• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é Tom Bombadil?, por Gene Hargrove

Gildor

Usuário
Talvez um dos mais completos ensaios já feitos sobre Tom Bombadil e suas possíveis origens. Apesar de não ser imparcial, ou seja, o autor assume e defende uma hipótese em detrimento das outras, indispensável. Autor: Gene Hargrove. Tradução: Fábio "Deriel" Bettega.
Texto completo disponível em http://www.valinor.com.br/artigos/artigo.asp?id=62
 
realmente muito bom, de otima leitura e bem completo..... mas prefiro ficar com esse clima de suspense no ar e ficar nas hipoteses e ver Tom como uma lição de moral e um exemplo de vida...
 
O texto é muito interessante. Na mina opinião ,Bombadil foi criado para mostrar um outro lado da situação ,um lado mais pacífico no meio de tata guerra. Apesar de nao batalhar, ele tem muito poder e isso mostra que o poder nao é somente daquele que domina.
Apesar de tudo o objetivo maior de Tolkien, eu acho que foi provocar esse tipo de reflexão que estamos fazendo agora.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
O próprio Tolkien disse que Bombadil "não é ninguém". Era o boneco do filho dele, que ele decidiu colocar na história. Mas se é tão necessário assim saberem o que ele é, interpretem-no como justamente um espírito da natureza, ou algo do tipo. Um leprechau, sei lá.
 
Vejo Tom Bombadil como um camarada "no-stress".

Resolve seus problemas cantando e dançando, é totalmente integrado com a natureza, não se liga em riquezas materiais, está sempre sorrindo e brincando. Tem a sabedoria dos antigos mesclada com a inocência de uma criança.

É alguém que, em outras mitologias, seria classificado facilmente como um "elemental".

No fundo, no fundo, é um cara legal!!!! :lol:
 
Eu acho um grande.. senão o maior erro que alguém pode cometer, subestimar o Tolkien como autor, dizer que o Tom é simplesmete um boneco é algo que para um autor que descreve até a flora dos locais criados por ele é ultrajante... afinal de contas é claro que existe algo por trás do Tom, agora, eu acho correto se dizer que podem interpretar o tom da maneira que vos aprouver dado que no fundo é isso que eu acho que o Tolkien queria.. mas que ele é muito mais que um boneco ele é...

Duvido muito que ele seja uma moral, ou exemplo... por que se o fosse seria de bom grado o Tolkien retirá-lo do Senhor dos Anéis e deixá-lo simplesmente como As Aventuras de Tom Bombadil, um livro poético em que temos liberdade de analizar os atos altruistas de tom, suas aventuras e amizades...

Mas no SdA, um livro tão perfeitamente elaborado é mais provável que o Tom seja um ser com uma história física e não psicológica (não um simples exemplo de boa índole e graça...)

tá, baboseira suficiente o que eu gosto mesmo eh deste textinho que fiz antes da minha conexão cair:

Eu li este texto a um tempo atras em ingles nao sei aonde... mas eu, particularmente falando acho que ele deve ser Aulë ou alguém (ou algo...) relacionado a ele.. lembremos que se ele em todo o caso não for Aulë, ele pode ter sido criado por Aulë como uma obra prima (visto que ele jah teria criado os anões) a sua imagem e que a dádiva do livre-arbítrio (que foidada aos anões por Eru..Iluvatar) pode ter sido sua experiência particular.. é claro que isso são simples ponderações já que nem eu mesmo quero descobrir este enigma... é como ver o ultimo episódio de Caverna do Dragão.. estraga toda a ânsia de anos de incontáveis da minha infância....

mas, o que eu estou prestes a dizer é a única certeza que eu tenho:

Só iremos saber a verdade sobre Tom se o Tolkien levantar do túmulo (com todo respeito ao Professor)....

A não ser que algum manuscrito secreto fale sobre isso e a Courtney love não queira deixar o Cristopher publicar...

uhauhauahua.... :mrgreen:
 
Estou convicto de que Bombadil era uma espécie de "Sexto Istar", filho de Aulë e Yavanna, a não ser que ele seja o próprio Aulë, como diz o texto na Valinor, e Fruta D'Ouro seja Yavanna. É provável que ele seja simplesmente alguma coisa diferente, mas acredito muito no que eu disse acima.
 
Em primeiro lugar, Tom Bombadil é "um cara legal".

A partir daí todos podemos fazer nossas observações sobre ele. Eu não o considero um Vala nem um Maia. Para mim ele é a personificação de Arda, alguém totalmente alheio às guerras que se passam fora de seus "domínios" (ele mesmo diz que não é dono dos seres que vivem na Floresta Velha). É desapegado ao poder (ou melhor, não reconhece o poder como meio de dominação). Tom Bombadil tem muito poder, um poder parecido que o de Finrod Felagund, as "canções de poder", com as quais espanta as Criaturas Tumulares, estremece o Velho Salgueiro Homem e encanta os hobbits.

Se Tom Bombadil consegue ver Frodo mesmo quando este está usando o Um Anel, é porque Tom consegue visualizar o chamado "mundo dos espíritos", o mesmo mundo onde se encontram as almas dos Nazgul. Acredito que Tom conseguiria ver os Nazgul sem suas vestes (que lhes dá forma).

Um fator interessante de Tom (ou que se refere a ele) é o fato de que em sua casa, os hobbits tinham sonhos estranhos mas que de fato aconteceram como a viagem final para o Oeste.
 
Green Arrow, Tom diz que foi o primeiro a estar em Arda, e sabemos que o primeiro Ainu a estar em Arda foi Melkor. Isso já exclui a possibilidade de ele ser Aulë.

E os ainu não podiam ter filhos (a não ser em raríssimas ocasiões em que assumiam formas físicas - entenda o que eu disse por "Melian").
Essa idéia chegou a ser considerada. Eownë já foi filho de Manwë e Varda, Gothmog já foi filho de Morgoth, mas todas essas idéias foram descartadas. Na versão mais madura do Silmarillion os Ainur não têm filhos.
 
Mas se ele diz que é o primeiro em Arda, ou ele é Eru, ou chegamos até a ridícula conclusão que ele seja Melkor :lol: :lol: :lol: .

Talvez seja um erro na hora de Tolkien escrever suas falas, ou ele quis dizer que Tom Bombadil era na verdade a pessoa mais velha a se estabelecer em Arda e ainda viver (isto considerando a Terra-Média como Arda, o que seria ridículo).
Em primeiro lugar, Tom Bombadil é "um cara legal".

Verdade, esqueci de dizer isto. Ele é o cara mais legal de todos, e não é um banana como Manwë.

Mas se ele fosse Aulë tudo se encaixaria, como diz no ensaio.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo