• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

quem tinha o poder?

Danilo

Usuário
Amigos,
Lanço uma questao pra voces. Será que, somente os seres mais poderosos da Terra Média tinha acesso e/ou conhecimento da pólvora?
Acompanhe ( e me corriga se estiver errado):
Gandalf dominava fogos de artifícios (vide a festa de despedida), Saruman tambem tinha esse " poder". Sauron idem (voces se lembram do ataque a Minas Tirith, onde bolas eram arremessadas contra a cidade e pegavam fogo, espontameamente, no ar??). Alem deles, não me lembro de mais niguem, em nenhum livro, que "dominasse" esse tipo de coisa.
 
nussa.. naum tinha imaginado isso... qdo li Sda passei batido sem pensa nisso... bom a minha teoria eh que naum era polvora, mas alguma especie de recursos magicos ou coisa do tipo (lembram do dragão na festa de bilbo) mas eh claro que posso esta errado, e vou ler melhor a passagem para averiguar..

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
É... o livro me deixou a entender, que eram recursos mágicos. E Gandalf manipulava os efeitos, se não me falha a memória.

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
Eu, particularmente, acredito ser perfeitamente possivel ser mágica tambem, mas o fato dos dois Magos possuirem tais poderes e Sauron tambem (pelo que me consta, Sauron não é um Mago), alguma ligacao teria que ter entre eles. Uma razao logica e bem provavel seria o dominio da polvora....Puta viagem, hein??
 
Pois é Danilo, voce tocou em um ponto interessante. Colocou mais lenha, quer dizer, pólvora, nos detalhes desta imensa Arda.

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
quote:
Eu, particularmente, acredito ser perfeitamente possivel ser mágica tambem, mas o fato dos dois Magos possuirem tais poderes e Sauron tambem (pelo que me consta, Sauron não é um Mago), alguma ligacao teria que ter entre eles. Uma razao logica e bem provavel seria o dominio da polvora....Puta viagem, hein??


heehhehe, mas sauron e os istari tinham poder diferente e fora do comum...a num ser que eles ja tinham inventado armas de fogo para surpreender ehehhe... mas talvez todos pudessem ter esses poderes algum dia, pq lembramn que os hobbits falavam magica para os elfos e eles naum tinham ideia do que seria? o espelho de galadriel? pois bem, pode ser que qto mais sabio, mais tinham conhecimento nessas coisas...

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
quote:
Eu, particularmente, acredito ser perfeitamente possivel ser mágica tambem, mas o fato dos dois Magos possuirem tais poderes e Sauron tambem (pelo que me consta, Sauron não é um Mago), alguma ligacao teria que ter entre eles. Uma razao logica e bem provavel seria o dominio da polvora....Puta viagem, hein??




Sauron também é um mago, mas não da mesma ordem de Gandalf (os Istar). Por ser um Maiar ele tinha grandes poderes também, e o livro conta que Sauron só não era mais maligno e forte que Morgoth porque fora seu servo...(como diria o GAMB, os Maiar são semi-deuses...).
Eu não acredito na existência de pólvora na terra-média.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Caro Bombadill,
Minha "teoria" da polvora é só mais uma das infinitas possibilidades e interpretacoes que o livro possibilita (veja que obra fantástica é essa!!). Quanto a existencia de magia na Terra Média, acredito ser verdade. Varios outros fatos, alem do espelho de Galadriel, comprovam isso. Mas, tratando-se de magia, alquimia ou seja lá o que for, alguns elementos, como a polvora, podem ser de uso restrito àqueles que detem algum tipo de conhecimento ou grandeza. Sauron, sem duvida nenhuma, tinha conhecimentos (do "lado negro" hehehe) maiores ou melhores que os proprios elfos, tanto que forjou o Um Anel, mais poderoso que todos os outros. Os Magos, que chegaram a Terra Média no começo da Terceira Era, se não me falha a memória, certamente já conheciam e dominavam fatores que, de alguma forma, pudessem medir forcas com Sauron. Veja, quando Gandalff se torno O Branco, ele estava muito mais poderoso que antes, teoricamente não tendo "conteudo" humano (ele somente tinha a forma de). Sauron idem. Existe aí uma equivalencia de força. O mais importante dessa historia toda sobre polvora, é como Mestre Tolkien tece a historia, abrindo pro leitor diversos caminhos e possibilidades de discussao que nem essa nossa. Era um gênio.
 
Olá...Eu Acredito fortemente no Poder da Magia dos Grandes, Tanto Gandalf, Sauron,Saruman, como outros... e não acho q existia pólvora, afinal, se houvesse, pq não havia armas de fogo nas batalhas? Seria bem + Prático ... Tipo, além da festa do Bilbo, c/ o Dragão e tudo +, lá no 1º livro, qdo a comitiva eh cercada pelos lobos, acho q perto de Caradhras não lembro, Gandalf faz várias magias fazendo um círculo de fogo , queimando copas de arvores e espantando os bichos, isso mostra o domínio dele na arte.E se Houver Pólvora, provalvelmente qdo ele fez um raio cair em Lingua de Cobra ,em Edoras, aquilo seria um Pára-raio escondido na Manga De Mithandir?? =) ehehe
Abraços...!

..."Elen síla lúmenn omentielvo"...
 
Silmaril,
Volto a insistir nesse ponto. A polvora que mencionei era só mais um dos muitos conhecimentos que os Grandes tinham. E, claro, utilizavam seus recursos a medida que necessitavam. Nem sempre utilizavam só magia, assim como nem sempre utilizavam, como eu defendo, só polvora.
 
Danilo, eu continuo de acordo com sua teoria, mas... acho que não deve ser pólvora própriamente dita, e sim, alguma substância que têm os mesmos efeitos mas é controlada por magia, ou será a magia própriamente dita?? Ihhhhhhhhh, viajei! hehehehe

"The field is lost, everything is lost the black one has fallen from the sky"
 
Frodo, não precisa postar mais de uma vez seguida, e você pode apagar o que digitou. É só editar o reply.

--------------------
"Eu não conheço metade de vocês como gostaria; e gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem."
 
..Olá
Bom , ainda acho q é "Magia" ,como seria chamada por nós leigos... Pois num sei , no caso de Gandalf , se tota a arte dele c/ fogo fosse resumida a usar artifícios como pólvora, p/ mim ele seria um Magico e ñ um Mago ... pois eh essa a diferença entre Magos e Magicos ... Bom , mas acho q tem mto fundamento oq vc disse ...bom quem sabe??
Abraços...

..."Elen síla lúmenn omentielvo"...
 
Tem um detalhe, que esquecemos (talvez tenha alguma relação..).
Gandalf era portador do anel de fogo, não??
 
Olá
Boa Danilo, eu tinha esquecido desse detalhe sobre o Anel ... Vilya neh?! ou Narya? Mas isso só faz reforçar minha ideia de q Gandalf dimina alguma Arte, Magia p/ nós, pois alguém c/ Um dominio tão grande e portador De um Anel tão poderoso não precisaria de Pólvora ...Mas isso é só um ponto de vista meu ... Abraços!!! =)

..."Elen síla lúmenn omentielvo"...
 
Eu acredito em magia mesmo...porem essa é uma questao interessante...por que se gandalf pudia mesmo sair soltando bolas de fogos e raios como os magos de rpg, entao por que ele naum usava esse recurso com mais frequencia? muitas das situaçoes gandalf poderia ter resolvido assim. Uma dica pode estar no livro. La, no trecho que diz que os orcs lançavam bolas de fogo na cidade, diz que os homens naso sabiam da origem, que parecia ser magica. Vou procurar o trecho e posta-lo, mas eu realmente nao acredito em polvora na terra-media.

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
bom, mas talvez eu esteja errado. acabei de ler o trecho so qual eu me referi e 0 transcrevo abaixo:

"...assim que as grandes catapultas foram montadas, em meio muitos gritos e ao rangido de cordas e manivelas, elas começaram a arremessar projeteis a uma altura impressionante, de modo que passavam bem acima do parapeito e caiamcom um baque surdo dentro do primeiro circulo da cidade, muitos deles, POR ALGUMA ARTE SECRETA, EXPLODIAM EM CHAMAS ENQUANTO CAIAM "
Pag 87 do volume 3 "O retorno do rei"

Talvez esta arte secreta seja a polvora. É possivel!!! é uma hipotese bem interessante. Mas se fosse polvora so explodiria ao bater no chao, com o impacto. Mas no trecho, subntende-se que os projeteis explodiam no ar. mas se esses projeteis tivessem um pavio, realmente eles poderiam explodir no ar sem o impacto com o solo. É uma teoria interessante!!!!

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
Pólvora? Hum... Não sei... Acho que tudo tem os dois lados:

Pólvora? Como disse o Silmaril, se fosse pólvora, pq não existiam armas de fogo nas guerras?

O anel de Gandalf? Mas essa teoria ignora a capacidade de Saruman e Sauron terem o mesmo poder.

No ataque dos orcs a Gondor foi usada pólvora ou magia? Como podia ser magia, vido de orcs, mas como podia ser pólvora, já que estourava no ar? Ou mesmo c/ a hipótese do pavio, pq a pólvora não foi melhor explorada, já que fazia um estrago tão grande?

As verdadeiras respostas, acho que só saberíamos se Tolkien estivesse vivo... O que nos restam são as teorias!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo