• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é o grande gênio da música ?

Francisco_BR disse:
Isso significa que o concerto deve ter sido muito cansativo, mas não necessariamente difícil (embora esse seja mesmo). Mas esse não é o ponto, então não importa.

(vale lembrar que o esforço está LONGE de ser unicamente físico. )

Sim. O esforço puramente físico é quase nulo se comparado ao esforço mental.

(não me diga que uma fuga a 6 vozes não é algo complexo, e que isso pe relativo.É complexo em qualquer lugar do mundo. A mesma coisa com oes etudos transcendentais- são dificeis em qualquer lugar do mundo. Estamos lidando com compraçoes em um nivel absoluto, incluindo todas as composiçoes eruditas já escritas conhecidas.

Se você compara, você tem que comparar com alguma coisa, o que faz com que o resultado seja sempre relativo a quê você está comparando.

Quando você diz que alguma coisa é complexa ou simples, normalmente está implícito a quê se compara. Obviamente você estará certo se disser que essas coisas que você mencionou são complexas, porque nesse contexto fica implícito que você está comparando de forma geral.

A habilidade facilita, mas não faz certas coisas serem propriamente fáceis (a prova é que alem da habilidade, o estudo precisa estar em dia- isso na minha opiniao é sinal de que nao é facil). É claro, talvez apareça ainda um dia algum cara tão monstruoso que tenha uma facilidade extrema para tocar qualquer coisa sem estudo nem nada (mas é bastante improvavel, como voce mesmo disse, e nao entra no caso nesta discussao)

Mas quando eu dei esse exemplo eu não quis dizer que a pessoa não precisasse estudar, porque aí também seria muito exagero. Mas se um violinista se dedicasse por muitos anos a executar, por ex., somente a partitura mais difícil do Paganini, eu tenho certeza que ele conseguiria a facilidade (mas com muita dificuldade). Isso não acontece porque ninguém quer se limitar a uma coisa só e esquecer de todo o resto.

- emas ainda assim, ele é que é um genio, e nao as peças que serao faceis (ele será uma exceçao, mas para o resto dos pianistas, continua sendo dificil)

Uma exceção, mas poderia igualmente provar que a dificuldade que uma peça oferece ao instrumentista é relativa (ao instrumentista).

(menos difícil é diferente de fácil. Se voce estudar 12 horas por dia- como o proprio Liszt fazia- voce PODE chegar a niveis extremos (bom, Martha Argerich não é nesse ponnto uma boa aluna de piano, mas toca muito bem, e reconhece que não é fácil mesmo assim). Mas para manter-se, vai ter que continuar estudando.

Por isso eu digo que o difícil não é tocar com perfeição, mas sim aprender a fazê-lo.
 
Ah sim, agora eu posso dizer que concordo com o seu ponto de vista :D

mas veja bem, se requer tanto treino assim para dominar, a peça É dificil
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo