• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem seria o próximo???

Menello

Usuário
Frodo parte de Valfenda com 8 companheiros, rumo a Mordor. No caminho, muita coisa acontece, um morre, ou é tentado pelo anel... Eis que em certo momento, Frodo decide carregar o fardo sozinho. Puxa toda a responsabilidade para si, e parte para Mordor sem os outros companheiros. Contando apenas com a ajuda de Sam.

Seria possível que outros da comitiva caíssem na tentação de tomar o anel de Frodo a força? Se a comitiva continuasse indo junto para Mordor, quem seria o próximo a ser fortemente tentado pelo anel?

Fico tentando analisar cada um da comitiva. Quem poderia ser o próximo a cair na tentação. Fico pensando, como naqueles filmes de terror, que começa com um monte de gente, e vai morrendo um por um. E a gente fica pensando, quem vai morrer agora? Só que no caso, seria a comitiva indo junto para Mordor, daí eu pensaria: Quem será corrompido agora?

Gimli: anões são conhecidos por sua ganância por coisas preciosas. Mas Gimli prova ter um bom coração. E, pelo menos que eu me lembre, em nenhum momento Gimli se interessa pelo anel. Talvez, vendo o objeto de frente, bem próximo. Poderia começar a deseja-lo para si. Será?
Legolas: Ao meu ver, parece que esse seria o que menos sofreria influência do anel. Não consigo imaginar Legolas tentando tomar o anel de Frodo.
Gandalf: Esse sabia bem no que estava se metendo. Sempre evitou o contato com o anel. O mago sabia muito bem o que poderia acontecer se ficasse admirando muito o anel. Para ele ser o próximo a ser tentado, só se fosse em uma situação muito específica. Tipo, o anel caindo do nada na mão dele. Algo do tipo.
Merry e Pippin: os hobbits acho que poderiam ser influênciados pelo anel, assim como no caso do Palantir. Se ficassem olhando e admirando o anel por muito tempo. Acabariam sendo "seduzidos" por ele. Acabariam tentando achar uma forma de pegar o anel de Frodo sem ele perceber.
Sam: acho que Sam só seria capaz de tomar o anel, se fosse para proteger o Frodo. Tomar o anel a força ele não seria capaz.
Aragorn: esse é outro que sabia o que realmente estava acontecendo. Sabia muito bem o que era o anel e tudo mais. Acho que Aragorn só pegaria o anel, para evitar que o mesmo caísse nas mão do inimigo.
Boromir: bem, esse não precisa dizer mais nada. Mas, ele tinha seus motivos. Um pouco de desespero, um pouco de orgulho.. sei lá. Fato é que ele não resistiu.


O que vocês acham? Será que alguém iria cair na tentação ou na loucura de tentar tomar o anel de Frodo? Assim como aconteceu com Boromir. O anel teria dominado todos? O anel teria feito todos ficarem contra o portador do anel?
 
Pode ser engano meu, as coisas mudam, mas eu acho que Pippin poderia ser o mais indicado. Ele fuçava em tudo, lembra da palantír?? Só que eu posso estar muito enganado, já que Sam andou próximo ao Um e não atacou Frodo. Hobbits são meio imprevisíveis.

Legolas e Gimli também acho que não. Legolas sabia bem o que era, sabia do que Sauron era capaz. Os elfos da Floresta das Trevas lutavam contra as ameaças de Dol Guldur.
Os anões são difíceis de se corromper. Os que receberam os Sete ficaram ávidos por ouro, mas não se corromperam como os homens, a ponto de virarem Nazgûl.

Aragorn, mesmo sendo da raça dos homens, era centrado nas suas ações e sabia sobre o Anel. Talvez, se ele ficasse tentado com o seu poder, acredito que faria alguma coisa para se livrar, mas não o pegaria à força.

Gandalf sem chance...

É isso, eu fico pensando aqui, não consigo ver possibilidades dos outros membros quererem o Um para si próprios. Talvez, nem desse tempo. Com Merry e Pippin sendo pegos pelos orcs, a Comitiva iria atrás deles e algo maior poderia acontecer, maior do que uma corrupção interna.
 
Merry e Pippin: os hobbits acho que poderiam ser influênciados pelo anel, assim como no caso do Palantir. Se ficassem olhando e admirando o anel por muito tempo. Acabariam sendo "seduzidos" por ele. Acabariam tentando achar uma forma de pegar o anel de Frodo sem ele perceber.

Será mesmo que os dois hobbits tomariam o Anel de Frodo? Sei não. Um dos motes de SdA é justamente a capacidade dos hobbits de serem mais resistentes ao poder de influência do Anel do que as outras criaturas. Eu disse "mais resistentes", não totalmente. Já que Frodo, no fim, acaba sucumbindo. Sam resistiu bem ao Um. Pippin era curioso, mas não acredito que ele, e nem Marry, pudessem pegar o Anel. Acredito que eles seriam os últimos de minha lista.

Na verdade, todos da comitiva tinham entendido os reais motivos da missão. Apenas Boromir queria usar a arma do Inimigo contra o próprio. Mesmo tendo aceitado fazer parte da comitiva, esse pensamento o consumiu durante todo o caminho até o momento que não agüentou mais e partiu para cima de Frodo, no momento mais oportuno.
 
Última edição:
Meu voto vai também para Pippin, e acho que você deveria tratar Pippin e Merry separadamente. Pippin é notadamente o mais curioso e menos maduro dos hobbits, em minha opinião, e seria tentado nessa fraqueza. Com relação a Merry, ele me parece muito mais centrado. Quando os Hobbits fogem do Condado, num primeiro momento é ele quem toma as rédeas da situação, ele lidera o grupo de certa forma.

Por isso meu voto vai para Pippin.
 
Será mesmo que os dois hobbits tomariam o Anel de Frodo? Sei não. Um dos motes de SdA é justamente a capacidade dos hobbits de serem mais resistentes ao poder de influência do Anel do que as outras criaturas. Eu disse "mais resistentes", não totalmente. Já que Frodo, no fim, acaba sucumbindo. Sam resistiu bem ao Um. Pippin era curioso, mas não acredito que ele, e nem Marry, pudessem pegar o Anel. Acredito que eles seriam os últimos de minha lista.

Então, eu concordo com sobre a resistência dos hobbits em serem tentados pelo Um. Também sobre a curiosidade de Pippin. Mas fico pensando até que ponto que esta curiosidade não anularia a resistência?? Porque, convenhamos, quando se quer muito saber sobre uma coisa podemos acabar "abaixando nossa guarda" e nos expormos demais a ela, como aconteceu com a Palantiri. A curiosidade de Pippin no momento em que ele a rouba de Gandalf fez com que ele tivesse uma conversa nada agradável (e menos previsível ainda) com o próprio Sauron, quase entregando Frodo ao inimigo.

Imagino algo parecido acontecendo com Frodo e o Um. Pippin, na calada da noite, poderia pegar o anel apenas para adimirá-lo e, como sabemos que a tentação do Anel é forte, poderia acabar usando-o, se corrompendo e até mesmo tomando-o para si em um momento oportuno.

Os hobbits podem até ter se mostrado resistentes, mas a vontade do Um acaba vencendo uma hora. No caso específico de Pippin, eu citaria aquele velho ditado "a curiosidade matou o gato". Ele seria o próximo na minha lista.

Aliás, ótimo tópico Menello!! :clap:
 
Dos 8 quem seria o proximos na tentação. :think: pelo modo como eles lidavam com as coisa, eu diria com uma parte do povo, Pinpin ele nen seque resistiu a palantir imagine ao Um.
 
Bom, não vejo ninguém que pudesse tomar o Anel, exceto Boromir, que insistia em achar que poderia usar o Anel do Inimigo contra ele próprio. É como Eädsohn disse: todos entenderam o real motivo da Comitiva e da função de Frodo. E mesmo que Pippin fosse curioso, e mesmo que usassem o fato de ele ter tomado o palantír que estava com Gandalf enquanto este dormia, ainda assim não creio que ele, por curiosidade, pegasse o Anel, seja à força, seja escondido.

A diferença dessa minha ideia está no conhecimento: Pippin aparentemente não sabia a função do palantír, e por curiosidade, ousou observar. Tanto aparententemente desconhecia de detalhes da pedra que Gandalf, com ele em Scadufax, indo para Minas Tirith, explicou mais à respeito. Com relação ao Anel, ele conhecia o que era e o que podia fazer: ele deve ter sabido que Boromir caiu na tentação de tentar tomar o Anel de Frodo (isso levando em consideração a hipótese de que Boromir tenha morrido e a Comitiva não tenha se separado); e também porque ele sabia o que os Nazgûl tentavam fazer enquanto iam penosamente para Valfenda.
 
Bom, não vejo ninguém que pudesse tomar o Anel, exceto Boromir, que insistia em achar que poderia usar o Anel do Inimigo contra ele próprio. É como Eädsohn disse: todos entenderam o real motivo da Comitiva e da função de Frodo. E mesmo que Pippin fosse curioso, e mesmo que usassem o fato de ele ter tomado o palantír que estava com Gandalf enquanto este dormia, ainda assim não creio que ele, por curiosidade, pegasse o Anel, seja à força, seja escondido.

A diferença dessa minha ideia está no conhecimento: Pippin aparentemente não sabia a função do palantír, e por curiosidade, ousou observar. Tanto aparententemente desconhecia de detalhes da pedra que Gandalf, com ele em Scadufax, indo para Minas Tirith, explicou mais à respeito. Com relação ao Anel, ele conhecia o que era e o que podia fazer: ele deve ter sabido que Boromir caiu na tentação de tentar tomar o Anel de Frodo (isso levando em consideração a hipótese de que Boromir tenha morrido e a Comitiva não tenha se separado); e também porque ele sabia o que os Nazgûl tentavam fazer enquanto iam penosamente para Valfenda.

Com certeza que sabiam o que era, e de quem era o anel. E ninguém tomaria o anel, simplesmente pq queria. Lembrem que o anel fazia isso com as pessoas. O anel despertava o desejo das pessoas em possuí-lo. As razões mudam para cada um. Boromir queria usar o seu poder para vencer o inimigo. Os outros, ao longo do caminho, poderiam arrumar um motivo também.

Foi falado na resistência dos hobbits. Ok, isso é verdade. Mas lembremos de Frodo. Na hora de se livrar do anel, Frodo falhou e lutou para ficar com ele. E não foi capaz de abandonar o anel.

E uma coisa que ninguém comentou, Smeagol. Foi totalmente corrompido pelo anel. Chegou a matar para consegui-lo. Não digo que algum dos hobbits chegaria a esse ponto. Mas essa é uma amostra da força do anel.

Gimli foi totalmente descartado por todos. Também acho que o nobre coração do anão, não deixaria ele cair em desgraça. Só que não se pode ignorar uma coisa. Os anões amavam coisas belas. E todos diziam que o anel era a obra mais bela de Sauron. É aí que Gimli poderia começar a desejar o anel. Ter aquele precioso objeto só para si. Porém, isso é pouco provável também.

O Sam não seria capaz de pensar em pegar o anel. Só se fosse pegar de outra pessoa para devolver para Frodo. Tanto é que ele toma o anel, e depois devolve para Frodo.
 
Com certeza que sabiam o que era, e de quem era o anel. E ninguém tomaria o anel, simplesmente pq queria. Lembrem que o anel fazia isso com as pessoas. O anel despertava o desejo das pessoas em possuí-lo.

Eu sei, tanto é que Frodo, o mais apto para portá-lo, não resistiu no fim. Mas se dizem que Pippin o tomaria por curiosidade seria equívoco, já que ele tinha conhecimento do que era o Anel. Qualquer um ali, incluindo Gimli, que é resistente mas não imbatível, poderia não resistir e criar algum motivo, como você disse, ou nenhum motivo.

Menello disse:
E uma coisa que ninguém comentou, Smeagol. Foi totalmente corrompido pelo anel. Chegou a matar para consegui-lo. Não digo que algum dos hobbits chegaria a esse ponto. Mas essa é uma amostra da força do anel.

Nesse caso vejo a força tentadora do Anel aliada à inveja de Sméagol. Juntou a fome com a vontade de comer, deu nisso. =]

Menello disse:
O Sam não seria capaz de pensar em pegar o anel. Só se fosse pegar de outra pessoa para devolver para Frodo. Tanto é que ele toma o anel, e depois devolve para Frodo.

Da mesma forma que Sam não pegaria o Anel, outro hobbit também poderia não pegar por causa da resistência da raça, mas concordo que o Anel atrai e trai e poderia enganar qualquer um. A diferença para o caso de Sam é que ele era fiel ao seu mestre. Isso foi a vitória dele.
 
Acho que por mais fortes e resistentes que eram os hobbits, os mais propensos a possuirem o Anel seriam Merry ou Pipin.
O Legolas era um elfo e por isso sabia o perigo que o Anel representava, pois os próprios elfos ajudaram Sauron na confecção dos outros anéis (não os do povo de Legolas, mas ainda sim aparentados)
Aragorn já tinha aprendido com o erro de seu antepassado Isildur e ainda sofria a sina causada por este erro, acho que por causa disso ele saberia as consequencias de possuir o Anel e não o iria faze-lo.
Gimli, por mais que seja um anão e os anões sejam apaixonados por riquezas, acredito eu que não tentaria ficar com o Anel, pois por mais que ele quisesse o Anel ele havia prometido proteger Frodo e quando um anão dá sua palavra ele não á desfaz.
Gandalf é o mais sábio dos Instari e um dos Maiar mais poderossos, e após ver pessoalmente o que o desejo pelo Anel pode fazer a alguém (no caso Sauruman) ele saberia lidar com este desejo!!
 
...Pinpin ele nen seque resistiu a palantir imagine ao Um.

Acho que por mais fortes e resistentes que eram os hobbits, os mais propensos a possuirem o Anel seriam Merry ou Pipin.

Concordo com vocês dois. Acho que os outros hobbits "poderiam" ser os mais sedutíveis à influência do Um. Mas não tanto assim, se eles tivessem acompanhado Frodo, junto com Sam, acho muito mais difícil, pois eles eram tão nobres quanto Samwise.
Quanto a Aragorn, ele não ousaria carregar o Anel. Gimli já era por natureza resistente ao Um e Legolas, tinha uma mente mais desenvolvida pelos anos, um senso diferente dos elfos mais poderosos que aparecem na estória daquela época.
Gandalf, ao contrário, não ousava nem tocar no Um, e acho-o o mais fácil de ser seduzido, apesar do que se é conhecido dele e de suas façanhas, por causa de seu novo status...
 
Não creio em Merry tomando o Anel. Nem Pippin, por vontade própria, pelo menos. Sendo um jovenzinho irresponsável, acredito que Pippin poderia cair na mesma armadilha em que caiu quando viu o Palantir: Não iria querer o Anel para ficar com ele, mas só para olhá-lo. Mas, como ele também estava ciente da situação, acredito que isso só poderia acontecer depois de algum longo tempo exposto ao Anel, e não com o mesmo sempre escondido atrás da malha de mithril de Frodo. E Pippin não ficaria com ele. Não de início, pelo menos, já que, ao que parece, sua curiosidade é de "tocar" no objeto de sua atenção, e não possuí-lo. Então, ser corrompido mesmo, como Boromir, acredito que ninguém mais na Sociedade estaria exposto a isso.


Mas, poxa, Boromir tinha seus motivos. Ele presenciou parte do poder de Mordor. Ele viu Gondor enfraquecer. Ele amava seu reino, e seu pai, e queria defendê-los. De certa forma, eu entendo seus motivos. É aquela história de "Os fins justificam os meios".
 
Nesse caso vejo a força tentadora do Anel aliada à inveja de Sméagol. Juntou a fome com a vontade de comer, deu nisso. =]

Muito bem colocado. O caráter faz toda a diferença. Bilbo quando pegou o anel, pra ele, aquilo não era roubo nem nada. Ele simplesmente achou um objeto no chão, colocou no bolso e foi embora. Esse simples fato, mudou totalmente. Bilbo conseguiu deixar o anel para trás, e seguir seu caminho. E no caso de Smeagol, ele não deveria ser nenhuma "flor de pessoa".


Mas não entendo pq é dificil imaginar outro membro da sociedade tentaria tomar o anel. Afinal, estamos falando do UM ANEL. E não de um objeto qualquer, como o colete de mithril de Frodo. Conhecer o objeto não muda em nada. Dependendo, até piora. Saruman estudou tão a fundo o anel, que acabou desejando-o para si. Quando Frodo oferece o anel para Galadriel, ela fica tentada a pegar. Chega a imaginar o que faria com o anel. Com muita luta ela resiste. Isildur, que era sábio e nobre, conhecia muito bem o anel, melhor que a maioria da comitiva, tomou o anel para si. E ele não desejava mais poder. Apenas, queria o anel como um prêmio, ou uma compensação do que tinha perdido.

Vale lembrar que o anel não despertava o desejo de mais poder nas pessoas. Alguns, assim acreditavam, que com o anel, teriam mais poder. Mas Smeagol, Isildur... apenas queriam o anel para si. Os hobbits são extremamente resistentes. Sabiam o mal que era o anel, mas isso não quer dizer que resistiriam com facilidade se expostos ao anel.

Gandalf, Aragorn e Legolas, são sábios ou espertos o suficiente para manter distância do anel. Eles não tentam tomar o anel por isso. E não pq sabem o que é o anel, ou pq são superiores a qualquer influência. O unico ser que é totalmente indiferente ao anel, pelo que eu saiba, é Tom Bombadil. Este sim, poderia pegar o anel, brincar com ele, e jogar fora sem maiores problemas. Mas o resto, qualquer um na Terra-Média poderia sofrer a influência do Um Anel. O que muda é o caráter de cada um. Smeagol chegou a matar para possuir o anel. Já Bilbo pegou, botou no bolso e deu no pé. Não sei se entendem onde quero chegar. Mas cada um tem um motivo para querer o anel. Boromir estava desesperado e tinha pressa em volta para casa. Viu no anel o poder para lutar contra o inimigo. Isildur apenas se achou no direito de guardar o anel para compensa-lo de tantas perdas. Bilbo achou o objeto interessante. Smeagol achava o anel precioso. E por aí vai.
 
Não creio em Merry tomando o Anel. Nem Pippin, por vontade própria, pelo menos. Sendo um jovenzinho irresponsável, acredito que Pippin poderia cair na mesma armadilha em que caiu quando viu o Palantir: Não iria querer o Anel para ficar com ele, mas só para olhá-lo.

Também concordo com os demais quando dizem que Merry não seria tão facilmente tentado pelo Um quanto Pippin, ao menos pelo comportamento que estes apresentam no decorrer da obra. Creio que o Luis explicou melhor o que eu quis dizer no meu post anterior, específicamente na parte que se segue:

Imagino algo parecido acontecendo com Frodo e o Um. Pippin, na calada da noite, poderia pegar o anel apenas para adimirá-lo e, como sabemos que a tentação do Anel é forte, poderia acabar usando-o, se corrompendo e até mesmo tomando-o para si em um momento oportuno.

Mas discordo de seu post em uma parte

Luis_Rohirrim disse:
Mas, como ele também estava ciente da situação, acredito que isso só poderia acontecer depois de algum longo tempo exposto ao Anel, e não com o mesmo sempre escondido atrás da malha de mithril de Frodo. E Pippin não ficaria com ele. Não de início, pelo menos, já que, ao que parece, sua curiosidade é de "tocar" no objeto de sua atenção, e não possuí-lo.

O problema é que por mais que saibamos o real perigo do Um, não podemos dizer que isso basta para controlarmos nossa tentação. Frodo sabia muito bem, desde antes de sair do Condado, o que realmente era o Um e ainda assim foi tentado por ele. Não arrisco afirmar concerteza que após um primeiro contato Pippin ainda continuaria apenas a querer ver o Anel. A chance existe, não nego, mas não é 100%. Ainda penso que a curiosidade de Pippin poderia acabar sendo usada pelo Um para conseguir seduzí-lo.
 
Concordo com vocês dois. Acho que os outros hobbits "poderiam" ser os mais sedutíveis à influência do Um. Mas não tanto assim, se eles tivessem acompanhado Frodo, junto com Sam, acho muito mais difícil, pois eles eram tão nobres quanto Samwise.
Quanto a Aragorn, ele não ousaria carregar o Anel. Gimli já era por natureza resistente ao Um e Legolas, tinha uma mente mais desenvolvida pelos anos, um senso diferente dos elfos mais poderosos que aparecem na estória daquela época.
Gandalf, ao contrário, não ousava nem tocar no Um, e acho-o o mais fácil de ser seduzido, apesar do que se é conhecido dele e de suas façanhas, por causa de seu novo status...
Não concordo em parte com voce em que se eles estivessem com Frodo eles não ficariam tentados.

O sam era um vassalos e por ser tão fiel a Frodo atentação do Um não foi tão forte nele.

Ja no caso de Merry e Pinpin ele eram fieis ao proposito de ajudar o Frodo não a lealdade a Frodo, e acho que nesse quesito eles cairiam sim a tentação do Um.
 
Na minha opinião, realmente o mais facilmente seduzido pelo anel seria Pippin, pois como no episódio do Palantir, sua curiosidade o deixaria tentado e apesar da "resistência" dos Hobbits ao UM, Pippin ficaria muito tentado e aos poucos a tentação o consumiria, e acredito que tentaria,sim, roubar o anel, mas isto é muito subjetivo, pois acredito que fora o Legolas(que acredito ser o mais desenvolvido espiritualmente para lidar com o anel), todos ficariam muito tentados, mas apesar disso, Gandalf o é, mas ele supera isso, assim como Aragorn, acredito que isso dependeria da exposição ao anel.
;)
 
O Pippin (se não tô enganado) era o mais curioso/estabanado, talvez esses elementos fossem pervertidos se ele entrasse em contato com o Anel (ainda mais contato direto).

Mas tmb voto no Gimli. Os Anões são gananciosos por natureza :lol: talvez isso fosse amplificado em Gimli.
 
Bem, imagino que tudo ia depender.

Antes da queda de Gandalf em Moria o mago era o líder natural da comitiva e caso Frodo morresse nesse trecho da viagem (entre o condado e Moria) o anel provavelmente iria ficar na guarda (sem significar posse) de Mithrandir que iria decidir para onde o anel seguiria. Se Frodo morresse depois da queda de Gandalf em Moria a pessoa com o destino mais poderoso na linha era Aragorn. Este, a muito contragosto, assumiu a liderança da viagem e sentiu o peso de proteger Frodo e os outros membros. Se ele desejasse o anel para si ele poderia ter atacado Frodo antes de Lórien com o apoio de Boromir e nada iria segurá-lo, mesmo juntando todos os outros 6 membros. Ao chegar a Lórien Galadriel deve ter visto o caráter de Aragorn e sua luta e que não estava diante de um homem comum.

Apesar de tudo, o anel era muito poderoso e vejo apenas Gandalf "level 2" resistindo aos seus efeitos a longo prazo. Aragorn se pegasse o anel poderia ficar parecido com Bilbo, numa espécie de estado letárgico.

Também vejo diferença de força nos Hobbits... Frodo era o mais forte deles contra o anel. Ele ficou enfraquecido pelo ferimento e pela viagem, mas em condições normais os outros não durariam muito na mão do anel. Talvez Sam num curto espaço de tempo pudesse conduzi-lo (por ser o servo oficial e possível sucessor de Frodo).

Légolas e Gimli eram boas pessoas, mas vejo que poderia causar a destruição de suas vidas caso caísse nas mãos deles. Poderiam mesmo morrer num curto espaço de tempo sob sua dominação e imagino que eles percebiam isso porque foi o que aconteceu quando Boromir desejou o anel. O poder dele destruiu a vida de Boromir indiretamente só por desejá-lo. Isso em um homem capaz de encontrar Valfenda é digno de nota.

Então temos algumas possibilidades... Destruição do portador, letargia do anel ou corrupção.
 
Difícil dizer com exatidão, visto que todos, sem excessões, estavam passíveis de cair em tentação.
O primeiro que me veio a cabeça foi Gimli. Não por ele em si, que era todo nobre de caráter, mas por sua natureza: os anões eram ávidos por riquezas minerais.
Mas é só uma suposição.
Isso ninguém nunca saberá.
 
Não consigo imaginar Gimli tentando tirar o Anel de Frodo, mesmo que os Anões sejam facinados por riquezas minerais, Gimli sabia do que o Anel era capaz. E os Anões também são muito difíceis de corromper.

Na minha opinião, o mais facil de cair na tentação ao Um era Pippin, por sua incontrolável curiosidade, mesmo sabendo dos perigos que poderia oferecer.
O resto da sociedade (exceto Boromir, claro), creio que só seriam seduzidos pelo Anel se o tivesse colocado ao menos uma vez!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo