1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Racismo nos esportes

Tópico em 'Esportes' iniciado por #Ryu, 1 Jul 2003.

  1. #Ryu

    #Ryu Usuário

    Afora o Racismo pré-historico que ainda existe, respira também nos desportos o racismo e outros preconceitos...
    Muitos bons desportistas perdem ótima oportunidades por causa disso..
    E quase ninguem eh punido..

    No Futebol por exemplo, em outros paises os jogadores são achincalhados simplesmente por existirem.. não bastassem as dificuldades naturais ainda tem isso...

    A Torcida da Lazio por exemplo q a algum tempo atrás era racista com os jogadores do Proprio time...

    E hoje... Maradona foi asked sobre quem eh o favorito pra ganhar a Libertadores...

    "O Boca tem todas as chances de ganhar...mas se os negrinhos acordarem.. pode mudar"
     
  2. Olifante

    Olifante O Rei dos Bretões

    O Maradona não pode ser usado como base para isso, pois a imprensa Argentina vem mudando, e ha algum tempo não vem usando expressoes como macacos, morenos, etc pra se referir a Brasileiros.

    Agora na Europa, ja é pior, na Alemanha contra estrangeiros em geral, na Inglaterra contra arabes em geral, na região da catalunha na Espanha (tanto é que no Atletico de Bilbao SO jogam jogadores de origem catala) Na Italia tambem...

    Isso para falar dos grandes centros, pois nao sei como funcionam em outras regioes...

    Mas no Brasil, é um dos paises mais tolerantes nesse aspecto..
     
  3. Riff

    Riff Usuário

    Racismo nos esportes eh a msma coisa q normal, não muda nda, fica sempre no "EuropeuxAsiatico/Africano" e "BrancpxNegro".
     
  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Mas na Argentina ainda há jornais como o Olé que é bem passional, bairrista e sempre que pode alguns de seus jornalistas apelam ao racismo ainda que de forma branda.
     
  5. Olifante

    Olifante O Rei dos Bretões

    Sim, ainda tem...

    Antes eram manchetes de capa, agora sao colunas...

    Mas nossos Lances e programas a la Debate Bola, também tem sua dose de racismo, mas nada de mais...
     
  6. NeoDeSampa

    NeoDeSampa Usuário

    racismo maior foi na aelamnha s eme lembro bem.... o jogador sul africano (lembro que era africano) tinah se naturalizado e jogava pela seleção...os torcedores atiraram bananas no gramado....

    em comepsnação ele foi amado na ultima copa :roll:
     
  7. Só uma correcção, no Atletico de Bilbau so podem jogar jogadores bascos, mas não é uma questão de racismo, mas porque o Pais Bas tem fortes tendencias idependentistas e é uma forma de lembrar que são Bascos e não espanhois.
    Mas infelizmente há algum racismo no futebol europeu, especialmente nos movimentos ultra, como a claque da Lazio, ou os Ultra Sud do Real Madrid ou mesmo (digo com vergonha) da claque Juve Leo do meu Sporting. Mas por outro lado há cada vez mais jogadores de diferentes etnias no futebol europe o racismo tende a desparecer. Há uns anos era mais geral, hoje resume-se a grupos mais pequenos mas mais violentos, chagando mesmo a haver trocedores de um clube a bater em outros do mesmo clube so pq são negros, é muito triste.
     
  8. Olifante

    Olifante O Rei dos Bretões

    Verdade Samwise...mas é o seguinte, se no Brasil um clube so contratasse jogadores negros ou brancos, seria crime...

    BTW, me senti jogando Championship Manager lendo seu post :mrgreen:
     
  9. Olifante

    Olifante O Rei dos Bretões

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Pelo bem ou pelo mal, Brasil deu exemplo com a atuação do Delegado (que mto provavelmente fez isso so pra poder dar entrevista ).

    Mas a repressão contra o ato de racismo do Desabato foi uma boa, dependendo do resultado disso, vai ser noticiado internacionalmente, e bem na hora que as movimentacoes anti-racistas estão explodindo na Europa.
     
  10. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    :clap:

    O racismo é simplesmente ridículo. Deveriam trata-lo, quando acontece em massa, como tratam com a violencia. As mesmas punições deveriam ser dadas ao clube(se o clube tem que arcar ou nao com as atitudes da torcida é outra historia, e foge ao contexto do topico). O racismo dentro de campo deveria ser levado a justiça local, como o delegado brasileiro fez, e muito bem.
     
  11. Olifante

    Olifante O Rei dos Bretões

    Foge nada. A punição de inocentes é pior que o Racismo em si :mrgreen:
     
  12. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Agiu rápido o delegado. Ao menos no papel podemos parabeniza-lo pela eficiencia. Atitude mais que providencial. Se foi legal a atitude de deter o jogador ou não é outra história, passo a palavra aos especialistas em direito explicarem melhor.

    Mas deveria haver punição séria na esfera desportiva. Jogador que pratica isso em campo acaba incentivando muita gente, portanto a punição tem que ser tão severa (ou muito mais) quanto aquele que dá um carrinho em campo e quebra a perna do adversário.
     
  13. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Pois é... pra se autopromover ou não esse delegado fez algo q outros não tinham feito até então. O cara foi esperto e tomou uma decisão certa na hora certa.

    Lembrando aqui q racismo é crime inafiançável, logo se for provado o crime vai ser um belo exemplo pra outros que vierem jogar aqui no brasil.
     
  14. Olifante

    Olifante O Rei dos Bretões

    So que o crime não foi de racismo :wink:

    A conduta Racista do jogador Desabato não constitui o crime de Racismo, e sim Injuria Qualificada por elemento de cor/raça. E ele so pôde ser preso em flagrante porque o Grafite foi na delegacia requisitar isso, pois é crime de ação penal privada (ou seja, as autoridades não podem atuar de oficio, e sim a requerimento do ofendido). E caso o Grafite queira levar isso a frente, ele mesmo tera que entrar com a Ação Penal (pela Queixa-Crime), não é caso do Ministerio Publico atuar como autor da ação penal, somente como fiscal da lei.

    O delegado não quis se auto-promover não (se ela veio, bom pra ele :mrgreen: ), pois ele estava la coordenando a ação anti-flanelinha que estava acontecendo no Morumbi, e apos a requisição do Grafite, ele como autoridade estava orbigado a efetuar a prisão.

    O crime de Injuria é afiançável sim, hj de manha ja deve ter uns 800 Habeas Corpus em nome do Desabato pra buscar o relaxamento do flagrante com o arbitramento de fiança. Portanto vai responder ao processo criminal (caso o Grafite entrar com a Queixa-Crime) em liberdade.
     
  15. O delegado realmente tá se auto promovendo: tá no Milton Neves agora. :lol:

    Sobre o jogador argentino, esse teve o que mereceu. Racismo é um crime nojento, um dos piores do mundo na minha opinião (só não digo que é o pior pois estupro é ainda pior). E o cara vai virar noivinha na cela... :twisted:
     
  16. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Rachou a cara ...
    Fico imaginando como vão ser as manchetes argentinas sobre o assunto. Acabou essa de macaquitos agora, pelo menos qdo eles vierem jogar aki ...
     
  17. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    já teve pedido de habeas corpus, mas até agora nada

    o forum irá analisar o caso agora a tarde e tem até 48 horas pra dar um parecer. Seria legal q o sujeito ao menos dormisse mais um dia em cana.

    Sobre o crime, parece que o juiz decidirá se é injuria qualificada por racismo ou racismo. Na delegacia foi qualificado como injuria mas no final a decisão é do juiz.

    Todos nós estamos rezando pro cara dormir no xadrez

    Virei fã do grafite e do são paulo depois dessa.
     
  18. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Poisé, ele confessou na delegacia que mandou o grafite enfiar banana no seu orifício e até agora está aguardando na prisão.
     
  19. Ow, agora que me ocorreu: imagina só quando algum time brasileiro for jogar na Argentina. Vai dar merda kra!!
     
  20. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    É verdade .. o bicho vai pegar mesmo!!
    Mas pior vai ser pra eles, pq eles vão ser os recalcados e vândalos ... e qdo ñ .. racistas.
     

Compartilhar