• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Racismo no Orkut

O pior é que estes tipos de comunidades não se restringem só as pessoas com melanina escura. Há comunidades neo-nazistas, e para o meu espanto, 29 comunidades contra os descendentes de orientais!!!!
Qual não foi a minha supresa (pela primeira vez na minha vida) ser vítima de um preconceito. Até então eu aceitava normalmente o:"e ae japonês!", creio que o pessoal fazia e faz isso como uma forma de carinho. Ainda aceito esta experessão (como todos da comunidade nikkei) numa boa, mas, agora, presto mais atenção.
Frases como:"se você não suporta aklas japonesinhas que usam aklas mochilas da jansport com um monte de coisa pendurada, está é a sua comunidade",
"o que esses japoneses pensam andando em grupo?? Será que eles não sabem que estão no Brasil????"
e as frases se multiplicam...
 
numa boa.... creio q essas coisas fazem parte.... vcs ja pararam para pensar quantas vezes vcs chamaram alguem de playboy com o intuito de ofender (ou pelo menos para vc se te chamassem disso estaria ofendendo?) ou pitboy? ou riquinho, ou sei lá... estupido (pois quando uma pessoa q como nos nerds prezam pela inteligencia... chamar alguem de estupido eh preconceito tb). quantas vezes fomos chamados de nerds? bixas? quantas vezes vc kabral chamou a gente de "nerds magrelos"? acho q isso abre uma brexa para vc ser processado.... será? eu sei q vc faz isso brincando... mas um desavizado poderia nao entender....

nao acho q preconceito eh certo... mas temos sim... eu pelo menos tenho com gente burra... crentes... afinal nos construimos uma ideia sobre esses grupos e varias vezes nao gostamos dessas ideias...

nao estou dizendo aki q oq ocorreu com o garoto eh certo... mas eu acredito q a LIBERDADE de falar oq se pensa deve prevalecer... enquanto os neo-nazi estao la nas suas comunidades do orkut so exprimindo suas opnioes ridiculas e deturpadas eles estao exercendo esse direito... da mesma forma q eu ou qualquer um de vcs q aki falam mau do governo, de idiotas, de racistas.... etc.

no instante q isso se torna mais q apenas um pensamento e se torna açao ai eh q eu vejo o problema.... eu posso nao gostar de pitboys... mas nao vou parar na rua para rir da cara deles e falar q se eles ccontinuarem tomando hormonios vao ficar broxas... assim como eu acredito q eles nao devem sair por ai batendo em nerds, punks ou negros. nem linkando um perfil do orkut à uma pagina babaca.

mas se pararmos para pensar todos somos um pouco preconseituosos.... eh so pensar um pouco talvez nao com cor de pele (qur motivo mais idiota?), mas as vezes por time de football (quem viu romeu & julieta entende) ou coisas mais idiotas.... mas somos...


falar mau das pessoas eh muto facil... ver q tb esta errao eh um pouco mais dificil....

Dwarf
 
Não podemos concordar com o preconceito só por q chegamos a conclusão q somos preconceituosos também. Temos que exengar isto
e tentar mudar algumas atitudes, e isto não quer dizer em privar
nossa liberdade de expressão mas sim nos tornarmos pessoas melhores.
 
eu tb nao corcordo com o fato q "nao importa o quao frio eh o inverno... sempre haverá uma primavera depois" mas eh verdade.... e nao importa oq eu pense disso ainda vai ser verdade amanha... eh logico q podemos tentar mudar isso... mas a mudança tem q existir primeiro em nos... em nao sermos preconseituosos com os q sao.... quantas replys esse topico teve de "odeio esses racistas" ou "eh um bando de idiotas"? isso so demonstra q estamos muito longe de conseguirmos mudar alguma coisa... e eh por essas e outras q eu digo: espero q o mundo mude sim.... mas pelo q eu vejo.. vai ser muito dificil..


uma das melhores coisas q eu vi sobre isso foi uma das pessoas mais conhecidas do mundo q falou.... "pai perdoai-os pois nao sabem oq fazem" eh parece q depois de 2000 anos ainda nao sabemos...


Dwarf
 
Infelizmente o preconceito racial é um problema estrutural , ou seja, de longa duração...
existe há milênios...
...não é algo que possa ter um fim de maneira breve e repentina...
 
Honestamente eu acho que não vai demorar tanto assim não. Digo, para as coisas mudarem no mundo. As coisas já estão mudando, e muito rápido. Pessoas que possuem esse tipo de sentimento de ódio reprimido dentro de si mesmas e que sentem a necessidade de extravazar estão sendo cada vez mais repreendidas. Uma coisa que até poucas décadas atrás era normal ou ignorada hoje é tida como ódio e preconceito. As mentes evoluem.
Se a própria ciência prova hoje que um chimpanzé qualquer tem mais genes em comum com um europeu ariano do que com um africano etíope, o que restará aos ignorantes para afirmar a sua superioridade frente aqueles que são diferentes?
 
A liberdade deve ser individual, não é aceitável do ponto de vista moral que para exercer a minha liberdade eu interfira diretamente na de outro (ohh, que novidade...). Acho que o problema aqui é muito mais a estupidez e falta de informação de uma parte da juventude brasileira (e mundial) do que a agressão em sí.

Não é muito inteligente reprimir o racismo dizendo: você não pode falar isso. O certo seria educar para que esses filhos-da-puta entendessem que não há motivos para o racismo.

Por isso acho que leis contra o racismo servem apenas para punir(lol?), servindo muito pouco para combater o preconceito de verdade.
 
As coisas estão "mudando", mas não tão rápido quanto se pensa. Pode-se repreender um racista declarado, mas o que fazer com o preconceito enraizado e oculto?

Banco. O jovem loiro à minha frente, camisa e chinelos, parou quando a porta apitou. O segurança sorriu,e deixou que entrasse. Eu. Também camisa e chinelos, e sem nenhum metal seuqer. Por que a porta apitou? Por que o segurança lançou-me um olhar hostil, com a mão já na arma? Por que TODOS no banco ficaram meolhando? E por que o jovem loiro não passou por nada disso? Nem a madame branca atrás de mim?

Assim é, sempre que tenho de ir ao banco, salvo raríssimas exceções.

Basicamente, uma pessoa de pele negra é apressadamente julgada nos piores níveis de escolaridade, classe social e caráter. Experiência própria, todos os dias. Isso é desagradabilíssimo.

"Oh, tadinho do Ka Bral..."

Não.

:jornal:
 
Koopa, é exatamente por isso que acho que deve-se combater a ignorância que gera o racismo ao invés de punir essas criaturinhas por serem burras.
 
Bem... continuo achando que esse é um problema estrutural...

o preconceito existia já na Antiguidade seja ele cultural, religioso ou étnico...mas existia...
continuou existindo na Idade Média...é lógico que de forma diferente...mas mesmo assim existia...
e ainda hoje existe sim oculto ou não. Mesmo com todos esses "avanços" a respeito disso...
ele está, de certa forma, enraizado na sociedade
dessa forma vejo como um problema de longa ou até longuíssima duração.
 
Darth Koopa disse:
Ka Bral o Negro disse:
mas o que fazer com o preconceito enraizado e oculto?

Já assistiu 'A Fortaleza', com Christopher Lambert? Talvez seja isto que esteja buscando, tirar dos seres humanos a única liberdade real que têm, que é a de pensar o que bem entender sobre qualquer coisa. :think:
Você não me compreendeu, eplo visto. Eu não me importo com o que o cara pensa. Importo-me sim, quando o cara deixa esse preconceito - oculto ou declarado, que seja - ser decisivo quando na entrada dum banco, no mercado de trabalho, etc.

O preconceito existe desde a Antigüidade e blá, blá, blá, isso eu sei muito bem. Mas, não interessa; se o policial vir revistar somente a mim, por causa da minha cor, e não o ônibus inteiro, ou seja, se ele permitequeseu preconceito influencie de forma negativa a vida de outros, então há algo errado aí.
 
Kabrau o seu exemplo de banco foi infeliz... pois nao tem uma vez q eu entre num banco q nao seja parado.... e vc sabe q eu sou branco.... a questao eh q para vc tudo eh preconceito por causa da sua cor.... e nem tudo eh assim... ele so pode achar vc mau encarado (como todos me acham) e estar cagando pra se vc eh pardo, preto ou azul... mas vc sempre vai achar q eh por causa da sua cor.... eu ja falei no meu primeiro post... todos somos preconseituosos kabrau... vc quando chama a mulher q estava atras de vc de "madame branca" eu aposto q fez isso pejorativamente... aposto...

e sabe oq eh ais interessante ,mesmo eutendo mostrado para vcs q tb eh preconseituoso de nossa parte tarchar e odiar os preconseituosos disso... a maioria q postou depois de mim o fez.... isso eh preocupante... pois para mim parece q eh o roto falando do esfarrapado...


preconseito existe e a liberdade de nao transformar isso em açoes tb... eu nao gosto de gente burra. mas gosto muito menos ainda de hipocritas...



Dwarf
 
Logan Mcloud, concordo com vc de que tb somos preconceituosos
e que a mudança deve haver primeiro em nós para que possamos
exigir algo de alguém, só que uma coisa absurda como o racismo
ao meu ver, não cabe na questão de liberdade de expressão
(que foi falado antes) para justificar ofensas sem fundamentos
como fazem essas pessoas que se juntam em comunidades para falar mal de outras pessoas apenas por sua cor de pele.
E isso ja se tornou ação, como no caso do garoto assunto
deste tópico, ou no caso do olhar hostil do segurança no exemplo
do Kabral que acontece muito mesmo,
falar mal dos outros (o que não gera nada de bom) é ação,
e ofende as pessoas, o que não é certo.
 
no entanto punir esses caras nao vai mudar nada no q eles pensam... alem de q isso so vai fortalecer o odio das pessoas q sao proximas a ele...



nos temos q lutar contra o racismo da mesma forma q Gandi contra a inglaterra....


Dwarf
 
Graças à Eru eu nunca fui discriminado no Orkut, mas esse debate todo me lembrou algo que aconteceu comigo. Um rapaz branco de olhos azuis "amigo" de um ex-rolo meu virou para mim e disse: "Além de preto é viado!" na minha cara! Sou gay e sou negro sim...mas desde qdo isso dá direito a uma pessoa me discrimiar por causa disso. Infelizmente preconceito contra gays não é crime, mas contra negros...esse tipo de comportamento mostra como o preconceito é camuflado no Brasil, ou seja, quando a oportunidade surge o cara pensa " Olha lá o cara é gay, não é nem gente e ainda por cima é negro, pior ainda, não tenho porque respeitá-lo...". As pessoas tem que abandonar o pensamento artificial, condicionado desde de crianças, pois o preconceito é um aherança cultural, infelizmente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo