Sarumam é um Maia, assim como Gandalf e Sauron.
As divindades, no mundo de Tolkien, estão divididas em três categorias, nesta ordem de grandeza: Eru, o Iluvatar; os Valar; e os Maiar.
Eru, é Deus, o Criador. Os Valar são seus auxiliares, que ajudaram na criação. E os Maiar, por sua vez, os auxiliares dos Valar. (para smiplificar, os puristas que não me linchem)
Quando os Valar perceberam as dificuldades que os povos livres teriam para enfrentar Sauron, enviaram 5 Maiar para auxiliálos. Porém eles podiam apenas aconselhar, não podiam usar a força nem assustá-los com seus poderes que, inclusive, foram reduzidos quando assumiram a forma humana.
Estes 5 eram Gandalf, Saruman, Radagast, Alatar e Pallando. Alatar e Pallando foram para o extremo leste e provavelmente se perderam, pois nunca mais se ouviu falar deles. Radagast se apaixonou pelas criaturas da Terra Média e se desviou do objetivo. Bem, Gandalf e Saruman você já sabe, né.
Barbado