1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quenya e Qenya

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Coiote, 28 Mai 2002.

  1. Coiote

    Coiote Fallin´

    Sou um principiante em línguas tolkianas e gostaria de saber a diferença entre Quenya e Qenya :? .Eu acho que apenas uma mudança de escrita do nome da língua.Pois no começo da elaboração do Quenya ,Tolkien preferia apenas Q ao invés de Qu e ele usava isso para todas as palavras e isso incluia o próprio nome da língua.Depois ele foi tendendo a usar o Qu e isso se refletiu para todas as palavras do idioma que tivessem essa expressão,inclusive o próprio nome do idioma que passou a ser Quenya.Quem desenvolve essa teoria (Q/Qu) é Helge Fauskanger no seu Curso de Quenya(que por sinal é muito bom). :?

    Gostaria de saber se o que acho está certo ou errado.


    Valeu
     
  2. Deriel

    Deriel Administrador

    É basicamente isso. Tolkien mexia bastante nas línguas que criava (nunca terminava nada, pra ser bem sincero). Até por volta da década de 30 era Qenya mesmo, e nos referimos assim à esses Quenya mais primitivo.

    Se você fala em Quenya, tá falando da língua mais madura, da década de 50, se fala Qenya, tá se referindo à lingua da década de 30
     
  3. Coiote

    Coiote Fallin´

    valew,brigadão
     

Compartilhar