• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é o Senhor dos Anéis?

Eu iria dizer que era o Um Anel, pois achava que ele tinha vontade própria e podia se rebelar contra Sauron.
Mas lembrei da frase.
"O Anel acordou, ele ouviu o chamado do Mestre"
 
"Aqui termina a letra de Bilbo e Frodo havia escrito:

A QUEDA
DO
SENHOR DOS ANÉIS
E O
RETORNO DO REI"​

Senhor dos Anéis- RdR, pg, 409

Frodo mesmo afirma ser Sauron o Senhor dos Anéis, e de fato era, ele ajudou os elfos a forjarem 20 anéis de poder...e depois disso ainda criou um para si.
E outra, só poderia ser o Senhor dos Anéis, aquele que tinha o poder para controlar o anel mais poderoso, e tamanho poder somente Sauron tinha:think:

Errado. Criaturas de mesma categoria que Sauron (elfos muito poderosos e outros Maiar) poderiam com certeza usar os poderes do Anel para si próprios. Esse era um dos maiores medos de Sauron, o de que seus oponentes decidissem fazê-lo. Creio que Galadriel era capaz disso (pelo que ela diz no capítulo O Espelho de Galadriel), talvez Elrond também, e Saruman com certeza também o era. O poder no Anel não era absoluto, de maneira nenhuma. Sauron não o controlava diretamente, o Anel tinha uma vontade própria. Ele tentava retornar a Sauron porque Sauron o fez, mas se agluém conseguisse dobrar os poderes do Anel, se tornaria ele próprio o controlador dos outros.

Tomemos um exemplo prático disso: os Palantíri. Sim, eu sei que os Palantíri não eram Grandes Anéis, mas vejam a sua história: Sauron tomou a pedra de Ithil, e a desviou para seus próprios propósitos. Ele conseguiu "capturar" a pedra de Orthanc, de modo que aquele que a usasse freqüentemente se virasse para Sauron (como o fez Pippin). Mas Aragorn, senhor de uma vontade poderosa, conseguiu arrancar a pedra de Orthanc do controle do Senhor do Escuro. De modo análogo, um dono de uma grande força de vontade poderia voltar um Grande Anel para seus propósitos. Os anões fizeram isso, e dessa maneira não cairam sob o domínio de Sauron como aconteceu com os Nazgûl. Porque seria diferente com o Um? Concordo que isso deveria ser muito mais difícil de fazer para o Anel Governante (será que ele tem esse nome de alegre só?), mas nada é impossível.

O único Senhor dos Anéis que já existiu foi Sauron, verdade, mas aquele que controlasse o Um controlaria todos os outros também.

E Sauron ajudou os elfos a forjarem apenas dezesseis Grandes Anéis (sete que ele deu aos anões e nove que ele deu aos Homens). O Um ele forjou sozinho, e os Três foram feitos à sua revelia, sem que sua mão os tivesse tocado.


EDIT:

nem frodo nem isildur ou gollum souberam uza-lo... somente sauron tinha esse poder e sabedoria!! e somente ele era o SEnhor dos Aneis... o anel soh obedecia ao seu mestre (como ser o senhor se vc tem q obedecer a alguem?)

No Senhor dos Anéis, está dito:

- Gostaria de perguntar uma coisa antes de irmos - disse Frodo. - Algo que sempre quis perguntar a Gandalf em Valfenda. Tendo a permissão de usar o Um Anel, por que não posso ver ver todos os outros anéis e adivinhar os pensamentos daquele que os usam?

- Você ainda não tentou - disse ela. - Apenas três vezes colocou o Anel em seu dedo, desde que soube que o possuía. Não tente! Ele o destruiria. Gandalf não lhe disse que os anéis concedem poderes de acordo com a capacidade que cada um possui? Antes que você pudesse usar esse póder, sentiria a necessidade de ficar muito mais forte, e trainar sua vontade em relação ao domínio dos outros. Mas mesmo assim, como Portador do Anel e um daqueles que o colocou no dedo e viu o que está oculto, sua visão ficou mais aguçada. Percebeu meus pensamentos muito melhor do que várias pessoas consideradas sábias. Viu o olho daquele que controla os Sete e os Nove. E não viu e reconheceu o Anel em meu dedo? (...)
(O Senhor dos Anéis, A Sociedade do Anel; O espelho de Galadriel)

Esse trecho confirma que os poderes do Anel Governante (ver os que usam outros Anéis, e adivinhar-lhes os pensamentos) estavam à disposição de quem possuisse o Um Anel e tivesse poder suficiente para dobrá-lo à sua vontade. Além do mais, sem o Um Anel, Sauron não conseguia ler os pensamentos de Galadriel, Elrond e Gandalf, que possuíam os Três. E eu não consigo ver um motivo melhor para Sauron ter tomado os Nove Anéis de volta dos Nazgûl, que não o enfraquecimento do seu controle sobre todos os anéis, o que permitiria a um Nazgûl especialmente poderoso (o Rei dos Bruxos, por exemplo) dobrar os poderes de seu anel, e se tornar seu próprio senhor. Obviamente, Isildur não tinha o desejo de exercer poder sobre o Anel Governante, tanto que apenas o usou para se tornar invisível, não para, por exemplo, descascar os orcs que o atacavam. Gollum não sabia lhufas sobre os poderes mais interessantes do Um Anel, e Bilbo também não. E Frodo, seguindo os conselhos de Gandalf, Elrond e cia. não tentou usar esses pdoeres, eis porque eles "apenas" se tornavam invisíveis ao usar o Anel Governante. Mas alguém como Gandalf, digamos, seria capaz de, de fato, voltar esse poder contra Sauron, apesar de o desejo por mais poder acabasse por tarná-lo um tirano e um novo Senhor do Escuro.
 
Última edição:
Eu creio que esse foi o grande mérito de Tolkien: o anel estava acima de todos os Senhores.
Daí que a luta era precisamente essa, a de algo ou alguém se tornar o Senhor dos Anéis. Para tal teria que possuir o Um.
Sauron, Isildur, Gollum, Bilbo, Frodo, Sam, todos eles foram Senhor dos Anéis porque em determinada altura detiveram o anel que a todos dominava.
Mas apenas Sauron o usou declaradamente para o Mal.
Todos os outros, acabaram por ser meros portadores. Mesmo Gollum.

Mas Boromir, se tivesse pegado o anel das mãos de Frodo, poderia ter-se tornado um déspota.
Senhor dos Anéis não é uma personagem da história.
É sim um objetivo que muitos perseguem.
 
Eu acho que é uma questão de dois gumes!

Se dissermos que Sauron era o Senhor dos Anéis, não estamos a dizer nenhuma mentira! Aliás, é uma grande verdade, visto que a "história" dos anéis do poder teve quase sempre o seu "dedo"!

Porém, também poderiamos dizer que o próprio Anel é o Senhor dos Anéis, porque ele é o instrumento através do qual os anéis são governados! Alguém forte o suficiente poderia reclamar o poder do Anel para si e tornar-se o Senhor dos Anéis.

Sendo assim, poderemos concluir que quem tem o Anel torna-se o Senhor dos Anéis? Se assim for, o Anel deve então ser chamado de Senhor dos Anéis, porque quem o usa é mais instrumento que o próprio anel.

Espero que me tenha feito entender! :lol:

;D
 
Taí um ótimo exemplo de discussão, que a princípio parecia ter uma resposta óbvia, e se tornou um debate inteligente de idéias e contra-pontos.
Eu mesma partilhava da idéia de que O Senhor dos Anéis era logicamente Sauron. Agoro compreendo melhor este outro sentido, graças as contribuições de todos. ;)
 
Ja foi dito tudo, o que nao foi muito dificil. Eu tambem antes de chegar á parte de Valfenda, onde Gandalf briga com Pippin por ter chamado Frodo de O Senhor do Anel, como o Ay-chan disse; achava que Frodo era o Senhor dos Aneis!
 
Concordo com o ruims, quando ele diz que Senhor dos Anéis não era um personagem, mas uma condição. Mas não acho que Frodo, Sam, Gollum e Isildur tenham de fato sido Senhores dos Anéis.

Como Galadriel disse, Frodo não havia ainda tentado revelar os outros Anéis, e, portanto, jamais tentou controlar quem o usava. Gollum sequer sabia desses poderes maiores do Anel Governante, mas se soubesse com certeza teria tentado usá-los para benefício próprio, e conseguido, pois por ter carregado o Um por tanto tempo sem perder sua identidade, Gollum tinha a fibra necessária a um Senhor dos Anéis. Sam jamais sequer pensaria em utilizar o Anel que não fosse para salvar Frodo como ele fez, e Isildur mostrou, no final, sinais de arrependimento por ter tomado o Um Anel, e cria-se incapaz de dominá-lo:

- Atarinya - disse (Elendur) - e quanto ao poder que intimidaria essas criaturas imundas elhes ordenaria que obedecessem a você? Então de nada serve?

- Infelizmente não, senya. Não posso usá-lo. Temo a dor de tocá-lo. E ainda não encontrei forças paradobrá-lo à minha vontade. Para isso é preciso alguém maior do que agora sei que sou. Meu orgulho foi-se. Ele deveria ir para os Guardiães dos Três.
(Contos Inacabados, O desastre dos Campos de Lis)
 
Errado. Criaturas de mesma categoria que Sauron (elfos muito poderosos e outros Maiar) poderiam com certeza usar os poderes do Anel para si próprios.

Não se esqueça de Tom Bombadil. Ele pode não usar os poderes do anel para seu favor, mas exerce alguma influência sobre ele.

Industrial;1902255 Frodo mesmo afirma ser Sauron o Senhor dos Anéis disse:
Se não me engano, ele não ajudou os elfos a forjar Os Três, ajudou?
 
Gandalf diz que não era bem Tom que exercia influência no Anel, mas que o Anel não exercia influência alguma sobre Tom (O Conselho de Elrond). Mas creio que você esteja certo: se Tom desejasse, poderia com certeza dobrar o Anel à sua vontade. Só que isso não era nem de perto da natureza do velho Bombadil, de modo que ele jamais o faria. De fato ele não precisava, pois a Floresta Velha já estava sob seu domínio, e era a única coisa que atraía seu interesse.

Quando eu digo que elfos muito poderosos e Maiar poderiam vergar o Anel ao curso de suas vontades, estou apenas dando exemplos. É óbvio que um Vala, como Morgoth, por exemplo, com certeza seria capaz de dominar o Anel Governante, assim como criaturas de natureza não tão definidas, como Ungoliant ou o próprio Tom.
 
Sauron era o Senhor dos Aneis. Por varias razoes ja citadas a cima e porque foi ele que sucumbiu quando o anel foi destruido(com isso eu tenho uma pergunta...)
 
Não concordo que Frodo ou qualquer outro Portador pudesse, de alguma maneira, controlar os poderes do Um. Somente Sauron poderia fazer isso, pois o Anel só obedece á Sauron, sendo um trapaceiro, que faria de tudo para voltar para seu Mestre.
 
Não concordo que Frodo ou qualquer outro Portador pudesse, de alguma maneira, controlar os poderes do Um. Somente Sauron poderia fazer isso, pois o Anel só obedece á Sauron, sendo um trapaceiro, que faria de tudo para voltar para seu Mestre.

Porém um elfo muito poderoso, como por exemplo Galadriel, poderia controlá-lo, esse talvez fosse o maior medo de Sauron, que alguém suficientemente poderoso pudesse dobrar os poderes do anel, para que se voltasse contra o antigo mestre.

Acho que não devemos considerar Frodo, Bilbo, Isildur, Gollum, como senhores dos anéis, já que, Senhor dos Anéis não apenas aquele que detêm o Um, ou seja, um portador, mas aquele com consegue dobrar seus poderes e controlar os outros anéis, e somente Sauron o fez, e o usou para o mal.

Logo, acho que Senhor dos Anéis não é apenas uma condição ao portar o anel, mas sim o ato de conseguir dominar seus poderes.
 
Sim, após ler os posts de DaniloStinghen e Thorin Escudo de Carvalho, concordo que o simples facto de transportar o Um Anel não faz dessa personagem o Senhor dos Anéis. :yep:

Mas o que importa realçar, e talvez meditar um pouco, é o porquê de "Senhor dos Anéis" e não "Senhor do Anel"...
Porquê o plural na ideia de Tolkien?
Ou seja, parece óbvio que havia uma relação intrínseca entre o Um e os demais anéis.

Então o Senhor seria Sauron, aquele que poderia usar o poder do Um, ou o próprio Um Anel? Será que se o Um tivesse ido parar de novo a Sauron, os outros anéis deixariam de per poder ou, pelo contrário, a sua simples existência dominaria os demais?

Esta é aliás uma notória diferença para o "Anel dos Nibelungos" de Wagner, onde apenas existia um anel.
Mas na obra de Tolkien, o conceito de plural ("anéis" e não "anel") esteve sempre presente.
Talvez no imaginário de Tolkien o poder do Um estivesse acima de tudo...

Mas esta é uma notável discussão iniciada por *Gandalf* :jornal: :clap:
 
Eu acho que o Um Anel continua sendo um instrumento. O poder nele contido lhe dá um certo grau de 'vontade própria', como se vê pela história da jóia. Mas, ainda assim, o Anel é apenas um receptáculo para um grande poder nele contido. Mas quem quer que possuísse o Anel, e possuísse a vontade e o poder de dominá-lo, se tornaria o novo Senhor dos Anéis (ou Senhor do Anel), a despeito da existência ou não de Sauron.

Aliás, ao meu ver, o Anel tinha um único desejo: que seu poder se fizesse presente. Sabia que Sauron era capaz de manifestar tal poder, então seria óbvio que Sauron seria um tipo de "objetivo imediato" para o Anel. Mas Isildur era o dono da jóia. E o Anel optou por abandoná-lo, justamente quando ele se decidiu a livrar-se da jóia. Depois, passou às mãos de Gollum, uma criatura mesquinha, mas que não sabia dos maiores poderes do Um, portanto, não poderia usá-los. Portanto, o Anel abandonou Gollum também, e provavelmente teria abandonado Bilbo, se este não o mantivesse preso à uma corrente o tempo todo.

Um dos nomes para o Um era justamente o Anel Governante. E isso não era por qualquer motivo: sem a posse do Um, Sauron não parecia capaz de dominar os outros Grandes Anéis, tanto que os Três poderiam ser agora utilizados livremente, sem temor de que os pensamentos de quem os usasse fossem revelado ao Senhor dos Anéis.
 
Porém um elfo muito poderoso, como por exemplo Galadriel, poderia controlá-lo, esse talvez fosse o maior medo de Sauron, que alguém suficientemente poderoso pudesse dobrar os poderes do anel, para que se voltasse contra o antigo mestre.

Acho que não devemos considerar Frodo, Bilbo, Isildur, Gollum, como senhores dos anéis, já que, Senhor dos Anéis não apenas aquele que detêm o Um, ou seja, um portador, mas aquele com consegue dobrar seus poderes e controlar os outros anéis, e somente Sauron o fez, e o usou para o mal.

Logo, acho que Senhor dos Anéis não é apenas uma condição ao portar o anel, mas sim o ato de conseguir dominar seus poderes.

Nunca me passou pela cabeça que outra pessoa poderia dominá-lo, um elfo ou um ser muito poderoso, nem mesmo um Valar - eles poderiam ajudar na Guerra do Anel destruindo o -, talvez, quem sabe, Erü, para mim sempre foi somente Sauron. Enxergo que o Anel nao somente sabia que o "único" que o dominaria completamente e usaria seu poder sem escrúpulos era Sauron, mas também que tivesse feição por ele, por tê-lo criado e por tudo o mais.

Agora fui fundo, nos sentimentos do Anel. :mrgreen:

Agora, me tirem uma duvida, e quanto á Saruman? Se Galadriel conseguiria obviamente Saruman também, e ele usaria o Anel para o mal, no caso, Galadriel também, pois julgo mesmo dominando o Anel ele ainda estaria em sua mente e seu desejo se tornaria o desejo da elfa.
Se o Anel "pensasse direito", se ele quisesse realmente o poder mais que seu mestre ele "iria" até Saruman, seria mais fácil, mais rápido, ou talvez nao seja apenas a vontade do Anel que contasse e sim a de Sauron, pois também o Anel era parte dele.

Quanto ao plural "O Senhor dos Anéis", isso é fácil, dominando o Anel, dominaria todos os outros, alguns sendo mais difíceis, mas creio que conseguiria por fim. Mas também á outra hipótese, que acho que já foi ressaltada, O Senhor dos Anéis pode muito bem nao ser Sauron, nem nenhum outro que pudesse ser, mas pode ser o Um, pensem bem. Pois Sauron não era mais o tal Senhor dos Anéis depois que o perdera, Isildur nunca foi, pois nunca o dominou, e como já foi dito, creio que nao pudesse, como qualquer outro Portador, logo o unico que nunca deixou de ser o que era foi o Anel.
 
Eu acho, Gra, que o Anel não era assim tão consciente de tudo à sua volta. Então, ele não saberia que Saruman o procurava, mas se chegasse às mãos do velho mago, com certeza ele iria fazer uso de todos os poderes nele contidos (e seria mais que capaz disso). O mesmo vale para Galadriel. Do jeito que as coisas aconteceram, parece-me que o Anel tem consciência apenas daqueles que o usaram (Sauron, Gollum, Isildur, Bilbo, Frodo e Sam), e provavelmente buscava as mãos do ser mais poderoso que já comandou seus poderes: Sauron.
 
Creio que o Um era um anel essencialmente do oculto, que perturbava a mente de quem o possuía. Sauron já era poderoso antes da sua existência, no entanto, depois que o Um o possuíu (o anel é que possuía as pessoas e não o contrário...), Sauron ficou refém da sua existência.

Isildur, Gollum, e demais portadores, não eram seres do Mal, pelo que o Um, sempre procurou "regressar" às mãos do seu verdadeiro dono. Gandalf, sabia da ligação ao Mal do Um Anel, pelo que não ousou sequer ser ele a transportá-lo até às fornalhas de Mordor. Se o Um apenas proporcionasse poder, então Gandalf poderia tê-lo usado para o Bem. Mas o Um era um anel destinado às forças do Mal.

Nessa perspectiva, vários foram os que estiveram acima do poder do Um: Frodo que resistiu heroicamente ao seu poder; Sam, que esteve acima do poder tentador do Um; Gandalf que percebeu a idoneidade dos dois Hobbits e orquestrou a destruição do Um.
É por isso que o título "Senhor dos Anéis", pensando bem, é um baita dum mistério...
 
Livre-arbítrioé uma questão importante e presente no Senhor dos Anéis: o Anel não possuía ninguém. O poder que estava contido nele se fazia presente na mente de quem o possuía, sim, mas a opção de tentar usar esse poder ou negá-lo ainda pertencia exclusivamente de quem os portava. E mesmo que o portador optasse por tentar controlar a jóia, a transformação em uma criatura maligna se daria não pela vontade do Anel, mas porque para controlar seu poder, alguém deve ter o perfil de um tirano, como Galadriel bem disse.

Isildur é a maior prova disso. Um representante da "raça mais fraca" dos Homens conseguiu, por opção própria, negar o Anel quando o uso de seus plenos poderes poderia ter feito a maior diferença. De modo análogo, a situação de Frodo quando ele finalmente chegou nas Fendas da Perdição o induziu a fazer a escolha que fez: ele sabia que os exércitos de Mordor estavam se precipitando sobre Gondor, sabia que, caso destruísse o Anel, ele e Sam não teriam como voltar para casa, salvo por milagre. Portanto, o hobbit deve ter pensado que, se conseguisse dominar o Anel, poderia salvar todos aqueles que amava com o poder do artefato. E ele cria-se capaz de controlar o Um, pois havia conseguido penetrar no coração de Mordor, e estava, até aquele momento, intocado pela "corrupção" do Anel.

A maneira como eu enxergo a tentação do Anel é mais filosófica: não é a vontade do Anel se sobrepondo à do seu portador: nem mesmo Melkor, o Vala, no alto de seu poder e sua glória, seria capaz de arrancar o livre-arbítrio dos outros seres pensantes. Se essa dominação fosse tão direta, Sauron teria conseguido subjugar toda Númenor com o poder dos Anéis dos homens, que estavam submetidos ao seu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo