• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Racismo nas obras de Tolkien??

998

Usuário
Pegando o tema que estava sendo discutivo num tópico que não se trata disso, vamos continuar ele aqui.

Bom... a associação entre branco e negro sempre foi tido como bem e mal, mas não tem nada haver com o branco e negro de pele humana.

O negro é tido como mal pq nós tememos o escuro por questões psicológicas, aí fazemos esse tipo de associação.

Nas obras de Tolkien vc pode achar que não existe nenhum negro, mas vc nunca parou pra pensar se todos realmente são brancos.

Tolkien normalmente não diz qual é a cor de pele dos seus personagens. Uma pessoa negra certamente vai imaginar quase todos como pessoas negras, e pessoas brancas pensam exatamente o contrário.

É uma questão de mentalidade, e Tolkien pensou muito bem nisso ao não classificar a cor de pele dos seus personagens.

Se ele é racista eu não sei (pode ser provável que seja por causa da educação que ele teve e de suas origens), mas não existe racismo em suas obras na minha opinião.
 
Embora concorde que não existe nada de racismo nas obras de Tolkien, gostaria de lembrar que, ao contrário do que foi dito acima, a cor da pele dos humanos que seguem Sauron é escura.

"You would not wonder, if you used this herb yourself. You might find that smoke blown out cleared your mind of shadows within."

Barbado
 
Também não acho que existe racismo nas obras de Tolkien (pelo menos não de maneira intencional)

Mas só pra lembrar que os bárbaros que acompanhavam os “Olifantes” tinham a pele escura e vinham do sul, e nós sabemos que o elefante têm sua origem na África, que por sua vez se situa no hemisfério SUL”.

Então talvez Tolkien estivesse fazendo uma referência a este Continente, só que essas pessoas não foram apresentadas como ruins por natureza mas sim por terem sido ludibriadas ou seduzidas pelo poder de Sauron


Thorongil
*********
"Et Eärello Endorenna utúlien. Simone muruvanar Hildinyar tenn Ambar-metta!"
("Do Grande Mar vim para a Terra-Média. Neste lugar vou morar, e também meus herdeiros, até o fim do mundo!")

Edited by - thorongil on 22 August 2001 00:50:05
 
Não há nada de racismo nas obras.
inclusive eu gostaria de saber a opinião de vcs sobre o seguinte.

O fato de os homens aliados a Sauron serem do sul e possuírem a pele escura pode ser do fato de que Tolkien teria(de certa maneira) se baseado na geografia da própria Europa.
Já que a maioria dos cenarios descritos parecem ser de clima Temperado.
 
Exatamente. Lembram-se de uma passagem no texto, em que Tolkien relata que enquanto a comitiva se dirigia para o sul, o frio do inverno já não estava tão carregado, estava mais quente; ou seja, eles estavam se aproximando da linha do Equador. Sabemos que as pessoas que vivem nessas áreas têm a pela mais escura devido à intensidade do sol. Também acredito que Tolkien fez uma menção aos povos africanos com seus Olifantes. E com certeza não foi por causa da cor que eles se tornaram seres maus, mas porque foram seduzidos por Sauron em sua busca por poder e aliados.
Duvido que Tolkien fosse a favor da discriminação racial.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Dois pontos que eu queria falar aqui:

1)Nem todos os seguidores de Sauron eram escuros, vide por exemplo a origem dos Nazgul, três deles eram numenoreanos....

2)Tolkien escreveu a obra como se fosse a Terra em tempos antigos certo?
Os nazgul usaram pteranodotontes(ou pterodactilos) como montaria certo?
Seriam os OLIFANTES = MAMUTES?
hehehehe




Glaurung, o urulóki
 
quote:

O fato de os homens aliados a Sauron serem do sul e possuírem a pele escura pode ser do fato de que Tolkien teria(de certa maneira) se baseado na geografia da própria Europa.
Já que a maioria dos cenarios descritos parecem ser de clima Temperado.



Tolkien deixa isso evidente, com a sua intenção de dar à Inglaterra uma mitologia.
E Tolkien sempre deixou claro que Arda é a Terra.

Isso sempre me deixou intrigado com uma questão. Mas acho que vou abrir um novo tópico para comentá-la.



Gaemitrel
Thain da Toca Bauru
Ombudsman,
Porta-Voz e
Assessor de Imprensa
do Conselho Branco
 
quote:
Embora concorde que não existe nada de racismo nas obras de Tolkien, gostaria de lembrar que, ao contrário do que foi dito acima, a cor da pele dos humanos que seguem Sauron é escura.

"You would not wonder, if you used this herb yourself. You might find that smoke blown out cleared your mind of shadows within."

Barbado

Mas aí é que esta!! Escuro não significa que seja negros!

GAMB XUN DRO
 
Olha, eu tenho uma coisa em mente, pode causar polemica, mas lá vai: E se Tolkien realmente não fosse racista, mas sendo muito inteligente e esperto como era, sabia que se "puxasse muito a sardinha para o lado dos negros" a comunidade inglesa não iria gostar, sendo assim resolveu deixa as coisas como estão??


GAMB XUN DRO
 
Comunidade inglesa?

A inglaterra é um país com uma variedade muito grande de raças já. Só existe racismo entre os puritanos, que hoje são minoria na Inglaterra.
 
quote:
Olha, eu tenho uma coisa em mente, pode causar polemica, mas lá vai: E se Tolkien realmente não fosse racista, mas sendo muito inteligente e esperto como era, sabia que se "puxasse muito a sardinha para o lado dos negros" a comunidade inglesa não iria gostar, sendo assim resolveu deixa as coisas como estão??


GAMB XUN DRO


Não acredito que Tolkien escrevesse pensando em agradar determinada classe, se ele fizesse isso não criaria obras tão magníficas e adoradas por todas as classes em praticamente todo o mundo

Thorongil
*********
"Et Eärello Endorenna utúlien. Simone muruvanar Hildinyar tenn Ambar-metta!"
("Do Grande Mar vim para a Terra-Média. Neste lugar vou morar, e também meus herdeiros, até o fim do mundo!")
 
n/a disse:
Comunidade inglesa?

A inglaterra é um país com uma variedade muito grande de raças já. Só existe racismo entre os puritanos, que hoje são minoria na Inglaterra.

Bem vc diz isso HOJE, mas e na época de Tolkien??
 
Bom, já que vários exemplos foram citados, aí vai mais um: Beorn!

"Perto estava um homem enorme com barbas e cabelos espessos, os braços e as pernas descobertos, grandes, negros e musculosos."

Se vcs se lembram, Beorn não tinha nada de mal, muito pelo contrário, ofereceu abrigo e tranporte aos anões, Gandalf e Bilbo e aindacorreu em seu auxílio em um momento de grande necessidade, na btalha dos Cinco Exércitos!
 
Eu também não acho que as obras foram racistas. ele apenas usou um conceito normal para sua época.

:grinlove: Legolas, tinhamum :grinlove:
 
na realidade eu vejo ate um poco de historia vcs sabem q hanibal invadiu a africa com elefantes e els vieram do sul entao ñ racismo mas sim historia :mrgreen:
 
Ele com certeza não foi racista em suas obras, agora se ele era racista já é outra discussão...
 
Se Tolkien era racista, não era... Tanto é que eu li uma carta que ele mandou ao seu filho (não lembro qual) se opondo fervorosamente contra racismo.

Porém há um preconceito evidente em seus livros com relação aos nazistas... :roll:
 
Mentha disse:
Se Tolkien era racista, não era... Tanto é que eu li uma carta que ele mandou ao seu filho (não lembro qual) se opondo fervorosamente contra racismo.

Porém há um preconceito evidente em seus livros com relação aos nazistas... :roll:

Também não acho que ele num foi racista de jeito nenhum! Eu tb li esta carta, realmente... Todos os exemplos citados aqui confirmam ainda mais isso...

Mas, peraí... se há desacordo com o nazismo... eh uma coisa boa, vc num acha? :o?:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo