• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quer saber se você é velho?

Edit: tbm não conheço o tal Pense Bem

Dramatic-chipmunk.gif


Eu tinha a carcaça do meu velho Pense Bem (que, antes, era do meu irmão mais velho) até há pouco, sem funcionar, só pela nostalgia

Eu ainda tenho meu Pense Bem. ...funcionando.

Velha? rsrsrsrs o 286 fez parte da minha vida profissional

Eu devo a minha a um 386, comecei a programar na epoca que copiar um jogo era "C:\> copy A:\jogo.exe C:\Jogos\jogo.exe". Mesmo quando já tínhamos um K6 500 (modernidade!!!1!1!onze), eu me recusava a jogar aquilo fora e continuei usando até 2003. Depois em muitas noites tive sonhos em que estava ainda com ele e descobrindo programas antigos (abandonware) que na verdade nunca existiram.

(Pra não parecer que eu sou o cara do meme "Perfeito!", eu estava namorando nessa época; era saudosismo mesmo.)

Eu ainda tenho o atari *-*(sem funcionar :()

Tentei mandar arrumar, mas o cara disse que não existe mais o componente com defeito que teria que ser trocado...

Isso é fácil de resolver. Consiga um segundo atari igualmente pifado. Se o defeito não for na mesma peça, problema resolvido. xD
 
Ué o Fax é usado até hoje, algo que eu nunca aprendi a usar.

Da lista eu só não conheço os 2 ultimos, mas tenho certeza que tenho idade para ter conhecido eles melhor. :oops:
 
comecei a programar na epoca que copiar um jogo era "C:\> copy A:\jogo.exe C:\Jogos\jogo.exe".

Começar a programar eu comecei em um XT que, como ainda não tinha HD, a gente dava boot pelo disquete de 5 e 1/4 para carregar o sistema operacional que era o DOS, e depois, de outro disquete, carregava o turbo pascal que foi a minha primeira linguagem de programação. Isso foi antes dos disquetes de 3 e 1/2.

Cada bit de memória era importante.

Eu tive um professor tão jurássico que debugava em assembler. Uma vez a gente não tava conseguindo achar o erro no progama, já era C++, ele pediu para converter para o código em assembler e foi lendo e achou o erro. Infelizmente era péssimo na hora de ensinar.
 

Anexos

  • xt.jpg
    xt.jpg
    9,5 KB · Visualizações: 6
Começar a programar eu comecei em um XT que, como ainda não tinha HD, a gente dava boot pelo disquete de 5 e 1/4 para carregar o sistema operacional que era o DOS, e depois, de outro disquete, carregava o turbo pascal que foi a minha primeira linguagem de programação. Isso foi antes dos disquetes de 3 e 1/2.

Cada bit de memória era importante.

Eu tive um professor tão jurássico que debugava em assembler. Uma vez a gente não tava conseguindo achar o erro no progama, já era C++, ele pediu para converter para o código em assembler e foi lendo e achou o erro. Infelizmente era péssimo na hora de ensinar.

Eu me considero usuário regular de microcomputadores desde Abril de 84, aos 10 anos de idade quando ganhei do meu pai esse jurássico aqui. TK 2000 Color-II da Microdigital, daqueles que você usava a TV da sala como monitor.

tk2000-ii-884.jpg

Ele tinha um sistema operacional todo em BASIC e pra salvar os dados inicialmente fazia em fitas K7 e só no ano seguinte deu pra comprar a interface de disquete de 5 e 1/4' pra poder salvar nos disquetões.

Só depois em 88 quando comecei a ganhar meu primeiro salário com carteira registrada fui adquirir um PC, mas aí já fui direto pro 386.

O bom de se aprender essas linguagens de programação ditas "antigas" é que elas ainda tem utilidade na resolução de problemas ou na programação de microcontroladores como o PIC por exemplo.
 
Última edição:
Comecei a aprender computação no famoso Apple II, em 88, e lendo a revista MicroSistemas. Mas meu primeiro "micro" (de micro não tinha nada) foi este aqui, primo do CP500, o S700, que parecia uma cabine de banco 24 horas e fazia o barulho de um motor de helicóptero :lol:: Isso em meados dos anos 90, porque não tinha grana pra comprar uma máquina melhor naquela época.

Edit: Estou chorando de rir com as "maravilhas" prometidas nessa propaganda do computador:

s700_ms_1g.jpg
 
Última edição:
Meu primeiro computador foi um K6 II 500, aos 20 anos, que foi comprado porque tava trabalhando. Meus pais nunca tiveram grana pra me dar sascoisa, e nem pra me colocar em cursos de informática - por mais que eu pedisse na época.

-------------

Sobre as imagens, não fosse pelo tal de Merlin - que nunca vi na vida - eu diria que sou a própria Lilith (que é mais velha que a Eva). Cheguei a usar essa gracinha aqui no trabalho:

cobra.jpg

E até uns 15 anos eu jogava no Telejogo do meu pai. Só aos 15 é que eles tiveram grana pra me dar um Master System de presente.

Aliás, mais ou menos por essa época, uma amiga de colégio tinha um pager. Eu adorava colocar o bichinho no vibracall e vê-la dar duplos twist carpados com o susto que levava cada vez que ele vibrava... :D
 
Última edição:
Os micros da Prológica assim como da Microdigital eram duas emprresas daqui que até que conseguiram por um tempo se dar bem porque estavam amparadas pela lei de reserva de mercado (Lei Federal nº 7.232/84), que foi a primeira lei de informática do Brasil e que visava a nacionalização dos produtos.

Pra essas empresas foi bom enquanto durou já que no governo Collor ele pôs fim a isso e aí essas duas empresas acabram quebrando as pernas, já que era impossível competir com o que vinha de fora.
 
Os micros da Prológica assim como da Microdigital eram duas emprresas daqui que até que conseguiram por um tempo se dar bem porque estavam amparadas pela lei de reserva de mercado (Lei Federal nº 7.232/84), que foi a primeira lei de informática do Brasil e que visava a nacionalização dos produtos.

Pra essas empresas foi bom enquanto durou já que no governo Collor ele pôs fim a isso e aí essas duas empresas acabram quebrando as pernas, já que era impossível competir com o que vinha de fora.

Pelo menos isso né Sr Fúria
 
Meu primeiro computador foi mais recente, era um Pentium II 350, durou uns oito anos, se me lembro bem. Mas cheguei a usar até XT, o antecessor do 286.

De todos esses da lista, só não lembro do Merlin. E defendo veementemente a morte definitiva do fax, para que se junte ao disquete.
 
Gostava bastante do Merlin. Deve estar guardado aqui em casa em algum lugar. Meu irmão tinha pedido um Genius e eu, um Merlin. Como tinha mais jogos, ficava menos repetitivo que o Genius.

Com Atari eu brincava na casa da minha avó, sempre queria ficar mais um pouco jogando. :dente: Mas videogame eu só tive quando pude comprar um, no caso, o MegaDrive, em 1991, seguido pelo Super Famicom, em 1992.

Computador eu só tive em casa em 94, mas no colégio fiz PRD (Processamento de Dados) e vimos os primeiros PCs que chegaram na Federal, com incríveis 640 kB de memória RAM (o pior é que no CCE da USP os micros só tinham 256 kB de memória e o compilador de Cobol não rodava neles, foi o que descobrimos quando fomos, em turma, "emprestar" os PCs de lá XD).
 
E defendo veementemente a morte definitiva do fax, para que se junte ao disquete.

Eu só não aposento de vez o meu aparelho de fax apenas por 2 motivos

1- Porque por banal que seja ainda tenho clientes nos confins do sertão nordestino/amazônia e pantanal que só mandam cotação por esse meio, mas até 2015 ainda tenho fé que finalmente passem a usar a Internet quando a rede finalmente estiver plenamente acessível nesses rincões. :lol:

2- A parte de fax está cada vez mais em desuso, mas meu aparelho tem secretária eletrônica digital que grava em cartão de memória e que tem sido muito útil pra mim. Esse sim é o principal motivo que eu mantenho ele.
 
Lembra do Odigo??
Odigo???
odigo1.jpg
Na wikipedia diz "...antigo programa de mensagens instantâneas..criado em 1998..."
Apesar de ter me sentido bem "antiga", o visual era transado, sons legais..tinha radar de amigos, os avisos eram animados..uma pena ter se acabado em 2005.
 
Também nunca ouvi falar. Comecei a usar a internet mais assiduamente em 2000, e já fui direto pro ICQ.
 
lembro que briquei com a minha irmã e meu pai que queriam instalar o ICQ no computador, porque tinha lido numa revista que ele deixava o pc vulneravel... :lol:

Meu pai precisava aprender a usar porque ele trabalhava instalando internet e as pessoas queriam que, além da internet, ja instalasse alguns programas(povo folgado, viu)...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo