• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem foi o mais importante para a Demanda?

Eriadan

Well-Known Member
Queria saber a opinião da galera, pq fiquei pensando e eh uma questao interessante... para mim foi Gollum, pq concluo que no fim a Demanda falharia, sem duvida, se n fosse por ele. mas se Frodo n o tivesse mantido vivo e n assumisse a responsabilidade da missão... se Sam n estivesse sempre ao lado do Sr. Frodo, se estivesse lá qndo Laracna... se Gandalf n tivesse descoberto sobre o Um Anel, etc, etc.

Quem desses foi o protaginista para a Bem-Aventurança, diga-se assim, da Quarta Era do mundo?
 
Concordo com você, pois todos foram muito importantes...
Mas eu diria que de fato, o papel de Gollum foi o mais importante deles... Se este não fosse desempenhado, as coisas teriam acontecido comoda outra vez... Assim como Isildur, Frodo teria sido enganado pelo poder do Um... A verdade seja dita: se não fosse por Gollum, o livro se chamaria= história sem fim2...
 
Como assim o Gollum foi o mais importante? 8O Ele só, sem querer, tropeçou e caiu na lava. Frodo e Sam que percorreram todos os caminhos, lutaram contra orcs e a Laracna, atravessaram Mordor e chegaram até a Fenda.

Sem Gollum, provavelmente o Anel não teria sido destrído. Sem Frodo e Sam, o Anel nunca seria destruído.
 
Olha, não há como dizer quem foi o personagem mais importante para a aventura. Seria erro dizer que, por exemplo, Sam foi o mais importante por manter Frodo, o Portador, firme na luta enquanto que não citar a importância também de Gandalf. Aí depois vêm o papel de Pippin ao chamar a atenção de Sauron ao pegar o Palantír. E assim cada um, seja da Sociedade ou quem acompanhou-os teve a sua importância.

Pegamos como exemplo o mago Gandalf e o seu valor na Guerra. Há um estudioso de Tolkien da Noruega, que infelizmente não me recordo o nome (mas que não é o Helge), que comenta exatamente como este foi um dos mais importantes. Ele nos diz que Gandalf está ali para conduzir os homens para o real objetivo, que não é batalhar para vencer os Orcs, mas sim batalhar para alcançar o objetivo que é chegar ao Portão de Mordor, e dessa forma enfrentar Sauron.

Só para uma melhor localização, o estudioso dá um complexo depoimento comparativo entre a Guerra do Anel, a época em que Tolkien escrevia e de fato a Guerra Mundial, no DVD "J.R.R. Tolkien: Master of the Rings". Ali ele explica que chegou um tempo em que os alemães/nazistas estavam batalhando e não sabiam mais porque estavam lutando. Eles não estavam concentrados no objetivo, seja ele qual for.

Por isso Gandalf seria um dos personagens de mais importância para a Demanda por dizer "não, vocês não devem ficar batalhando com os Orcs pensando numa vitória. Não há vitória se não a destruição do Anel. E é isso que vocês devem fazer" Não é verdade? De que adiantaria matar todos os Orcs que existissem se o Anel não fosse destruído?

Agora o que eu penso sobre a importância de cada um para a Demanda é que pela história ser longa, cheia de eventos dentro de eventos, todos tem seu valor ali. Os valores passam a ser demosntrados a cada vez em cada momento por cada personagem, é isos que forma a história interessante.

Desde o começo, pela escolha da Sociedade, o papel de Elrond nessa convocação dos representantes dos povos das terras distantes. A morte de Gandalf. O importante descanço da Comitiva em Lothlórien sobre os olhos de Galadriel. Os presentes que ela dá. O bom coração de Gimli ao aceitar Legolas como amigo, e assim, conseqüentemente influenciar na batalha. Ou vice-versa. E o papel de Pippin e Merry ao chamarem a atenção de Barbárvore para atacar Isengard? Por aí vai.
 
Acho que é impossível decidir qual foi o personagem mais importante. A falta de qualquer um deles faria um diferença enorme, pq cada um fez a sua parte. Mas eu acho que o Frodo, o Sam e o Gandalf se destacaram mais. O Gandalf, pq foi quem começou tudo. E o Frodo e o Sam, pq destruíram o Anel.
Mas nenhum deles teria feito nada sozinho.
 
Desculpe... mas é obvio que existe um que tem o papel vital. Foi ele que carregou o anel por tanto tempo, que esteve a par de varios perigos, sofreu para conseguir manter o anel longe das forças de Sauron... o GOLLUM é o pincipal (tira ele e vc nao terá 500 anos de história do anel :) )
 
Não há ninguem mais importante que outro na demanda do anel, o conjunto deu certo, as ações de cada um são elementares, é como a cadeia alimentar, elimine uma espécie, qualquer uma, e veja se não gera um desiquilíbrio.
 
agora, falando em "utilidade", "inutilidade", Tolkien chegou a declarar em uma entrevista ou carta, n sei, que Legolas era o membro mais inútil da Comitiva, já ouviram falar nisso? Q vcs acham disso? me decepcionei quando soube...
 
Legolas têm a sua importância no livro. Pode até não ser tanto na demanda, mas ele mostra como é possível um elfo gostar de um anão. Ou Gimli também mostra que não é impossível anões odiarem os elfos. Talvez Tolkien quiz mostrar que "raças" diferentes podem ser amigas através deste dois.
 
Eu também penso que todos eles foram muito importantes, e a vitória deveu-se à união, coragem e lealdade de todos na Irmandade 8-)

Mas em tendo que escolher um, escolho Gandalf 8-) pois ele era o inimigo de Sauron, opondo ao fogo que devora e destrói, o fogo que aquece 8-)
 
Creio que os Nove (mais o Gollum) eram de suma inportância. Se um deles não estivesse lá, talvez a Demanda ruisse antes do seu final, ou então não chegaria a um final completo.
Sem Gandalf a jornada nunca teria começado, e caso tivesse começado, acabaria mal sem seus conselhos e seus conhecimentos. Sem Aragorn, os homens de Gondor nunca teriam ousado a ir ao Portão Negro, e por aí vai.
Acho que o grupo foi formado como que por "destino"(uma coisa um pouco mais palpável nessa situação, se levar em conta que Gandalf também estava lá durante a música), e sabia-se que cada um teria um papel importante(e por que não dizer, decisivo) na Demanda...
 
Cada um teve seu papel e a sua importância, e em algum momento cada um fundamental para o sucesso da demanda.. Definir quem foi mais importante, julgo um tarefa impossível. Quem é mais importante Gandalf ou Frodo? Nem Tolkien sabe. :think:
 
Gollum e Gollum! É claro que todos tiveram sua grande importância, mas acho que esses "todos" se resumem em 50% e Gollum na outra metade. Ele foi tudo: imaginem, se quem achasse o anel no Anduin, ou melhor, quem matasse Déagol com o Anel na mão fosse um orc, ou qualquer servo de Sauron?; imaginem, se Frodo pusesse tudo a perder siando da Montanha com o Anel em posse? Gollum foi tudo!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo