• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem foi Tom Bombadil???

Tolkien era católico fervoroso!! Na visão católica somos todos filhos de Deus; Deus enviou seu filho Jesus para a Terra!!! Será que Tolkien não poderia ter colocado Tom como um filho de Eru, além dos elfos e homens??? Talvez Tom seja como Jesus mas sem a imagem de salvador da humanidade!!! Apenas dando uma passeada pelas obras de de seu pai!!!Eu sei que Tom Bombadil é descrito como o "sem pai", mas creio que isto seja mais pelo lado literário da obra, por ele ser muito antigo!!!

Sempre achei que o Tolkien fosse anglicano! Mas acho que Tom não é filho de Eru, pois não faz sentido algum um filho de Eru nascer para viver isolado sem fazer nada de relevante para o mundo criado mais ou menospor Eru.
 
Sempre achei que o Tolkien fosse anglicano! Mas acho que Tom não é filho de Eru, pois não faz sentido algum um filho de Eru nascer para viver isolado sem fazer nada de relevante para o mundo criado mais ou menospor Eru.

Tolkien era realmente católico;
Aos três anos parte com a sua mãe, Mabel Suffield, dona de casa, e com o seu irmão, Hilary Arthur Reuel Tolkien, para a Inglaterra, onde pretendiam passar apenas uma temporada devido a questões de saúde de Mabel e dos seus filhos, mas devido à morte de seu pai, eles ali permaneceram por toda a vida. O pai, Arthur Tolkien, um bancário que trabalhava para o Bank of Africa, contraiu febre reumática e morreu em 1896 na África do Sul, antes de se juntar à família, e foi enterrado na própria África. Em 1900 a situação financeira da família se complicou. Mabel Suffield fazia parte da Igreja Anglicana, e quando tornou-se católica, sua família cortou a ajuda financeira que lhe dava, e assim ela morreu, por diabetes, sem tratamento na época. Tolkien, que considerava esse fato um sacrifício da mãe em nome da fé, converteu-se ao Catolicismo. Tolkien e seu irmão passaram então aos cuidados do Padre Francis Xavier Morgan, que Tolkien mais tarde descreveria como um segundo pai, e aquele que lhe ensinara o significado da caridade e do perdão.
 
Tom Bombadil era um criador de limo!

Sim, isso mesmo, o próprio Gandalf o chama dessa forma no fim de RdR, claro que na forma "poética" da expressão.

Um criador de limo, na minha opinião, é um observador, de coisas para muitos sem importância (como os modos dos texugos, por exemplo). Também pode representar o observador dos acontecimentos ao longo do tempo; sim, porque o limo demora para crescer e se desenvolver. Também pode ter a ver com o poder. Que poder tem um criador de limo? Venderá a produção de limo e se tornará rico, poderoso entre os seus pares? Evidente que não.

O fato é que além de poderoso era de certa forma admirado por Gandalf, tanto que o visita antes de sua partida para as Terras Imortais para contar sobre seus feitos e sobre os Entes.

Tom Bom, jovial Tom, além de criador de limo, também era um cara legal.
E só! =)

Abraços meus amiguinhos!
 
Apesar de Gandalf chamá-lo de "criador de limo" é óbvio que essa não era sua função! Tenha certeza de que é essa "definição" de Tom que poderia explicar um bom tanto sobre quem é Tom Bombadil na mitologia tolkieniana.
 
Eu não disse que Tom era um criador de limo. Eu só perguntei o que um criador de limo, quem quer que fosse essa pessoa teria como atividade precípua (além de criar limo, obviamente).
 
Ele trabalhava com cultura de planctons entre outros seres primitivos, por ordem de Eru, para que depois do cumprimento da profecia de Mandos a TM pudesse ser populada por seres menos bestas e que gostassem menos de guerra. Sua função básica era atender e manter saudável a criação e desenvolvimento de seres mono e pluri-celulares que se tornarão a mais nova raça dominante do universo pois descobririam a velocidade de dobra, os amortecedores inerciais e a forma de controlar os buracos de minhoca para que pudessem fazer viagens interestelares e acabassem por serem expulsos da galáxia por seres ainda mais poderosos, chamados de Oris, que foram criados por Melkor enquanto ele ainda estava no vazio. Daí depois de milhares e milhares de anos um cientista humano descobriria fosséis de elfos e aprenderia como ativar uma grande maquina que transporta qualquer tipo de matéria de um ponto a outro da galaxia, ou de outras galáxias, e assim chegaria a Valinor e aprenderia com os Valar como derrotar esses seres pervesos que usavam exercitos de orcs.

Basicamente é isso.
 
[10:55:51] Emy:
mas o Tom é engraçado
[10:56:06] J i v a - (8):
Mas o mais provável é que ele seja...
[10:56:24] J i v a - (8):
Chuck Norris...
[10:56:27] Emy:
quem?
[10:57:14] Emy:
kkkk
[10:57:33] J i v a - (8):
uhauhauhauha

Isso aconteceu agora mesmo, estava eu feliz lendo o topico e as opiniões e o Jiva me perguntou o que eu fazia, ai eu lendo sobre Tom Bombadil, ele pesquisou no Google e começou a conversar fiado sobre o que seria ou quem é o Tom. E saiu isso aí...eu morri de rir.


Eu penso que o Tom é indefinivel, depois de ler tanta informãção e conhecer diversas teorias eu consigo entender por que Fruta D'Ouro diz que "Ele É"
 
Tom Bombadill é nada mais, nada menos, que um boneco dos filhos de Tolkien que caiu na privada e sobre o qual Tolkien criou uma história, na qual ele se casa com uma ninfa da água.
Na verdade, Tom Bombadill representa o que há de misterioso, simples e puro na obra e é por isso que ele se torna tão poderosono contexto dela. Vala, maia, ainu, o próprio Eru disfarçado, as especulações são infinitas e diversos tópicos já foram criados sobre esse mesmo assunto. Aconselho sobretudo que leiam eles, fazem aprte do conhecimento CONSTRUÍDO AQUI no fórum, parte da história dele. Qualquer conclusão a que se chegue, Bombadill sempre é e sempre será o que suas características mais denotam, faz parte destas o mistério. Ademais, que graça haveria se não houvessem coisas cuja existência não se deve ter pleno conhecimento, não pela ausência de explicações, mas pelo gosto de saber que existe algo tão grande na obra que não se dá para conhecer por completo.

Tom Bombadil era um criador de limo!

Sim, isso mesmo, o próprio Gandalf o chama dessa forma no fim de RdR, claro que na forma "poética" da expressão.

Um criador de limo, na minha opinião, é um observador, de coisas para muitos sem importância (como os modos dos texugos, por exemplo). Também pode representar o observador dos acontecimentos ao longo do tempo; sim, porque o limo demora para crescer e se desenvolver. Também pode ter a ver com o poder. Que poder tem um criador de limo? Venderá a produção de limo e se tornará rico, poderoso entre os seus pares? Evidente que não.!

Qual seria, exatamente, a função de um criador de limo?

Levando-se em conta que essa era a opinião de um mago cusjos habitos consistiam em não se manter num único lugar por muito tempo, peregrinando por toda a Terra-Média em busca de quem precisasse (e merecesse) sua ajuda, creio que ele estava se referindo mais especificamente a famosa expressão: "pedra que rola não cria limo". É evidente que Gandalf (um "rolador") estava se referindo a Bombadill como alguém que possuía o costume de manter-se no mesmo lugar, pois é isso que Tom fazia substancialemnte, raramente saindo de sua floresta, diferentemente do mago citado anteriormente.
 
Última edição:
Rogério Magno disse:
Ademais, que graça haveria se não houvessem coisas cuja existência não se deve ter pleno conhecimento, não pela ausência de explicações, mas pelo gosto de saber que existe algo tão grande na obra que não se dá para conhecer por completo.
De fato, nenhuma. Aliás, ultimamente, tenho chegado a essa mesma conclusão também: a obra de Tolkien vale tanto pelo que ela diz quanto pelo que ela deixa de dizer (talvez até mais do que pelo que nela é dito). Ao se escrever muito sobre um assunto, corre-se o risco de desapontar as expectativas do leitor sobre aquele assunto específico.
 
De fato, nenhuma. Aliás, ultimamente, tenho chegado a essa mesma conclusão também: a obra de Tolkien vale tanto pelo que ela diz quanto pelo que ela deixa de dizer (talvez até mais do que pelo que nela é dito). Ao se escrever muito sobre um assunto, corre-se o risco de desapontar as expectativas do leitor sobre aquele assunto específico.

Com certeza! O bom livro é aquele que nos leva a completá-lo, incitando nossa imaginação, e Tolkien soube muito bem fazer isso em toda a sua obra. Especificou, detalhou e ampliou muita coisa, mas sem delimitar nada, pelo contrário, apenas ampliando os horizontes de seu mundo para nós! Isso é realmente incrível. Mil vezes obrigada professor!
 
Não faço a minima ideia! Ja quebrei minha cabeça diversas vezes tentando pensar no que seria, e teve ate uma epoca em que pensava ser ele Eru. Mas hoje, não sei. Sem duvida ele não é um ser comum, um homem ou coisa parecida que encontrou algo que o desse longevidade, senao imortalidade, e ainda por cima sabedoria e força, alem de o dar bondade tambem... E acho que nem mesmo de Aman seria ele...
 
Li em algum lugar que Tom é o "eco dos valar" seja lá o que isso signifique.

Na minha opinião Tom é muito anão. Se ele fosse um deus não seria Eru ou o próprio Tolkien, mas Mahal (Aüle), criador dos anões. E se ele fosse um eco seria o eco de Mahal.


Pensei um pouco sobre todas as possibilidades, e bem... (apesar dos outros posts, vou colocar aqui meu racíocinio :think:) não pode ser Eru, pois além de o próprio Tolkien já ter afirmado, existe Fruta d'Ouro (personagem igualmente estranha, mas que tem indícios concretos de ser uma elfo), Eru não se envolveria de tal forma com um de seus filhos! Além de outros fatos.

Também não acredito que seja um Maia. Os Maiar não são imunes a esse tipo de coisa, Saruman é um exemplo (isso sem mencionar o próprio Sauron), assim como outros Maiar que se corromperam ao longo do tempo desde os salões de Ilúvatar... até mesmo Gandalf teve que "ter muita força de vontade" quando Frodo quis lhe dar o Um.

Um humano? Sem chance...

Um elfo? Muito pouco provável, levando se em conta o que foi dito a seu respeito no Conselho de Elrond; inclusive o capítulo do Conselho é o que me deixa mais intrigada a respeito de Tom, do que era a Floresta Velha de outrora, e da relação que foi "descrita" de Tom com os outros povos da Terra Média. Ali, todos presentes concordaram que, Tom Bombadil não resistiria ao poder do Iminigo no fim, se o Anel lhe fosse confiado. E ainda relebrando as próprias palavras de Tom:
"Aqui termina a terra de Tom:os confins ele não passa
Tem sua casa pra cuidar, e à sua espera Fruta d'Ouro."
E Além de tudo isso, existe a passagem das Criaturas Tumulares. 8-O

Talvez, de tudo o que foi dito nessa discução (que nunca terá fim) o que me pareceu bastante "razoavél" foi o post do Gerbur Forja-Quente (mas de quem seria o eco, ou se o eco seria da canção de todos, não ouso especular). Quem sabe Tom Bombadil seja mesmo um eco da canção dos Ainur, tendo em vista que foi aí que Ëa tomou forma, e ele pode ter surgido daí, junto com Arda. ["Chamavam-no de Iarwain Ben-adar, o mais antigo e sem pai."]

:joy::mrgreen::tchaumam:
 
Tom Bombadil foi um boneco de um dos filhos de Tolkien que havia sido enfiado no vaso sanitário, depois de resgatá-lo Tolkien escreveu um poema sobre ele, em que se casa com um ninfa aquática(uma piada de mal gosto em relação ao estado do Boneco).
E assim surgiu Tom Bombadil, o mais velho e sem pai regastado de um vaso sanitário.
 
Pensei um pouco sobre todas as possibilidades, e bem... (apesar dos outros posts, vou colocar aqui meu racíocinio :think:) não pode ser Eru, pois além de o próprio Tolkien já ter afirmado, existe Fruta d'Ouro (personagem igualmente estranha, mas que tem indícios concretos de ser uma elfo), Eru não se envolveria de tal forma com um de seus filhos! Além de outros fatos.

Fruta D'ouro era uma ninfa, não?

Talvez, de tudo o que foi dito nessa discução (que nunca terá fim) o que me pareceu bastante "razoavél" foi o post do Gerbur Forja-Quente (mas de quem seria o eco, ou se o eco seria da canção de todos, não ouso especular). Quem sabe Tom Bombadil seja mesmo um eco da canção dos Ainur, tendo em vista que foi aí que Ëa tomou forma, e ele pode ter surgido daí, junto com Arda. ["Chamavam-no de Iarwain Ben-adar, o mais antigo e sem pai."]

:joy::mrgreen::tchaumam:

Seria um eco de Aulë e Yavanna, quando se casam na Ainulandë. Pois Tom tem as características físicas de um anão, mas é o senhor da floresta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo