• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quinto estado da Matéria???

legal, mas nao chegaram no 0k ..... por sinal alguem pode me mandar uma url onde eu possa ler mais sobre isso....

abraços Dwarf
 
Logan Macloud disse:
legal, mas nao chegaram no 0k ..... por sinal alguem pode me mandar uma url onde eu possa ler mais sobre isso....

abraços Dwarf

Chega no 0K é impossível. Leis da Termodinãmica 8-)
 
Alguém já ouviu falar do experimento que desacelera a luz??? Os caras conseguiram fazer com que a velocidade da luz chegasse à 17m/s!!!
Mas, se eles realmente conseguiram isso, isso quer dizer que a velocidade da luz não pode mais se considerada absoluta? :o?: :o?:
Alguém por favor esclareça minha dúvida.... :mrgreen:

Ah, o URL pra ver essa matéria que eu citei:
http://www.uol.com.br/cienciahoje/chmais/pass/ch149/umc.pdf

(editando - bom, não tem muito a ver com o tópico, mas envolve o condensado Bose-Einstein... Se acharem melhor mudar de tópico, ou criar outro, é só mudar, mas acho que não precisa se criar um tópico só pra isso...)
 
A luz eh considerada absoluta pois NADA se move mais rapido do q ela. Melhor seria: NADA se MOVE (descreve um percurso) mais rapido q as ondas eletromagneticas.
Porem desacelerar um feixe de luz eh idependente da velocidade maxima dela. Entende? Bom, nao sei se consegui explicar direito. Ou seja: Existe um carro q anda a 500 km/h, nenhum outro carro anda mais rapido q ele, portanto a velocidade deste carro eh absoluta, ninguem ultrapassa tal velocidade. E fazer este carro andar mais devagar, digamos a 80km/h nao quer dizer q a "barreira" baixou pra 80,... etendeu?
bom qualquer coisa se perguntar denovo....
[[[[[]]]]]'s
 
Gandalf The Grey disse:
Alguém já ouviu falar do experimento que desacelera a luz??? Os caras conseguiram fazer com que a velocidade da luz chegasse à 17m/s!!!
Mas, se eles realmente conseguiram isso, isso quer dizer que a velocidade da luz não pode mais se considerada absoluta? :o?: :o?:
Alguém por favor esclareça minha dúvida.... :mrgreen:

Ah, o URL pra ver essa matéria que eu citei:
http://www.uol.com.br/cienciahoje/chmais/pass/ch149/umc.pdf

(editando - bom, não tem muito a ver com o tópico, mas envolve o condensado Bose-Einstein... Se acharem melhor mudar de tópico, ou criar outro, é só mudar, mas acho que não precisa se criar um tópico só pra isso...)


Aproximadamente 300.000 km/s é a velocidade da luz no vácuo. Alterando-se o meio, altera-se a velocidade. Vou ler a matéria, mas arrisco desde já a afirmar que a experiência foi feita com algum material muito denso.
 
Mais uma vez opinando com o meu ponto de vista leigo, acredito ser plenamente viável tal experimento. O problema é que a velocidade da luz NÃO FOI REDUZIDA[/b[. A velocidade da luz é aquela mesma (no vácuo, como bem complementou o Deriel). Mas como se trata de uma irradiação eletromagnética, poder-se-ia reduzir em suas propriedades pelos meios físicos possíveis (como o exemplo citado: passar por um meio bastante denso). O problema é determinar se houve mudanças fundamentais na estrutura da onda, como alteração de freqüência e outras possibilidades, que desqualificariam o feixe, que não mais seria "luz".
 
lusw disse:
A luz eh considerada absoluta pois NADA se move mais rapido do q ela. Melhor seria: NADA se MOVE (descreve um percurso) mais rapido q as ondas eletromagneticas.
Porem desacelerar um feixe de luz eh idependente da velocidade maxima dela. Entende? Bom, nao sei se consegui explicar direito. Ou seja: Existe um carro q anda a 500 km/h, nenhum outro carro anda mais rapido q ele, portanto a velocidade deste carro eh absoluta, ninguem ultrapassa tal velocidade. E fazer este carro andar mais devagar, digamos a 80km/h nao quer dizer q a "barreira" baixou pra 80,... etendeu?
bom qualquer coisa se perguntar denovo....
[[[[[]]]]]'s
A questão é que a luz (no vácuo) move-se a 300.000 km/s e isso independe do referencial inercial assumido para se fazer a medição. É absoluta pois a velocidade relativa a qualquer observador é constante.

Teríamos que incluir também mais este aspecto no exemplo do carro.
 
ehehehe, achei q nao seria nescessario. Queria enxugar o maximo possivel.
So ia confundir........ pq apesar do Gandalf pergunta se a luz nao seria mais Absoluta, ele quis dizer q entao outras coisas poderiam (e iriam) se mover mais rapidamente se "baixasse a velocidade pra 17 m/s". Entao como entendi q foi esta a pergunta respondi pra exclarecer este assunto. Falar da idependencia do referencial ao se medir a luz nao explica nada, apesar de ABSOLUTA significar isso.
Bom.... [[[[]]]]]'s
 
lusw disse:
ehehehe, achei q nao seria nescessario. Queria enxugar o maximo possivel.
So ia confundir........ pq apesar do Gandalf pergunta se a luz nao seria mais Absoluta, ele quis dizer q entao outras coisas poderiam (e iriam) se mover mais rapidamente se "baixasse a velocidade pra 17 m/s". Entao como entendi q foi esta a pergunta respondi pra exclarecer este assunto. Falar da idependencia do referencial ao se medir a luz nao explica nada, apesar de ABSOLUTA significar isso.
Bom.... [[[[]]]]]'s

No caso do negrito, logicament enão, a velocidade da luz ainda seria a maior possível, naquele meio. Provavelmente as outras velocidades seriam reduzidas numa proporção semelhante à que a velocidade da luz foi reduzida.
 
No caso do negrito, logicament enão, a velocidade da luz ainda seria a maior possível, naquele meio. Provavelmente as outras velocidades seriam reduzidas numa proporção semelhante à que a velocidade da luz foi reduzida.

Hiiiii.... ehhehe. viajei... nao entendi nadinha q vc falou.. :D
Mas me esforcando acho q entendi (acho) e vc tem razao (acho) ahahhahh....
to brincando.....
valeu... [[[[[]]]]]'s
 
Ahn... suponhamos que existe um meio qualquer... digamos, gelatina de goiaba. Ao atravessar esse meio, mais denso a velocidade da luz hipoteticamente sofreria uma redução de 10%... o que eu sugeri é que todas as velocidade também sofreriam redução também, e a da luz seria sempre a mais alta, nunca podendo ser superada.
 
Ahhh... agora entendi o q vc quiz dizer.......
E concordo plenamente.. :D :D :D
Nao tinha pensado nisso antes.
Qnd a da luz "abaixa" invariavelmente tds as outras abaixam tb (do som ou qualquer outras coisa).
eh mesmo..........
Valeu pelo complemento...... ehehehhee
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo