha que vir dos bambis mesmo...
 
[size=+2]Parlamento Europeu quer expulsão de clubes com torcidas racistas[/size]
(UOL Esporte)


Eu acho que é mais um daqueles casos de "medidas que parecem boas mas que na verdade são só uma transferência de responsabilidades" que os políticos adoram fazer.

Não adianta nada apenas obrigar os clubes a não deixarem racistas entrarem em campo, eles ainda existirão atormentando a vida dos negros.
Adianta não ter racistas nas arquibancadas se os jogadores negros passam por uma multidão de racistas quando estão indo embora do estádio nos ônibus? Adianta não ter racistas nas cadeiras enumeradas se os jogadores negros continuam recebendo ligações de ameaças de torcedores racistas?


Mesmo pq clubes tem muitos poucos recursos para punir torcedores.


O ideal, na minha visão, seria obrigar os clubes à instalar câmeras e seguranças nos estádios para levá-los às autoridades que irão tomar as providências. Já temos algo parecido hj em dia, mas teriam que ser mais rigorosos.

Encher os clubes de punições por uma falha do sistema do governo é de uma comodidade extrema. Os políticos definitivamente deveriam parar com isso e começar a agir seriamente.
 
Última edição:
Não existe responsabilização penal objetiva!
Os infratores tem que ser punidos, não os clubes.

E é a coisa mais fácil do mundo, 10 camerazinhas de tv num estadio detectam os infratores, e como eles estão em um recinto fechado (estadio) so pegar eles na saída.
 
Concordo com não punir os clubes por causa dos torcedores...mas no caso de jogadores a história é diferente. Vi uma foto na veja, se não me engano, de um jogador de um clube Italiano(Lazio?) fazendo a saudação nazista para os torcedores, dentro de campo. Se não existir uma punição exemplar por parte do clube ao jogador, quer dizer que ele é no mínimo conivente com isso e portanto deveria receber também uma punição da federação responsável.
 
Não tem que ser nem o Clube nem a Federação, fazer saudação nazista é CRIME punido pelo ESTADO. Logo, foge a alçada do Clube e da Federação.

Assim como foi o caso Desábato.
 
Se um fucionário da sua empresa mata a mãe dele e as leis do pais são frageis em relação a matar a mãe(assim como as leis europeiras são em realação ao racismo), vc mantém o funcionário porque o problema é da justiça? Não é questão de alçada, mas de ética e da filosofia da empresa. Se vc nao demite esse funcionário vc esta deixando claro que este crime nao é grave para a empresa, pois se fosse ele deveria ser demitido.
Clubes demitem jogadores por muito menos, como aparecerem muito em baladas...mesmo que isso efetivamente nao os estejam prejudicando em campo, e vc acha que nao cabe ao clube tomar providencia quando um funcionário seu(jogador) comete um ato explícito de racismo?
 
Ai é que tá. O Di Canio (jogador da Lazio) fez a saudação fascista (ironicamente ele ganhou um prêmio fair play há alguns anos, se não me engano por perder um gol feito para que um adversário seja atendido em campo), contra o Livorno, o time mais esquerdista da Itália (os torcedores chegam ao ponto de levar bandeiras do Stalin pro estádio), sendo que a Lazio é conhecida por ser o time mais direitista da Europa, tanto que o próprio Mussolini era Laziale. Ou seja: o Di Canio nunca iria ser punido pelo próprio clube, já que ele tem a mesma postura política do clube e da maioria da torcida (sim, existe uma torcida organizada de extrema esquerda da Lazio, por incrível que pareça).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo