• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é o grande gênio da música ?

Idr¡l disse:
O cara conseguia tocar com uma mão só , no piano, um intervalo de 8a , coisa que uma pessoa com uma mão normal não consegue fazer. :eek:

Qualquer pessoa consegue tocar uma oitava.

mitute150.GIF


De fato, para tocar Liszt, alem de ser virtuoso em materia de velocidade, vc tem que ter uma mão bem acima da média-

Besteira. Eu já vi gente tocando Liszt, e não me pareceu nenhum bicho de sete cabeças. Eu acho que qualquer pessoa com uma mão normal pode ser capaz de tocar qualquer coisa dele.

Fëanor ¥ disse:
Val Kilmer disse:
Se o Ozzy é um gênio da música, então eu me chamo Val Kilmer.

Listas assim podem ser muito pessoais, mas eu considero ele um gênio sim. Tanto pelas letras que escreveu (não sozinho, é verdade) quanto por sua colaboração para a música em geral

E não sei em que ele contribuiu musicalmente, mesmo que ele tenha sido influente. E o que tem a ver escrever letras com ser um gênio musical?

O Angus Young tem o poder de inventar riffs e solos destruidores, mas ele sabe tão pouco sobre música que isso o impede de compor algo realmente decente.

Ele não precisa ter técnica. O que conta é ele "sentir" a música e transcrever isso em suas composições.

Não é exatamente técnica que importa, mas você precisar dominar um assunto pra pode usá-lo como forma de expressão, normalmente.

Se ele tivesse mais conhecimento teórico, não estaria compondo a mesma música há 30 anos.

Se você pegar o Deep Purple e o Led, verá que eles evoluíram bem mais que o AC/DC, mas que também atingiram um limite por causa do conhecimento limitado deles, enquanto Beethoven morreu no auge.

O Malmsteen é um gênio da guitarra, mas não chega a ser um gênio da música.

Sendo ele um dos dois guitarristas que possuem ouvido absoluto (junto com o Blackmore), e levando em conta suas composições e tudo o mais, eu considero ele sim um gênio da música. Assim como considero o Paganini.

Como você descobriu que eles têm ouvido absoluto?
 
Balbo Bolseiro disse:
Idr¡l disse:
O cara conseguia tocar com uma mão só , no piano, um intervalo de 8a , coisa que uma pessoa com uma mão normal não consegue fazer. :eek:

De fato, para tocar Liszt, alem de ser virtuoso em materia de velocidade, vc tem que ter uma mão bem acima da média-

Besteira. Eu já vi gente tocando Liszt, e não me pareceu nenhum bicho de sete cabeças. Eu acho que qualquer pessoa com uma mão normal pode ser capaz de tocar qualquer coisa dele.

Existem obras e obras do Liszt. Ele tem muita coisa (inclusive umas valsas famosas), que qualquer um que toque piano que esteja em um nivel intermediario-baixo consegue tocar.
Agora tocar as PRINCIPAIS OBRAS já é MUITO dificil, e tocar SATISFATORIAMENTE (corretamente, no tempo, sem errar e etc), é um bicho de 7 cabeças, pode perguntar pra qqer um pianista, é de longe das coisas mais dificeis e virtuosas no piano (um consenso- Liszt, um dos maiores, talvez até o maior virtuoso do piano). E as grande obras do Liszt são com certeza bastante impressionantes- acho q vc tem uma ideia errada sobre o Liszt.

Qqer pessoa consegue tocar uma 8a, de fato. Eu por exemplo consigo um pouco mais de uma oitava e meia.
Mas o liszt pega intervalos MUITO maiores que uma Oitava.


(sobre o post acima-
vamos pra começar distinguir entre tecnica de composiçao e tecnica instrumental. Se bem que na musica erudita, uma acaba englobando a outra)
Outra- nao vejo nada demais nas composiçoes do Malmsteen. Gosto da musica dele, especialmente do Cd Rising Force (vocalista muito bom, mas baterista de merda). As composiçoes dele nao podem em nenhum momento serem comparadas a Paganini. Nao chegam aos pés, nem as fugas do Malmsteen são lá bem escritas.
Mas a mais patética ainda é a serrana do Becker (fabulosa tecnica, composiçoes inexistentes de tao ruins)
 
Francisco_BR disse:
Existem obras e obras do Liszt. Ele tem muita coisa (inclusive umas valsas famosas), que qualquer um que toque piano que esteja em um nivel intermediario-baixo consegue tocar.

Por isso a sua generalização foi imprópria.

Agora tocar os estudos de paganini, estudos transcendetais, rapsodias hungaras, e mais importante, SATISFATORIAMENTE (corretamente, no tempo, sem errar e etc), é um bicho de 7 cabeças, pode perguntar pra qqer um pianista, é de longe das coisas mais dificeis e virtuosas no piano (um consenso()

Depende de qual é o seu referencial. Uma dessas coisas que você citou pode parecer extremamente complexa comparada a uma peça, pode não parecer tão complicada assim comparada a outra, e pode parecer muito difícil pra um pianista e fácil pra outro.
 
A gente tende a se referir as grandes, principais obras de um compositor em uma generalização. Você pode falar que Bach é facil porque consegue tocar "Jesus Alegria dos Homens" no teclado da sua tia, mas tocar um prelúdio no.6 do livro 2 do Cravo Bem Temperado é bastante dificil.

Digamos que tambem a sua generalizaçao de qqer um que tenha uma mão consiga tocar Liszt foi também deveras impropria, pois voce demonstrou nao conhecer a obra com alguma profundidade, e com base nisso, construiu sua opiniao.

A sua afirmação sobre o referencial é bastante confusa e imprópria no caso- voce nao deveria ter citado a complexidade da composição em si, já que o que entra em questão é o fato de requirir ou nao tecnica avançadissima, virtuosismo para tocar (e portanto ser dificil de tocar). Pra começar, o Liszt, sendo romantico privelegia formas livres, então toma no geral um pau dos classicos e barrocos em materia de complexidade de composiçao.
Sobre qualquer padrão que estejamos lidando no que se refere a pianistas- até para grande solistas (estou falando de Horowitz, Argerich, Gould, Freire e companhia), as grandes obras do Liszt são MUITO DIFICEIS de serem tocadas (mas eles tocam com perfeiçao =P). Imagina pra quem está em um nivel não avançado entao!!
É muito mais dificil que qualquer coisa do Mozart, por exemplo =P

A dificuldade de tocar Liszt é um consenso entre pianistas. Do mesmo modo que Paganini é dificil de tocar pra qqer violinista.
 
Francisco_BR disse:
Ah, esqueceram aqui do Roberto Carlos

Tipo, ele não é gênio não. Sério mesmo, ele não faz nada de bom. Lembro de um gol de falta que ele fez na França em 1997, mas ele nunca foi tudo isso.



E em termos de baixista, o melhor de todos é esse aqui:
joey03.jpg


Afinal, não basta ser técnico ou criativo (mas ele é). Não basta compor ótimas músicas (mas ele compõe). Um grande baixista tem que comer groupies, tem que transar 12 vezes seguidas com a mesma garota, tem que tomar breja no café da manhã e usar calça de couro.
 
Lord Skywalker disse:
Francisco_BR disse:
Ah, esqueceram aqui do Roberto Carlos

Tipo, ele não é gênio não. Sério mesmo, ele não faz nada de bom. Lembro de um gol de falta que ele fez na França em 1997, mas ele nunca foi tudo isso.

:rofl:

Grande copa de 97 que nunca existiu! :mrgreen:

Quanto ao DeMayo você tá confundindo ser true com genialidade. :eh:
 
Thico, eu me referia a um torneio que rolou na França 1 ano antes da Copa, que teve Brasil, Itália, França e Inglaterra. O Brasil empatou com a França em 1x1 e o Roberto Carlos mandou um gol de falta lá no meio da rua, com a bola fazendo uma curva incrível. Uma paulada e um golaço. :wink:

E DeMaio é TRU, gênio e comedor. :)
 
LORD SKYWALKER, PAROU POR AQUI SEU POST NADA A VER.

TRU É EM OUTRO TÓPICO. coMENTÁRIOS NADA A VER COM RELAÇÃO A mÚSICAS OU QUALQUER MANISFESTAÇÃO DE INTOLERÊNCIA QUE PASSAR PELOS OLHOS DA MODERAÇÃO VAI SER CONSIEDERADO E DELETADO.
 
Ah tá! Lembrei dessa aí agora.

Po, ok... que seja, ele é genial, acho ele bem superior ao Harris dentro no Metal por exemplo. Mas ainda sim existe uma lista de baixistas superiores a ele. Ainda sim ele é o mais TRU!
 
Lord Skywalker disse:
Idril, onde eu fui intolerante? :|

Relax, foi apenas pra causar impacto.

Você APENAS começou a ser meio intolerante. E eu chamei mais a tenção por causa do off-topic desnecessário por aqui.
 
Idr¡l disse:
Errei, eram duas oitavas, não uma. :wall:

Era o que eu suspeitava.

Francisco_BR disse:
A gente tende a se referir as grandes, principais obras de um compositor em uma generalização.

Pode ser, mas você hiperbolicamente disse que "pra tocar Liszt tem que ter uma mão bem acima da média e ser virtuoso em velocidade". Não pareceu que você estava se referindo somente às obras mais difíceis, e mesmo que estivesse isso ainda seria exagero.

Digamos que tambem a sua generalizaçao de qqer um que tenha uma mão consiga tocar Liszt foi também deveras impropria

Eu não disse isso. Eu disse que qualquer pessoa com uma mão normal pode tocar. Se isso não é verdade, então explique o porquê.

A sua afirmação sobre o referencial é bastante confusa e imprópria no caso-

Não foi confusa, você que não entendeu.

voce nao deveria ter citado a complexidade da composição em si, já que o que entra em questão é o fato de requirir ou nao tecnica avançadissima, virtuosismo para tocar (e portanto ser dificil de tocar).

Eu falei das duas coisas, e tenho a impressão que você está mais preocupado em encontrar erros nos posts do que em compreendê-los, sem querer ofender.

Pra começar, o Liszt, sendo romantico privelegia formas livres, então toma no geral um pau dos classicos e barrocos em materia de complexidade de composiçao.

Eu não disse o contrário. Eu disse que uma coisa ser complexa ou simples depende a quê você compara.

Sobre qualquer padrão que estejamos lidando no que se refere a pianistas- até para grande solistas (estou falando de Horowitz, Argerich, Gould, Freire e companhia), as grandes obras do Liszt são MUITO DIFICEIS de serem tocadas (mas eles tocam com perfeiçao =P).

Se eles tocam com perfeição, pode ter certeza de que eles não acham difícil, porque a perfeição exige o domínio, e o domínio traz a facilidade. O "difícil" aí não está exatamente no ato de tocar, mas em se tornar capaz de fazer isso.
 
Enfim.

Eu posso dizer que eu vi o Concerto no.1 do Paganini sendo tocado inteiro com um dos maiores violinistas da atualidade.
O cara saiu um bagaço. Nao me venha dizer que nao é dificil- é necessario um nivel de habilidade enorme e um empenho monstruoso. Não é fácil., nem para um dos maiores violinistas do mundo.

Eles tocam com perfeiçao porque treinaram meses. Liszt é, em potencial,tocável por qualquer pianista. mas tocar bem exige muito empenho. A pratica facilita, mas nao deixa algo de tal nível fácil ou dificil de tocar. Se voce assistisse algum documentatrio sobre pianistas (glenn gould, martha argerich, nelson freire), ve que é isso inclusive que eles tendem a dizer-
Esses caras tocam com perfeiçao, mas tocar com perfeiçaoi nao signfica que aquilo passou a ser facil pra eles. Eles sabem o quanto é facil, na verdade, cometer algum erro em uma peça dessas durante um recital. Por isso é dificil. Esses solistas fazem um esforço brutal para conseguir tocar isso do jeito que devem. Não é facil em nenhuma hipotese. Mas é menos dificil do que para alguem que esteja em um nivel inferior de estudo do piano.
A obra nao deixa de ser dificil de ser tocada- o esforço tremendo que os pianistas, por mais geniais que sejam, por mais que toquem com perfeiçao demonstram é uma prova cabal disso.

Ainda em nenhum momento concordo com a sua afirmaçao relativista (e na minha opiniao mal-colocada) sobre dificuldade. Posso até concordar quando estamos falando de facilidade contrapontual (alguns pianistas tem mais, outros tem menos, mas por vezes nao deixam de ser igualmente geniais- apenas interpretam generos diferentes), mas o que é dificil é de fato dificil e pronto.

Ainda acho que voce nao foi claro o suficiente e foi falacioso em alguams das suas afirmaçoes (nada pessoal, absolutamente. estamos discutindo coisas técnicas e nao pessoal, eu nao estou levando isso tudo pro lado pessoal e tambem espero que voce nao esteja levando)

( e falando de complexidade, (de Bach, mais precisamente)
- Arte da Fuga ou Oferenda Musical? )
 
Quem diz que Paganini é coisa fácil de tocar ou não é nada humilde ou está desprezando o cara sem isso ser necessário.

O cara é um dos gênios da música SIM. São composições difíceis, muito bem feitas e lindas.

Tocar Paganini até em um violino, que era o instrumento que ele tocava, já é difícil. Pegue uma peça dele, leia cada nota e depois toque isso em qualquer intrumento. Pegue um "Caprice" qualquer e tente tocar no violão ou na guitarra, por exemplo. Posso dizer por experiência própria que não é nada fácil executar aquelas notas todas certinho e no tempo certo. Tem que ser fera também.
 
Balbo Bolseiro disse:
Fëanor ¥ disse:
Val Kilmer disse:
Se o Ozzy é um gênio da música, então eu me chamo Val Kilmer.

Listas assim podem ser muito pessoais, mas eu considero ele um gênio sim. Tanto pelas letras que escreveu (não sozinho, é verdade) quanto por sua colaboração para a música em geral

E não sei em que ele contribuiu musicalmente, mesmo que ele tenha sido influente. E o que tem a ver escrever letras com ser um gênio musical?

Ele foi um dos caras que liderou a banda que "inventou" o metal, que criou um novo estilo de se compor e se apresentar no meio musical.
Qualquer músico de metal é fã confesso de Ozzy, e não à toa.

Balbo Bolseiro disse:
Não é exatamente técnica que importa, mas você precisar dominar um assunto pra pode usá-lo como forma de expressão, normalmente.

Se ele tivesse mais conhecimento teórico, não estaria compondo a mesma música há 30 anos.

Se você pegar o Deep Purple e o Led, verá que eles evoluíram bem mais que o AC/DC, mas que também atingiram um limite por causa do conhecimento limitado deles, enquanto Beethoven morreu no auge.

E mesmo assim Page, Blackmore e Plant são considerados gênios por muitos. Inclusive por mim.

Balbo Bolseiro disse:
Sendo ele um dos dois guitarristas que possuem ouvido absoluto (junto com o Blackmore), e levando em conta suas composições e tudo o mais, eu considero ele sim um gênio da música. Assim como considero o Paganini.

Como você descobriu que eles têm ouvido absoluto?

Numa reportagem sobre ouvido absoluto numa Superinteressante de alguns anos atrás, é mencionado que ambos possuem.
 
Os pesquisadores hoje em dia defendem que ouvido absoluto se desenvolve ;)
De qualquer modo, ouvido absoluto não é garantia nenhuma de genialidade

Para ter ouvido absoluto, são necessárias duas coisas-
um certo dom para reconhecer diferença entre notas (a maioria da população nao percebe um erro ou uma desafinada, isso é fato)
muito treino e memorização de notas
Os músicos de Jazz no geral tem ouvido mais "desenvolvido". Falantes de linguagens tonais, como vietnamita, tambem desenvolvem isso é facil. Discute-se que o ouvido absoluto seja mais uma habilidade linguistica do que musical.

É claro, ouvido absoluto ajuda MUITO em improvisação e no canto, mas nao é nada inatingivel ou garantia de genialidade.

(Stravinsky não tinha ouvido absoluto ;) )
 
Francisco_BR disse:
Eu posso dizer que eu vi o Concerto no.1 do Paganini sendo tocado inteiro com um dos maiores violinistas da atualidade.
O cara saiu um bagaço.

Isso significa que o concerto deve ter sido muito cansativo, mas não necessariamente difícil (embora esse seja mesmo). Mas esse não é o ponto, então não importa.

Nao me venha dizer que nao é dificil- é necessario um nivel de habilidade enorme e um empenho monstruoso.

Certamente.

Não é fácil., nem para um dos maiores violinistas do mundo.

Certo. Existem peças que são difíceis pra qualquer um. Mas se eu fizesse um pacto com o demônio, poderia tocá-las como se fossem nada. Aí eu poderia dizer que é fácil e não estaria mentindo, porque pra mim seria mesmo.

Se você der uma sonata pra piano de Mozart pra alguém que estude há 1 ano, eu duvido que essa pessoa consiga tocar decentemente. Mas se um profissional tocar, ele vai fazer aquilo parecer fácil.

Isso não quer dizer que ele não teve que se esforçar pra conseguir fazer aquilo (foram anos de estudo). Por isso eu digo que a grande dificuldade está no esforço que a pessoa tem que fazer pra se tornar capaz, adquirir habilidade e tudo o mais, e não propriamente na hora de tocar alguma coisa.

Não que esse momento seja fácil, afinal pra tocar um concerto desses como o que você mencionou o músico precisa de muita concentração. Mas quanto mais habilidade ele tiver, mais fácil esse processo será. Por isso conceitos como fácil/difícil e simples/complexo são relativos.

Obviamente certas coisas são próximas do limite humano de tal forma que seria impossível fazer parecer uma brincadeira, mas isso só até alguém provar o contrário (o que pode ou não acontecer).


Por outro lado, se você disser que os estudos transcedentais são difíceis você não deixa de estar certo, porque existem poucas coisas tão difíceis quanto. Mas se a maioria da música escrita fosse ainda mais difícil, os Estudos não seriam considerados tão difíceis (depende do referencial).

Mas é menos dificil do que para alguem que esteja em um nivel inferior de estudo do piano.

Você acabou de dizer que a dificuldade é relativa, eu concordo, e isso contradiz essa parte do seu post:
Ainda em nenhum momento concordo com a sua afirmaçao relativista (e na minha opiniao mal-colocada) sobre dificuldade.

Certo?

Ainda acho que voce nao foi claro o suficiente e foi falacioso em alguams das suas afirmaçoes

Então especifique o que foi, pra que eu possa explicar melhor.

( e falando de complexidade, (de Bach, mais precisamente)
- Arte da Fuga ou Oferenda Musical? )

:think:

Fëanor ¥ disse:
Ele foi um dos caras que liderou a banda que "inventou" o metal, que criou um novo estilo de se compor e se apresentar no meio musical.
Qualquer músico de metal é fã confesso de Ozzy, e não à toa.

Ele tem um estilo próprio, só isso. Não que seja pouca coisa, mas eu acho que só isso não faz um gênio. E ele impressiona mais pela atitude (insanidade) do que pelas músicas, IMO.

E mesmo assim Page, Blackmore e Plant são considerados gênios por muitos. Inclusive por mim.

O Page e o Plant eu também considero gênios. Mas comecei a duvidar do Blackmore depois de ouvir o Blackmore's Night. Mas ele detonava.

Numa reportagem sobre ouvido absoluto numa Superinteressante de alguns anos atrás, é mencionado que ambos possuem.

FDPs :obiggraz:
 
Isso significa que o concerto deve ter sido muito cansativo, mas não necessariamente difícil (embora esse seja mesmo). Mas esse não é o ponto, então não importa.

(vale lembrar que o esforço está LONGE de ser unicamente físico. )



Certo. Existem peças que são difíceis pra qualquer um. Mas se eu fizesse um pacto com o demônio, poderia tocá-las como se fossem nada. Aí eu poderia dizer que é fácil e não estaria mentindo, porque pra mim seria mesmo.

Se você der uma sonata pra piano de Mozart pra alguém que estude há 1 ano, eu duvido que essa pessoa consiga tocar decentemente. Mas se um profissional tocar, ele vai fazer aquilo parecer fácil.


Não que esse momento seja fácil, afinal pra tocar um concerto desses como o que você mencionou o músico precisa de muita concentração. Mas quanto mais habilidade ele tiver, mais fácil esse processo será. Por isso conceitos como fácil/difícil e simples/complexo são relativos.

Obviamente certas coisas são próximas do limite humano de tal forma que seria impossível fazer parecer uma brincadeira, mas isso só até alguém provar o contrário (o que pode ou não acontecer).


Por outro lado, se você disser que os estudos transcedentais são difíceis você não deixa de estar certo, porque existem poucas coisas tão difíceis quanto. Mas se a maioria da música escrita fosse ainda mais difícil, os Estudos não seriam considerados tão difíceis (depende do referencial)

(não me diga que uma fuga a 6 vozes não é algo complexo, e que isso pe relativo.É complexo em qualquer lugar do mundo. A mesma coisa com oes etudos transcendentais- são dificeis em qualquer lugar do mundo. Estamos lidando com compraçoes em um nivel absoluto, incluindo todas as composiçoes eruditas já escritas conhecidas. É uma fato, não é relativo.)
A habilidade facilita, mas não faz certas coisas serem propriamente fáceis (a prova é que alem da habilidade, o estudo precisa estar em dia- isso na minha opiniao é sinal de que nao é facil). É claro, talvez apareça ainda um dia algum cara tão monstruoso que tenha uma facilidade extrema para tocar qualquer coisa sem estudo nem nada (mas é bastante improvavel, como voce mesmo disse, e nao entra no caso nesta discussao)- emas ainda assim, ele é que é um genio, e nao as peças que serao faceis (ele será uma exceçao, mas para o resto dos pianistas, continua sendo dificil)

O esforço que voce faz para ficar capacitado é uma prova de que aquilo é dificil- o fato de o momente requerir tão brutal esforço e concentraçao tambem.

Mas é menos dificil do que para alguem que esteja em um nivel inferior de estudo do piano.
(menos difícil é diferente de fácil. Se voce estudar 12 horas por dia- como o proprio Liszt fazia- voce PODE chegar a niveis extremos (bom, Martha Argerich não é nesse ponnto uma boa aluna de piano, mas toca muito bem, e reconhece que não é fácil mesmo assim). Mas para manter-se, vai ter que continuar estudando. Prova que certas coisas sempre serao dificeis de tocar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo