Eu acho um grande.. senão o maior erro que alguém pode cometer, subestimar o Tolkien como autor, dizer que o Tom é simplesmete um boneco é algo que para um autor que descreve até a flora dos locais criados por ele é ultrajante... afinal de contas é claro que existe algo por trás do Tom, agora, eu acho correto se dizer que podem interpretar o tom da maneira que vos aprouver dado que no fundo é isso que eu acho que o Tolkien queria.. mas que ele é muito mais que um boneco ele é...
Duvido muito que ele seja uma moral, ou exemplo... por que se o fosse seria de bom grado o Tolkien retirá-lo do Senhor dos Anéis e deixá-lo simplesmente como As Aventuras de Tom Bombadil, um livro poético em que temos liberdade de analizar os atos altruistas de tom, suas aventuras e amizades...
Mas no SdA, um livro tão perfeitamente elaborado é mais provável que o Tom seja um ser com uma história física e não psicológica (não um simples exemplo de boa índole e graça...)
tá, baboseira suficiente o que eu gosto mesmo eh deste textinho que fiz antes da minha conexão cair:
Eu li este texto a um tempo atras em ingles nao sei aonde... mas eu, particularmente falando acho que ele deve ser Aulë ou alguém (ou algo...) relacionado a ele.. lembremos que se ele em todo o caso não for Aulë, ele pode ter sido criado por Aulë como uma obra prima (visto que ele jah teria criado os anões) a sua imagem e que a dádiva do livre-arbítrio (que foidada aos anões por Eru..Iluvatar) pode ter sido sua experiência particular.. é claro que isso são simples ponderações já que nem eu mesmo quero descobrir este enigma... é como ver o ultimo episódio de Caverna do Dragão.. estraga toda a ânsia de anos de incontáveis da minha infância....
mas, o que eu estou prestes a dizer é a única certeza que eu tenho:
Só iremos saber a verdade sobre Tom se o Tolkien levantar do túmulo (com todo respeito ao Professor)....
A não ser que algum manuscrito secreto fale sobre isso e a Courtney love não queira deixar o Cristopher publicar...
uhauhauahua....