• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem tem medo de Machado de Assis?

Eu fui obrigado a ler o Machado no ensino fundamental. Fiquei traumatizado e demorei muitos anos para me recuperar. Felizmente, chegou o dia em que peguei os livros do Machado outra vez e descobri um grande escritor. Mas sem dúvida há algo de errado na forma como ele é enfiado goela abaixo de leitores mirins. Eu acho que na escola deve-se incentivar o gosto pela leitura, e não forçar os alunos a gostar deste ou daquele autor. Portanto, deixem a garotada ler o que bem entender, desde que leiam.
 
[FONT=Garamond disse:
Quase todo mundo conhece aquela velha história do temor que alguns estudantes têm de Machado de Assis. Essa animosidade ao meu querido "Bruxo do Cosme Velho" deve-se ao fato de que os alunos do Ensino Médio são obrigados a ler autores, como o Machado, que desde cedo são tratados como literatura difícil e pesada, e só. É claro que após um terrorismo deses muitos sentiram desânimo ao lê-lo e até mesmo o odiarão; só enxergarão o lado difícil de sua escrita. Não conhecerão as maravilhas da literatura machadiana, com seu delicioso pessimismo, sua linguagem irônica e refinada, seu desvelo da hipocrisia e das misérias humanas, suas digressões que são verdadeiras súmulas da nossa literatura. Eu me apaixonei por Machado porque li por vontade própria, por um interesse crescente suscitado por alguns bem-humorados e instigantes comentários que li e ouvi sobre ele. É assim que se incita o futuro leitor: comentando o melhor dos autores e até mesmo "proibindo" a leitura de algumas obras. Compreender - ou interpretar - a parte densa vai ser um desafio saboroso e enriquecedor para ele. E agora, eu queria saber: alguém aqui tomou ódio ou paixão por Machado pelos motivos supracitados (ou por outros)?[/FONT].

Fantástico, concordo em gênero, número e grau, tudo que se faz forçado acaba não sendo uma experiência muito agrdável, eu acho o Machado absolutamente um dos melhores escritores que eu já tive oportunidade de ler, ele é enigmático e sarcástico, seus livros despertam em nós questões que não conseguimos responder e apenas criar hipóteses...
A narrativa é excelente quando ele para a estória para nos explicar algo, é como se alguém tivesse te contando algo e derrepente te puchasse para um cantinho da sala para comentar algo mais sério, além do mas seus personagens são seres humanos cheio de defeitos, assim como nós, que são capazes de mentir, trair, fingir e muitas outras coisas também não muito dignas, ler Machado é enxergar o mundo e as pessoas tal como são, e como as pessoas são complexas, que vivem em extremos sentimentais, guardam segredos e nos omitem coisas é assim que vemos e interpretamos sua obra...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo