• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é o Senhor dos Anéis?

Carta nº 246 http://www.valinor.com.br/artigos/cartas_de_j.r.r._tolkien/carta_246_4.html

Olhem o fim do paragrafo 3 e o 4º inteiro, seguindo no 5º. Então em digam o que acham...(saó pra constar minah opnião de que só Gandalf mesmo PODERIA - não certeza, ams como possibildiade - vem da parte onde Tolkien escreve que quando Galadriel diz que pdoera ser a "Senhora" isso já pode ser influência do Um (além do fato que sabemos muito bem que ela de "humilde" não tinah nada! heheheheheh)
 
Última edição:
agora sim eu fiquei confusa.
se Gandalf ou Galadriel ou qlq outro daqueles citados pela Panda possuissem o Anel, como ia ser? Eles controlariam o poder que o Anel tem, e como esse foi feito pelo Senhor do Escuro, eles se torniam pessoas "malvadas", ou o Anel dominaria eles para conseguir voltar para Sauron?
 
Amanditas disse:
agora sim eu fiquei confusa.
se Gandalf ou Galadriel ou qlq outro daqueles citados pela Panda possuissem o Anel, como ia ser? Eles controlariam o poder que o Anel tem, e como esse foi feito pelo Senhor do Escuro, eles se torniam pessoas "malvadas", ou o Anel dominaria eles para conseguir voltar para Sauron?

Todos seriam corrompidos pelo Um. Ele só obedece ao seu dono.
 
Amanditas disse:
agora sim eu fiquei confusa.
se Gandalf ou Galadriel ou qlq outro daqueles citados pela Panda possuissem o Anel, como ia ser? Eles controlariam o poder que o Anel tem, e como esse foi feito pelo Senhor do Escuro, eles se torniam pessoas "malvadas", ou o Anel dominaria eles para conseguir voltar para Sauron?

TT1 está correto. Só pra completar: O que está sendo dito é que dessas pessoas apenas Gandalf poderia ter um controle COMPLETO sobre o Um, tomando o controle total e fazendo com que, para Sauron, isso fosse igual a destruição do Um.

Ou seja: Os elfos ou homens (e naões, etc..) que viessem a tomar o Um para si seriam subjugados por ele que voltaria para seu mestre; no caso de Gandalf, TALVES (repare que não é certeza) o Um fosse mesmo tirado do Controle de Sauron. Mas Gandalf acabaria por se tornar um tirano (isso era um efeito próprio do Um independente de quem fosse o mestre - lembra que ele foi feito com parte da essência - corrompida - de Sauron).

Melhorou ou piorou tudo de vez?
 
Aliás, seria impossivel usar o Um para o "bem total", a única coisa útil que ele poderia fazer era "destruir" Sauron e manter a paz. Mas com o passar dos tempos mesmo que com feitos bons, Gandalf (o quem quer que seja), tornaria-se um grande ditador, já que o anel seduzia as pessoas de tal modo que ele seria tudo a pessoa que o possuisse. De tal maneira que quem ousasse impedir ou detor o Anel acabaria morto.
Dessa forma o Um só teria fins lucrativos para quem quisesse fazer o mal e dominar tudo, ou seja, Sauron seu senhor.

E Panda, sem o Anel Sauron era quase que ninguém, pois, de alguma forma ele era possuido pelo Anel ou então estava muito preocupado com seu pescoço.
E quando digo que o Um é o senhor dos anéis é porque ele é sem dúvidas o "melhor" de todos os anéis, não que Sauron não seja o senhor dos anéis. Porque só ele pode conte-lo e domina-lo.
 
é, eu tb cheguei a pensar que o Senhor dos Anéis seria o Um Anel, pq, vejam bem, ele contrala a vontade de seus "portadores", como o proprio livro diz muitas vezes "Ele tem vontade propria", só que existe um porém nessa história, pq a vontade dele é a mesma de Sauron, já que foi ele quem forjou o Anel. Então, concluindo, agora está tudo bem claro na mina cabeça de que Sauron é o Senhor dos Aneis.
 
TT1 disse:
Sim, o Senhor dos Anéis é Sauron.

Pra quem não leu as obras e só viu os filmes, tem uma cena, quando Gandalf está sobre o topo de Orthanc, pronto pra pular na águia e ele fala para Saruman:
"Só existe um Senhor dos Anéis e ele não compartilha seu poder com ninguém".


Exatamente!!!!! Perfeito!!!
 
Tem uma parte, não me lembro bem direito agora, onde fala o que cada um sentia: Frodo, sentia a pressão do olho e sabia que ele estava a espreita, Gollum estava preso ao desejo do anel e a promessa que havia feito e Sauron sentia o "apelo do anel"(algo assim), como o que o Gollum sentia. O que isso realmente quer dizer?
 
Ai meu Senhor! Peraí, deixa eu ver se entendi direito, Sauron é O Senhor dos Anéis, o Um Anel tem toda a maldade de Sauron e tem vida própria, mas ele é totalmente controlado por Sauron porque uma boa parte dele está dentro do Um e não importa quem ou quanto tempo leve uma hora ou outra o portador "sucumbe", vira um "dominado" ao invés de "dominador". Tá. Vejam se concordam com isso também: na minha opnião, qualquer criatura que seja, que passe para o "lado escuro da força" vira uma "criatura" do mal, seja elfo corrompido (orc), sejam homens ou sejam Maia, porque tanto Sauron quanto Gandalf eram Maiar, mas Gandalf nunca teria um "poder escuro" maior do que Sauron usando o Um Anel. ufa...é isso. Então?
 
Lady Lara Tormenda disse:
Ai meu Senhor! Peraí, deixa eu ver se entendi direito, Sauron é O Senhor dos Anéis, o Um Anel tem toda a maldade de Sauron e tem vida própria, mas ele é totalmente controlado por Sauron porque uma boa parte dele está dentro do Um e não importa quem ou quanto tempo leve uma hora ou outra o portador "sucumbe", vira um "dominado" ao invés de "dominador". Tá. Vejam se concordam com isso também: na minha opnião, qualquer criatura que seja, que passe para o "lado escuro da força" vira uma "criatura" do mal, seja elfo corrompido (orc), sejam homens ou sejam Maia, porque tanto Sauron quanto Gandalf eram Maiar, mas Gandalf nunca teria um "poder escuro" maior do que Sauron usando o Um Anel. ufa...é isso. Então?

Hummmm... em termos! vamos lá:

1) Sim o "Senhor dos Anéis" é Sauron.

2) O Um não tem vida própria... seria mais como uma espécie de "conciência". Veja ele quer voltar para seu Mestre e "sabe" que este mestre é Sauron.

3) Sim qualquer um que tome o Um pra si acabaria corrompido. O que PODERIA acontecer é que Gandalf TALVES pudesse tirar o Um do domínio de Sauron, mas mesmo assim acabaria por se tornar um Tirano. (Nenhum outro ser - elfo, homem, anão, etc.) teria sequer uma chance!

4) Orcs NÃO são elfos corrompidos! Tolkien voltou atrás nessa teoria. (E não explicou direito o que cargas d'água seriam os orcs! heheheheh)

5) Esse "poder Escuro" que vc fala seria a capacidade de fazer o mal? Se for, o que ocorre é que o Um independente de quem seja seu mestre acaba por torná-lo (o Mestre no caso) um Tirano - ele faz com que o Mestre sinta-se no direito de tornar o mundo "bom" a sua imagem e semelhança. E isso é ruim mesmo que partindo de uma pessoa boa; como Tolkien mesmo explica no caso de Gandalf!
 
Ramalokion disse:
Hummmm... em termos! vamos lá:

1) Sim o "Senhor dos Anéis" é Sauron.

2) O Um não tem vida própria... seria mais como uma espécie de "conciência". Veja ele quer voltar para seu Mestre e "sabe" que este mestre é Sauron.

3) Sim qualquer um que tome o Um pra si acabaria corrompido. O que PODERIA acontecer é que Gandalf TALVES pudesse tirar o Um do domínio de Sauron, mas mesmo assim acabaria por se tornar um Tirano. (Nenhum outro ser - elfo, homem, anão, etc.) teria sequer uma chance!

4) Orcs NÃO são elfos corrompidos! Tolkien voltou atrás nessa teoria. (E não explicou direito o que cargas d'água seriam os orcs! heheheheh)

5) Esse "poder Escuro" que vc fala seria a capacidade de fazer o mal? Se for, o que ocorre é que o Um independente de quem seja seu mestre acaba por torná-lo (o Mestre no caso) um Tirano - ele faz com que o Mestre sinta-se no direito de tornar o mundo "bom" a sua imagem e semelhança. E isso é ruim mesmo que partindo de uma pessoa boa; como Tolkien mesmo explica no caso de Gandalf!

Ia falar mais ou menos isso agora, quando falaram que o Anel tinha vida própria.Na verdade é o que o Romalokion (posso te chamar de Roma?:D)
falou, a tal "vida própria" do anel não passa de seu desejo de voltar a seu mestre.
É como Gandalf falou, sobre o possuidor do anel, aquele que possuir o Anel e usá-lo para a destruição do Senhor do Escuro se tornará o próprio senhor do escuro, ocupando o lugar vazio no seu trono
Errrr...Viajei demais??
 
i como viajou brother!!!!!!!!!!
na verdade u ki acontece é que toda a maldade di Sauron foi depositada no Um Anel, i naun há raça alguma que possa naun ser alterada por esse mal que emana dele, mas ha pessoas que podem, entende?(naun há raças em específico, e sim pessoas, ja que todas as raças são dominadas pelo anel)

bem, agora licença, eu vou ler agora o livro(livro v, capítulo 3 de O RETORNO DO REI)
 
litle disse:
i como viajou brother!!!!!!!!!!
na verdade u ki acontece é que toda a maldade di Sauron foi depositada no Um Anel, i naun há raça alguma que possa naun ser alterada por esse mal que emana dele, mas ha pessoas que podem, entende?(naun há raças em específico, e sim pessoas, ja que todas as raças são dominadas pelo anel)

bem, agora licença, eu vou ler agora o livro(livro v, capítulo 3 de O RETORNO DO REI)
Todas as pessoas são afetadas pelo Anel, todas, até mesmo Gandalf seria afetado pelo Anel se este o possuísse. a única exceção é o Tom Bombadil, que parece não sofrer nenhuma influência do Um.
 
Olorin Roux disse:
Todas as pessoas são afetadas pelo Anel, todas, até mesmo Gandalf seria afetado pelo Anel se este o possuísse. a única exceção é o Tom Bombadil, que parece não sofrer nenhuma influência do Um.

Mas será que até o própio Tom Bombadil não seria afetado pelo Um se o colocasse? Ele poderia apenas ter a "força" para não ter a vontade de colocá-lo, mas se colocasse?..:think:
 
Arwan disse:
Mas será que até o própio Tom Bombadil não seria afetado pelo Um se o colocasse? Ele poderia apenas ter a "força" para não ter a vontade de colocá-lo, mas se colocasse?..:think:

Mas ele colocou o anel!
"O anel pareceu crescer por um momento naquela naquela grande mão morena.Então, de repente, Tom ergueu-o na altura dos olhos e riu.Por um segundo os hobbits tiveram uma visão,cômica e alarmante, de seu olho azul brilhando através do círculo de ouro.DEPOIS TOM COLOCOU O ANEL NA PONTA DE SEU DEDO MÍNIMO, LEVANDO-O PARA PERTO DA LUZ DA VELA.POR UM MOMENTO, OS HOBBITS NÃO PERCEBERAM NADA DE ESTRANHO A RESPEITO DISSO.ENTÃO FICARAM PASMOS.NENHUM SINAL DE TOM DESAPARECER(...).
A sociedade do anel, Na casa de Tom Bombadil.Pág 137:D
 
Azrac disse:
Mas ele colocou o anel!
"O anel pareceu crescer por um momento naquela naquela grande mão morena.Então, de repente, Tom ergueu-o na altura dos olhos e riu.Por um segundo os hobbits tiveram uma visão,cômica e alarmante, de seu olho azul brilhando através do círculo de ouro.DEPOIS TOM COLOCOU O ANEL NA PONTA DE SEU DEDO MÍNIMO, LEVANDO-O PARA PERTO DA LUZ DA VELA.POR UM MOMENTO, OS HOBBITS NÃO PERCEBERAM NADA DE ESTRANHO A RESPEITO DISSO.ENTÃO FICARAM PASMOS.NENHUM SINAL DE TOM DESAPARECER(...).
A sociedade do anel, Na casa de Tom Bombadil.Pág 137:D

Mas ele não colocou ele direito..:roll: Será que se colocasse o Anel até o final não desapareceria? Ou então ele é um mágico dez vezes mais poderoso que Gandalf..:ahn?:
 
Arwan disse:
Mas ele não colocou ele direito..:roll: Será que se colocasse o Anel até o final não desapareceria? Ou então ele é um mágico dez vezes mais poderoso que Gandalf..:ahn?:

Mais poderoso eu não sei, mas deve ser dez vezes mais antigo do que ele.
Acho que o Bombadil é imune aos efeitos do anel, ele deve ser poderoso demais pra ser corrompido.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo