1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Quem foi Che Guevara ?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Unholy Master, 19 Mar 2005.

  1. Unholy Master

    Unholy Master Chess Piece

    Quem foi Che Guevara? ... ai está:

    Conheçamos Che Guevara, um homem retratado à feição de um Jesus Cristo mas que poucos conhecem sua verdadeira face. Examinemos seus mestres, seus ídolos e os países que admirava:

    Lênin, o fundador do Estado Soviético, um dos ídolos de Che Guevara, disse em 1891: "A fome tem várias conseqüências positivas (...) a fome nos aproxima de nosso alvo final, o socialismo, etapa imediatamente posterior ao capitalismo. A fome destrói assim a fé não somente no Czar, mas também em Deus".

    Depois, em 1921, por ocasião de uma grande fome, quando já era o líder máximo, Lênin reafirmou que "a fome deveria servir para ferir mortalmente o inimigo (Igreja Ortodoxa)". E foi mais além, proibiu ajuda aos famintos. Quem os ajudasse, poderia ser até preso. Pereceram nessa fome 6 milhões de pessoas.

    Che Guevara estudou Lênin, admirou-o, e provavelmente leu também o seguinte discurso leninista: "É preciso lutar contra a religião", "o marxismo é incondicionalmente ateu, decididamente hostil a qualquer religião".

    Stalin, uma das figuras mais perversas deste século. Responsável diretamente por milhões de mortos, pelos processos de Moscou, pela fome deliberada na Ucrânia, pelo Gulag. Seus crimes foram denunciados por Krushev a partir de 1956.

    Foi essa figura a quem Che Guevara jurou: "diante de um retrato velho e prateado do camarada Stalin, jurei não descansar até ver esses polvos capitalistas aniquilados". Por ocasião de sua visita a Moscou, Che ficou bravo com o embaixador cubano porque este se opôs a depositar flores no mausoléu de Stalin.

    A Mao Tse Tung, Che tinha grande admiração, e o conheceu pessoalmente numa viagem a China. Qual era o motivo da admiração? Talvez porque Mao tenha ordenado a invasão do Tibet nos anos 50, na qual 1 milhão de pessoas morreram (1 em cada 8 habitantes), e na qual monges foram enterrados vivos. Talvez por ter instalado na China uma das mais perversas ditaduras de que a história teve notícia ...

    O serviço de segurança ficou famoso depois da morte de Che porque era um exemplo de eficiência na arte da tortura, das provas forjadas e dos assassinatos. Huber Matos, que lutou ao lado de Che e Fidel, foi a primeira das vítimas. Apenas porque discordou do "comandante", foi executado.

    Che dizia que a solução para os problemas do mundo estava atrás da Cortina de Ferro. O que havia lá de tão excelente? Além do Gulag, da perseguição religiosa, dos massacres, da fome premeditada, das polícias políticas? E havia o Muro de Berlim na Alemanha Oriental... Quem quisesse escapar da miséria pulando o muro era fuzilado.

    Em 1956 na Polônia a multidão, num protesto contra o governo totalitário, gritava "pão e liberdade". Foi reprimida a bala, o que ocasionou dezenas de mortos.

    Em 1956, na Hungria, houve a revolução anti-totalitária, na qual a população resistiu com armas na mão contra a invasão soviética. Pereceram 3.000 pessoas; 200.000 fugiram.

    Talvez a solução dos problemas do mundo estivesse com o camarada Enver Hoxa, que proscreveu a religião na Albânia, ou então com os expurgos internos de Tito na Iugoslávia, ou ainda com o governo corrupto de Ceaucescu na Romênia.

    Por que Che escreveu: "Dos países que visitamos, a Coréia do Norte é um dos mais extraordinários" ? Talvez ele tenha gostado da Guerra da Coréia provocada pelo governo do norte, na qual 500.000 pessoas morreram; talvez tenha admirado o grande expurgo interno promovido por Kim Il Sung ocorrido algum tempo antes de sua visita, no qual o líder coreano perseguiu e matou milhares de opositores do regime.

    Por que Che disse: "na China não se vê nenhum dos sintomas de miséria que se vêem em outros países"? Deve ter-se referido ao "grande salto para frente" de Mao, projeto econômico na China, envolvendo entre outras coisas a coletivização forçada. O resultado do projeto foi a maior fome de toda a história. Mao chegou a exportar comida e impediu a aceitação de ajuda externa. Pereceram mais de dez milhões de chineses.

    Che disse: "Cuba devia seguir o exemplo de desenvolvimento pacífico mostrado pela URSS". O que era "desenvolvimento pacífico" para ele? O racionamento de comida feito por Lênin? O Gulag? Os expurgos de Stalin? A política anti-religiosa de Krushev? A burocracia corrupta de Brejnev? Os inúmeros massacres e perseguições que o Partido Comunista impôs aos soviéticos?

    Realmente, Cuba, a ilha-prisão, seguiu bastante o exemplo da URSS: corrupção, expurgos internos, assassinatos, repressão, campos de trabalho forçado (que Che ajudou a construir) etc. Mas o que mais caracterizou a revolução cubana foi o "Paredón", em que Che teve participação ativa, principalmente em La Cabaña. Quantos ele matou lá? 300, 400?

    Junto aos seus ídolos Lênin, Stalin, Mao e companhia, Che contribuiu para a construção do regime que mais matou pessoas em toda a história, o chamado "socialismo real", responsável por mais de 100 milhões de mortos. Nada perde ele, portanto, diante do nefasto nazismo.

    Mas talvez nem esses 100 milhões de vítimas ainda não bastem para derrubar esse mito que transformou um criminoso arrogante e intolerante com sua ideologia mentirosa em um santo aos olhos daqueles com preguiça de aprender História.

    FONTES:

    "Che Guevara, a vida em vermelho", de Jorge Castañeda
    "O Livro Negro do Comunismo" (Le Livre Noir du Communisme)
     
  2. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

  3. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Interessante ué... :|
     
  4. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Interessante é colocar a fonte de onde tirou o texto, ué. :|

    Tá me parecendo um complô anti-comunismo no fórum. :think:


    Tipo, tem que cuidar mesmo, comunistas comem criancinhas. :|
     
  5. Deriel

    Deriel Administrador

    Não me lembro de nenhum governo comunista funcional :think:
     
  6. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    :hahanao:
     
  7. Aphador

    Aphador Usuário

    Conhece Che?Che vira!!!! :lol: :D
     
  8. ombudsman

    ombudsman O Eto'o brasileiro

    O que eu acho ironico é justamente criticar a idolatria por parte de alguns pelo Che Guevara, e fazer isto demonizando o mesmo.

    Esqueçam conceitos de Bom e Mau. Ninguem é nem um, nem outro. Todos nós só somos pessoas defendendo os proprios interesses. Se ele é "libertar" povos do capitalismo, ou se ele é lucrar a qualquer custo, prendam-se a isso. Em vez de ficar julgando valorativamente.

    Che Guevara foi .. bem, foi Che Guevara.
    Posso nao concordar com as acoes dele, mas que muitas pessoas o consideram uma especie de salvador, nao dá para negar.


    PS: Esse "O Livro Negro do Comunismo" é uma piada. Sou critico da utopia que o comunismo significa mas levar a serio este livro é impossivel.
     
  9. Deriel

    Deriel Administrador

    E "O Livro Negro do Capitalismo" é piada também?
     
  10. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    A questão é quem é Robert Kurz e quem é Stephane Courtois.

    Mas tirando isso, os dois livros são parciais (duh!)... É mais ou menos como "vamos separar o joio do trigo!", mas o problema é que nesse acso não se pode fazer isso... o que vale é o balanço final... e para isso tem que se ver a totalidade, etc...
     
  11. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    Eu num conheço a história de Che, pelo menos nao com bases históricas concretas. Você se embasou em algo concreto em suas afirmações? "Achismo" é crime quando voce expoe um ponto de vista. :tsc:
     
  12. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Achismo é crime se vc não deixa claro que é "achismo" ou ainda se o fala em tom de verdade absoluta.
     
  13. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Eu sempre achei válido ver os 2 lados, por isso disse q era interessante o texto. :D
     
  14. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Procede. Há pouco mais que vaidade humana por detrás destas lutas. Mesmo que exista o desejo "sincero" de ajudar pessoas, quem determina que teu atos são benéficos a outrem?

    A molecada radical vomita socialismo, enquanto homens orgulhosamente práticos deitificam o Santo Capitalismo.
     
  15. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Isso é fundamental pra entender os grandes líderes e grandes revolucionários. E entender até a concepção de nós mesmos ...

    Culpa dos governos ou do sistema?
    Vamos considerar a corrupção soviética;
    Vamos ainda considerar a Guerra Fria, a qual obrigou a URSS (e outros países) a investir na corrida armamentista, deixando de lado a questão social (fundamental para q o sistema funcione) ...

    OK . vcs podem falar q os EUA tb participaram da corrida armamentista, mas dae a comparar a economia dos States com a dos países socialistas do século XX .. :disgusti:
     

Compartilhar