• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem leva Vantagem?

Gwaihir ß

Usuário
bem, sei que se eu comparar o radagast com o sauron, o sauron leva vantagem. Mas Porque? "ah pq o sauron é um maia e tem muito mais poder" - diriam. Mas, me bateu essa duvida... eu posso comparar os poderes de um istari com os de um maia? se medirmos forças, gandalf ganha de melian, ou de ossë? saruman (em seu auge de poder, claro) poderia ser comparado com Uinen? ajudem-me, ó sábios de Valinor! :D
 
Istari são maiar. (não são?! :eek: )
Sendo assim, teoricamente eles teriam vantagens compatíveis. Mas não sei se realmente era assim. Alguns Valar eram mais poderosos que outros. Também deveria existir hierarquia de poder entre os Maiar.
 
É muito difícil tentar hierarquizar os Maiar, caro Gwaihir; eu acho que podemos citar com bastante segurança Eönwë, Ossë e Sauron como entre os Maiar mais poderosos (senão os mais poderosos); mas a dificuldade em equiparar esses poderes também repousa no seguinte: funções. Os Maiar, assim como os Valar, tinham seus "poderes" geralmente voltados para alguma função. Exemplo: Eönwë é arauto de Manwë, e seu poder em armas é insuperável em toda Arda; Eönwë também é o general de Valinor; ou seja, o poder de Eönwë, mesmo citado no Silmarillion como sendo dos maiores, é voltado para pericias militares. O violento Ossë já tinha sua força voltada para os mares, para as costas. Olórin (Gandalf) tinha grande sabedoria (era o mais sábio dos Maiar).

Entende o problema?

Acho que só Sauron que realmente demonstrou ser o mais flexível dos Maiar, demonstrando habilidade em várias áreas diferentes. Ele era um artesão habilidoso, um "criacionista" astucioso e um militar talentoso.

Mas na minha singela opinião, nos seus exemplos: não, Gandalf jamais venceria Ossë, e nem Saruman, ainda como Curumo, em Valinor, seria tão habilidoso quanto Uinen.

Eu acredito que os Maiar mais poderosos eram Sauron, Eönwë e Ossë (em forças quase que equivalentes).
 
Sim, Fearuin, com certeza é complicado hierarquizar os Maiar, mas também temos que levar em conta não só o seu dom, mas também uma certa "experiência de vida", que podia fazer a diferença de poderes.
 
MoonWitch disse:
Istari são maiar. (não são?! :eek: )

Sim, são!
Como o Fëaruin dise..... é muito dificil relacionar quem era mais poderoso que quem, afinal, o poder d cada um era destinado a algo diferente. E nesse quesito, com certeza ele seria melhor q o outro... no geralzaõ é dificil afirmar algo. Tulkas por exemplo, era o mais forte, o bom da briga... mas ele não tinha a criatividade de Aulë, ou a sabedoria de Manwë. É como na propria vida..... ninguem é melhor que ninguem, talvez apenas seja mais apto para essa ou aquela função!
 
Citação:
"Sim, Fearuin, com certeza é complicado hierarquizar os Maiar, mas também temos que levar em conta não só o seu dom, mas também uma certa "experiência de vida", que podia fazer a diferença de poderes"

Poder era uma capacidade inata dos Ainur. Todos "nasceram" juntos, antes do contar dos tempos...
Temos que levar em consideração que para se "levar vantagem" o que conta não é somente o poder. As habilidades mais variadas também têm de ser levadas em conta.
 
Sinceramente eu acho que Sauron era o mais poderoso dos maiar assim como Morgoth era o mais poderoso dos Valar pra compensar a desvatagem numérica que eles tinham(em termos de ainur).
 
Glaurung disse:
Sinceramente eu acho que Sauron era o mais poderoso dos maiar assim como Morgoth era o mais poderoso dos Valar pra compensar a desvatagem numérica que eles tinham(em termos de ainur).

Provavelmente era. Mas aí temos aquela questão de poder em que sentido. Sabemos que 3 dos mais poderosos dos maiar eram Sauron, Eonwë e Ossë.

Eonwë era imbatível no manejo de armas, chegando até mesmo a derrotar Tulkas em combates deste tipo. Foi inclusive o próprio Eonwë que prendeu Morgoth pessoalmente na Guerra da Ira.

Creio que Sauron era o mais poderoso dos 3 no sentido sub-criativo pelo simples motivo que é mais belo quando o bem luta contra o mal mais poderoso. Mas embora seja dito que Sauron é o mais poderoso dos maiar que foram pro lado de Morgoth não é explicitado, pelo menos nas obras em portugues que ele seria mais ou menos poderoso que estes outros dois supracitados.
 
É dito que Melian é a mais sábia "do seu povo" ; e que Olórin é o mais sábio dos Maiar (ou será que é dito dos Ainur??)... Alguém sabe dizer qual dos dois possui maior sapiência?!
 
É dito que Melian é a mais sábia "do seu povo" ; e que Olórin é o mais sábio dos Maiar (ou será que é dito dos Ainur??)... Alguém sabe dizer qual dos dois possui maior sapiência?!
Eu não lembro muito bem do contexto que fala sobre a sabedoria de Melian, mas "seu povo" não seria o povo que ela governa, os Sindar de Doriath (talvez de toda Beleriand) no caso.
 
Eonwë era imbatível no manejo de armas, chegando até mesmo a derrotar Tulkas em combates deste tipo

Eu nao sabia disso. 8O Onde eh dito isso?

Eonwe realmente era muitissimo forte com armas e perito em guerras, mas ganhar do mais forte dos Valar?!?!
 
Silma, 57:
"Melian era uma Maia, da raça dos Valar. Vivia nos jardins de Lórien; e entre todos os de seu povo não havia ninguém mais bela do que Melian, nem mais sábia, nem mais hábil em canções de encantamento."

Acho que no contexto ela se refere aos Ainur, ou pelo menos aos Maiar.
 
Krebain disse:
Eonwë era imbatível no manejo de armas, chegando até mesmo a derrotar Tulkas em combates deste tipo

Eu nao sabia disso. 8O Onde eh dito isso?

Eonwe realmente era muitissimo forte com armas e perito em guerras, mas ganhar do mais forte dos Valar?!?!

O talento de Eönwë com armas é insuperável. Isso é dito no Silmarillion.

Tulkas lutava com as mãos nuas.

Sobre a Melian, a referência provavelmente é que ela era a mais sábia do povo de Lórien, ou seja, do grupo de Maiar que viviam com o Vala Irmo.

Olórin é citado explicitamente como o mais sábio dos Maiar; isso já o coloca como superior em sabedoria que Melian.
 
Fala galera!

Bem, não podemos descartar Melian tão rapidamente como no mínimo uma das mais poderosas de sua raça. Afinal de contas seu poder é capaz de manter um grande naco de Beleriand completa e absolutamente impenetrável a todas as artimanhas do Morgoth por uns bons quinhentos anos. Eu tranquilamente a colocaria no quarto lugar da lista do Fëa: Sauron, Eönwë e Ossë seguidos por Melian como os mais poderosos dentre os Maiar.
 
Não sei se Melian é tão poderosa assim. Acredito que vários maiar poderiam ter feito algo semelhante e não o fizeram por "falta de oportunidade". Ela só segurava pra fora de Doriath as criaturas menos poderosas que ela...
 
vinialoe6 disse:
Não sei se Melian é tão poderosa assim. Acredito que vários maiar poderiam ter feito algo semelhante e não o fizeram por "falta de oportunidade". Ela só segurava pra fora de Doriath as criaturas menos poderosas que ela...

Bom, mas é de se esperar que ela só segure criaturas menos poderosas que ela. Mesmo assim, já é de extrema ajuda. Imagina que ela segure legiões gigantes de orques, que poderiam dizimar Doriath. Ajudaria muito não? Mesmo não segurando as outras criaturas como Dragões, Balrogs etc.

P.S.: Só para confirmar, essa é uma situação hipotética.
 
De forma alguma estou dizendo que ela não fosse poderosa, afinal, ela faz parte da raça dos Valar, só estou dizendo que não acho que isso seja um bom referencial para dizer que ela provavelmente seja uma das mais poderosas maiar.... :wink:
 
Bem, acho q a dúvida de nosso amigo é em questão de qual Maiar era o mais forte em "sair no tapa". Levando nesse quesito, acho q Eonwë era o melhor seguido de Sauron. Bem o por quê? Havia uma hierarquia e cada um deles concentrava seu poder em determinada área. Saruman era habilidoso (não sei no que), e Uinen era uma Maia do mar, e seu poder não deve ser bélico, Saruman devia ser poderoso nessa área, afinal ele prendeu o Gandalf...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo