• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem tinha maior poder geoestratégico nas guerras de Arda?

Quem foi mais geoestratégico na Terra media?


  • Total de votantes
    19
Não acho tão simples comparar os dois, ó Nobre Saitor. Principalmente por Morgoth ter enfrentado a ambos exércitos e por mais tempo.
Também acho extremamente complexo essa comparação. Mas sempre vi Sauron sendo mais inteligente que seu mestre, embora inferior em força. E quem reinou sobre a TM por mais tempo foi Sauron, e não Melkor. Com uma extensão MUITO superior ao reinado de Morgoth, que por muito tempo foi apenas sua fortaleza de Angband.
Após a Guerra da Ira, Sauron enganou Eonwë, e conseguiu fugir da ira dos valar. Durante boa parte da SE, dominou quase toda a TM. Acabou com Eregion, fez os anões de Moria se trancarem, e só não teve um domínio total sobre Lindon pois os Dunedain chegaram. Mas mesmo após sua chegada, Sauron continuou reinando de forma soberana em todo o interior do continente. Apenas Eriador e o litoral estavam ilesos ao Senhor dos Anéis. Isso não foi por pouco tempo, mas sim por centenas de anos, até a chegada do exército de Ar-Pharazôn. E ainda foi o grande responsável pela queda de Númenor.
E já na Terceira Era, após ele se reerguer, tinha tudo para novamente ser senhor da TM. Mesmo após as derrotas nas Batalhas de Minas Tirith e Lórien, ele possuía em seus domínios mais de 60mil orcs, de reserva.
______________
O que eu estou querendo dizer é: Melkor foi o ser mais poderoso que habitou Arda. Por um bom tempo lutou sozinho contra os Valar e triunfou, e mesmo após ir para Angband, ainda tinha como seus servos Balrogs e Dragões. Mas em guerras, Sauron triunfou muito mais que ele. Vide o que Sauron conquistou de terras e por quanto tempo foi senhor destas terras.
Sauron, pelo contrário, teve seus adversários já enfraquecidos, e muito, em comparação aos rivais de seu Mestre, em suas guerras.
Morgoth, após chegar em Angband, só teve uma única vez inimigos superiores aos Dunedain. Na Guerra da Ira, quando foi derrotado. Antes disso, não julgo os noldor superiores aos Dunedain.
Em todos os casos, é preciso comparar isso. A grande mudança que ocorreu foi mesmo o aumento de tecnologia por parte dos Númenoreanos, mas estes não tiveram força ou a oportunidade de enfrentar Sauron com todo seu poder. Diferente de Morgoth, que enfrentou essa força e a eliminou quase por completo, não fossem os Valar.
Enfrentaram em Eriador, e venceram. E quando foram para acabar com Sauron, ele não lutou, pois viu, em sua astúcia, que não tinha como parar o exército de Ar-Pharazôn, exército que só foi derrotado por Eru.
Sauron era astucioso, conseguiu ludibriar os tolos Númenorianos e muitos destes escravizou, até mesmo após sua chegada à Terra-média. Em ambos os casos, é preciso comparar as situações e os feitos. Morgoth enfrentou forças muito maiores que as que Sauron teve a sua frente.
A vantagem do Maia sobre o Ex-Vala, é que ele é mais direto, mais arrojado e menos paciente em seus planos e afins. Morgoth teve vitórias maiores e mais duradouras que seu servo.

Sauron era mais inteligente que Morgoth. Disse isso num tópico antigo, mas que foi excluído, senão colocaria o porquê disso. Sua inteligência o levou a ser senhor de muito mais terras que seu mestre Melkor.
 
Morgoth tinha um poderio gigantesco, mas só. E foi burro em diversas ocasiões, IMO. Relaxou no fim da Primeira Era, após tomar o norte de Beleriand, ao invés de exterminar de vez seus inimigos. Acomodou-se, achando em sua arrogância que era invencível. Sua ruína veio daí, pois o povo do Sirion teve tempo para se organizar, e seu líder Earëndil pôde partir em busca de ajuda. Caso Morgoth tivesse acabado com eles após destruir os portos dos Falas, Earëndil poderia ir a Valinor? Acho que não.

Olha, não foi bem uma relaxada que Morgoth deu. Com a destruição de Gondolin, sua proxima atitude seria atacar os restantes, o silmarillion dizia isso, para assim concretizar seus dominios. Ele só não teve tempo. Mas voce falou q com isso earendil pode ir a Valinor. Bem, Morgoth de fato não previu isso. Mas Sauron tambem não previu a destruição do anel. Em ambos os casos, eles não fizeram nada pois as chances dessas coisas acontecerem eram altamente improvaveis. Ou vc acha provavel um simples elfo atravessar a sombra q os Valar haviam lançado?

Sauron nunca desistiu ou se acomodou em seu trono. E quando viu que não tinha forças para manter seu vasto domínio, pois a força dos Numenorianos era superior a dele, agiu de forma ainda mais inteligente, desistindo de uma batalha para acabar com Númenor pessoalmente. E conseguiu. Fez com que os Dunedain se destruissem sem ele sacrificar um orc apenas.

Sauron não desistiu de uma batalha com Numenor. Ele atacou suas colonias na TM achando que poderia resistir. Ele simplismente não soube ver q tomaria um baile de Numenor. E ele não planejou acabar com Numenor ele mesmo inicialmente. Pois ir com Ar-Pharazon e ficar la decadas, apesar de destruir numenor, iria permitir q os elfos e os homens se reerguessem e se reunissem. Teria sido + inteligente destruir totalmente seus inimigos na TM, destruindo qualquer possibilidade de reerguimento deles, para depois se preocupar com numenor. Ao atacar numenor, ele por consequencia foi tirado de ação na TM para servir a Ar-Pharazon e permitiu ao seus outros inimigos crescerem.(falei numenor pakas, 6 vezes:yep:).

Os exércitos élficos não eram muito mais poderosos do que os Numenoreanos. Ouso dizer exatamente o contrário. Não que ocorra uma substâncial diferença entre ambos, mas os exércitos de Ar-Pharazôn ultrapassava as centenas de milhares de soldados, e não vemos tal efetivo por parte dos noldor. E não estamos falando de meros orcs menores, e sim de Dunedain, descendentes de Tuor, Huor, Melian e Earëndil. Os mais nobres homens que habitaram Arda. Suas armaduras eram de Mitrhil. Utilizavam arcos de aço, com flechas que podiam facilmente ultrapassar uma armadura. Eram peritos em Táticas de Guerra (vide por exemplo a Batalha nos Campos de Lis, nos Contos Inacabados. Lá, táticas de Guerra Dunedain são descritas, assim como suas armaduras e armas). Fora a utilização da pólvora, tecnologia perdida com o fim da Ilha.

Novamente discordo. Numenor possuia um exercito de centenas de milhares, mas eram centenas de milhares de homens. Um elfo possuia maior habilidades no arco e na espada. Alem disso, as espadas elficas eram mais poderosas que as de numenor. E tambem, quando os elfos chegaram na TM, eles derrotaram um exercito de orcs de numero muito maior que o deles em um dia, acho, com facilidade e quase nenhuma perda. Por isso, acho que numa guerra entre os Noldor e Numenor, ambos se equivaleriam.
 
Raciocinando um pouco sobre a obra, fiquei com a impressão de que Morgoroth era o exato oposto da ordem e da organização, ele parecia apenas um ser extremamente poderoso que lutava causando medo em seus inimigos e atacando-os somente quando eles estivessem enfraquecidos.

Já Sauron parece-se um pouco mais com um verdadeiro ditador, ele utilizou-se de estratégia para dominar diversos territórios e aniquilar inimigos sem utilizar-se apenas do terror como seu mestre fazia. Sauron foi engenhoso o bastante para levar Númenor à sua queda sem que os próprios númenoreanos percebessem e com um poder muitas vezes menor que seu mestre, quase dominou a Terra-Média.

Não que eu tire o crédito de Melkor por ter derrotado os grandes exércitos de Elfos e Homens em Beleriand, mas quando se trata de estratégia militar Sauron é sem dúvida, superior
 
Anwel disse:
Mas Ar-Pharazôn não tinha balrogs e dragões para combater. Os númenorianos eram, sem dúvida, muito poderosos como nação, mas acho que os eldar eram mais, mesmo assim.

Isso não é demérito. Sorte deles que seus ancestrais, Edain, ajudaram os Vanyar e o exército dos Valar na Guerra da Ira, coisa que os Noldor de Beleriand não fizeram.

Em altura e porte físico, os Dunedain tinham a mesma altura, ou quem sabe até mais do que os Noldor. Possuíam mais tecnologia e maior efetivo militar. Tanto é que existe a história de que os Dunedain massacraram Tol-Eressëa antes de desembarcar em Valinor. Li isso aqui na Valinor, não lembro o post, parece que está nos HoME. Mas não tenho certeza, tenho de achar a fonte.

Só lembrarmos dos Arcos de Aço de Númenor. Noldor usavam arcos de madeira.

Não quis diminuir os Dúnedain, mas sim engrandecer os Noldor.
Compara-los para mim é um anacronismo.

Númenor era uma ilha isolada, e, por isso mesmo, não tinha inimigos perto. Os Noldor conviviam com o terror de Morgoth diariamente (Turgon não representa todo seu povo, antes que você comente algo). Óbvio que o exército Númenoriano era mais numeroso, além de não perderem homens em constantes guerras e saques por inimigos, estamos falando de humanos! Humanos se reproduzem muito mais rapidamente que elfos.

Por mais que a tecnologia pudesse ser em geral superior (afinal, vendo casos isolados, não acho que as espadas famosas dos Noldor eram inferior às dos Dúnedain), o povo Noldor com certeza era mais resistente.

Os Númenorianos não precisaram encaram uma Helcaxarë pra chegar até seus inimigos. Se tivessem, duvido que o efeito militar fosse superior a 1000 homens.
 
Olha, não foi bem uma relaxada que Morgoth deu. Com a destruição de Gondolin, sua proxima atitude seria atacar os restantes, o silmarillion dizia isso, para assim concretizar seus dominios. Ele só não teve tempo. Mas voce falou q com isso earendil pode ir a Valinor. Bem, Morgoth de fato não previu isso. Mas Sauron tambem não previu a destruição do anel. Em ambos os casos, eles não fizeram nada pois as chances dessas coisas acontecerem eram altamente improvaveis. Ou vc acha provavel um simples elfo atravessar a sombra q os Valar haviam lançado?

Acomodou-se sim. Veja um trecho do Silmarilion:

Silmarilion[B disse:
]Morgoth, porém, acreditou que sua vitória estivesse completa, fazendo pouco caso dos filhos de Fëanor e de seu Juramento, que nunca o haviam atingido e sempre acabavam resultando em maior proveito seu[/B]. E, em seu pensamento sinistro, ele riu, sem lamentar a Silmaril que havia perdido, pois com ela, a seu ver, os últimos vestígios do povo dos eldar deveriam desaparecer da Terra-média e não mais perturbá-lo. Se sabia das moradas junto às águas do Sirion, não deu sinal, esperando sua hora e contando com os resultados do Juramento e da mentira. Contudo, às margens do Sirion e do Mar foi crescendo um povo élfico, o que sobrara de Doriath e Gondolin. E, de Balar; os marinheiros de Círdan vieram unir-se a eles, e eles se acostumaram às ondas e à construção de barcos, sempre morando perto das costas de Arvernien, sob a proteção da mão de Ulmo

Ele não estava nem aí para o povo que se formava junto as margens do Sirion, ao sul de Beleriand. Ele tinha exército suficiente para acabar com os Noldor, Sindar e Edain ao mesmo tempo, ao sul. Mas prefiriu esperar, e deixar os elfos se matarem sozinhos (e quase que aconteceu isso mesmo, quando os Filhos de Fëanor atacaram o povo do Sirion em busca da Silmaril).

A derrota de Melkor veio daí. Ele esperou demais, deixou os povos livres se reorganizarem. Deixou Earëndil crescer.

Sauron não desistiu de uma batalha com Numenor. Ele atacou suas colonias na TM achando que poderia resistir. Ele simplismente não soube ver q tomaria um baile de Numenor. E ele não planejou acabar com Numenor ele mesmo inicialmente. Pois ir com Ar-Pharazon e ficar la decadas, apesar de destruir numenor, iria permitir q os elfos e os homens se reerguessem e se reunissem. Teria sido + inteligente destruir totalmente seus inimigos na TM, destruindo qualquer possibilidade de reerguimento deles, para depois se preocupar com numenor. Ao atacar numenor, ele por consequencia foi tirado de ação na TM para servir a Ar-Pharazon e permitiu ao seus outros inimigos crescerem.(falei numenor pakas, 6 vezes ).

Ele sabia desde o início o que iria fazer. Veja mais um trecho do Silma:

Silmarilion disse:
E Sauron era astucioso, bem treinado para conquistar o que quisesse pela sutileza quando a força pudesse não lhe ser útil. Humilhou-se, portanto, diante de Ar-Pharazôn e controlou sua língua ferina. E os homens ficaram admirados, pois tudo o que ele disse parecia justo e prudente.
Ar-Pharazôn, porém, não se deixou enganar. E lhe ocorreu que, para melhor vigiar Sauron e controlar seus votos de lealdade, ele deveria ser levado para Númenor, para lá permanecer como refém de si mesmo e de todos os seus servos na Terra-média. Sauron consentiu nessa idéia como que a contragosto, embora em seu íntimo a acolhesse com alegria, pois ela de fato se harmonizava com seus desejos. E Sauron atravessou o Mar e contemplou a terra de Númenor e a cidade de Armenelos nos dias de sua glória, e ficou estarrecido. Mas no fundo de seu coração, encheu-se ainda mais de inveja e ódio.

Sauron, em sua inteligência, percebeu que poderia facilmente acabar com Númenor, apenas com sua sutileza, usando o orgulho dos Dunedain contra eles. Em menos de três anos, ele já tinha se tornado íntimo de Ar-Pharazôn.

Não seria mais inteligente destruir os homens/elfos da TM, pois Sauron sabia que não podia com o exército de Númenor.

Novamente discordo. Numenor possuia um exercito de centenas de milhares, mas eram centenas de milhares de homens. Um elfo possuia maior habilidades no arco e na espada. Alem disso, as espadas elficas eram mais poderosas que as de numenor. E tambem, quando os elfos chegaram na TM, eles derrotaram um exercito de orcs de numero muito maior que o deles em um dia, acho, com facilidade e quase nenhuma perda. Por isso, acho que numa guerra entre os Noldor e Numenor, ambos se equivaleriam.

Em textos do HoME (não tenho aqui, sorry), diz-se que o exército de Ar-Pharazôn, enquanto navegava em direção a Valinor, massacrou os elfos de Tol-Eressëa, em Kortirion. Mas isso não é dito no Silma.

E já disse e volta a frisar: Os arcos de Númenor eram mais poderosos que os élficos. E suas espadas eram no mínimo equivalentes. Armaduras Numenoreanaa aguentam flechas, de modo delas se tornarem inúteis contra Dunedain. Vide o Desastre nos Campos de Lis, nos Contos Inacabados. Ali é descrita uma batalha entre soldados de Gondor, mas descendentes de Númenor.

A grande questão é que os Noldor sempre são mais "queridos" de todos, por termos várias descrições, histórias e batalhas deles. Enquanto de Númenor, Tolkien faz uma narrativa mais breve. Agora, a glória de Númenor é única entre todos os reinos fora de Valinor, isso é dito no Silma, veja:

Silmarilion disse:
Assim, Ar-Pharazôn, Rei da Terra da Estrela, chegou a ser o tirano mais poderoso que já havia existido no mundo desde o reino de Morgoth, embora de fato Sauron tudo governasse por trás do trono.

Logicamente isso pode ser interpretado de várias maneiras. Mas lendo esse trecho, e o contexto que o envolve, eu noto dois pontos muito interessantes:

1-Ar-Pharazôn foi rei de um reino mais poderoso do que qualquer reino dos eldar;

2-Sauron comandava isso, sem ter mais poder, apenas inteligência.

Raciocinando um pouco sobre a obra, fiquei com a impressão de que Morgoroth era o exato oposto da ordem e da organização, ele parecia apenas um ser extremamente poderoso que lutava causando medo em seus inimigos e atacando-os somente quando eles estivessem enfraquecidos.
Já Sauron parece-se um pouco mais com um verdadeiro ditador, ele utilizou-se de estratégia para dominar diversos territórios e aniquilar inimigos sem utilizar-se apenas do terror como seu mestre fazia. Sauron foi engenhoso o bastante para levar Númenor à sua queda sem que os próprios númenoreanos percebessem e com um poder muitas vezes menor que seu mestre, quase dominou a Terra-Média.
Não que eu tire o crédito de Melkor por ter derrotado os grandes exércitos de Elfos e Homens em Beleriand, mas quando se trata de estratégia militar Sauron é sem dúvida, superior

:clap:

Não quis diminuir os Dúnedain, mas sim engrandecer os Noldor.
Compara-los para mim é um anacronismo.
Númenor era uma ilha isolada, e, por isso mesmo, não tinha inimigos perto. Os Noldor conviviam com o terror de Morgoth diariamente (Turgon não representa todo seu povo, antes que você comente algo). Óbvio que o exército Númenoriano era mais numeroso, além de não perderem homens em constantes guerras e saques por inimigos, estamos falando de humanos! Humanos se reproduzem muito mais rapidamente que elfos.
Por mais que a tecnologia pudesse ser em geral superior (afinal, vendo casos isolados, não acho que as espadas famosas dos Noldor eram inferior às dos Dúnedain), o povo Noldor com certeza era mais resistente.
Os Númenorianos não precisaram encaram uma Helcaxarë pra chegar até seus inimigos. Se tivessem, duvido que o efeito militar fosse superior a 1000 homens.

-Não temos com supôr isso.Não temos como saber que os Dunedain conseguiriam atravessar a Helcaxarë, pois nunca nem passaram perto dela.

Apenas podemos comparar informações que temos de fato. Por exemplo: A altura de Dunedain e Noldor, que era praticamente a mesma. A altura média dos Dunedain era por volta de 1,90m, e dos Noldor ficava na casa dos 1,85 (MÉDIA). Temos alguns exageros, como Elendil, que tinha 2,40m. :lol:. Eles mostram um empate na parte física.

E a questão da reprodução é furada. Elfos podem esperar por 10000 anos que terão soldados com dez mil anos de experiência em Guerras. Homens não duram mais do que algumas décadas. O fato de homens se reproduzirem mais é apenas como uma compensação por morrerem, ao passo de que elfos são imortais.

O que sei é: Os noldor da Segunda Era suplicaram por ajuda de Númenor. Quando Númenor os ajudou, nem era o auge do reino da Estrela, mas já se mostraram muito superior a qualquer povo da TM naquela época. Sei que ali, muitos dos noldor já tinham partido da TM em direção a Tol-Eressëa, ainda no fim da Primeira Era. Mas Gil-Galad foi elfo-rei muito poderoso para os padrões élficos. No entanto, não chegou perto do explendor de Númenor.

geograficamente falando sauron tinha uma vantagem maior para dominar a terra media do que morgoth

Exatamente. Esse é o verdadeiro questionamento do tópico. Sauron tinha terras, tinha um poder geografico muito mais forte que Melkor e Angband. Mordor e adjascentes formavam para Sauron muito mais que uma fortaleza. Era um "reino", muito bem protegido por montanhas, onde do lado de dentro poderia se preparar para guerras tranquilamente. Podia lançar ataques em vários pontos do Anduin, seja a norte ou a oeste...e recebia reforços dos orientais e sulistas via Nurn.
 
o poder geoestratégico se baseia principalmente em poder bélico,como no caso da URSS que detinha de um poderio bélico superior que os EUA e msm assim "perdeu" a guerra fria e,sucesso não é sinonimo de poder geoestatégico,então,na minha opiião,morgoth ganha nesse quisito em disparada,pois em sua época ela detinha o poder sobre balrogs,dragões e orcs ressem criados que não tinha ainda aquela ressentimento e medo ao seu mestre como na época de sauron,ou seja,eles eram mais predestinados a luta!!
 
-Não temos com supôr isso.Não temos como saber que os Dunedain conseguiriam atravessar a Helcaxarë, pois nunca nem passaram perto dela.

Apenas podemos comparar informações que temos de fato. Por exemplo: A altura de Dunedain e Noldor, que era praticamente a mesma. A altura média dos Dunedain era por volta de 1,90m, e dos Noldor ficava na casa dos 1,85 (MÉDIA). Temos alguns exageros, como Elendil, que tinha 2,40m. :lol:. Eles mostram um empate na parte física.

E a questão da reprodução é furada. Elfos podem esperar por 10000 anos que terão soldados com dez mil anos de experiência em Guerras. Homens não duram mais do que algumas décadas. O fato de homens se reproduzirem mais é apenas como uma compensação por morrerem, ao passo de que elfos são imortais.

O que sei é: Os noldor da Segunda Era suplicaram por ajuda de Númenor. Quando Númenor os ajudou, nem era o auge do reino da Estrela, mas já se mostraram muito superior a qualquer povo da TM naquela época. Sei que ali, muitos dos noldor já tinham partido da TM em direção a Tol-Eressëa, ainda no fim da Primeira Era. Mas Gil-Galad foi elfo-rei muito poderoso para os padrões élficos. No entanto, não chegou perto do explendor de Númenor.

Sim, temos como supor coisas sem ter citação direta, usando as informações que temos.

Os noldor são imortais, diferentemente dos humanos. A região de Helcaxarë tinha um frio absurdo, que, somado a todas as dificuldades (falta de alimento, fagida na travessia...) é capaz de matar até aqueles que não morrem por causas naturais.

Se isso pode matar elfos, podemos sim supor qual seria o efeito nos Númenorianos. Preciso lembrar do que Arvedui sofreu em Forochel (mesmo com a ajuda dos ietis) ou da diferença de humor de Legolas e Boromir/Aragorn em Caradhas?

Porém apesar de ter dito que podemos induzir coisas com as informações que tenho, você fala de algo que me é estranho Neithan. A altura corresponde a uma representação da capacidade física dos edain? Não duvido que você tenha algum texto ou citação te embasando, mas se você puder compartilha-lo comigo ficaria grato, porque pra mim não faz sentido essa analogia que você fala.

E não acho que a questão da reprodução humana é irrelevante. Muito pelo contrário, acho central pra entender a disparidade entre os reinos élficos e humanos com o passar do tempo na TM.

"Os noldor da 2a era". Você tá falando dos poucos remanescentes que se enclausuravam em Lindon, nos Portos Cinzentos e nos redutos de Valfenda e Lórien?

Se sua comparação é entre Númenor e os noldor da 2a Era, já jogo a toalha.

Porém, se não for, gostaria de lembra-lo que Elendil com certeza é mais alto que Fëanor, e duvido que você diga que aquele era mais poderoso que este :D
 
Sim, temos como supor coisas sem ter citação direta, usando as informações que temos.

Os noldor são imortais, diferentemente dos humanos. A região de Helcaxarë tinha um frio absurdo, que, somado a todas as dificuldades (falta de alimento, fagida na travessia...) é capaz de matar até aqueles que não morrem por causas naturais.

Se isso pode matar elfos, podemos sim supor qual seria o efeito nos Númenorianos. Preciso lembrar do que Arvedui sofreu em Forochel (mesmo com a ajuda dos ietis) ou da diferença de humor de Legolas e Boromir/Aragorn em Caradhas?

Bom argumento. Inclusive posso até concordar que eldar sejam mais resistentes, mas não mais fortes. Existe uma diferença entre resistência e força, que acho importante ressaltar.

Porém apesar de ter dito que podemos induzir coisas com as informações que tenho, você fala de algo que me é estranho Neithan. A altura corresponde a uma representação da capacidade física dos edain? Não duvido que você tenha algum texto ou citação te embasando, mas se você puder compartilha-lo comigo ficaria grato, porque pra mim não faz sentido essa analogia que você fala.

Na verdade, em toda a Obra de Tolkien vemos a altura sendo relacionada a poder, a majestade. Vemos por exemplo a diferença entre Dunedain e os homens "Menores", como os Rohirim.

Os Dunedain/Edain são mais fortes e mais altos que elfos. Veja um artigo daqui da valinor dizendo isso:

Artigo Valinor disse:
Os Altos Homens, ou "Edain", tendem a ser mesmo mais altos que os Elfos. Homens atingem de 1,80 m a 2,10 m de altura. Também possuem ossos mais fortes e são fisicamente mais fortes, embora menos ágeis, que os Primogênitos. Seus cabelos são marrom-escuro ou preto-carvão, e seus olhos azuis, cinzentos ou negros. Dunedain tendem a ter boa-aparência e quase sempre estão bem barbeados.

Homens Comuns são menores. Homens atingem de 1,65 m a 1,90 m, mulheres de 1,50 m a 1,70 m. Seus cabelos e olhos possuem todas as possíveis variações (embora os cabelos negros-caravão como o dos Altos Homens seja raro). Possuem uma aprência menos nobre que os Altos Homens, e os homens geralmente possuem barba ou bigode.

Fonte: Homens(Hildor)

Existem tópicos na Valinor sobre debates acerca de quem é superior, Elfos ou homens. Veja alguns que me recordo:

Elfos, Superiores?
Capacidade númenoreana e élfica
Os NUMENOREANOS superam os elfos?

NOTAS:
- Eu fico extremamente envergonhado vendo meus antigos posts;
- Nestes tópicos podemos ver Aldamar, Aracano..outras figurinhas que postavam muito bem, mas que sumiram.


Acho melhor, caso vamos expandir essa discussão sobre Numenor X Noldor, postarmos nestes tópicos. Agora é sobre Melkor X Sauron (no quesito geoestratégico, não força)

E não acho que a questão da reprodução humana é irrelevante. Muito pelo contrário, acho central pra entender a disparidade entre os reinos élficos e humanos com o passar do tempo na TM.

Mas devemos nos lembrar o que Húrin diz a Turgon, sobre que os eldar podem esperar por batalhas por milhares de anos. Já imaginou um reino com um exército permanente de fato? Que seja sempre os mesmos soldados?

"Os noldor da 2a era". Você tá falando dos poucos remanescentes que se enclausuravam em Lindon, nos Portos Cinzentos e nos redutos de Valfenda e Lórien?

Não, na verdade digo de Eregion, reino dos noldor na segunda era.

-Valfenda foi fundada apenas como um pequeno refúgio, que foi sitiado por Sauron. Aliás, refúgio salvo pelos Dunedain.
-Lórien era um reino de elfos sindar/silvestres. Que eu me lembre, apenas Galadriel era noldo em Lórien. O restante eram elfos "menores", elfos cinzentos.
-Lindon sim, era uma mistura de noldor e sindar.

Se sua comparação é entre Númenor e os noldor da 2a Era, já jogo a toalha.

Dá para comparar com os noldor da primeira era. Mas aí é o que disse: vamos para outro tópico. Embora eu duvide que Gondolin e Nargothrond façam frente as cidades e fortalezas de Númenor e suas colônias na TM, como Pelargir, Umbar e outras tantas pouco citadas. :mrgreen:

Porém, se não for, gostaria de lembra-lo que Elendil com certeza é mais alto que Fëanor, e duvido que você diga que aquele era mais poderoso que este :D

Aí entramos numa boa discussão. Fëanor foi mais poderoso, mas Elendil foi protagonista na Queda de Sauron.

_________________

Enfim, essa discussão fugiu bastante do tema. Mas foi legal para expôr os dois inimigos de Sauron e Melkor de forma mais detalhada.

Sobre o lado militar/estratégico de Sauron e Melkor, todos sabemos que Sauron ganha. :mrgreen:
 
Númenor era uma ilha isolada, e, por isso mesmo, não tinha inimigos perto. Os Noldor conviviam com o terror de Morgoth diariamente (Turgon não representa todo seu povo, antes que você comente algo). Óbvio que o exército Númenoriano era mais numeroso, além de não perderem homens em constantes guerras e saques por inimigos, estamos falando de humanos! Humanos se reproduzem muito mais rapidamente que elfos.

Além de ter sido o maior força bélica que já existiu em Arda Anwel, é importante ressaltar que no Silmarillion diz que as forças de Númenor foram as maiores e mais poderosas que já existiu. Não me lembro muito bem mas dizem que até Manwe não poderia contra eles e somente pela intervenção de Eru Iluvatar é que os númenorianos seriam derrotados de verdade.
 
Sauron, não há como negar.

Os fatos mostram a verdade. Como prova o próprio tempo, onde Sauron perdurou por duas Eras do Sol, o que deu mais de 6 mil anos de atuação. O domínio de Melkor, a partir da contagem de tempo na Era do Sol perdurou por pouco mais de 500 anos.

O poder de Melkor, como um Senhor do Escuro, seus exércitos eram grandemente superior aos de Sauron na Segunda e Terceira Era.
Mas Sauron era um estrategista, não é a toa que foi designado como o grande arauto de Melkor e o segundo na sucessão ao domínio das trevas. Melkor era em alguns casos mais indeciso que Sauron.

Se analisarmos também o mapa da Terra media, é notório que a abrangência de Sauron foi maior que a de Melkor. Só não vê quem não quer.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo