• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

R2 não substituirá astronautas em missões espaciais

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
O robô humanoide Robonaut 2, apelidado de R2, está na ISS (Estação Espacial Internacional), mas seu irmão gêmeo se dedica a uma demonstração pública em Washington, nos Estados Unidos, para mostrar suas habilidades.

"O robô foi projetado para ajudar os astronautas, antes, durante e depois de suas atividades",
disse o engenheiro da Nasa Ron Diftler durante a apresentação na quarta-feira do robô no Museu do Ar e do Espaço da Instituição Smithsonian.

R2 está fazendo uma viagem pelo país com a equipe de cientistas da Nasa (agência espacial americana) e os engenheiros da empresa General Motors, que trabalharam em conjunto no projeto.

"Queremos que o robô ajude a fazer trabalhos de manutenção e consertos para que a tripulação tenha mais tempo para outras tarefas científicas mais importantes",
assegurou Diftler, da divisão de sistemas de robótica da Nasa.

HABILIDADE


O simpático robô cativou o público com suas habilidades ao agarrar uma broca, levantar pesos e acender e apagar interruptores de luz de um painel como os da ISS, sem esquecer de abrir e fechar posteriormente a tampa de segurança.

Crianças e turistas que foram ver o R2 aplaudiram quando Diftler tentou enganar o humanoide, levando objetos que o androide voltou a colocar no lugar devido.

"O bom é que não se queixa, poderia estar uma hora fazendo isto e não reclamaria. É o empregado que todo chefe queria ter",
brincou Diftler.

Questionado se chegará um momento em que robôs como o R2 possam substituir os astronautas no espaço, o engenheiro foi claro:
"Nosso objetivo é sempre criar dispositivos para ajudar a tripulação. Nosso objetivo é ter astronautas no espaço",
assegurou.

O robô, construído com fibra de carbono niquelado e alumínio, pesa 136 quilos e mede aproximadamente um metro da cintura à cabeça --são 60 centímetros de ombro a ombro. Por enquanto, carece de extremidades inferiores.

O R2 conta com braços extensíveis, mãos com mobilidade rotatória e seus cinco dedos têm capacidade para agarrar 2,5 quilos cada um.

A cabeça com formato de capacete abriga seu equipamento de visão, enquanto o tronco do corpo abriga 38 processadores de PC.

O irmão gêmeo do R2, que chegou à ISS a bordo do Discovery, foi desempacotado na noite de terça-feira, a pedido do presidente americano durante um telefonema para a tripulação. Ele vai ajudar em trabalhos técnicos e de manutenção como a limpeza dos filtros dos aparelhos.

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo