• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é mais poderoso e Cruel? Sauron ou Melkor?

O Melkor é claro U.U
O Melkor arrebenta
ele é D+
***M~~~~~~....
****E~~~~~~....
*****L~~~~~~....ELE É O MELHOR....ELE é MALLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!
******K~~~~~~....
*******O~~~~~~....
********R~~~~~~....
ele é o Melkor
 
afff!!! vc gosta bastante de discutir esses assuntos com relação a divindades e coisas da cultura humana que influenciam as obras de Tolkien heim Arácano Elessar (não tenho nada contra).
Bom eu continuo achando Melkor o mais Cruel e ardilozo.
Não sou um expert no assunto, mas é essa minha opinião.

De fato, é necessário ser análogo a muitos pontos para poder sustentar algum teoria acerca de uma obra literária, que, por sua vez, é parte da cultura humana.

Porém, me desculpe a "rispidez", eu não tenho nada contra você, nem quanto a colocar sua opinião, porém, quando nos propomos a debater um tema, as opiniões não embasadas, como Platão dizia, a doxa, acabam sendo um tanto quanto "relativizadoras", e deixam o assunto com caráter de "fã-para-fã".
Nada contra, apenas penso que para fluir com mais clareza, e dar algum resultado, deveríamos expor as idéias de forma embasada, consistente.

Veja só, como não é "pegação-no-pé", o último post diz: Melkor.
O tópico não é uma colocação de "sim", "não", "é", "não é", mas sim uma dúvida acerca de uma idéia complexa dentro das obras.
Se durante nossas discussões formos perpassados por essas "doxas", então teríamos uma espécie de "flood intelectual", que de nada seria útil.

Por mais que queria dar sua "opinião pessoal", isso não é problema, contanto que ao menos diga o porque de pensar desta forma. =]
 
Correto Elessar, entendi perfeitamente fique tranquilo!!!
Penso que Melkor é o mais terrivel dos maus pelo simples fato de ser o vilão mais bem lapidado por Tolkien, além do mais sem ele não teriámos o quenta silmarillion, noldors expulsos de valinor e essa saga maravilhosa em geral!!!
 
Melkor foi dissimulado e mentiroso.Foi invejoso e cruel.Também era mais poderoso que Sauron. Sauron por sua vez, era poderoso por ter servos muito crueis e, por ter criado o Um anél bem como os demais anéis de poder, foi a principal figura má na terceira era(claro que Melkor já tava bem "queimado" nessa época.kkk).Se falei algo errado me digam logo viu?
 
..."Em todos os atos de Melkor em Arda,em seus imensos trabalhos e nas trapaças originadas por sua astúcia,Sauron teve participação;e era menos maligno que seu senhor somente porque por muito tempo serviu a outro,e não a si mesmo." Depois continua dizendo que Sauron acompanhou o caminho de Melkor.
Creio que esse trecho do Silma é bem significativo neste questionamento, e acaba confirmando o que a maioria ja tinha referido acerca de que Melkor ,por ser a origem do mal em Arda ,era o mais cruel e também o mais poderoso .
 
..."Em todos os atos de Melkor em Arda,em seus imensos trabalhos e nas trapaças originadas por sua astúcia,Sauron teve participação;e era menos maligno que seu senhor somente porque por muito tempo serviu a outro,e não a si mesmo." Depois continua dizendo que Sauron acompanhou o caminho de Melkor.
Creio que esse trecho do Silma é bem significativo neste questionamento, e acaba confirmando o que a maioria ja tinha referido acerca de que Melkor ,por ser a origem do mal em Arda ,era o mais cruel e também o mais poderoso .

bem observado...
 
É uma opinião embasada, a relação de poder medida por atos.
Porém, devo redargüir pelo fato de ser extremamente superficial.

Vejamos, Melkor enfrentou todos os Valar num único embate, e não foi derrotado, nos primórdios de Arda. Melkor conseguiu destruir Telperion e Laurelin. Melkor causou desgraça dentre os elfos, e por uma Era inteira fez frente aos poderes e aos elfos e seus aliados.

Sauron, por sua vez, esteve com Melkor nesses embates, matou Finrod Felagund, comandou as tropas de maior potência de seu Mestre, enfrentou Huan, tramou contra os númenorianos na Segunda Era, disputou o "exclusivo colonial" de Endor, e por fim, levou ao fim o maior Império humano, Númenor.
Fez frente a elfos e humanos, numa última Aliança, perdeu parte de seus poderes mais chegou a ponto de fazer com que os Valar, mesmo que indiretamente, intervissem em Arda novamente. E isso, sendo que ele era um Maia.

Ele não perdeu pra "um hobbit", ele sofreu a queda que ele mesmo preparou para si, como Melkor, ele perdeu perante a ação de um outro Maia, juntamente com a coragem humana, e um último esforço élfico, por assim dizer.

Creio que precisará de mais argumentos, e mais concisos para dizer "sem mais". =]

Abraços.
 
De qualquer modo, Melkor era o valar mais poderoso, e Sauron era o maiar mais poderoso. Mesmo sendo os dois os mais poderosos de suas classes, o poder de Sauron não chegava neem perto do de Melkor.
Acho que o motivo de Sauron ter falhado foi que ele não desconfiou que a sociedade existiu para destruir o anel. Creio que ele pensou que o anel iria para Minas Tirith e então fez a guerra, invez de ter deixado Mordor guarnecida para que nada passase pelas suas muralhas.
 
Sim, Saurom nunca imaginou, nem nos seus piores sonhos que, alguém que encontrasse o Um, iria destruí-lo. Isso seria algo imposs´viel de acotnecer. Ele pensava que, pegariam o Um, para rivalizar com ele.
 
Na verdade era essa a função do anel, foi o que aconteceu com Isildur não é mesmo?
Frodo foi um dos poucos que conseguiram resistir ao anel por determinado tempo. De qualquer modo ele não ia jogar o anel na lava.
 
Eu creio que sim, que o Um foi até Isildur.
Frodo (e Bilbo) foram os únicos que pegaram o Um, pois o Um que escolhia quem o carregaria...por isso seduziu Boromir, porque vu nele força e determinação...seira um bom portador.(para o Um)
 
Cruel eu diria que Sauron, Tolkien diz que Sauron só foi menos maligno que Melkor pois serviu a outro e não a si, Melkor quer destruir tudo como um lunático, já Sauron queria que os outros lambessem seus pés e implorassem por suas vidas chorando, ele queria privar os eruhíni de liberdade, mas ainda mantê-los vivos para servi-lo, transformando suas vidas num inferno.

Tolkien, em sua concepção, não acreditava que exista mal absoluto ou uma entidade totalmente maligna, o mal para ele é um não-ser, ou seja, ele é um ato e não uma entidade consciente, Melkor foi o primeiro ser a praticar o mal e por isso "trouxe" à Arda, mas outros seres também praticaram.

Melkor é o ser mais poderoso criado por Eru, sendo Sauron o seu maior servo, agora se Sauron é o maia mais poderoso, prefiro acreditar que sim, até sendo questão de estética, o maia mais poderoso serviu ao vala mais poderoso, os dois se corromperam pelo poder que tinham e por suas respectivas prepotências.

Melkor foi o primeiro e mais poderoso praticante do mal, já a crueldade é ter prazer em praticar o mal, Sauron me parece assim, Sauron tem prazer em torturar, escravizar, humilhar, ele não vê graça em matar e destruir, pois na visão dele é algo sem sentido, ele é o cara que fala isso:

"Quando imploram a mim, para que não os mate... nesse exato momento... eu sou Deus"

Melkor: O Lunático Nilista
Mairon: O Psicopata Sádico

Mas os dois representam males distintos, um é A Destruição e outro A Dominação, ai fica a escolha de cada um, qual mal é o pior deste dois.

morgothandsauron.jpg
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo