• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é mais velho? Barbarvore, ou Tom Bombadil?

Citação:
Tom é Eru?

Sem chance!!!

Tom poderia ser até um tipo de "Espião" de eru... reportando tudo o que acontece na terra media pro cara.
mas isso é viajem minha. Eu ja disse o que eu acho que tom é antes.
_________________

falar de Tom eh viajar... logo ele pode ser Eru!!! hehehe quem garante que nao? levante a primeira hipotese pra contestar hehe :wink: :wink:
 
Tom poderia ser até um tipo de "Espião" de eru... reportando tudo o que acontece na terra media pro cara.

Acho isso meio improvavel... Tom parece de algo magico... Eu acredito que as 2 unicas ideias logicas é: Ele ser Arda ou ele ser a Chama Imperecivel... :mrgreen:
 
The Berserk disse:
Ele é chamado do "O Mais Velho".
E se ele veio antes dos rios e das arvores consequente mente ele veio antes dos elfos, pois que eu saiba os elfos foram criados perto de um lago.
E em alguma outra parte tbm é dito que ele viu o primeiro valar chegar... portanto... ele é mais velho até que os valar.
Essa teoria de que o Tom é a personificação do que o tolkien gostaria de ser em sua criação é muito boa. É a mais facil de acreditar.

Bem... ta ai a minha opinião.
Quanto ao fato de tom não ser Eru, acho que ja houveram varios e varios topicos que mostram provas suficientes da contrariedade dessa teoria.
 
Tom eh mais antigo que os Valar??
na verdade tom é um maia de yavanna um dos olwar( ou olvar não lembro como se escreve) que vieram para proteger as matas depois de aule criar os anoes o estranho é que os olwar são os ents!
mas tom escolheu a forma como queria caminhar no mundo como os istári?
concordo com thorin, o anão bombadill é o propio tolkien, mas achei que tolkien era eru iluvatar.
 
Pode crer, iraneon! Complexo d+ p/ um hobbit... Mas agente tenta neh?

(Esse assunto do Tom eh terreno novíssimo p/ mim, entaum me corrijam se eu disser alguma besteira...)


iraneon disse:
na verdade tom é um maia de yavanna um dos olwar( ou olvar não lembro como se escreve) que vieram para proteger as matas depois de aule criar os anoes o estranho é que os olwar são os ents!
mas tom escolheu a forma como queria caminhar no mundo como os istári?
Onde vc leu isso, iraneon? Gostaria mto de saber...

Qto à possibilidade de ele ser Eru, isso eu descarto completamente... Naum faz sentido - por menos que Tom interfira na estória, ele está em Arda, faz parte dela, interage com ela, e naum eh esse o "papel" de Eru.

Quanto a ele ser a Chama Imperecível ou o espírito de Arda... bem, ateh parece plausível (naum sei se de acordo com a Obra), mas naum podemos esquecer de Fruta D'Ouro - o que Tom é está profundamente ligado com o que ela eh, e o q seria ela entaum?

Eu acho q a maioria do pessoal naum teve paciência pra ler aquele textão que o Curufinwe postou na pag. 3, entaum eh isso q ele diz: depois de discutir várias hipóteses, o cara chega à conclusão que Tom é Aulë e Fruta D'ouro é Yavanna...
O texto apresenta uns argumentos bem convincentes (se quiser saber, leia! :P ), mas eu não acho q seja isso... Pode ser q os Valar naum tivessem se esquecido da TM, mas pra isso eles mandaram os Istari, e tb eu acho q Tom esteve na TM durante mto tempo, p/ conhecer td q ele conhecia, mas naum em Aman...

Talvez ele fosse um maia mesmo... um q naum eh mencionado no Silma, mas q entrou em Arda junto c/ eles... Afinal, o Silma naum fala de todos os ainur que entraram, apenas dos mais atuantes e importantes... eu acho...

:o?: Minha cabeça fundiu agora....
 
O legal desse tipo de pergunta, é que nunca chega a uma resposta definitiva.. me sinto num gigante quebr-cabeça 8-)
 
Minha cabeça fundiu agora....
qdu se fala de tom bombadil... acontecem essas coisas...

na verdade tom é um maia de yavanna um dos olwar( ou olvar não lembro como se escreve) que vieram para proteger as matas depois de aule criar os anoes o estranho é que os olwar são os ents!
mas tom escolheu a forma como queria caminhar no mundo como os istári?
concordo com thorin, o anão bombadill é o propio tolkien, mas achei que tolkien era eru iluvatar.


isso nao eh provado e comprovado... hehhe :eek:

onde vc leu isso
??
 
Retirado do Duvendor disse:
Então, os Ainur tiveram medo e não compreenderam ainda as palavras que ouviram; e Melkor ficou cheio de vergonha, da qual nasceu secreta cólera. Mas Ilúvatar ergueu-se em esplendor e partiu das belas regiões que fizera para os Ainur, e os Ainur seguiram-no. Mas quando chegaram ao vazio, Ilúvatar disse-lhes: "Olhai a vossa música!" E mostrou-lhes uma visão, dando-lhes vista onde antes houvera só ouvido; e viram um mundo novo, tornado visível para eles, um mundo feito globo no meio do vazio e nele sustentado, mas que não era parte dele. E, enquanto olhavam e se maravilhavam, esse mundo começou a desenrolar a sua história e pareceu-lhes que vivia e crescia. E, quando os Ainur tinham olhado um bocado e estavam silenciosos, Ilúvatar repetiu: "Olhai a vossa música! Esta é a vossa arte de menestréis; e cada um de vós achará aqui contido, entre o desígnio que vos apresentei, todas aquelas coisas que lhe podem parecer terem sido por ele próprio inventadas e acrescentadas. E tu, Melkor , descobrirás todos os pensamentos secretos da tua mente e compreenderás que são apenas parte do todo e tributários da sua glória."

Retirado do Duvendor disse:
Assim, os Ainur tiveram sua participação na criação do mundo, algo novo que ainda não havia sido imaginado e que agora existia pairando no firmamento... então houve desassossego entre os Ainur, mas Ilúvatar falou-lhes e disse: "Conheço o desejo das vossas mentes de que o que vistes exista verdadeiramente, não só no vosso pensamento mas também como vós próprios existis, e, contudo, diferentemente. Por isso, eu digo: Eä! Que estas coisas existam! E enviarei para o vazio a flama imperecível e ela ficará no coração do mundo, e o mundo existirá; e aqueles de vós que quiserem ir para ele." E, de súbito, os Ainur viram ao longe um luz, como se fosse uma nuvem com um coração vivo de chama, e souberam que não se tratava apenas de uma visão, mas sim que Ilúvatar fizera um coisa nova: Eä, o mundo que existe.



Então... eu acredito que Tom Bombadil foi criado no momento em que Eä foi criada por eru. Exatamente no momento em que os ainu contemplaram "Eä Fisica" pela primeira vez.

na verdade tom é um maia de yavanna um dos olwar( ou olvar não lembro como se escreve) que vieram para proteger as matas depois de aule criar os anoes o estranho é que os olwar são os ents!
mas tom escolheu a forma como queria caminhar no mundo como os istári?
concordo com thorin, o anão bombadill é o propio tolkien, mas achei que tolkien era eru iluvatar.

Esse lance de Tom Bombadill ser a personificação de J.R.R Tolkien na historia é apenas uma teoria como muitas outras.

Tom é um ser com sua historia baseada principalmente em teorias mas uma das menos plausiveis é a de que ele é um ainur.

E Olvar são nada mais nada menos do que os animais como coelhos, peixes e etc.
As plantas são chamadas de Kelvar.
 
quem é mais velho ?

Pode ser que Bombadill seja a personificação de J R R Tolkien... mas ele se descreveu em uma entrevista como um velho hobbit, pois gostava de comer, ter um jardim, uma casa aconchegante (no caso, tolkien não tinha uma casa bem "aconchegante", mas dava pra trabalhar, he he)...

Se considerarmos que Tolkien é o Tom Bombadill pode ser que sim, pois o autor vê tudo o que acontece, no caso, bombadill podia ver frodo invisivel com o anel,

desse jeito vamos chegar a uma idéia, quem sabe ... :wink:


8-)
 
Tom ñ é um valar nem um maia
o proprio Tolkien ñ deixo bem definido oq ele realmente é...
mas se for ver categoricamente, o Tom é o mais velho de todos mesmo...
na escala de quem acordo ficaria mais ou menos assim:
- talvez o Tom Bombadill;
- Elfos;
- Ents;
- Anões (na verdade eles acordaram primeiro, mas Eru ñ permitiu q eles fossem os primogenitos.)
 
Citação:

Onde vc leu isso, iraneon? Gostaria mto de saber...


li no silmarillion . mas posso tar confundido as coisas...
_________________
desculpem os enganos, na verdade eu li no diccionário enciclopedico de tolkien em espanhol (comprei durante a viagem da turma em buenos aires), lá diz :]

TOM BOMBADILL | "Senhor da floresta, da água e da montanha", assim lhe chamava flor d'ouro, sua esposa; ele mesmo se auto declarava "senhor de si" com poder sobre os espectros. UM DOS SERES MAIS ANTIGOS DA TERRA MÉDIA (NÃO O MAIS VELHO, OS ISTÁRI ERAM IGUALMENTE VELHOS), chamado também de Irwain Ben Adar, Forn, Orald o velho e O sem pai. Era velho e sabio e, em sua floresta extraordinariamente poderoso, tanto que o propio Sauron só poderia vence-lo depois de ter dominado toda a Terra Média; tão pouco teve maires problemas para liberar frodo e seus amigos do salgueiro-homem e das criaturas tumulares. E certamente, por sua aparencia, era uma figura cômica: era só um pouco mais alto que os hobitts; vestia uma jaqueta azul e botas amareladas, com uma pena azul no chapéu; sempre entoava cançoes aparentemente sem sentidoe poucas vezes falava seriamente. Até Tolkien mesmo opinava que Tom era um desses mitérios que simplesmente tinham que existir. Pode-se dizer que er um maia que se radicou na Terra Média,um dos "espíritos" protetores qie apedido de Yavanna foram chamados para proteger os olvar( árvores ).Mantinha contato com os homens, elfos e hobitts como o vellho Magote que no livro O Senhor dos Anéis- A Sociedade do Anel, e descrito em "- há terra sob seus velhos pés, e barro nos seus dedos; sabedoria em seus ossos, e ele mantém os olhos abertos.".
 
Até Tolkien mesmo opinava que Tom era um desses mitérios que simplesmente tinham que existir. Pode-se dizer que er um maia que se radicou na Terra Média,um dos "espíritos" protetores qie apedido de Yavanna foram chamados para proteger os olvar( árvores ).


Esses espíritos os eram ents( gozado né), só que eles chegaram antes e então Barbárvore é induvidavelmente mais velho que Tom .Quanto ao tom ser Tolkien isso é completamente impossivel, já uqe Tolkien se identificava com Beren. Tanto que em seu túmulo logo abaixo dos dizeres tradicionais diz BEREN e no de sua mulher diz LÚTIEN.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo