• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem Vai não volta??

Acho que não era bem assim não... Não havia nenhum tipo de proibição os valar nunca impidiram quem quisesse voltar, mas depois da terceira era quando a "Era dos Elfos" termina e a dos Homens começa, nenhum elfo (ai imagino que por escolha) atravessaria os mares de volta pra TM pq esse não era mais o lugar deles...
 
Antigamente não,que eu me lembre,apesar dos elfos terem se revoltado pra voltar pra TM.
Mas depois da queda de Numenor,quando Valinor foi pro "outro lado" (estou péssima pra encontrar as palavras hj :? ),os elfos que tem direito a ir pra lá não voltam...se bem q a maioria deve não voltar simplesmente pq não quer voltar :eek:
 
Os Valar não tinham direito de manter os elfos cativos em Aman; eles são os Primogênitos Filhos de Ilúvatar; são livres. Tanto o é que os Noldor voltaram.
Entretanto, a Terra-média era uma terra mortal; lá tudo definha muito rapidamente, inclusive os elfos definham mais rápido, e se insistissem em permanecer lá, iam decair e se tornar espécies de fantasmas; assim sendo, não era de interesse dos elfos voltar. E eles nem gostariam de voltar depois de ver a beleza do Reino Abençoado.
 
Acho que depois que a Era dos Elfos acabou e começou a Era dos Homens, os elfos foram "proibidos" de voltar para a TM (Tipo, seria estranho, muitos anos depois da Era dos elfos acabar, do nada aparece um elfo no meio dos homens). Mas sei lá, talvez eles pudessem voltar, desde que não fossem vistos nem fizessem contato com ninguém.
 
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
Os Valar não tinham direito de manter os elfos cativos em Aman; eles são os Primogênitos Filhos de Ilúvatar; são livres. Tanto o é que os Noldor voltaram.
Entretanto, a Terra-média era uma terra mortal; lá tudo definha muito rapidamente, inclusive os elfos definham mais rápido, e se insistissem em permanecer lá, iam decair e se tornar espécies de fantasmas; assim sendo, não era de interesse dos elfos voltar. E eles nem gostariam de voltar depois de ver a beleza do Reino Abençoado.


Concordo em gênero, número e grau.
Uma vez livre, vai e volta se quiser. Mas pelo jeito que os elfos falavam das terras imortais, logicamente que eles não iam querer voltar algum dia para a Terra-média, a terra mortal.

Aí vem toda aquela lei do "direito de ir e vir", o "livre arbítrio". Os seres da Terra-média também tinham o "livre arbítrio", ou não?
 
tinham até certo ponto. Mortais eram proibidos de ir a aman. Somente os portadores do anel na terceira era tiveram essa "autorizacao" e dizem que Gimli com a simpatia de Galadriel.
 
Sim, isso eu sei. Até porque deveriam existir certas regras nesse ponto, em relação aos humanos e anões, e outros seres mortais. Senão, imagina a baderna que ia virar se todos os seres pudessem ir pras Terras Imortais?

E se eu não me engano (por favor, me corrijam se eu errar algum ponto...minha memória está péssima), os Valar chamaram os Elfos para as Terras Imortais, portanto eles tem o direito e ir e vir quando se fala de Terra-média e Terras Imortais. Caso eles tivessem feito o mesmo com as outras raças, seria o mesmo para os humanos ,por exemplo.

E nada mais justo que somente os eldar pudessem ir para as Terras Imortais, né?
Afinal, eles são imortais (até certo ponto, senão eles não morreriam com uma espadada, por exemplo).
 
Aos mortais a proibição da ida ao Reino Abençoado vem também da insuportabilidade, aos mortais, de ficar num local predominantemente estático e habitado pelos imortais sendo que eles são mortais. Ou seja, há um único consolo na mortalidade, que é saber que o mundo todo também envelhece e muda, assim como os mortais; seria insuportável para eles viver menos que uma flor, por exemplo. Além do mais, a Terra-média, como uma terra mortal, era o local dos homens e não dos elfos, da mesma forma Aman era o lugar dos imortais, não dos mortais. Os Valar não tinham direito de impedir um elfo, caso ele quisesse voltar, mas era algo essencialmente não-aconselhado. Glorfindel, por exemplo, voltou, mas tinha um motivo nobre de ajudar nas lutas contra os servos de Sauron.
 
Tem um texto no HoME X, Morgoth's Ring onde Tolkien discorre sobre Aman e o que aconteceria com os Homens em Aman, e também o que aconteceria se alguma forma de "bênção" recaísse sobre eles. Aí vai um trecho sobre isso:

Tolkien disse:
(...)Então ele estaria cheio de inveja, julgando a si mesmo uma vítima de injustiça, lhe sendo negado as graças dadas a todas as outras coisas. Ele não valorizaria o que tinha, mas sentindo que estava entre as mais inferiores e as mais menosprezadas de todas as criaturas, logo viria a desprezar a humanidade, e a odiar aqueles dotados mais abundantemente. Ele não escaparia do medo e do sofrimento da sua rápida mortalidade que é o seu destino na Terra, em Arda Desfigurada, mas seria conduzido por isto insuportavelmente para a perda de todo o prazer.

(...)

Mas vamos supor que a 'benção de Aman' também fosse outorgada aos Homens.** O que aconteceria então? Um grande bem seria feito a eles? Seus corpos ainda chegariam rapidamente ao pleno crescimento.(...)Entretanto não definharia ou envelheceria, mas resistiria em vigor e no deleite de viver plenamente. Mas o que seria do fëa daquele Homem? Sua natureza e 'condenação' não poderiam ser mudadas, nem pela saúde de Aman nem pela vontade do próprio Manwë. Contudo esta é (como os Eldar consideram) sua natureza e condenação debaixo da vontade de Eru de que não deveriam permanecer em Arda por muito tempo, mas deveriam partir e ir para outro lugar, e retornar talvez direto para Eru, para outro destino ou propósito que estão além do conhecimento ou suposição dos Eldar.

Muito em breve então o fëa e o hröa de um Homem em Aman não estariam unidos e em paz, mas estariam opostos, para a grande dor de ambos. O hröa em pleno vigor e alegria de viver se agarraria ao fëa, para que sua partida não trouxesse a morte; e contra morte se revoltaria como faria uma grande besta em vida plena: ou fugiria do caçador ou se viraria de forma selvagem sobre ele. Mas para o fëa seria como se estivesse na prisão, se tornando constantemente mais cansado de todos os prazeres do hröa, até que ficasse repugnado deste, desejando sempre cada vez mais partir, até que mesmo aqueles assuntos pelo seu raciocínio que ele recebeu pelo hröa e suas sensações ficassem sem sentido. O Homem não seria abençoado, mas amaldiçoado; e amaldiçoaria os Valar e Aman e todas as coisas de Arda. E não deixaria Aman por vontade própria, pois isso significaria morte rápida, teria que ser expulso com violência.

(...)

Mas se ele permanecesse em Aman (nota 09), o que deveria encontrar, antes que Arda fosse afinal consumada e ele encontrasse libertação? Ou o seu fëa seria dominado completamente pelo hröa e se tornaria mais como uma besta, entretanto uma pessoa atormentada por dentro. Ou então, se o seu fëa fosse forte, deixaria o hröa. Então uma de duas coisas aconteceria: ou isto seria realizado apenas em rancor, através da violência, e o hröa em plena vida, seria despedaçado e morreria em súbita agonia; ou então o fëa em abominação e sem piedade abandonaria o hröa que se manteria vivo, um corpo sem razão, nem sequer uma besta mas um monstro, um genuíno trabalho de Melkor no seio de Aman que os próprios Valar iriam de bom grado destruir.


Texto completo: As Terras Imortais - Sobre os Destinos de Elfos e Homens
 
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
Os Valar não tinham direito de manter os elfos cativos em Aman; eles são os Primogênitos Filhos de Ilúvatar; são livres.
só uma perguntinha... tem uma coisa que me deixou em dúvida sobre isso:
"E foi equiparado aos Primogênitos, que não morrem. Contudo, esse é também seu destino: o de nunca poder voltar a terras mortais" - akallabêth, pág.336
esse trecho fala sobre Eärendil.. só ele ñ podia voltar? :?
 
A EÄrendil foi dado o direito de escolher a qual raça pertenceria; ele escolheu ser contado entre os elfos, e ele não poderia então voltar para entre os mortais, pois havia ido até Valinor contradizendo a interdição dos Valar.

Ele podia escolher; se ele escolheu ter seu destino igual ao dos elfos, então ele deveria viver entre eles, não entre os mortais. Uma espécie de justiça poética dos Valar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo