1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Racismo no Brasil...

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Ecthelion, 2 Mai 2004.

  1. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Atores de "Cidade de Deus" registram queixa por racismo e querem indenização

    Três atores do filme "Cidade de Deus" registraram hoje, em São Paulo, uma queixa contra um policial militar e o Carrefour por constrangimento ilegal, denunciação caluniosa e injúria racial. Eles querem receber uma indenização para montar uma ONG na capital paulista.

    Leandro Firmino, 25, --que interpretou Zé Pequeno--, Emerson Gomes, 13, --que fez o Barbantinho-- e Luís Carlos Lomenha, 27, --que atuou como figurante--, argumentaram que foram abordados, de forma discriminatória, por um policial e seguranças no final da manhã deste domingo no supermercado Carrefour da marginal Pinheiros.

    O caso ocorreu quando os três deixavam um caixa eletrônico do Banco do Brasil, na área externa do supermercado. Os atores estavam hospedados no hotel Meliá e precisavam retirar dinheiro para pagar um almoço, já que eles haviam perdido o horário do café da manhã.

    O PM e os seguranças teriam abordado os atores, sob a justificativa de que os três teriam sido flagrados pelo circuito interno de TV do estabelecimento dando murros no caixa eletrônico.

    Segundo Lomenha, a abordagem do policial e do segurança foi "preconceituosa", pelo fato de os atores serem negros. Eles negaram ter dado murros no caixa --o fato teria ocorrido em um caixa do Banespa, e não do Banco do Brasil onde eles estavam.

    "O policial disse que ele, como branco, sentia orgulho de ser abordado pela PM quando estava sem farda. Disse também que a polícia de São Paulo era diferente da polícia do Rio, que o correto era jogar as pessoas no chão para fazer uma revista", afirmou Lomenha.

    O caso foi registrado no 11º DP (Santo Amaro). O advogado Hédio Silva Jr. representa os três atores, que estão em São Paulo para divulgar a ONG Nós do Cinema, dirigida por Lomenha. O objetivo da ONG é ensinar crianças e jovens carentes a atuar em filmes. Segundo Firmino, o dinheiro da indenização seria usado para montar uma filial da ONG em São Paulo.

    Outro lado

    O Carrefour informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a responsabilidade pela abordagem dos três atores do filme "Cidade de Deus" foi da Polícia Militar, e que seus seguranças são orientados a não abordar clientes na área externa do estabelecimento.

    Um segurança que vigiava o estacionamento teria sido avisado por clientes de que três homens estavam dentro de um caixa eletrônico, esmurrando a máquina. Em seguida, uma viatura da PM foi acionada.

    Já a Secretaria de Segurança de São Paulo informou que a polícia não discrimina as pessoas por idade, raça ou condição social e que os três atores não chegaram a ser presos, pois ficou comprovado que o caixa eletrônico não havia sido danificado.

    fonte: Folha Online
     
  2. Anonymous_theOld

    Anonymous_theOld Usuário

    Pra mim fikou claro não esmurraram o banco, mas podem ter feito alguma coisa q chamo ua tenção do policial ali presente...
     
  3. MaxDirty

    MaxDirty Firefox Enthusiast

    negros em qualquer parte do mundo sempre sofrem isso
    ñ importa q pais q seja, os negros chegam a ter racismos dele mesmo
    tipo, infelizmente eu so branco
    na verdade eu so desbotado
    e sinto muito raiva de alguma discriminação racial
    se eu fosse negro e fosse barrado de entrar em algum lugar, eu processaria o cara na hora
    o racismo ñ deveria ter mais espaço na nossa sociedade atual
     
  4. ?

    ? Banned

    se eles realmente deram porrada no caixa eletronico eles tem que ser punidos independente de serem negros ou brancos
    agora, eu nao vi as imagens entao nao posso dar uma opiniao mais concreta
    o que talvez tenha acontecido é que o segurança viu 3 elementos esmurrando a maquina, e os 3 estivessem saindo do caixa eletronico na hora. dai fica a pergunta: sera que se eles fossem brancos eles seriam abordados?
    se a atitude registrada foi mesmo num caixa do banespa, eles tem todo o direito de se revoltar e processar a policia e o supermercado
    agora se eles realmente depredaram o caixa e tao usando um suposto racismo na hora da abordagem, ai eles tem que pagar independente de cor......
     
  5. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    É

    Isso nunca vai acabar

    Nunca

    ...

    Não diga isso

    Somos o que somos

    Eu negro, vc branco

    Somos iguais

    Pelo menos eu sei

    Os demais não

    Legal

    Sempre sorrindo, e bem arrumado

    Senão, bandido!

    Me vigiando, finjo que não notei

    Legal

    É

    ...
     
  6. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Eu li a notícia. E achei lamentável.

    Que seja feita justiça e que a punição dos policiais meliantes seja exemplar.
     
  7. Bruce

    Bruce eu

    Eles deveriam ser abordados? Me pareceu que sim. Agora, o que caracterizaria racismo, é se na abordagem eles foram ofensivos e discriminatórios.
     
  8. Edrahil

    Edrahil Usuário

    É o tipo de coisa ridícula, mas é um fato que acontece na sociedade.

    Se eles deveriam ser abordados, não sei, mas se a atitude da polícia foi em virtude de serem negros, quem deveria ser punida é a polícia.

    Se isso for um consolo (embora não ache que seja), aqui em Curitiba até mesmo brancos seriam abordados, se fosse necessário, mas a tendência é que isso ocorra mais com os negros.

    Motivos: pré-conceito. Um pré-conceito de que os marginais são em sua grande maioria negros, e que se três andarem juntos na rua devem estar aprontando alguma!

    Concordo com isso? Não. Mas é o que ocorre.

    PS: O Kabral foi de leve no post dele! 8O
     
  9. Forfirith

    Forfirith Usuário

    Talvez a polícia possa suspeitar de qualquer grupo de três pessoas que entram juntas num caixa eletrônico...Mas não acho que foi o caso.
    Eles podem alegar ter feito o que fizeram como um procedimento 'normal'...Mas me parece bem claro que a cor da pele dos caras foi levada em conta.
    É uma atitude nojenta, e ela ter sido tomada por policiais (que por serem aplicantes da lei deveriam ser imparciais) mostra o quanto isso está impregnado em toda a sociedade.
    É, mais um costume de centenas de anos atrás que continua... :tsc:
     
  10. Groove Boy

    Groove Boy Usuário

    Que bonito isso Kabral ! :obiggraz:

    Eu já fui abordado diversas vezes pela polícia, mas em nenhum momento fui discriminado por ser negro!

    Não vejo uma abordagem assim uma maneira racista de atuação da Polícia de Sampa, porque não foram discriminados verbalmente (a princípio), mas como eu não estava lá não posso ter muita certeza... :think:
     
  11. Unedë

    Unedë Usuário

    que ridiculo!

    ka bral, mandou bem!
    eu axo que os policiais é que deviam ser punidos por isso, ridiculo!!!!! nao entendo como tem gente que pensa assim ainda....
     
  12. MaxDirty

    MaxDirty Firefox Enthusiast

    mando muito bem kabral
    so adicionando
    eu acho q ñ so branco, so desbotado
    (quem assistiu um filme com o Steve Martin e a Queen Latifah sabe do q eu to falando :wink: )

    PS.: seu banner fico muito loco
     
  13. Eu sou completamente anti-racista, e acho que cada pessoa é uma pessoa e merece todo o respeito que um ser humanos merece, idependentemente de qq outra circunstancia.
    É vdd q há muito racismo, e que muitas vezes a policia também é racista. Mas também há vezes em q é exagerado, em que qualquer policia que aborda um negro é racista, que qualquer coisa que vc faz é racista. Eu lembro-me uma vez de andar a pancada com um negro na primária, por um motivo qq, q n tinha nada a ver com o facto de ele n ser branco e de a professora dizer logo que eu era racista.
    Não digo que não tenha havido racismo neste caso, só digo que é preciso ter cuidado, por que dizer logo que houve racismo só porque policia abordou negros é também uma forma de preconceito. E policias também merecem respeito, pois como diz o provérbio "somos todos filhos de Deus" :D
     
  14. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Eu agradeço, amigos :obiggraz:

    mas o que escrevi foi simplesmente o registro espontâneo de minha tristeza que me ocorreu na hora.

    Estou farto disso tudo.

    Infelizmente, acredito que não exista negro nesse país que não tenha sofrido racismo. Essa educação errada ainda é passada às crianças.

    E eu, como negro esclarecido e consciente, tenho o dever de levar às demais pessoas a perspectiva do negro e a 'versão africana' da História.

    Foi a liteeliniel quem fez para mim; é que sua família possui imensos conhecimentos e muitos artefatos do Continente Negro (e são brancos!) 8O :obiggraz: :dance:
     
  15. :Nienna:

    :Nienna: Usuário

    ´

    Concordo, mas isso acontece porque negros sofrendo discriminação em casos semelhantes a esse é bem comum. E também é comum a existência de policiais "não-confiáveis". :tsc:


    E ainda vai continuar por muito tempo, pelo jeito. Existem pais (que têm o dever de ensinar o que é certo) que passam esse racismo para os filhos (meu próprio avô era um pouco assim. Sorte que minha mãe não é. ^^).
    Sou branca (sem ser desbotada XP~) e acho isso uma dos problemas mais cretinos do mundo, eu já li e ouvi muitos absurdos vindo de pessoas que se acham superiores por causa da raça e é impressionante ver o jeito de pensar totalmente escroto deles.



    PS: Ka Bral, muito linda a mensagem da sua assinatura. Onde vc encontrou? Vc mesmo a fez? (se sim, parabéns! 8O )
     
  16. Sarcasmo

    Sarcasmo Funfamento

    Bom em primeiro lugar eu gostaria de dizer q sou extremamente contra racistas.

    Em segundo lugar sou totalmente contra a ideia do governo em relaçao ao vestibular. Isso so estimula o racismo no Brasil.

    Em terceiro lugar, o mundo é estremamente racista, mas temos negros, indios tao copentetes ou mais........ acho q isso é mais uma questão de criação. Se um branco é criado pra ser ladrão, bom vcs sabem o resultado.
    Cabe a nos, nova geração mudar a cara do Brasil, mudar e tirar essa baboseira de Racismo.
     
  17. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Difícil, se a nova geração quiser só ser ajudada pelo "racismo" no brasil... :roll:
     
  18. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Isso não seria discriminação também?

    tô brincando

    Se não fosse a competência, aí poderia?

    Você quer dizer que branco é mais competente até sendo ladrão? Ou que os demais são criados para tal?

    Isso é verdade. Pena que não é tão fácil, mas não podemos desanimar!
     
  19. Sarcasmo

    Sarcasmo Funfamento

    nao falei q o branco é melhor sendo ladrão e sim q nao importa qual a cor, mas sim a educação q é dada a pessoa.

    :wall:
     
  20. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Garoto Sarcasmo, a questão não é assim tão simples.

    Vc abre o jornal, e o que vê? Rebelião de presos. ´

    E qual é a cor deles?

    Qual é a cor de quase todos os mendigos e pivetes que vc vê nas ruas?

    E qual é a cor da maioria esmagadora dos advogados, doutores, empresários?
     

Compartilhar