Idr¡l disse:
V disse:
Pacht disse:
Eu citei.
Mas, e daí? Esse fórum não fala de música e sim de metal.
Fala tanto de metal que chega a ser rídiculo.
É por isso que eu mal entro aqui, mas fazer o quê? Reclamar com certeza não vai adiantar, já que pessoas bitoladas em um estilo não costumam abrir a cabeça pra outras coisas, seja o estilo que for.
Ditto.
E já tentamos apontar esse problema por aqui, mas quem diz que resolve.... Isso me entristece.
Um grande gênio da música, um dos caras que eu mais admiro, é o Lizst. Um grande compositor da música clássica, dono de Rapisódias incríveis, como a famosíssima "Rapsódia Húngara"; dono de tocatas, dentre as quais a mais famosa é "Tocata e Fuga". O cara conseguia tocar com uma mão só , no piano, um intervalo de 8a , coisa que uma pessoa com uma mão normal não consegue fazer.
Não entendi de qual compositor vc está falando, Idril. O Franz Liszt, compositor romântico, e há quem diga que seja no piano o maior virtuoso de todos os tempos, compôs umconjunto de obras denominadas "Rapsódias Hungaras" que compreendem um total de 19 rapsódias (a maioria para o piano, mas algumas sendo para orquestra). A rapsódia hungara que vc muitissimo provavelmente se refere em questao é a Rapsódia Hungara no.2 em Dó sustenido menor (C# menor), que figurou inclusive em diversos desenhos animados.
Não existe NENHUMA toccata e fuga do Liszt- ele não escreveu nenhuma fuga, que é a forma mais complexa e formal de contraponto (que o Bach dominou como ninguem), e tinha caído em desuso durante o periodo romantico (epooca de liszt), que privelegiava o sentimentalismo e as formas livres. Além do mais, a nomeclatura que voce usou está errada- voce precisa especificar toccata e fuga em (tonalidade)- como Toccada e Fuga em D (ré) menor do Bach, ou Rapsódia Hungara em C# menor, do contrario, dependendo do compositor é quase impossivel identificar a obra (ou entao use o nome de catálogo da obra)
De fato, para tocar Liszt, alem de ser virtuoso em materia de velocidade, vc tem que ter uma mão bem acima da média- fora que o Liszt, alem de ter tal mãozona, compunha para ele próprio tocar mesmo, o que dificulta ainda mais as interpretaçoes. Voce nao verá muitas mulheres tocando Liszt hehehe.
Entre as obras mais importantes do Liszt, estão os estudos transcendentais (Os quais, na época Schubert bradou que apenas uma dúzia de pianistas no mundo alem do proprio Liszt seriam capazes de tocar), os estudos sobre Paganini (entre outras coisas, o anormal transcreveu a adaptou os caprices 1, 5 , 9 24, e o concerto no.2 "La Campanella" do Paganini para piano), o memorável Totentanz (Dança da Morte- O tema de "O Iluminado" foi descaradamente baseado nele), Liebestraume No. 3, Valsa de Mefisto no.1, os seus concertos 1 e 2 para piano, sua sonata em B menor, Sinfonias de Dante e Fausto, as 19 rapsódias hungaras, Bagatelli sans tonalité, seus 12 poemas tonais, ufa.....e algo mais que eu devo ter esquecido!
Sem duvida um grande genio do piano.
Outra besteira que eu vi escrita nesse topico e que eu preciso apontar é que alguem disse que ninguem sabe a que velocidade as obras do paganini devem ser tocadas, pq ninguem tem gravado uma amostra do virtuosismo dele. Acontece que isso nao é verdade, já que o proprio paganini deixou bem claro em suas obras (como todos, ou a enorme, avassaladora maioria) qual o tempo que aquilo deveria ser tocado.