Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Idr¡l disse:O cara conseguia tocar com uma mão só , no piano, um intervalo de 8a , coisa que uma pessoa com uma mão normal não consegue fazer.
De fato, para tocar Liszt, alem de ser virtuoso em materia de velocidade, vc tem que ter uma mão bem acima da média-
Fëanor ¥ disse:Val Kilmer disse:Se o Ozzy é um gênio da música, então eu me chamo Val Kilmer.
Listas assim podem ser muito pessoais, mas eu considero ele um gênio sim. Tanto pelas letras que escreveu (não sozinho, é verdade) quanto por sua colaboração para a música em geral
O Angus Young tem o poder de inventar riffs e solos destruidores, mas ele sabe tão pouco sobre música que isso o impede de compor algo realmente decente.
Ele não precisa ter técnica. O que conta é ele "sentir" a música e transcrever isso em suas composições.
O Malmsteen é um gênio da guitarra, mas não chega a ser um gênio da música.
Sendo ele um dos dois guitarristas que possuem ouvido absoluto (junto com o Blackmore), e levando em conta suas composições e tudo o mais, eu considero ele sim um gênio da música. Assim como considero o Paganini.
Balbo Bolseiro disse:Idr¡l disse:O cara conseguia tocar com uma mão só , no piano, um intervalo de 8a , coisa que uma pessoa com uma mão normal não consegue fazer.
De fato, para tocar Liszt, alem de ser virtuoso em materia de velocidade, vc tem que ter uma mão bem acima da média-
Besteira. Eu já vi gente tocando Liszt, e não me pareceu nenhum bicho de sete cabeças. Eu acho que qualquer pessoa com uma mão normal pode ser capaz de tocar qualquer coisa dele.
Francisco_BR disse:Existem obras e obras do Liszt. Ele tem muita coisa (inclusive umas valsas famosas), que qualquer um que toque piano que esteja em um nivel intermediario-baixo consegue tocar.
Agora tocar os estudos de paganini, estudos transcendetais, rapsodias hungaras, e mais importante, SATISFATORIAMENTE (corretamente, no tempo, sem errar e etc), é um bicho de 7 cabeças, pode perguntar pra qqer um pianista, é de longe das coisas mais dificeis e virtuosas no piano (um consenso()
Balbo Bolseiro disse:Idr¡l disse:O cara conseguia tocar com uma mão só , no piano, um intervalo de 8a , coisa que uma pessoa com uma mão normal não consegue fazer.
Qualquer pessoa consegue tocar uma oitava.
Francisco_BR disse:Ah, esqueceram aqui do Roberto Carlos
Lord Skywalker disse:Francisco_BR disse:Ah, esqueceram aqui do Roberto Carlos
Tipo, ele não é gênio não. Sério mesmo, ele não faz nada de bom. Lembro de um gol de falta que ele fez na França em 1997, mas ele nunca foi tudo isso.
Lord Skywalker disse:Idril, onde eu fui intolerante?
Idr¡l disse:Errei, eram duas oitavas, não uma.
Francisco_BR disse:A gente tende a se referir as grandes, principais obras de um compositor em uma generalização.
Digamos que tambem a sua generalizaçao de qqer um que tenha uma mão consiga tocar Liszt foi também deveras impropria
A sua afirmação sobre o referencial é bastante confusa e imprópria no caso-
voce nao deveria ter citado a complexidade da composição em si, já que o que entra em questão é o fato de requirir ou nao tecnica avançadissima, virtuosismo para tocar (e portanto ser dificil de tocar).
Pra começar, o Liszt, sendo romantico privelegia formas livres, então toma no geral um pau dos classicos e barrocos em materia de complexidade de composiçao.
Sobre qualquer padrão que estejamos lidando no que se refere a pianistas- até para grande solistas (estou falando de Horowitz, Argerich, Gould, Freire e companhia), as grandes obras do Liszt são MUITO DIFICEIS de serem tocadas (mas eles tocam com perfeiçao =P).
Balbo Bolseiro disse:Fëanor ¥ disse:Val Kilmer disse:Se o Ozzy é um gênio da música, então eu me chamo Val Kilmer.
Listas assim podem ser muito pessoais, mas eu considero ele um gênio sim. Tanto pelas letras que escreveu (não sozinho, é verdade) quanto por sua colaboração para a música em geral
E não sei em que ele contribuiu musicalmente, mesmo que ele tenha sido influente. E o que tem a ver escrever letras com ser um gênio musical?
Balbo Bolseiro disse:Não é exatamente técnica que importa, mas você precisar dominar um assunto pra pode usá-lo como forma de expressão, normalmente.
Se ele tivesse mais conhecimento teórico, não estaria compondo a mesma música há 30 anos.
Se você pegar o Deep Purple e o Led, verá que eles evoluíram bem mais que o AC/DC, mas que também atingiram um limite por causa do conhecimento limitado deles, enquanto Beethoven morreu no auge.
Balbo Bolseiro disse:Sendo ele um dos dois guitarristas que possuem ouvido absoluto (junto com o Blackmore), e levando em conta suas composições e tudo o mais, eu considero ele sim um gênio da música. Assim como considero o Paganini.
Como você descobriu que eles têm ouvido absoluto?
Francisco_BR disse:Eu posso dizer que eu vi o Concerto no.1 do Paganini sendo tocado inteiro com um dos maiores violinistas da atualidade.
O cara saiu um bagaço.
Nao me venha dizer que nao é dificil- é necessario um nivel de habilidade enorme e um empenho monstruoso.
Não é fácil., nem para um dos maiores violinistas do mundo.
Mas é menos dificil do que para alguem que esteja em um nivel inferior de estudo do piano.
Ainda em nenhum momento concordo com a sua afirmaçao relativista (e na minha opiniao mal-colocada) sobre dificuldade.
Ainda acho que voce nao foi claro o suficiente e foi falacioso em alguams das suas afirmaçoes
( e falando de complexidade, (de Bach, mais precisamente)
- Arte da Fuga ou Oferenda Musical? )
Fëanor ¥ disse:Ele foi um dos caras que liderou a banda que "inventou" o metal, que criou um novo estilo de se compor e se apresentar no meio musical.
Qualquer músico de metal é fã confesso de Ozzy, e não à toa.
E mesmo assim Page, Blackmore e Plant são considerados gênios por muitos. Inclusive por mim.
Numa reportagem sobre ouvido absoluto numa Superinteressante de alguns anos atrás, é mencionado que ambos possuem.
Isso significa que o concerto deve ter sido muito cansativo, mas não necessariamente difícil (embora esse seja mesmo). Mas esse não é o ponto, então não importa.
Certo. Existem peças que são difíceis pra qualquer um. Mas se eu fizesse um pacto com o demônio, poderia tocá-las como se fossem nada. Aí eu poderia dizer que é fácil e não estaria mentindo, porque pra mim seria mesmo.
Se você der uma sonata pra piano de Mozart pra alguém que estude há 1 ano, eu duvido que essa pessoa consiga tocar decentemente. Mas se um profissional tocar, ele vai fazer aquilo parecer fácil.
Não que esse momento seja fácil, afinal pra tocar um concerto desses como o que você mencionou o músico precisa de muita concentração. Mas quanto mais habilidade ele tiver, mais fácil esse processo será. Por isso conceitos como fácil/difícil e simples/complexo são relativos.
Obviamente certas coisas são próximas do limite humano de tal forma que seria impossível fazer parecer uma brincadeira, mas isso só até alguém provar o contrário (o que pode ou não acontecer).
(menos difícil é diferente de fácil. Se voce estudar 12 horas por dia- como o proprio Liszt fazia- voce PODE chegar a niveis extremos (bom, Martha Argerich não é nesse ponnto uma boa aluna de piano, mas toca muito bem, e reconhece que não é fácil mesmo assim). Mas para manter-se, vai ter que continuar estudando. Prova que certas coisas sempre serao dificeis de tocar.Mas é menos dificil do que para alguem que esteja em um nivel inferior de estudo do piano.