• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Querem aprender alemão?

etienne

Usuário
Aiya!

Vi que aqui temos um grupo de francês (da qual também estou matriculada:hanhan:) e um de finlandês. Logo, alguém quer aprender alemão também? Tenho uma apostila que posso ir passando-a, assim estudo também. Podemos nos considerar poliglotas agora!
O que posso dizer é que fazer um curso é muito caro, as mensalidades são um absurdo e o curso é básico, você tem que correr atrás de qualquer forma do seu aprendizado.
 
Sempre quis aprender alemão, nunca tive oportunidade nem dinheiro para isso rsrs, é muito dificil??? Quero entrar nessa se possivel, não tenho noção nenhuma disso e queria saber pelo menos o basico.
 
Eu já fiz alguns anos de cursinho de alemão e também estudei por conta própria, se precisarem de alguma ajuda estou a disposição. :joinha:
 
Opa, quero sim. :yep:
Eu tentava(parei um pouco por causa do vest esse ano) aprender alemão pela internet. Por quenão através do fórum, né? É só você falar no que está pensando, etienne, e no que eu puder ajudar - é só falar.
 
Animo demais! Tenho vontade, e preciso (por questões não só, mas também, por questões profissionais) aprender. Mas os cursos são além das minhas condições financeiras no momento.
 
Boa iniciativa!

Dica para quem quiser ir além, sem gastar muito: Eu comecei a estudar o básico pela Deutsche Welle. Há ótimos cursos para baixar em MP3, e ler os arquivos em texto. http://www.dw-world.de/dw/0,,2594,00.html

Há também vários podcasts de todos idiomas possíveis. De alemão conheço o GermanPod101.com - com parte do conteúdo gratuito, mas o melhor do site é pago.


Eu recomendo muito para quem tem disciplina e quer economizar pulando os módulos básicos dos cursos presenciais (insubstituíveis no aprendizado avançado). Foi assim que fiz com inglês, com um velho curso em 30 fitas cassete da BBC, só depois fiz um curso de inglês com professor e turma :D
 
Última edição:
Opa, eu tenho interesse também! O tempo é um problema, mas a vontade é muita! E, pelo visto, teremos muitos professores a disposição no fórum! Como funcionaria o grupo de estudo?
 
Aiya! Ops! Guten Tag!

Então tenho a apostila, vou passando os textos e os exercícios, no máximo dois por semana, devido ao tempo de cada um e depois coloco as respostas. Todos de acordo? Estamos aceitando sugestões para oferecer um curso básico de alto nível! Queremos a democratização do aprendizado de línguas, chega de preçoas abusivos!(rsrsr)

Bem, vamos para a primeira lição:

DAS IST EIN LIED (Isto é uma canção)


É importante saber que em alemão o verbo é o elemento essencial da frase. Todo verbo tem várias pessoas, a forma do verbo se altera de acordo com a pessoa.

ist - é a 3° pessoa do singular do verbo sein.
sein - é o infinitivo, ou seja, a forma que você encontra no dicionário.
das ist - é usado para designar coisas e pessoas.

Você pode dizer o seguinte:

Para indicar o que está vendo ou ouvindo: Das ist ein Lied. (Isto é uma canção)
Das ist ein Text. (Isto é um texto)
Das ist ... (+um nome ou substantivo)

Quando quiser acrescentar de quem é alguma coisa: Das ist ein Lied von Klaus Hoffmann.
Das ist ein Test von Goethe.
Das ist...(+subst.)von...(+nome
próprio)

WÖRTER UND WENDUNGEN (Termos e Expressões)


Guten Tag, Liebe Hörerinnen und Hörer! Bom Dia Queridos Ouvintes!
Wir begannen den Tag mit diesem schönen Lied. Começamos o dia com esta linda
canção.
Auf Wiederhören Até logo

*A expressão Guten Tag é usada para se cumprimentar até as 18 hrs.
** Em alemão, ouvintes pode-se usar no feminino e masculino plural.
***"Das" equivale em português a isto, este, esta, estes, estas.
****Auf Wiederhören é usado para se despedir quando se fala por telefone ou quando o locutor se despede dos ouvintes.

Por hoje é só, no tradutor google é possível ouvir a pronúncia peculiar dos alemães, mas só frase curtas.

Abraços, a todos.
 
Ótimo! Seria uma grande ajuda! Vou colocar o conteúdo e todos nós vamos soterrá-lo de perguntas.:joy:
Ficarei agradecido :yep:

Um rápido memorando (muito útil):

Pronomes Pessoais do Caso Reto e Declinação do Verbo Seid (ser/estar)- Singular

ich (eu) bin (sou)
du (tu - informal) bist (és)
sie (ela) ist (é)
er (ele) ist (é)
es (neutro - "it" do inglês) ist (é)


Pronomes Pessoais do Caso Reto e Declinação do Verbo Seid (ser/estar) - Plural

wir (nós) sind (somos)
ihr (vós - informal) seid (sois)
sie (eles/elas/plural neutro) sind (são)
Sie (o(s) senhor(es)/ a(s) senhora(s) - isso mesmo, com letra maiúscula, não confunda com a 3ª p. do pl.) sind (são)
-----------------
guten Morgen - bom dia (para a manhã, até o meio dia)
guten Tag - boa tarde (até as 18h)
guten Abend - boa noite (à tardinha e para chegada)
gute Nacht - boa noite (tarde da noite e para despedida)
----------------
hallo - olá
tschüs - tchau
bis balt - até mais
auf Wiedersehen - despedida com contato visual ("até mais ver") (sehen - ver)
auf Wiederhören - despedida ao telefone ou onde há apenas audio ("até mais ouvir") (hören - ouvir)
----------------
TODOS os substantivos em alemão iniciam-se com letra maiúscula. Ex. Heim - casa, Schule - escola
 
Última edição:
Nota de pronúncia:

Consoantes

ch - 1. Após a, o, u: como no gaélico loch (como o som aspirado do h inglês mas sonoro (a garganta treme), algo como um "g soprado" ou um "r gutural")
2. Após i, e, ä, ö, ü, eu, äu, ie, ei, l, r, n: como um sh do inglês mas encostando a língua nos dentes frontais e com a boca aberta (a garganta não treme), algo como um "k soprado".

sch - como ch em chuva.

v
- tem som de f como em faca

w - tem som de v como em vaca

g - como g em gato, sempre

z - como ts

r - sempre vibrante como o portugês r em caroço, mas quando no final de uma palavra é pronunciado como a[/I.]

h - no começo das palavras é aspirado como no inglês house, em outra posição alonga a vogal anterior

s - sempre como s como em casa, exceto antes de t e p, onde possúi o som de sch

ß - como ss como em assar (a grafia ss também é aceita)

Vogais e Ditongos

São pronunciadas como no portugues (a, i, u).

o - sempre como o em topo, nunca como o primeiro o em copo.

e - sempre como e em estouro, nunca como em épico.

ä - como é em império, ou a em apple

ö - posicione a boca para pronunciar o e tente falar e

ü - posicione a boca para pronunciar u e tente falar i

ie - um i longo, dupla duração de um i curto

ei - como ai em pai

eu/äu
- como ói em destrói

Consoantes Finais

-ig - como no alemão ich

-g - como k

-er - como a, exceto em palavras monossilábicas onde é como ea(como der - "de-a") (sim, Hitler se pronuncía "'hítla")
 
Última edição:
** Em alemão, ouvintes pode-se usar no feminino e masculino plural.

Apenas uma nota: Hörerin é ouvinte feminina (plural Hörerinnen), já Hörer é masculino. Ex. Lehrer - professor / Lehrerin - professora, Student - estudande/ Studentin - estudante feminina (o -in geralmente indica "profissão" feminina)

(Vale lembrar que o plural e o gênero em alemão são geralmente irregulares, há poucas regras que podem ser seguidas, o melhor é aprender um substantivo juntamente com seu gênero e plural).

-

Para entrar mais no clima, por que não aprendemos alemão usando a Terra-média (Mitte-Erde)? :mrgreen:
 
Última edição:
Opa! adorei a idéia, terminei curso de comissária agora e aprender um tikinho de alemão vai ser perfeito \o/
 
Sehr gut! So, ich mache Deutsch unterrichten für ein und halb Jahre. Ich denke, ich kann euch hilfen. So, Fragen?

[Muito bom! Eu faço aulas de alemão há um ano e meio. Eu penso que posso ajudá-los. E então, perguntas?]

Quanto ao DW-World, recomendo mesmo, é muito bom. Um dos melhores, se não o melhor material didático disponível online, de forma totalmente gratuita.
 
Lektion drei (Lição 3- a dois o Angiuli colocou)

A posição do verbo: o Verbo ocupa o segundo lugar na frase.

Ich bin der Portier. (Eu sou o porteiro)
Wer bist du? (Quem é você?)
Wer sind Sie bitte? (Quem é o senhor, por favor?)
Das ist Thürmann (Este é Thürmann.)
Wer ist da? (Quem fala?)

Wer: pronome interrogativo para perguntar por uma pessoa, quando não entendeu o nome ao telefonar ou quando alguém bate à porta, quando você quer saber quem é a pessoas ou como ela se chama.

ÜNUNGEN (Exercícios)

O gabarito sai na segunda quem vem :) , agora está fácil depois a gente vai melhorando.

1) Complete com o verbo na forma certa: bist/sind/bin/ist:

a)Wer _________ das? d)Das _______ Thürmann.
b)Wer _________ Sie? e)Ich _______ der Portier.
c)Wer _________ du?

2)Complete o dialógo:

Andreas: Rezeption. Guten _______.
Thürmann: Wer ist _____?
Andreas: Rezeption. Hotel Europa.
Thürmann:________ bitte? Wer?
Andreas: Hotel Europa. Rezeption.
Thürmann: Aha. ____möchte ein Bier. Ein Bier bitte!
Andreas: Ein Bier, okay. Und - wer ______ Sie bitte?
Thürmann: Dr. Thürmann. Und Sie? Wer ____ Sie?
Andreas: Ich _____ der Portier.
Thürmann: Wie heiβen ____?
Andreas: Andreas Schäfer.
Thürmann: Aha. Schäfer- na ja...


WÖRTER UND WENDUNGEN (Termos e Expressões)

wunderschön - maravilhoso
Wie bitte? - Como, por favor?
Entschuldingung!- Desculpe!
mögen/ ich möchte - querer, desejar/ eu quero
Heiβen - chamar
Bier: cerveja
 
Última edição:
Pronomes Interrogativos:

Wer: quem? (sempre usado para o nominativo (Quem fala). Para o acusativo usa-se Wen (De quem se fala), mas isso será tratado mais adiante.)

Wie: como?

Was: o quê?

Warum: por quê? (pergunta)

Weil: porque (resposta)

Wie viel: cuanto (o viel é declinado, declinação será tratado mais para frente.)

Wann: quando?

Wo: onde?

Wohin: para onde?

Woher: de onde?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo