• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem segue a filosofia do filme/livro?

A história é cheia de "mensagens" sobre lealdade, honra, amizade, ambientalismo etc etc.

Alguém aqui segue a filosofia implícita na história?
 
Cada um acaba assimilando uma parte do que leu/viu, então, pode-se dizer que sigo uma parte da filosofia contida na obra.

Nhé. Sou leal até o fim, por pior que ele seja.
 
O próprio Tolkien já disse que não há mensagens implícitas em sua obra, mas ainda assim a pergunta e o tópico são válidos.

Eu sempre fui fiel e leal, agora ações ambientalmente corretas e sustentáveis são coisas que eu estou começando a criar. Uma coisa que tento seguir sempre é o consumo consciente. Se não for pra usar até acabar, é melhor não comprar!
 
Mesmo que não tenha sido a intenção do Professor pôr mensagens implícitas, vejo muitos valores aproveitáveis em meu cotidiano...
Acho que essa é uma forma da literatura ganhar vida... quando nos permitimos aprender com ela...
 
Mesmo que não tenha sido a intenção do Professor pôr mensagens implícitas, vejo muitos valores aproveitáveis em meu cotidiano...
Acho que essa é uma forma da literatura ganhar vida... quando nos permitimos aprender com ela...

Apoiadíssimo, e digo mais: o espírito seguido pelos pagãos em geral, pelos ecologistas em geral, pelo movimento ambientalista em geral, é o mesmo espírito do Senhor dos Anéis.

Quanto à lealdade, honra e amizade, acredito que Tolkien se baseou em três fontes, pelo menos em espírito; as histórias de cavalaria, contos bíblicos e mitologias.

Porque digo isso, vejo esses sentimentos embebidos de uma nobreza orgulhosa e humilde ao mesmo tempo, é magnânima, no sentido de conciliar a mensagem de amor entre companheiros (como entre o rei Davi e Jônatas) presente na Bíblia sem o pedantismo cristão, cheio de hipocrisia; nesse sentido, vejo ainda o Còdigo de Cavalaria, aquela nobreza idealizada nesses contos sem pedantismo, apesar de se basearem no cristianismo; mitologias, novamente o ideal de nobreza, mas mais cru, cruel, frio.

Assim, é uma nobreza mauito cavalheiresca, mas sem hipocrisia, sentimentos orgulhosos e sinceros,um aprendizado para qualquer um, independente de religião ou filosofia.
 
Procuro sempre ser ético naquilo que faço. As vezes nós erramos, e procuro não errar novamente.

Sempre vejo a ética perpassando o ambiente de Arda, seu contexto e modo de atuação em cada momento histórico.

A questão da consciência, mas acima de tudo atitudes ecologicamente passam ou fazem parte de mim. Algo embutido nas obras de Tolkien. Sempre vem em minha mente: Será que toda a modernização está sendo usada de forma correta em prol do bem estar da sociedade mundial?
 
Uma das coisas que eu mais admiro na História toda é a honra, ou seja, se deu sua palavra, cumpra-a. E é isso o que mais procuro, quando falo algo ou prometo, ou coisa do tipo, sempre cumpro, por isso não procuro falar nada levianamente. Quando vejo essas faltas de carater no dia-a-dia me desespero, pois, não há como depositar em ninguém sua confiança, hoje em dia não podemos acreditar nem no que nossos pais nos prometem.

Queria que as coisas fossem mais simples, que quando um viajante passasse por minha cidade, quando eu morar numa pequena ou coisa do tipo; eu pudesse abrigá-lo sem receios. O que não é possivel nos dias atuais. Me veio isso à mente hoje, depois de acompanhar o jornal da TV, onde mostrou a história da senhora que recebeu em sua casa duas mulheres dizendo serem de um grupo de oração. Acabou que elas deram um tremendo golpe na pobre coitada!

Não vou dizer que procuro a glória a cada dia, que em seu fim, quando a lua estiver partindo, eu a tenha obtido ou pelo menos andado bastante até ela, se esta for mais complexa, pois as coisas andam meio paradas e eu, mais que elas. Mas resumo as coisas nisso! Lealdade com minha causa e com o que acredito, e a quem a merecer, ter ouvido a palavra sair de minha boca em tal sentido, embora muitas vezes, na maioria delas, não é necessário palavras.
 
Eu admiro tudo isso que tem na obra mas não faço nada por causa do SDA ou de Tolkien, tento seguir com as minhas idéias, sobre lealdade, honra, amizade, ambientalismo etc etc. Independente de de gostar ou não de Sda devemos seguir esses pensamentos, penso nisso muito antes de ler e ver os filmes, acho muito valido essas mensagens ,porque certos valores estão perdidos e tudo que contribui para melhorar essa quadro é de grande importancia, mas acho q dificilmente alguém é influenciado pelo Sda pois acho q o apelo dele nessas questões não é muito forte.
 
Naum sei pq....mas dpois d ler alguma obra de Tolkien eu me comporto diferente....parece q mtas caracteristicas de diferentes personagens afloram em mim.....sera q eu sou o unico??? huahuahua.....soh o mestre dos mestres Tolkien pod causar isso em mim msm
 
Olá,

Eu aprecio muito a Trilogia Senhor dos Anéis, e embora eu não tenha lido os livros de Tolkien, eu gostaria muito de ter essa oportunidade um dia, para experimentar o fascínio de tantos amantes dessas obras literárias. Portanto, para ser honesto nesse respeito vou limitar meus comentários aos apenas no âmbito dos filmes.

Bem, eu pessoalmente assistí os filmes uma dezena de vezes e sinceramente eu não achei nada de filosófico neles. Não, eu não estou dizendo que os filmes não possuam valor moral, ou que não tenham nenhuma mensagem a ser reconhecida, mas sejamos justos conosco mesmos: atribuir conteúdo filosófico ao Senhor dos Anéis é o mesmo que comparar um cofrinho de moedas de um menino com as transações em uma Bolsa de Valores. Eu amo assistir Senhor dos Anéis e assisto sempre que surge a oportunidade, e acho uma das melhores produções cinematográficas do gênero já feitas até hoje, mas o conteúdo filosófico apresentado é tão ínfimo que dificilmente poderia sequer ser discutido.

Os valores apresentados no filme de amizade, lealdade, a luta contra a maldade e outros semelhantes são realmente louváveis, e por isso não quero que pensem mal da meu ponto de vista, porque senão teríamos que incluir o desenho animado do He-man no currículo de filosofia nas faculdades.
Agora se queremos apreciar filosofia de verdade, a coisa já é bem diferente. Alguns exemplos de filmes que eu asseguro que se encaixam nessa categoria, só pra vocês terem uma noção da diferença, são: Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick; Blade Runner, de Ridley Scott; Apocalipse Now!, de Francis Ford Copolla, Baraka de Ron Fricke, etc.

Agora deixa eu colocar de lado um pouco meu parecer acadêmico, e vamos falar do que eu gosto de fato: pra mim, assistir o Senhor dos Anéis é alimentar sonhos. Como ser humano, eu gosto de sonhar, e sonhar é basicamente escapismo da realidade, e acho a Trilogia perfeita para atender essa necessidade íntima.
O que eu mais gosto quando assisto os filmes é ver exatamente o oposto do que eu vejo no dia-a-dia: respeito pelos mais velhos e pelo casamento, lealdade dos filhos para com os pais, manter sua palavra, honrar compromissos até nos piores momentos, lutar pelos fracos, sacrificar seu comforto pelo bem-estar do próximo, manter uma conduta digna até mesmo diante do horror, enfim... como eu gostaria que tais valores não fossem apenas uma ficção criada para entretenimento, mas que fizessem parte do nosso cotidiano!
 
Acredito que sigo a maior parte das mensagens, mas não por ter lido o livro ou assistido o filme, mas pq são coisas que fazem parte da minha essência...
Acho que isso é o que acontece com grande parte das pessoas.
 
O lance das mensagem é a forma como as filosofia são postas, todo mundo sabe o que é ser bom, e confiavel, mas ver elas acontecendo, ou imaginar, é diferente, analisar as situações no livro pode mostrar, e mostra sim, até que ponto uma passoa é amiga, o que uma pessoa pode fazer pra alcançar objetivos, bons e mals. e aí eu acho maneiro... rsrsrs

Aprendi que amizade está nos locais menos esperados, a nunca desistir, aprendi a interpretar em RPG bem melhor graças às boas descrições do Tolkien...

bjss
 
Talvez não seja uma filosofia e sim valores que deveriam ser presentes no ser humano - sem que fossem corrompidos. Honra, lealdade, buscar o bem, como já foi apontado. Mas também ser sábio e prudente nas escolhas.

O coletivo, com tais valores, faz com que a união se torne mais forte - pondo de lado prioridades e vontades pessoais para atender à um melhor futuro. Toda a saga deixa explícita essa prática e conduta, nos mínimos detalhes e, também, no 'resultado' de toda a união.

Creio, portanto, que a união seja o ponto forte, pois trás consigo outros valores indispensáveis. - O que também, claro, é essencial para nós.

(:
 
Acho que a maioria das pessoas que gostam da obram seguem as menssagens! naum soh por ter lido o livro.. mas ja pelo fato de gostar da obra revela que a pessoa tem uma caracteristica comum com a obra.. naum sei se fui clara.. mas sigo sim.. pq ja eh uma caracteristica minha!^^
 
Algumas virtudes citadas nas obras são validas para todos nós se muitos a seguissem seria uma otima coisa. Particularmente eu procuro seguir algumas coisas como manter a palavra e ter coragem de enfrentar o desafio mesmo que seja enorme e dificil, alem do respeito aos demais e valores como amizade e outras coisas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo