Melkor O vala
Usuário
E entao gente, Quem seria mais sábio O mago gandalf ou o velho tom da
floresta velha?
floresta velha?
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Acho que concordo com quase tudo que a minha Tia disse.Gandalf é sábio por sua carga de conhecimento. Tom é sábio por sua vivência.
Ambos são duas criaturas arcanas, e inteligência é algo diferente da esperteza: Gandalf é mais inteligente, enquanto Tom é o mais esperto... Na verdade, não há como saber qual é o mais sábio, pois se complementam.
Na minha opinião o mais sabio era Gandalf sem duvidas.
Apesar de Tom Bombardil estar em Arda desde sua criação Gandalf já existia antes de a criação de Arda como um Ainur no Vazio, a sabedoria que Gandalf obteve antes do começo de Arda e em sua estada nas terras imortais foi maior do que a de todos os mortais e possivelmente maior que a que Tom teve só permanecendo na mesma floresta por milhares de anos
Morgoth fala...
Pra começar veja o que ele fez com o Anel, ao passo que Gandalf teve medo de receber o mesmo de Bilbo. Tom parece estar além desses poderes... e, veja, além dos poderes de Sauron, não é pouca coisa não.
... tremei!
Tom zombou claramente do Anel por não ter ambições que pudessem ser realizadas por ele. O que Tom poderia querer, ele já tinha - sua floresta, e sua Fruta D'Oro. Não tinha delírios de grandeza, portanto nada que o Anel pudesse tentá-lo... O mesmo com Frodo.
Creio que qualquer pessoa que não tivesse realmente o desejo de ser o Senhor do Escuro ou ter posse de qualquer forma de poder poderia portá-lo... Mas aí já é outra pauta.
Tenham medo!!! hehehe
Humm nunca havia pensado por este lado... E sendo Tom um não-humano isso é realmente possível. Mas ainda achei acho difícil... talvez sua ambição fosse a de criar uma montanha de nenúfares e colocar a Fruta D'Ouro em cima dela... vai saber, cada louco com a sua hehehe
A impressão que tenho é que Tom é a única criatura que poderia portar o Anel sem efeitos colaterais. Nem o próprio Gandalf poderia fazê-lo, ou pelo menos não teve coragem, porque sabia com o que estava lidando... E aí, quando falei de coragem no post acima, pensei na verdade em "elevação espiritual", que pode ser vista como um nível superior de sabedoria. Espiritualmente falando, na minha visão Tom era superior e tinha, portanto, uma maior sabedoria.
Aí é que entra o nível de envolvimento com o mundano de cada um deles.
...
Tom não se envolvia em nada disso. Portar ele até poderia! Mas quem disse que ele iria querer tantos problemas para si? Para ele, creio que tanto faria quanto tanto fez mais um Senhor do Escuro. Afinal, ele já passou por isso antes. A sabedoria de Tom estaria em sua simplicidade e desapego.
-- "Could we not still send messages to him and obtain his help?" asked Erestor. "It seems that he has a power even over the Ring."
-- "No, I should not put it so," said Gandalf. "Say rather that the Ring has no power over him. He is his own master. But he cannot alter the Ring itself, nor break its power over others. And now he is withdrawn into a little land, within bounds that he has set, though none can see them, waiting perhaps for a change of days, and he will not step beyond them."
-- "But within those bounds nothing seems to dismay him," said Erestor. "Would he not take the Ring and keep it there, for ever harmless?"
-- "No," said Gandalf, "not willingly. He might do so, if all the free folk of the world begged him, but he would not understand the need. And if he were given the Ring, he would soon forget it, or most likely throw it away. Such things have no hold on his mind. He would be a most unsafe guardian; and that alone is answer enough."