• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é mais velho? Barbarvore, ou Tom Bombadil?

thorin disse:
Krebain disse:
tom bombadil eh mais velho de todas os seres da tm mas era mortal:

ele morreu em 1973.

Interessante esta teoria de que bombadill é o próprio tolkien... :think:
eu acho q ñ o proprio Tolkien
mas o espirito e o amor q Tolkien tinha pelas arvores e florestas :obiggraz:
 
tom bombadil, pois ele mesmo diz que está aqui bem antes do nascimento das arvores e bem antes do nascimento dos rios!
Bárbarvore nasceu na era das arvores!
 
Barbárvore era o ser nativo da Térra-média mais velho a caminhar por ela, Sauron, Saruman e Gandalf eram mais velhos que ele, mas como naum nasceram por lá, então naum contam.... e o mesmo deve ocorrer com Tom, pois com certeza ele era mais velho que Barbárvore...
 
Valar e Ainur são as mesmas coisas! Eles foram criados por Eru, o Ilúvatar pra no futuro auxiliarem na criação do mudo, Melkor era um dos Valar, mais desejava mais poder do que já tinha e se tornou um ser completamente negro.. e foi o primeiro a criar conflitos na TM :wink:
 
Valar e Ainur são as mesmas coisas
Opa! perai, nao eh a mesma coisa nao. Ainur sao os espiritos criados por Eru inicialmente. Valar era uma classe, como se fosse um titulo.
Melkor era um dos Valar, mas se corrompeu e foi expulso dessa ordem. Ele eh o kra do mal, por assim dizer...
 
Foram a mesma coisa, porém, agora não são mais. Os Valar são os Ainur que vieram para Arda, enquanto o resto ficou com Ilúvatar. Ou seja, os Valar são os Ainur residentes em Arda, e os própios Ainur, residentes com Eru.

São os mesmo seres, mas tem diferenças. :wink:
 
Não, os Ainur envolviam também os Maiar. Ainur são os espíritos originários do pensamento de Ilúvatar antes mesmo da criação do universo, todos eles. Valar e maiar são os Ainur que desceram e entraram em Eä.
 
É, senti que tinha excluído alguém... :doh:

Ainur são rigorosamente os Valar e Maiar. Porém, podemos considerar que o termo só é usado para aqueles que ficaram com Ilúvatar já que estes Ainur quando chegaram receberam os nomes de Valar e Valier (respectivamente, "Os Poderes" ou "Aqueles que têm o Poder" e "Rainhas dos Valar").
 
RottEN GeNeRAtiON disse:
Ainur sao os valar e maiar e outros espiritos q ficaram com Eru.

Neste caso, teríamos que inverter a ordem.

Valar e Maiar são os Ainur que não ficaram com Eru, não o contrário. O primeiro termo foi cunhado muito antes, para representar os seres celestiais criados pelo pensamento de Eru. Valar e Maiar foram termos dados depois dessa divisão, para se referir aos Ainur que agora residiam em Arda.
 
Tom Bombadil.Bem uma teoria que EU considero a correta é que Tom Bombadil seria a personalificação da Chama Imperecivel,que veio pra Arda antes dos Valar.
 
Será mesmo??

não creio que tolkien se retratou no livro, mas o tom bombadil, pode-se dizer que é muito parecido com o tolkien.

ele afirma no livro, que viu a primeira gota de chuva, os primeiros brotos de árvores (portanto é mais velho que o barbávore, onde se viu um pastor de ovelhas sem ovelhas??) e viu os elfos irem para o oeste, mas não afirma ver o nascimento dos elfos, nem dos valar e nem dos maiar, e também não afirma que é o ser mais velho da tm, portanto, nada impede que os valar, os maiar e talvez até os elfos sejam mais velhos que o tom bombadil

Provavelmente é o Tom mesmo...
Ele mesmo disse q está em Arda desde o começo...

é mesmo??? e onde está esta parte???
 
King of Gondor disse:
Provavelmente é o Tom mesmo...
Ele mesmo disse q está em Arda desde o começo...

é mesmo??? e onde está esta parte???

"Vejam bem, meus amigos: Tom Bombadil já estava aqui antes do rio e das árvores; Tom se lembra da primeira gota de chuva e do primeiro broto de árvore."

SDA, pág. 136, "Na Casa de Tom Bombadil". :wink:
 
Ele é chamado do "O Mais Velho".
E se ele veio antes dos rios e das arvores consequente mente ele veio antes dos elfos, pois que eu saiba os elfos foram criados perto de um lago.
E em alguma outra parte tbm é dito que ele viu o primeiro valar chegar... portanto... ele é mais velho até que os valar.
Essa teoria de que o Tom é a personificação do que o tolkien gostaria de ser em sua criação é muito boa. É a mais facil de acreditar.
 
concordo que o tom seja o mais velho, mas onde eh dito que o Iarwain Ben-adar viu o primeiro valar chegar?

nao estou duvidando, soh qria saber a fonte
 
O Tom Bombadil veio primeiro q os valar no Eä,mas antes de surgir a terra (Eä) não existia Tom Bombadil,mas qndo ela foi criada o velho Tom surgiu junto com ela,pode se dizer q o Tom é a própria Eä, e tudo q existe nela

Na Eä ele foi o primeiro, mas no "paraíso"(num se como se chama) os vala surgiram primeiro
 
Creio que seja o Bombadil, então.
O que eu creio (já mudei minha opinião tantas vezes...) é que ele é um espírito da natureza.

Que coisa! jamais ligaria o Tom com o Tolkien e nem me lembraria do ano em que ele morreu!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo