1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quem foi o mais importante para a Demanda?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Eriadan, 4 Mai 2005.

1. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Queria saber a opinião da galera, pq fiquei pensando e eh uma questao interessante... para mim foi Gollum, pq concluo que no fim a Demanda falharia, sem duvida, se n fosse por ele. mas se Frodo n o tivesse mantido vivo e n assumisse a responsabilidade da missão... se Sam n estivesse sempre ao lado do Sr. Frodo, se estivesse lá qndo Laracna... se Gandalf n tivesse descoberto sobre o Um Anel, etc, etc.

Quem desses foi o protaginista para a Bem-Aventurança, diga-se assim, da Quarta Era do mundo?

2. meerah_vanya

meerah_vanya Usuário

Concordo com você, pois todos foram muito importantes...
    Mas eu diria que de fato, o papel de Gollum foi o mais importante deles... Se este não fosse desempenhado, as coisas teriam acontecido comoda outra vez... Assim como Isildur, Frodo teria sido enganado pelo poder do Um... A verdade seja dita: se não fosse por Gollum, o livro se chamaria= história sem fim2...

3. Krebain

Krebain Banned

Como assim o Gollum foi o mais importante? 8O Ele só, sem querer, tropeçou e caiu na lava. Frodo e Sam que percorreram todos os caminhos, lutaram contra orcs e a Laracna, atravessaram Mordor e chegaram até a Fenda.

Sem Gollum, provavelmente o Anel não teria sido destrído. Sem Frodo e Sam, o Anel nunca seria destruído.

4. Smaug

Smaug Cacho

Olha, não há como dizer quem foi o personagem mais importante para a aventura. Seria erro dizer que, por exemplo, Sam foi o mais importante por manter Frodo, o Portador, firme na luta enquanto que não citar a importância também de Gandalf. Aí depois vêm o papel de Pippin ao chamar a atenção de Sauron ao pegar o Palantír. E assim cada um, seja da Sociedade ou quem acompanhou-os teve a sua importância.

Pegamos como exemplo o mago Gandalf e o seu valor na Guerra. Há um estudioso de Tolkien da Noruega, que infelizmente não me recordo o nome (mas que não é o Helge), que comenta exatamente como este foi um dos mais importantes. Ele nos diz que Gandalf está ali para conduzir os homens para o real objetivo, que não é batalhar para vencer os Orcs, mas sim batalhar para alcançar o objetivo que é chegar ao Portão de Mordor, e dessa forma enfrentar Sauron.

Só para uma melhor localização, o estudioso dá um complexo depoimento comparativo entre a Guerra do Anel, a época em que Tolkien escrevia e de fato a Guerra Mundial, no DVD "J.R.R. Tolkien: Master of the Rings". Ali ele explica que chegou um tempo em que os alemães/nazistas estavam batalhando e não sabiam mais porque estavam lutando. Eles não estavam concentrados no objetivo, seja ele qual for.

Por isso Gandalf seria um dos personagens de mais importância para a Demanda por dizer "não, vocês não devem ficar batalhando com os Orcs pensando numa vitória. Não há vitória se não a destruição do Anel. E é isso que vocês devem fazer" Não é verdade? De que adiantaria matar todos os Orcs que existissem se o Anel não fosse destruído?

Agora o que eu penso sobre a importância de cada um para a Demanda é que pela história ser longa, cheia de eventos dentro de eventos, todos tem seu valor ali. Os valores passam a ser demosntrados a cada vez em cada momento por cada personagem, é isos que forma a história interessante.

Desde o começo, pela escolha da Sociedade, o papel de Elrond nessa convocação dos representantes dos povos das terras distantes. A morte de Gandalf. O importante descanço da Comitiva em Lothlórien sobre os olhos de Galadriel. Os presentes que ela dá. O bom coração de Gimli ao aceitar Legolas como amigo, e assim, conseqüentemente influenciar na batalha. Ou vice-versa. E o papel de Pippin e Merry ao chamarem a atenção de Barbárvore para atacar Isengard? Por aí vai.

5. Acho que é impossível decidir qual foi o personagem mais importante. A falta de qualquer um deles faria um diferença enorme, pq cada um fez a sua parte. Mas eu acho que o Frodo, o Sam e o Gandalf se destacaram mais. O Gandalf, pq foi quem começou tudo. E o Frodo e o Sam, pq destruíram o Anel.
    Mas nenhum deles teria feito nada sozinho.

6. Denethor II

Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

Desculpe... mas é obvio que existe um que tem o papel vital. Foi ele que carregou o anel por tanto tempo, que esteve a par de varios perigos, sofreu para conseguir manter o anel longe das forças de Sauron... o GOLLUM é o pincipal (tira ele e vc nao terá 500 anos de história do anel :) )

7. Não há ninguem mais importante que outro na demanda do anel, o conjunto deu certo, as ações de cada um são elementares, é como a cadeia alimentar, elimine uma espécie, qualquer uma, e veja se não gera um desiquilíbrio.

8. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

agora, falando em "utilidade", "inutilidade", Tolkien chegou a declarar em uma entrevista ou carta, n sei, que Legolas era o membro mais inútil da Comitiva, já ouviram falar nisso? Q vcs acham disso? me decepcionei quando soube...

9. Smaug

Smaug Cacho

Legolas têm a sua importância no livro. Pode até não ser tanto na demanda, mas ele mostra como é possível um elfo gostar de um anão. Ou Gimli também mostra que não é impossível anões odiarem os elfos. Talvez Tolkien quiz mostrar que "raças" diferentes podem ser amigas através deste dois.

10. Gwen

Gwen Usuário

Eu também penso que todos eles foram muito importantes, e a vitória deveu-se à união, coragem e lealdade de todos na Irmandade 8-)

Mas em tendo que escolher um, escolho Gandalf 8-) pois ele era o inimigo de Sauron, opondo ao fogo que devora e destrói, o fogo que aquece 8-)

11. Estranho

Estranho Dancer

Creio que os Nove (mais o Gollum) eram de suma inportância. Se um deles não estivesse lá, talvez a Demanda ruisse antes do seu final, ou então não chegaria a um final completo.
    Sem Gandalf a jornada nunca teria começado, e caso tivesse começado, acabaria mal sem seus conselhos e seus conhecimentos. Sem Aragorn, os homens de Gondor nunca teriam ousado a ir ao Portão Negro, e por aí vai.
    Acho que o grupo foi formado como que por "destino"(uma coisa um pouco mais palpável nessa situação, se levar em conta que Gandalf também estava lá durante a música), e sabia-se que cada um teria um papel importante(e por que não dizer, decisivo) na Demanda...

12. Falca_Br

Falca_Br Usuário

Ninguem mais suportaria o fardo do anel a naum ser Frodo e o Gollum, tai uma boa briga

13. BLIND WIZARD

BLIND WIZARD Ice Ice Baby

Cada um teve seu papel e a sua importância, e em algum momento cada um fundamental para o sucesso da demanda.. Definir quem foi mais importante, julgo um tarefa impossível. Quem é mais importante Gandalf ou Frodo? Nem Tolkien sabe. :think:

14. Mirwen Elenwë

Mirwen Elenwë Usuário

Gollum e Gollum! É claro que todos tiveram sua grande importância, mas acho que esses "todos" se resumem em 50% e Gollum na outra metade. Ele foi tudo: imaginem, se quem achasse o anel no Anduin, ou melhor, quem matasse Déagol com o Anel na mão fosse um orc, ou qualquer servo de Sauron?; imaginem, se Frodo pusesse tudo a perder siando da Montanha com o Anel em posse? Gollum foi tudo!

Compartilhar