• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Quincas Borba" (Machado de Assis)

Artanis Léralondë

Ano de vestibular dA
Eu gostei muito desse livro do Machado, achei engraçado
o Quincas Borba dar o nome de Quincas Borba para o cachorro hehehe Mas, de acordo com sua filosofia Humanitas (humanidade) onde diz q tudo coincide nas nossas vidas e tratar bem os animais os quais podendo até receber nome de gente..bah imagina uma cachorrinha chamada Maníaca do Miojo XD

~Livro: Quincas Borba:


"Ironia das relações humanas

No entanto, sendo o humanitismo "uma ironia das relações humanas", como ensina o crítico literário Ivan Teixeira, "ele acompanha o ingênuo profesor de Barbacena por toda a sua aventura na corte, sem que este perceba que está ilustrando, como vítima, o pressuposto básico daquela teoria". Mas vamos ao enredo propriamente dito.

Pedro Rubião de Alvarenga tornou-se, em Barbacena, enfermeiro e discípulo do filósofo Quincas Borba, que vem a falecer no Rio, na casa de Brás Cubas. Rubião é feito herdeiro universal do filósofo, com a condição de cuidar de seu cachorro, que também se chama Quincas Borba
"....
http://vestibular.uol.com.br/ultnot/livrosresumos/ult2755u122.jhtm


A sobrevivência do mais forte:

"Com ela, Machado de Assis aplica a lei da seleção natural - na época recém formulada por Darwin - às relações sociais. Na sociedade, assim como na natureza, a luta pela sobrevivência é voraz. Note-se que o narrador de Machado, porém, é solidário à vítima do processo, que procura denunciar."

Eu não tinha visto por este lado..ah e O Processo aí hehehe:lol:
Quincas Borba foi mais uma vítima do processo, o que poderia a vir ser este processo? Pode ser
pelo fato de ter ficado rico e acabar não sabendo administrar essa fortuna (querendo cada vez mais status), assim como seus sentimentos por Sofia e acabou ficando pobre e louco,disso acabou enfrentando o processo da loucura e pobreza...pode ser isso não sei??:rolleyes:

Nele também encontra-se algumas característica Machadianas:

~Fascinação pelos olhos e ombros das mulheres
~Narrativa não linear
~Mulheres interesseiras, dissimuladas..
~ Narrador onisciente (metido :hihihi:)

-Algumas capas e Machado =]

55470.jpg

268885.jpg

55468.jpg

190x190_857232447X.jpg

quincasborba.jpg

machado_de_assis.jpg


Para quem tiver interesse pode pegar o livro aqui em pdf..é tudo legalizado ^^
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2118
 
RE: ~Quincas Borba - Machado de Assis~

Eu li esse ano, e adorei! Ainda gosto mais das Memórias Póstumas, mas esse, e o fim especialmente... nossa, fantástico. Machadão como sempre mandando muito bem
 
RE: ~Quincas Borba - Machado de Assis~

Pepper disse:
Eu li esse ano, e adorei! Ainda gosto mais das Memórias Póstumas, mas esse, e o fim especialmente... nossa, fantástico. Machadão como sempre mandando muito bem

O Final realmente é muito legal, e o mais bacana de tudo, eu realmente nem imaginava que o final fosse aquele
o Rubião pensando que era Napoleão até foi ao barbeiro para deixar o cabelo e as costeletas igual a de Napoleão xD

A historinha das batatas também é legal =D

Rubião morre pobre e solene. Já muito afetado pela doença na sua cidade natal, relembra parte de uma explicação que lhe foi dada por Quincas Borba, e que habitou muito sua mente nos primeiros momentos quando soube que herdara toda fortuna do citado filósofo, diz: "Ao vencedor, as batatas". Muito resumidamente isto quer dizer, a quem venceu a guerra, que desfrute das batatas. Nos campos de batalha pós-guerra, se a tivesse vencido, teria o luxo de desfrutar de deliciosas batatas. Naturalmente, referindo-se a sua "odisséia" de Minas à corte, e de lá cá de volta.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quincas_Borba

bah..é verdade, se fosse não corre atrás de seus objetivos,não luta, não preserva,etc...acaba perdendo, já os que correm atrás..:
"Ao vencedor, as batatas".:cerva:
 
RE: ~Quincas Borba - Machado de Assis~

Cara, eu adoro o "ao vencedor, as batatas". Tanto no Quincas como no Brás Cubas. Aliás, a passagem do Quincas no Brás Cubas também é uma das minhas partes preferidas ^^
 
RE: ~Quincas Borba - Machado de Assis~

Pepper disse:
Cara, eu adoro o "ao vencedor, as batatas". Tanto no Quincas como no Brás Cubas. Aliás, a passagem do Quincas no Brás Cubas também é uma das minhas partes preferidas ^^

Eu sou outro que adora o "ao vencedor, as batatas". Li Quincas Borba ano passado e gostei muito. Falta ler as Memórias Póstumas...
 
RE: ~Quincas Borba - Machado de Assis~

Rogério disse:
Pepper disse:
Cara, eu adoro o "ao vencedor, as batatas". Tanto no Quincas como no Brás Cubas. Aliás, a passagem do Quincas no Brás Cubas também é uma das minhas partes preferidas ^^

Eu sou outro que adora o "ao vencedor, as batatas". Li Quincas Borba ano passado e gostei muito. Falta ler as Memórias Póstumas...

Sem querer falar demais pq afinal o tópico é pro Quincas, mas o Brás Cubas é meu livro preferido do Machado. E se você gosta do "ao vencedor, as batatas", acho que vai adorar o "por que coxa, se bonita? Por que bonita, se coxa?"
 
Eu vou tentar comprar esse livro quando puder.

Na maioria das ocasiões prendo-me à fantasia, pois gosto muito desse gênero, mas também sempre gostei pra caramba dos livros do Machado.Tem até um blog à respeito dele aqui dentro da comunidade, não é? Pois então, Machado é fera.Qualquer livro vai trazer uma espécie de surpresa, gosto amargo, que vale a pena ler.Mas pra ler tem que preparar o coração..Não sei se é o caso do livro.Valeu por compartilhar!

Até mais,
 
O livro que menos gostei da "trilogia".

Talvez porque tenha começado a leitura com a expectativa de encontrar o Quincas Borba como protagonista da história. Na minha opinião, Rubião é um personagem bem mais sem graça do que o filósofo louco.

O que me deu um certo gás pra continuar lendo foi uma citação a Edgar Allan Poe. Quoth the raven: NEVER MORE!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo