1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quem foi mais cruel, Fëanor ou Ar-Pharazôn?

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Elessar Hyarmen, 22 Dez 2010.

?

Quem foi mais cruel? Fëanor ou Ar-Pharazôn?

  1. Fëanor

    28,9%
  2. Ar-Pharazôn?

    71,1%
  1. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Quem dos dois foi o mais cruel dos filhos de Ilúvatar?

    Fëanor ou Ar-Pharazôn?

    Essa é uma boa disputa hein :think:


    Ambos foram crueis por motivos e histórias diferentes, o que não os isenta de terem sido realmente pessoas arrogantes e cruéis.

    Na minha opinião Ar-Pharazôn conseguiu ser mais cruel e sem limites do que o próprio Fëanor.

    Fëanor desejava justiça por meio da vingança nem que para isso tenha que ter destuiodo a humanidade, embora ele ( Fëanor) tenha potencial para ser um senhor realmente do escuro.

    Já Ar-Pharazôn queria dominar todo o mundo e acima de tudo fazer guerra contra os valar, nem que para isso tenha que destruir o mundo inteiro.



    Deixe sua opinião :D
     
    Última edição: 22 Dez 2010
  2. Café

    Café O importante é o que importa

    Na minha opinião foi Ar-Pharazôn o mais cruel dos dois.

    Mas não creio que os dois tenham sido cruéis como "senhores do escuro" eles foram na verdade ambiciosos e egoístas.

    Fëanor acima de tudo amava suas criações (as Silmarils) todos os erros que ele cometeu e inclusive as crueldades foram impulsionadas pelo desejo egoísta de possuir as silmarils novamente. Ele não pensava de forma em que seus atos prejudicassem os outros, apenas agia de forma impulssiva...

    Ar-Pharazôn também foi impulsionado por motivos egoístas e mesquinhos, ele desejava a imortalidade, mas até nisso ele foi induzido por Sauron, que como mestre da manipulação das vontades, conseguiu desvirtuar o rei de Numenor. Mas ainda sim acredito que os atos dele foram mais "cruéis" do que os de Fëanor...
     
  3. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Ar-Pharazôn, sem dúvidas. A crueldade de Fëanor, no fundo no fundo, se originou apenas de um desejo de justiça. Ele pode ter escolhido todos os meior errados, mas nof im ele só queria o que era dele de direito.

    Ar-Pharazôn já começou mal, querendo reinvidicar para si o que não era seu.
     
  4. ancalagon_killer

    ancalagon_killer Usuário

    Ar-Pharazon ponderou uma guerra q destruiria o mundo se se realiza-se. Os desflorestamentos da TM foi ele também q ordenou, se não me engano. Ja Feanor foi só um otario ressentido por ter levado uma rasteira de um cara mais inteligente q ele (Morgoth) e procurou vingança.

    Feanor teve uma justificativa, Ar-pharazon não. No outro tópico perguntaram se feanor daria um senhor do escuro, eu acho q não, acho q quem daria um senhor do escuro de verdade seria Ar-pharazon(pelo tempo em q vivesse, claro).
     
  5. BeorZenni

    BeorZenni Usuário

    bom, pelo jeito todo mundo concorda nesse ponto, não preciso dar grandes explicações para o meu voto

    Feanor tinha uma certa justificativa para sua raiva, a justiça com as proprias mãos, não que isso seja certo
    mas com Ar-Pharazon foi mais o egoismo que moveu sua furia
     
  6. Dúnadan Thorongil

    Dúnadan Thorongil Mensageiro de Gondor

    Bom, já falaram tudo aí em cima. O que difere os atos um do outro é o motivo: Fëanor buscava justiça, mesmo que as consequencias de tudo pudessem ser desastrosas. Ar-Pharazôn, por sua vez, promoveu tudo por desejos próprios, como a busca pela imortalidade (mesmo que para isso ele enfrentasse os Valar).
     
  7. Vela- o Rousoku

    Vela- o Rousoku Sirius Black

    A gente não pode votar no Fëanor, se não ele vem aqui no tópico banir a gente. :dente:

    :batera:
     
    • LOL LOL x 2
  8. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Que infame... :roll:

    Votei, obviamente, no Fëanor. Ele saiu detonando todos que encontrou pela frente, sem se preocupar com nada, somente com seu objetivo. Pharazon só atravessou a TM mostrando um exercito gigante pra ser enrolado por Sauron.

    Ponto final.

    Fëanor Ruleia!! :lol:
     
  9. Mairon

    Mairon Alquimista Andarilho

    Tudo bem que existia a "justificativa" de que Fëanor teria feito tudo o que fez por justiça, mas se pensarem bem, enquanto Ar-Pharazôn fez sua falha tentativa de ataque contra os Valar, Fëanor realizou o fratricidio, realmente matou seus irmãos Noldor e por puro orgulho causou sofrimento a todo seu povo por algo como vingança.

    Não sei vocês, mas por mim, o louco obcecado com suas pedras brilhantes é bem pior do que o rei ambicioso enganado por Sauron!
     
    Última edição: 23 Dez 2010
    • Gostei! Gostei! x 3
  10. CaiÒ.ó

    CaiÒ.ó Usuário

    Fëanor não foi mal, pelo menos não ao meu ver...

    Ele era guiado pela justiça, e a real justiça é cega e cruel...

    Acho que não tem mais muito a dizer do meu ponto de vista xD


    Tenken :lily:
     
    • Fail Fail x 1
  11. A gota d'agua para a destruição de Númenor foi no reinado de Ar-Pharazôn. Em partes, ele foi o causador da queda da ilha.
    Fëanor foi cruel. Matou gente de seu próprio povo: tudo por causa das suas maravilhas-amaldiçoadas Silmarill.


    Ar-Pharazôn destruiu Númenor, sob a lábia de Sauron, poderoso maia.
    E Fëanor, matou por três pedras?
     
  12. Fefe_Helena

    Fefe_Helena Who's that girl

    Feanor foi um tipo de psicopata, onde nao pensa em mais ninguem e sim só nele mesmo e em suas razoes...
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. Nuno-510

    Nuno-510 Usuário

    Em minha opinião foi Ar-Pharazôn que foi mais cruel. Foi este quem levou a maior armada para atacar as Terras Imortais, pois procurava ser imortal.
    Quanto a Fëanor este desobedeceu aos Valar, porque este só queria recuperar as Silmarills e vingar a morte do seu pai.
     
  14. McLucz

    McLucz Usuário

    A meu ver Fëanor cometeu atos muito mais cruéis por uma diferença muito simples. E possível perdoar um tolo, por atos que ele não tinha noção, Ar-Pharazôn, fez a besteira que fez sob influência de Sauron, e sem sombra de dúvidas não tinha noção de quão idiota era seu ato, tanto que o próprio Sauron, não tinha noção das consequências daquela ação.
    Mas Fëanor, fez o que fez por arrogância, sem jamais ter sido fantoche de ninguém. E isso pra mim torna ainda mais hediondos todos os seus atos. Tem uma passagem que nunca me sai da cabeça: "As Silmarils haviam desaparecido, e parecia não fazer diferença se Fëanor tivesse dito sim ou não a Yavanna. Contudo, tivesse ele dito sim de início, antes que chegassem as notícias de Formenos, talvez seus atos posteriores tivessem sido diferentes do que foram. Agora, porém, o cruel destino dos noldor se aproximava."
     
  15. Voto no Fëanor, o que ele fez na travessia do gelo, é cruel até hoje pra mim!
     
  16. ancalagon_killer

    ancalagon_killer Usuário

    Mas Feanor não matou por só tres pedrinhas, ele queria principalmente a vingança pelo seu pai(enbora isso não justifique o fatricidio). Ja Ar-Pharazon forçou uma mulher a se casar com ele, usurpou o trono, atacou Valinor por assuntos absolutamente propios, e aparentemente ainda massacrou elfos em Tirion. Na minha opinião, isso o faz bem pior q Feanor.
     
  17. Isso é verdade, mas Ar-Pharazon é homem, e dos homens é mais fácil esperar crueldade, visto que sua existência curta os conduz a sentimentos de fúria com mais facilidade do que os Elfos, Fëanor tinha uma eternidade para pensar em como obter as Silmarils sem ferir ninguém em especial, e no entanto, ele preferiu magoar a todos os que se envolveram nessa busca pelo seu orgulho inútil.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  18. Ulca

    Ulca Usuário

    Ambos cometeram suas crueldades instigados, em maior ou menor grau, pelos Senhores do Escuro, mas sem dúvida Fëanor foi o mais cruel. O Fraticídio de Alqualondë, abandonar seus companheiros na travessia, além de condenar toda a sua linhagem são atos mais cruéis que tentar chegar as Terras Imortais.
     
  19. ancalagon_killer

    ancalagon_killer Usuário

    Eu tambem posso alegar q Feanor não estava em juizo perfeito quando fez varias de suas malvadezas e por tanto não deve levar toda a culpa sobre seus atos(embora ainda tivesse culpa, não nego). Em resumo, o mané estava louco.E continuo alegando q ele tinha uma justificativa(mesmo pobre) para seus atos.

    Ja Ar-Pharazon ñ estava louco, e a influencia de Sauron nele foi apenas um empurãozinho para determinar a queda total dele. Enfim, o q quero dizer é q o q Feanor fez foi tão cruel como o q Ar-Pharazon fez, mas o mané Feanor precisou ter o pai assassino para cair para o lado negro da força, ja Ar-Pharazon não precisou de nada disso.
     
  20. Lord Morgoth

    Lord Morgoth Senhor do Escuro

    Ar-Pharazon, é claro. Ele se moveu contra os Valar apenas pela ganância, foi seduzido pelo poder, e vontade de viver eternamente.

    Como é dito no Silmarillion:
    Fëanor, tinha em sua mente, não só a ganância quando ficou louco pelo roubo das silmarills por Melkor. Fëanor tinha um sentimento de libertação de todos os eldar em seu coração.
    É dito por tolkien, que Fëanor era de "espírito irrequieto", ou seja, por mais que os valar tivessem as melhores intenções e amor pelos filhos de Eru, Fëanor, continuaria achando aquilo uma opressão, ou escravidão. Fëanor, era alguém que buscava a perfeição em tudo que fazia (cito aqui as Silmarills e as outras obras de suas mãos).
    E com a sua revolta (não justifico seus atos, como o fratricidio em Alqualondë por isso), ele trouxe o destino dos Noldor e de todos os Eldar, que era voltar a Terra-Média, e combater Melkor Morgoth. Sem os noldor não haveria Numenór, Gondolin, Lorien, Imladris, provavelmente todos os filhos mais novos de Illuvatar teriam caído ao domínio de Melkor, e Beleriand e os outros eldar logo teriam sucumbido, não haveria a Guerra da Ira, e Morgoth logo tomaria toda a Terra-Média.
     

Compartilhar