• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é o escritor brasileiro mais popular no Brasil?

Os últimos dois escritores que gostei de ler foram o André Vianco e o Eduardo Spohr.
 
Quero dizer, alguém nativo do Brasil que os brasileiros realmente leem

Jorge Amado, Clarice Lispector e Paulo Coelho, talvez?

Com relação ao Jorge Amado, inclusive, a Academia durante muito tempo torceu o nariz pra ele, porque o considerava "escritor best seller". Me parece que isso tem sido revisto.
Dele eu só li A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água, uma novela que eu achei muito divertida. Estou pra iniciar a leitura de Gabriela Cravo e Canela, que vai ser o próximo livro do Clube de Leitura de que participo na minha cidade.

Com relação a Clarice Lispector, se você olhar a lista dos livros nacionais mais vendidos na Amazon, tem um punhado dela: Dela eu só li "A Hora da Estrela". Achei um espetáculo de livro.

Do demonizadíssimo Paulo Coelho eu nunca li nada. Tentei ler um livro dele quando adolescente [Na margem do Rio Piedra... etc], mas acabei abandonando. Às vezes tenho curiosidade de pegar algo dele pra ler e ver se ele é realmente tão ruim como dizem. Não acredito que seja...
 
Os respondentes da pesquisa Retrato da Leitura apontaram os seguintes autores como os que mais gostam:

HjkxhdFiIj8sUmQTJMAotDGOqTBJ29AzREURyL2lJP1VmJzDKkMMT2pYxfrsKpUFVEcGBMHAQOWmRAPP.png




E os seguintes livros foram apontados como os mais marcantes:

SYyZvevhyaI5TEeCICjeV0jcSzq56CrOz0SJaTxDvRcg1nHCNc6iBUCpRACJfPhnQPbKJ1jbdIw1k27G.png



Fonte:

 
Os respondentes da pesquisa Retrato da Leitura apontaram os seguintes autores como os que mais gostam:

HjkxhdFiIj8sUmQTJMAotDGOqTBJ29AzREURyL2lJP1VmJzDKkMMT2pYxfrsKpUFVEcGBMHAQOWmRAPP.png




E os seguintes livros foram apontados como os mais marcantes:

SYyZvevhyaI5TEeCICjeV0jcSzq56CrOz0SJaTxDvRcg1nHCNc6iBUCpRACJfPhnQPbKJ1jbdIw1k27G.png



Fonte:


Os respondentes da pesquisa Retrato da Leitura apontaram os seguintes autores como os que mais gostam:

HjkxhdFiIj8sUmQTJMAotDGOqTBJ29AzREURyL2lJP1VmJzDKkMMT2pYxfrsKpUFVEcGBMHAQOWmRAPP.png




E os seguintes livros foram apontados como os mais marcantes:

SYyZvevhyaI5TEeCICjeV0jcSzq56CrOz0SJaTxDvRcg1nHCNc6iBUCpRACJfPhnQPbKJ1jbdIw1k27G.png



Fonte:


obrigado! Isto me ajuda muito
 
O tópico acabou ficando bem genérico, e fica difícil ajudar muito.
Se você quer ter uma base para escrever, talvez seja melhor mirar por nicho e buscar referências naquele gênero que te agrada mais e que você planeja escrever. Isto é, estou pressupondo que haja certo interesse de sua parte em pesquisar os "populares" para extrair dali alguma orientação e absorver o "segredo" de tal sucesso ou popularidade... Se não for isso, my bad.

Pessoal fala em Machado de Assis, mas eu tenho sérias dúvidas sobre a real popularidade dele e o quanto de gente realmente o lê. É um escritor que tem um léxico riquíssimo — o que em geral se traduz por gente reclamando de ter que procurar meia dúzia de palavras novas no dicionário, a cada página. É seguramente um dos melhores escritores da língua e modelo para quem preza boa escrita; mas popular?

Mas de qualquer modo poderíamos ajudar melhor se a dúvida estivesse melhor posta. :)
 
Pessoal fala em Machado de Assis, mas eu tenho sérias dúvidas sobre a real popularidade dele e o quanto de gente realmente o lê. É um escritor que tem um léxico riquíssimo — o que em geral se traduz por gente reclamando de ter que procurar meia dúzia de palavras novas no dicionário, a cada página. É seguramente um dos melhores escritores da língua e modelo para quem preza boa escrita; mas popular?

De acordo. Veja a tabela que postei acima: segundo a pesquisa, Machado de Assis foi citado como o autor mais gostado, com 297 menções; o livro dele mais citado, por sua vez, tem apenas 33 menções. Acho que devem citá-lo no automático; talvez seja o mais conhecido pelo nome, mas tenho sérias dúvidas sobre ser o mais lido ou popular.
 
é memória afetiva mesmo, tá lá o lobato em segundo. tem uma penca de gente que ama de paixão o lobato não porque leu, mas porque confunde a obra com o sítio do pica-pau amarelo na tv. mesma coisa pro machado, confunde a obra com as trocentas adaptações e toda a lenga lenga de capitu traiu ou não. no fim das contas não é sobre apreciação da obra, mas sobre lembrar mais facilmente. e aí se temos um país onde o número de leitores tem caído, é natural que outras mídias acabem influenciando uma questão que se sustenta basicamente em memória.

poréééém...

... a ideia de popularidade é meio vaga. é sobre que autor que vende mais, independente da "qualidade" da escrita? de ser clássico? de ter passado no teste do tempo? se for por livros vendidos, no Brasil o que vende é autoajuda - hoje em dia com pitadas de religião. ó o top5 dessa semana para não dizer que eu estou mentindo:

1600484474161.png
 
Essas enquetes devem ter sido realizadas em escolas ou asilos pois em nenhuma delas está um autor brasileiro da atualidade. Só múmias. Aí quando sai um estudo afirmando que brasileiro lê pouco, fazem cara de Pikachu surpreso. Se for fazer uma enquete de qual autor brasileiro mais odiado, Machado vai estar nas cabeças também. Ou seja, não há estímulo para quem quer se aventurar na literatura; ou você escreve autoajuda, espírita e crítica social... ou vai pro Wattpad escrever sobre BTS e A Princesa e o Bad Boy.

PS.: Não citaram nem o Clube dos Bardos.
 
:eek:

Todos os dados da quinta edição, incluindo o perfil da amostra serão divulgados dia 29, se eu não me engano. Aí será possível ter uma ideia da idade média dos entrevistados. Mas não deve ser muito diferente da quarta edição, cuja média de idade foi de 35 anos.

De qualquer forma, vale ressaltar que é uma pesquisa séria, que busca encontrar o perfil do leitor brasileiro de forma geral. É uma pesquisa, não um projeto de incentivo à leitura. Precisamos dos dados para então partir para os projetos de fomento à leitura. Sem saber o que leva um sujeito alfabetizado a não ter mais nenhum contato com livros literários, por exemplo, não tem como buscar formas de resolver o problema.

Então, se brasileiro lê pouco, não é por causa dos dados levantados pela pesquisa, os dados são só um sintoma: trata-se de um país onde para muitas pessoas o último contato com livros literários aconteceu na escola, e um número bem relevante sequer teve a oportunidade de ter tal contato (segundo o IBGE, contamos com 11 milhões de analfabetos). É um balde de água fria em quem tem pretensão de viver de escrita, mas é a realidade. ¯\_(ツ)_/¯
 
Uma pesquisa que é realizada desde 2000 ainda não encontrou o perfil do leitor brasileiro... e quer que eu leve a serio? Se em quinze anos não mudou, não será em 5 que ocorreu uma revolução nos hábitos de leitura e reforça o que eu disse, não há incentivo para novos escritores por que uma editora irá olhar os números e o que o brasileiro lê e verá que os livros citados já se encontram no portfólio da maioria das editoras dos país e não vai arriscar em autores desconhecidos, nacionais ou estrangeiros.
 
Uma pesquisa que é realizada desde 2000 ainda não encontrou o perfil do leitor brasileiro... e quer que eu leve a serio? Se em quinze anos não mudou,

você está confundindo a mudança no que seria a média demográfica com a mudança de hábitos. quando disse que PROVAVELMENTE não mudou da quarta para a quinta foi a média demográfica, que é mais do que natural que não mude: quanto tempo uma pirâmide demográfica leva para se alterar sem algum evento catastrófico? etc.

sobre mudança de hábitos, há registro em todas as edições, e justamente por isso a pesquisa continua ocorrendo. como disse, os dados ainda não foram todos divulgados para o público como nas edições anteriores, mas já estão noticiando que as classes mais altas estão lendo menos, por exemplo.

e é sobre isso que estava falando: a pesquisa é um termômetro. aponta para que direção as medidas devem partir. SE HOUVER INTERESSE PÚBLICO, é óbvio. há toda um trabalho de preparo de alunos para a prova brasil, quase num esquema vestibular, para aumentar nota de ideb. mas aula focada em letramento literário ainda é raro. porque sempre volta-se à "utilidade" da literatura.

não será em 5 que ocorreu uma revolução nos hábitos de leitura e reforça o que eu disse, não há incentivo para novos escritores por que uma editora irá olhar os números e o que o brasileiro lê e verá que os livros citados já se encontram no portfólio da maioria das editoras dos país e não vai arriscar em autores desconhecidos, nacionais ou estrangeiros.

de novo: meu ponto é que a pesquisa só aponta os hábitos. você não pode acusar a pesquisa de ser responsável pelos hábitos de leitura nacionais, como se o resultado da pesquisa fosse pautar as decisões das editoras sobre o que publicar. não é assim que o meio editorial funciona.

aliás, os últimos 10 anos foram os que mostraram o maior investimento do mercado editorial em escritores nacionais - para livros voltados para todo tipo de público. inclusive tem autor de young adult nacional que está começando a ser lançado lá fora. da valinor temos o fabio kabral, que está publicando e ganhando bastante reconhecimento. é um cenário que não existia nos anos 80 e 90, quando fora a "alta literatura" só uns poucos gatos pingados nacionais eram publicados.

ou seja: as editoras publicam autores nacionais. mas na sua linha de argumentação você está jogando o ônus do sucesso profissional dos escritores para as editoras, quando o problema está no consumidor. que acha que está de boas gastar 40 reais no cinema, mas torce o nariz para comprar um livro do mesmo valor. que diz que não tem tempo para ler, mas passa 5 horas num scroll down infinito em rede social. ou quando procura um livro, busca fórmulas mágicas para sair da situação em que se encontra. porque "tem que ser útil". coisas desse tipo. o mercado é árido para escritores porque temos 11 milhões de analfabetos e um monte de não-leitores mesmo entre pessoas que tiveram educação e têm meios para comprar livros. mas isso não tem nada a ver com a pesquisa. como já disse antes, a pesquisa apenas aponta os sintomas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo