Olá,
Eu aprecio muito a Trilogia Senhor dos Anéis, e embora eu não tenha lido os livros de Tolkien, eu gostaria muito de ter essa oportunidade um dia, para experimentar o fascínio de tantos amantes dessas obras literárias. Portanto, para ser honesto nesse respeito vou limitar meus comentários aos apenas no âmbito dos filmes.
Bem, eu pessoalmente assistí os filmes uma dezena de vezes e sinceramente eu não achei nada de filosófico neles. Não, eu não estou dizendo que os filmes não possuam valor moral, ou que não tenham nenhuma mensagem a ser reconhecida, mas sejamos justos conosco mesmos: atribuir conteúdo filosófico ao Senhor dos Anéis é o mesmo que comparar um cofrinho de moedas de um menino com as transações em uma Bolsa de Valores. Eu amo assistir Senhor dos Anéis e assisto sempre que surge a oportunidade, e acho uma das melhores produções cinematográficas do gênero já feitas até hoje, mas o conteúdo filosófico apresentado é tão ínfimo que dificilmente poderia sequer ser discutido.
Os valores apresentados no filme de amizade, lealdade, a luta contra a maldade e outros semelhantes são realmente louváveis, e por isso não quero que pensem mal da meu ponto de vista, porque senão teríamos que incluir o desenho animado do He-man no currículo de filosofia nas faculdades.
Agora se queremos apreciar filosofia de verdade, a coisa já é bem diferente. Alguns exemplos de filmes que eu asseguro que se encaixam nessa categoria, só pra vocês terem uma noção da diferença, são: Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick; Blade Runner, de Ridley Scott; Apocalipse Now!, de Francis Ford Copolla, Baraka de Ron Fricke, etc.
Agora deixa eu colocar de lado um pouco meu parecer acadêmico, e vamos falar do que eu gosto de fato: pra mim, assistir o Senhor dos Anéis é alimentar sonhos. Como ser humano, eu gosto de sonhar, e sonhar é basicamente escapismo da realidade, e acho a Trilogia perfeita para atender essa necessidade íntima.
O que eu mais gosto quando assisto os filmes é ver exatamente o oposto do que eu vejo no dia-a-dia: respeito pelos mais velhos e pelo casamento, lealdade dos filhos para com os pais, manter sua palavra, honrar compromissos até nos piores momentos, lutar pelos fracos, sacrificar seu comforto pelo bem-estar do próximo, manter uma conduta digna até mesmo diante do horror, enfim... como eu gostaria que tais valores não fossem apenas uma ficção criada para entretenimento, mas que fizessem parte do nosso cotidiano!