1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Quincas Borba" (Machado de Assis)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Artanis Léralondë, 7 Jul 2008.

1. Artanis Léralondë

Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

Eu gostei muito desse livro do Machado, achei engraçado
    o Quincas Borba dar o nome de Quincas Borba para o cachorro hehehe Mas, de acordo com sua filosofia Humanitas (humanidade) onde diz q tudo coincide nas nossas vidas e tratar bem os animais os quais podendo até receber nome de gente..bah imagina uma cachorrinha chamada Maníaca do Miojo XD

~Livro: Quincas Borba:

"Ironia das relações humanas

No entanto, sendo o humanitismo "uma ironia das relações humanas", como ensina o crítico literário Ivan Teixeira, "ele acompanha o ingênuo profesor de Barbacena por toda a sua aventura na corte, sem que este perceba que está ilustrando, como vítima, o pressuposto básico daquela teoria". Mas vamos ao enredo propriamente dito.

Pedro Rubião de Alvarenga tornou-se, em Barbacena, enfermeiro e discípulo do filósofo Quincas Borba, que vem a falecer no Rio, na casa de Brás Cubas. Rubião é feito herdeiro universal do filósofo, com a condição de cuidar de seu cachorro, que também se chama Quincas Borba
    "....
    http://vestibular.uol.com.br/ultnot/livrosresumos/ult2755u122.jhtm

A sobrevivência do mais forte:

"Com ela, Machado de Assis aplica a lei da seleção natural - na época recém formulada por Darwin - às relações sociais. Na sociedade, assim como na natureza, a luta pela sobrevivência é voraz. Note-se que o narrador de Machado, porém, é solidário à vítima do processo, que procura denunciar."

Eu não tinha visto por este lado..ah e O Processo aí hehehe:lol:
    Quincas Borba foi mais uma vítima do processo, o que poderia a vir ser este processo? Pode ser
    pelo fato de ter ficado rico e acabar não sabendo administrar essa fortuna (querendo cada vez mais status), assim como seus sentimentos por Sofia e acabou ficando pobre e louco,disso acabou enfrentando o processo da loucura e pobreza...pode ser isso não sei??:rolleyes:

Nele também encontra-se algumas característica Machadianas:

~Fascinação pelos olhos e ombros das mulheres
    ~Narrativa não linear
    ~Mulheres interesseiras, dissimuladas..
    ~ Narrador onisciente (metido :hihihi:)

-Algumas capas e Machado =]

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Para quem tiver interesse pode pegar o livro aqui em pdf..é tudo legalizado ^^
    http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2118

2. imported_Amélie

imported_Amélie Usuário

RE: ~Quincas Borba - Machado de Assis~

Putz, preciso ler esse livro!!!! Comprei faz meses, mas ainda não deu tempo...

3. RE: ~Quincas Borba - Machado de Assis~

Eu li esse ano, e adorei! Ainda gosto mais das Memórias Póstumas, mas esse, e o fim especialmente... nossa, fantástico. Machadão como sempre mandando muito bem

4. Artanis Léralondë

Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

O Final realmente é muito legal, e o mais bacana de tudo, eu realmente nem imaginava que o final fosse aquele
    o Rubião pensando que era Napoleão até foi ao barbeiro para deixar o cabelo e as costeletas igual a de Napoleão xD

A historinha das batatas também é legal =D

Rubião morre pobre e solene. Já muito afetado pela doença na sua cidade natal, relembra parte de uma explicação que lhe foi dada por Quincas Borba, e que habitou muito sua mente nos primeiros momentos quando soube que herdara toda fortuna do citado filósofo, diz: "Ao vencedor, as batatas". Muito resumidamente isto quer dizer, a quem venceu a guerra, que desfrute das batatas. Nos campos de batalha pós-guerra, se a tivesse vencido, teria o luxo de desfrutar de deliciosas batatas. Naturalmente, referindo-se a sua "odisséia" de Minas à corte, e de lá cá de volta.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Quincas_Borba

bah..é verdade, se fosse não corre atrás de seus objetivos,não luta, não preserva,etc...acaba perdendo, já os que correm atrás..:
    "Ao vencedor, as batatas".:cerva:

5. RE: ~Quincas Borba - Machado de Assis~

Cara, eu adoro o "ao vencedor, as batatas". Tanto no Quincas como no Brás Cubas. Aliás, a passagem do Quincas no Brás Cubas também é uma das minhas partes preferidas ^^

6. LatinoAmericano

LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

Eu sou outro que adora o "ao vencedor, as batatas". Li Quincas Borba ano passado e gostei muito. Falta ler as Memórias Póstumas...

7. RE: ~Quincas Borba - Machado de Assis~

Sem querer falar demais pq afinal o tópico é pro Quincas, mas o Brás Cubas é meu livro preferido do Machado. E se você gosta do "ao vencedor, as batatas", acho que vai adorar o "por que coxa, se bonita? Por que bonita, se coxa?"

8. Fernando Giacon

Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

O mesmo digo eu...preciso o mais rápido possível...

9. Alan Pitrokvitch

Alan Pitrokvitch Usuário

Minha obra favorita do Machado, composição decomposição, simplesmente espetacular o modo como o narrador destroi Rubião.

Ignaro!

10. Tornac'

Tornac' Usuário

Eu vou tentar comprar esse livro quando puder.

Na maioria das ocasiões prendo-me à fantasia, pois gosto muito desse gênero, mas também sempre gostei pra caramba dos livros do Machado.Tem até um blog à respeito dele aqui dentro da comunidade, não é? Pois então, Machado é fera.Qualquer livro vai trazer uma espécie de surpresa, gosto amargo, que vale a pena ler.Mas pra ler tem que preparar o coração..Não sei se é o caso do livro.Valeu por compartilhar!

Até mais,

11. Sebastian Zorn

Sebastian Zorn Usuário

O livro que menos gostei da "trilogia".

Talvez porque tenha começado a leitura com a expectativa de encontrar o Quincas Borba como protagonista da história. Na minha opinião, Rubião é um personagem bem mais sem graça do que o filósofo louco.

O que me deu um certo gás pra continuar lendo foi uma citação a Edgar Allan Poe. Quoth the raven: NEVER MORE!

Compartilhar