• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

quem seria ungoliant?

Ungoliant, a aranha-mestra.
Reli o Silmarillion a pouco tempo, e lembro que Ungoliant realmente tem prole, assim como Melian. Porém não me lembro de nenhuma parte do texto que diga que Melian foi a única.
Não que eu esteja duvidando, porém, você já verificou se ele realmente diz isso, Célio?
E se ela não é uma maia, o que ela é afinal?
 
Essas aí da Terceira Era eram só descendentes dela , algumas eram filhas da própria Shelob. Shelob foi a "derradeira filha de Ungoliant a assolar o Mundo infeliz" ou algo assim.

Verdade! Confundi prole com descendência. Há uma carta que Tolkien diz que Shelob é tão antiga quanto Galadriel.

como imaginei meu caro Ilmarinen, mais desculpa minha curiosidade, quem seria shelob? :mrgreen:

Ikke, Shelob é Laracna. Shelob é o termo original (inglês). =]
 
Verdade! Confundi prole com descendência. Há uma carta que Tolkien diz que Shelob é tão antiga quanto Galadriel.



Ikke, Shelob é Laracna. Shelob é o termo original (inglês). =]

ah,sim perdo-me minha desatualização:osigh:
e obrigado pela informação
 
Ungoliant, a aranha-mestra.
Reli o Silmarillion a pouco tempo, e lembro que Ungoliant realmente tem prole, assim como Melian. Porém não me lembro de nenhuma parte do texto que diga que Melian foi a única.
Não que eu esteja duvidando, porém, você já verificou se ele realmente diz isso, Célio?
E se ela não é uma maia, o que ela é afinal?

Confira os locais onde Tolkien disse isso nesse post meu aí

O que ela era?Mais provavelmente encarnação avatar da Noite Primeva

Resposta detalhada sobre o que isso significava e por quê aí:

Ungoliant, dualismo e livre-arbítrio nos Mitos de Tolkien

Também disponível no site da Valinor e/ou na Duvendor:

http://www.valinor.com.br/9080

Sobre Ungoliant, o Dualismo e o Livre Arbítrio
 
Última edição:
Bom, como o Ilmarinen já disse tudo, só tenho uns comentários a fazer.

Primeiro, no post que o Ilmarinen linkou, ele diz que Tolkien pode terse esquecido de Ungoliant. Não discordo, mas só vou ressaltar aqui que é muito improvável que Tolkien tenha se esquecido dela três vezes!

Segundo, não acho que Ungoliant pertença a qualquer espécie. Não devemos ficar tentando encaixar os seres que aparecem na obra de Tolkien em uma espécie específica. Há seres únicos, que não tem espécie.
 
Não devemos ficar tentando encaixar os seres que aparecem na obra de Tolkien em uma espécie específica. Há seres únicos, que não tem espécie.

Como Tom Bombadil.

Esse negócio de encerrar discussão colocando links é chato... "estraga" tópicos que podiam render muitas boas discussões.
 
Estraga ou evita flame wars intermináveis enquanto as pessoas saem discutindo por causa de coisa que já foi falada, mastigada e discutida N vezes antes, Gui. Esses tópicos já renderam excelentes discussões e nem sempre compensa pra membros de um fórum ver a mesma coisa discutida, começando do zero outra vez.É interesse de todo mundo que já debateu antes que haja uma evolução da informação e uma incorporação de novos dados, fazendo um inventário do que já se sabe e do que não se sabe.

Se você quer levar a conversa adiante, leia o material que outras pessoas já elaboraram pra que o debate progrida, avance, ao invés de ficar no mesmo ponto. É maçante quando, por exemplo, em TODA discussão onde Tom Bombadil é citado as pessoas TODA hora acabem fazendo as MESMAS citações, vezes sem conta, pra desmentir a idéia, que sempre aparece, de que Tom Bombadil era Eru Ilúvatar quando o próprio Tolkien já disse que não era.

Eu postei os links porque perguntaram pro Célio onde é que estava a evidência de que Melian era a única Ainu que tinha tido prole com encarnados cujo nome é conhecido dos Eldar, se eu fosse repetir as MESMAS mensagens já postadas por mim aqui iria ficar tornando inútil todo o trabalho que eu e outros tantos tivemos pra discutir os mesmos tópicos meses atrás.

Toda vez que alguém fizer uma afirmação remetendo a essas evidências haverá necessidade de explicar porque senão começam a aparecer as acusações de achismo, chutes, palpites e falsificações/lenda urbana.

Se aqui fosse um fórum onde tópicos são periodicamente deletados seria diferente, mas, quando existe um sistema backup elaborado para sua preservação e uma ferramenta de busca seria até um desrespeito não usar. Existe um motivo pra regra de não se criar tópicos com temas repetidos e um desses motivos é evitar a linkagem pra tópicos pré-existentes por motivos de economia de tempo e espaço como foi feito agora.Também existe motivos pra que todo forum moderno inclua o recurso de linkar a mensagem especifica em um tópico: permitir leitura rápida e absorção melhor de informação pra que as coisas avancem no lugar de dar pra trás.

Ninguém tem paciência de ficar vendo os mesmos argumentos serem regurgitados pra qualquer novo grupo de leitores toda vez que um assunto sai. É por isso mesmo que são feitas FAQs. Em alguns assuntos menos polêmicos até vale a pena deixar a coisa prosseguir, mas em coisas como Tom Bombadil , asas de Balrogs e Ungoliant chega a ser sacanagem pq, sem botar os links, privamos os leitores novatos de conversarem conosco, fãs mais velhos, em igualdade de condições já que muita da informação não está disponível em textos publicados sob a forma de livro no Brasil.

Pode estar seguro que por detrás de cada link pra texto ou conversa está subjacente um monte de discussões e pontos de vista interessantes discutdos por pessoas que, muitas vezes, já fizeram AS MESMAS indagações que vc tem, pessoas que, inclusive, podem até mesmo ser contactadas para novas amizades e que, de repente, como era o meu caso na discussão sobre a altura dos Balrogs e Morgoth, até pensam de maneira mais parecida com a sua e tiveram que basicamente repetir coisa falada há oito anos atrás.

Grato por poder esclarecer.
 
Última edição:
Confira os locais onde Tolkien disse isso nesse post meu aí

O que ela era?Mais provavelmente encarnação avatar da Noite Primeva

Resposta detalhada sobre o que isso significava e por quê aí:

Ungoliant, dualismo e livre-arbítrio nos Mitos de Tolkien

Também disponível no site da Valinor e/ou na Duvendor:

http://www.valinor.com.br/9080

Sobre Ungoliant, o Dualismo e o Livre Arbítrio

Grato pela resposta.
Estou lendo os textos e entendendo um pouco mais sobre ela.

Mesmo não 'tendo' que classificá-la ou encaixa-la em uma das raças seria interessante saber de que raça ela mais se aproxima ou se é um 'caso perdido' como o de Tom Bombadil, o qual só Tolkien - ou nem o mesmo - sabia.

[]'s
 
Linda essa ilustração. Existe algum tópico no fórum com uma capitulação de diversas ilustrações feitas sob influência de Tolkien?
 
Morgoth fala...

Ótima imagem da Ungoliant... um "pouco" exagerada, isso é verdade, mas justamente por isso consegue passar um pouco do porquê o próprio Melkor tremeu na base :D

Sobre o seu ensaio, Ilmarien, eu ainda estou em processo de terminá-lo... não esqueci dele e já tenho alguns comentários pra fazer e com isso incentivar novas discussões... :joy:
 
Creio que a Ungolient vivia em forma de aranha por sua livre escolha, acho que ela poderia mudar de forma, pois ela veio da mesma miscigenação de Sauron.
 
Creio que a Ungolient vivia em forma de aranha por sua livre escolha, acho que ela poderia mudar de forma, pois ela veio da mesma miscigenação de Sauron.
Essa também é a minha opinião, Rodrigo. É dito que ela assumiu a forma de uma aranha, sugerindo que ela poderia assumir outras formas.

É dito, no escrito Gnomish Lexicon o seguinte:
[/FONT] <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8"><meta name="ProgId" content="Word.Document"><meta name="Generator" content="Microsoft Word 11"><meta name="Originator" content="Microsoft Word 11"><link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CElisei%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><style> <!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Arial Unicode MS"; panose-1:2 11 6 4 2 2 2 2 2 4; mso-font-alt:Arial; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:3 0 0 0 1 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; text-align:justify; text-indent:14.2pt; mso-pagination:none; mso-layout-grid-align:none; text-autospace:none; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:RU; mso-fareast-language:RU;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> </style><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]-->[FONT=&quot]Muru[/FONT][FONT=&quot] a name of the Primeval Night. personified as Gwerlum, or Gungliont.


Numa tradução minha:

Muru um nome da Noite Primeva personificada como Gwerlum, ou Gungliont.

Gwerlum e Gungliont são nomes antigos de Ungoliant. O significado exato de "Noite Primeva" é bem obscuro.

Podemos ver a partir desse trecho que Ungoliant era um espírito primordial, mas não uma Ainu. O trecho dá a entender, a meu ver, que Ungoliant poderia ter assumido outras formas. A forma de aranha não era a forma "principal", "primordial", desse espírito: era apenas uma forma da Noite Primeva se apresentar.


[/FONT]
 
Última edição:
Essa também é a minha opinião, Rodrigo. É dito que ela assumiu a forma de uma aranha, sugerindo que ela poderia assumir outras formas.

É dito, no escrito Gnomish Lexicon o seguinte:
[/SIZE][/FONT]

Numa tradução minha:



Gwerlum e Gungliont são nomes antigos de Ungoliant. O significado exato de "Noite Primeva" é bem obscuro.

Podemos ver a partir desse trecho que Ungoliant era um espírito primordial, mas não uma Ainu. O trecho dá a entender, a meu ver, que Ungoliant poderia ter assumido outras formas. A forma de aranha não era a forma "principal", "primordial", desse espírito: era apenas uma forma da Noite Primeva se apresentar.


[/FONT]

Sim tbm lembrei deste trecho que dá a enterder que ela não erá uma Ainu e seu espírito poderia ter várias formas.
 
E a obra-prima de Tolkien no quesito meter medo fica ainda mais assustadora... Pois é, mudei de ideia após ler os textos do blog. Podemos dizer então que ele seria uma espécie de "corporificação" da revolta que o nada sentiu diante da criação. Assim sendo, ela seria muito pior do que Melkor e muito mais poderosa do que ele. Interessante... Vou refletir mais sobre o assunto.
 
Última edição:
Lembro vagamente de ter lido anos atrás em um livro da Super interessante especial sobre Senhor dos Anéis (muuuitos anos atrás) que Ungoliant, "procriou com outras criaturas menores em forma de aranha".

Também lembro que a Laracna (ou a Ungoliant?) ficou grávida (?) e tinha tanta fome que comeu a si própria (!). Mas devo estar enganada. Faz muito tempo que li..
 
Comenta-se por aí que existem pistas indicando a filiação de Laracna para com Ungoliant. os posts do Ilmarinen acima são muito indicados para responder isso. O lugar que Laracna habitava se chamava Cirith Ungol (seria reminiscente de Ungoliant?). No Silma Beren enfrenta vários terrores em uma região próxima àquela onde Ungoliant havia sido vista pela última vez após atacar Morgoth. Já depois da guerra dos poderes alguns seres malignos e poderosos fugiram para as terras do leste como o Balrog de Moria. A aparição de Sauron tendia a coincidir com a de monstros antigos iguais ao guardião tentacular do portão de Moria o qual Gandalf especula que existem seres brutais antigos escondidos em lugares profundos do mundo.
 
Última edição:
Os textos deixam claro que Tolkien flertou levemente com o dualismo, algo como: "No início, havia apenas os dois deuses, Eru e Ungoliant. Eru sentia-se só, Ungoliant, que apenas tolerava a existência de Eru, bastava-se a si mesma (parece o casamento de um amigo meu hehehehe...). Eru criou companheiros para si, Ungoliant odiou as criações de Eru..." e por aí vai.

Interessantíssimo detalhe sobre a gênese da mitologia Tolkieniana.

PS: Melkor era um porralouca, mesmo!!!!
 
Última edição:
Lembro vagamente de ter lido anos atrás em um livro da Super interessante especial sobre Senhor dos Anéis (muuuitos anos atrás) que Ungoliant, "procriou com outras criaturas menores em forma de aranha".

Também lembro que a Laracna (ou a Ungoliant?) ficou grávida (?) e tinha tanta fome que comeu a si própria (!). Mas devo estar enganada. Faz muito tempo que li..
ungoliant teve destino incerto depois dos balrogs impedirem-na de devorar morgoth. de acordo com rumores explicitados no silmarillion, ela se devorou dada a fome insaciável que sentia. lógico, só depois de se reproduzir (shelob, traduzida como laracna, é uma das suas crias)
 
Ungoliant não foi morta por melkor? o.0 pensei que ela tivesse morrido. Poxa ela bem que não podia ter se devorado daria uma bela historia pra quarta era. Imaginem se o inimigo do New Shadow fosse Ungoliat a historia não seria tão chata assim. Porque do jeito que vcs falam dela parece que ela é a devoradora do mundo. O figurinha sinistra bem mais sinistra que Melkor e Sauron juntos.
Obs: Não li a parte sobre a Ungoliant no Silmarilion.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo