• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem era mais alto? Elendil ou Sauron?

Elessar Hyarmen disse:
Por um acaso os númenorianos eram na média as pessoas mais altas de Arda?

De Arda eu diria que não. Eu diria que seguem mais ou menos a média dos elfos, variando entre alguns elfos mais altos que alguns homens e vice-versa. De qualquer forma, eu precisaria de alguma confirmação sobre isso, já que estou supondo por não recordar já ter lido sobre isso ou não. Mas com relação a outros homens, sim, neste caso eles eram mais altos.
 
To de volta gente...fiquei um tempo longe mais voltei pra ficar.
Acredito que Sauron, por assumir a forma que quiser, mais Elendil foi um grande guerreiro e um numenoriano de espírito forte. Creio que Peter Jackson no filme , pretendia, demonstrando Sauron maior que os outros homens e elfos, formar uma imagem de superioridade do Maiar.
 
De Arda eu diria que não. Eu diria que seguem mais ou menos a média dos elfos, variando entre alguns elfos mais altos que alguns homens e vice-versa. De qualquer forma, eu precisaria de alguma confirmação sobre isso, já que estou supondo por não recordar já ter lido sobre isso ou não. Mas com relação a outros homens, sim, neste caso eles eram mais altos.


Suponho que isso seja certo, afinal os Númenorianos eram descendentes de Elros, portanto seguiam uma média mais alta. Já, Sauron,que eu saiba podia escolher a própria altura considerando que podia mexer na forma de seu copro físico, cães, gatos, homens, lobos, lobisomens, jaguatiricas saltitantes, era só escolher.
 
A altura média dos Numenoreanos era de 1,93

"A resposta está nos Contos Inacabados, no texto sobre Medidas lineares Númenoreanas. Naquele texto Tolkien explica que a medida conhecida como ranga (passo grande), iss era o equivalente ao “metro” numenoreano, era mais comprida que uma jarda, atingindo 38 polegadas (exatos 96,52 cm). O texto diz que “dois rangar chamava-se freqüentemente como a altura do Homem”, o que a 38 polegadas, dá uma altura de 6 pés e 4 polegadas. Fazendo a conversão, vemos que a altura média dos numenoreanos era de 1,93m."

Já os Elfos tem altura média de 1,80m a 1,90m. Nem mesmo os Elfos de Aman superavam a altura média dos Homens.

"Os Elfos vindos de Aman eram mais altos que os seus parentes da Terra-média, mas nem mesmo eles superavam a estatura média dos Homens. O Mesmo texto diz que Galadriel era “a mais alta de todas as mulheres dos Eldar de que as histórias falam” e que ela tinha a altura de um Homem, e indica-se uma altura de cerca de 6 pés e 4 polegadas. Sabemos ainda, através do ensaio Leis e Costumes entre os Eldar, que não havia grande diferença de estatura entre Elfos e Elfas. Sendo a mais alta das mulheres, Galadriel era, portanto, mais alta também que os Elfos do sexo masculino. A altura deles devia ficar, em média, em cerca de 1,80m ou 1,90m, uns 10 centímetros abaixo da estatura dos Homens superiores. No SdA, tanto Boromir quanto Aragorn eram mais altos que Legolas. E o mesmo vale para Éomer, que tinha a mesma estatura do futuro rei Elessar. O recorde de altura entre os Filhos de Eru, entretanto, ficou com um Elfo: Thingol, pai de Lúthien. Sua altura não é declarada, mas sabese que ele superava os 2,41m de Elendil."

Fonte Dúvendor
 
Última edição:
bom sauron adquiriu mais poder .... com o passar das eras acredito que era o mais alto né
Não necessariamente. Se você adquire mais poder, você não fica mais alto por causa disso. A altura é muito valorizada nas Obras de Tolkien, mas ser mais poderoso não implica necessariamente em ser mais alto. Inclusive, se não me engano, os elfos são em média menores que os homens.
 
Olha, sendo que Sauron era um Maia, presumo que ele podia assumir formas e tamanhos diferentes, mas, não há nada que confirme isso exatamente. É somente uma hipótese, mas talvez Sauron pudesse ser "representado" como maior em estatura devido ao grande poder e por pertencer à uma raça superior.
 
Olha, sendo que Sauron era um Maia, presumo que ele podia assumir formas e tamanhos diferentes, mas, não há nada que confirme isso exatamente. É somente uma hipótese, mas talvez Sauron pudesse ser "representado" como maior em estatura devido ao grande poder e por pertencer à uma raça superior.
Você está certo, os Ainur podiam assumir a forma que quisessem. Mas isso não significa que eles sempre assumissem formas gigantescas. Os Valar, por exemplo, depois da chegada dos Filhos, costumavam usar formas um pouco mais altas que aas humanas, mas não gigantescas.

Tolkien afirma, na Carta 246, que no fim da Terceira Era "a forma que ele [Sauron] assumiu era de um homem maior que a estatura humana, mas não gigantesco." Desse trecho eu estimo a altura de Sauron entre 2,5 e 3 metros. Elendil tinha 2,41 se não me engano. Eu sempre vi Sauron como sendo um pouco maior que Elendil.
 
Fiquei imaginando o que leva a essa curiosidade, "quem é o mais alto?".

No fim das contas isso realmente faz tanta diferença assim? Basta sabermos que Elendil era alto para os padrões do seu povo, aponto de ser considerado o mais alto dos Homens.
Quanto a Sauron, ele poderia assumir formas variadas como todos já disseram. Então, de qualquer forma, imaginem-o com uma forma imponente, que demostre todo o seu poder e ao mesmo tempo a estirpe que pertencia, os Ainur.

E caso não concordem, leiam o que o Professor escreveu:
"Sauron deve ser visto como deveras terrível. A forma que assumiu foi a de um homem de uma estatura mais do que humana, mas não gigante. Em sua primeira encarnação ele era capaz de ocultar seu poder (como o fez Gandalf) e podia aparecer como uma figura imponente de grande força corporal e comportamento e semblante supremamente reais."
#Carta 246#​
 
Última edição:
Realmente não faz muita diferença o tamanho que Sauron pudesse ter. Esse conceito certamente está ligado à características de poder, altivez e superioridade racial, somente, creio eu, como enfatizador.
Fora, que acho que essa confusão toda quanto ao tamanho de Sauron seja devido á imagem que temos dele nos filmes de SdA, uma mera "alegoria" em torno da personagem e sua estória, que é o que conta mesmo, no final.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo