1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quem irritou mais ERU?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Erion Storm eyes, 10 Nov 2008.

1. Erion Storm eyes

Erion Storm eyes Usuário

Na história de todos os livros de Tolkien qual povo tirou Eru do sério, anões, humanos ou elfos?

2. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Bem.
    Minha opinião:

1 - Homens
    2 - Elfos
    3 - Anões

Penso na fúria contra Númenor e na grandiosa morte de elfos por elfos no fratricídio.

3. Café

Café O importante é o que importa

Não acredito que alguma espécia tenha tirado Eru do sério, pois ele sabia tudo de antemão! o destino destas espécies e do conhecimento de Eru, então ao dar o tema aos Ainur ele já imaginava o que essas espécies fariam!!

4. Sindar Princess

Sindar Princess Que deselegante...

estou mais para o que o menegroth comentou, mas a minha escala é diferente da dele.
    creio que eru não esperava que os primogênitos chegassem aonde chegaram com o fraticídio. o que era para ser imaculado e perfeito, não chegou a acontecer. seres dotados de sentimentos podem ser passionais, ou seja: elfos, humanos e anões.
    ainda acho uma das partes mais marcantes e impressionantes de todas. chega a doer!

Última edição: 10 Nov 2008
  5. Pam EQA

Pam EQA Usuário

Acho que os Homens deram mais dor de cabeça...

(pra variar...)

6. Elendil

Elendil Equipe Valinor

Penso em Eru como o Deus da cultura judaico-cristã. Derrama todo sua ira sobre suas criaturas, quando acha que merecem, mas nunca deixa de amá-los.
    Mas colocaria os elfos em 1º lugar, pela rebelião e por serem os primogênitos, e homens em 2º; afundar Númenor foi o que se poderia chamar de "grande ira divina".:lol:

7. Fico com o Café...Mas ainda assim, acho que foi com os Anões, uma vez que ele diz:
    "Eles agora deverão dormir na escuridão debaixo da pedra, e não se apresentarão enquanto os Primogênitos não tiverem surgido sobre a Terra; e até essa ocasião tu e eles esperareis, por longa que seja a demora. Mas quando chegar a hora, eu os despertarei, e eles serão como filhos teus; e muitas vezes haverá discórdia entre os teus e os meus, os filhos de minha adoção e os filhos de minha escolha."
    Acho q foi o mais perto de uma irritação que podemos atribuir a Eru salvo se considerarmos essa:
    "Então, Manwë sobre a Montanha invocou Ilúvatar; e naquela época os Valar renunciaram a sua autoridade sobre Arda. Ilúvatar, porém, acionou seu poder e mudou a aparência do mundo."
    Humanos idiotas =/

8. os Elfos.

seres superiores, cometendo barbaries.

9. Fuinithil Draug

Fuinithil Draug Astrônomo amador

Concordo com o Eädsohn.
    Deixo os elfos em primeiro também, pelo fratricídio de Alqualondë.
    Os homens em segundo pelo ataque dos númenorianos aos Valar.
    E os anões...bom os anões não fizeram muita besteira.
    Mas depois os homens também acabaram uns contra outros(gondorianos e rohirrim contra os orientais), assim como no ataque de Fëanor aos teleri.

10. Indily

Indily Balrog de Pantufas Fofas

Mais dor de cabeça mesmo quem deve ter dado são os Valar rss principalmente Melkor rss
    Depois acredito que elfos pela quebra de tudo o que era belo com toda a ganancia e o fraticídeo, aí os homens (que continuam constantemente a dar a dor de cabeça) e depois os anões...

11. My

My Usuário

A ordem, na minha opinião, deve ser:

* elfos (por serem os Primogênitos, por terem se voltado contra os Valar - no caso dos noldor - e pelo Fratricídio de Alqualondë)

* homens (principalmente pela total insubmissão de Númenor, excetuando os Fiéis)

* anões (acho que por nenhum motivo específico, talvez pelo que disse o colega The_Withe_Wizard_German aí em cima, talvez por eles serem possuídos de avareza e amor total à riqueza)

12. ARABAEL

ARABAEL Ema Infame e

Alguns elfos que perderam a cabeça (a razão) e saíram por aí fazendo bobagens.

13. Ulmo- o grande

Ulmo- o grande Não quero + passear com esse

Elfos, acredito. Foram dotados de grande sabedoria, grandes poderes...Haviam grandes expectativas sobre eles (nao por parte de Eru, que era onisciente, mas pelos Valar), e els aprontaram as mais cruéis babaries...É como quando um pai espera mais de um filho mais velho e acaba se decepcionando...Eles, provavelmente, deram a maior dor de cabeça!

14. Excluído038

Excluído038 Excluído a pedido

Não creio que qualquer das raças tenha, de fato, irritado Eru. Ele era como se fosse um grande pai que tudo criou, e a seus filhos amava, tanto que em nenhum momento isso era mencionado, nem mesmo quanto a Melkor. Tudo o que ele fez, foi demosntrar que atos possuem consequências e, pensando por esse lado, essas consequências não foram impetradas por ele diretamente mas sim pelos Valar, que mesmo estando sob seu comando ainda exerciam controle sobre o que acontecia na Terra Média, tanto que Manwë só se consultava com ele em casos excepcionais.

Não consigo, por isso, fazer uma relação sobre quem o irritou mais, cada uma das raças guardava suas proporcionalidades e suas personalidades, Eru sabia disso, tanto que as punições eram referentes ao tamanho da cacacá e não quanto seu grau de irritação. Tanto que, parando para analisar, todas as punições foram justas ao momento, e os merecedores se safaram dessa punição, alguém aí não acha que Elendil ter saido de fininho de Númenor foi por seu mérito próprio, que não tinha um dedinho do titiu Eru??.

15. ARABAEL

ARABAEL Ema Infame e

Ops...uma pergunta, Eru se irritou? Onde consta a irritação dele? Ou eu tô por fora, mas não lembro disso.

16. Sindar Princess

Sindar Princess Que deselegante...

gente... é uma parábola e não que de fato ele se irritou... rs

17. Ravanoc

Ravanoc The ring has been lost.

Acho que foram mais os Elfos, mas os homens provavelmente também, em grande escala :P

18. Lawliet_

Lawliet_ Oni Giri

Acho que os elfos, por serem mais "perfeitos" e terem sucumbido tanto pelo Poder e terem em certos pontos decaido tanto. Os homens tinham sua parcela tambem mas eles ao menos eram mais fracos, tinham vida curta, o que os fazia agir como os mais gananciosos, para que suas vidas não fossem em vão... acho que algo assim.

19. Thalion

Thalion Mas que puxa!

Bom, o Cafe ta com toda a razão ao dizer que ele já sabia de tudo, mas não podemos esquecer que todos tinham o livre-arbítrio e a capacidade de mudar seu destino.

Inicialmente eu pensei nos homens, por causa de Ar-Pharazôn e coisa e tal, que foi o único a fazer Eru intervir diretamente em Arda. Só que depois que eu vi o post do Fingolfin mudei minha opinião, pois os elfos, principalmente os Exilados, eram mais "sabidos" que os humanos, o que torna as suas atitudes, que já eram catastróficas, ainda piores.

E não acredito que Eru alguma vez tenha ficado tão zangado com os anões. No máximo, a única coisa que o desagradou foi a ganância deles. E na parte citada pelo White Wizard, Eru não estava bravo com os anões mas, sim, com Aulë, por tê-los criado sem seu consentimento.

20. Ravanoc

Ravanoc The ring has been lost.

Não obstante dos fatos, Eru perdoa Aulë. :P
    Acredito que deveriamos descartar a opção dos Anões, pois ela foi muito inferior à dos outros e quase irrelevante.
    Abraços.

Compartilhar