• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem é mais poderoso e Cruel? Sauron ou Melkor?

Melkor foi quem "trouxe" o mal para Arda, ele era o mal, da maldade dele, e das suas palavras venenosas, que Sauron caiu. Melkor era um Vala, o mais poderoso dos Valar, Sauron era Maia...Melkor também era mais poderoso.....
 
Sauron era um mero servo de Melkor.
Melkor era muito mais poderoso, muito mais cruel e acredito que com ele o mal entrou em Arda!
 
Ele deformou os Orcs..os Trolls..os Dragões, e vários monstros...
Agora os Balrogs e Sauron, eram maiar, que foram seduzidos por Melkor.
 
Sem "Sombra" DE DUVIDAS É O PROPRO Melkonr, afinal ele é a dissonancia, o mal encarnado, o Lûcifer de Arda, e era nisso que o proprio Tolkien acreditava. Melkonr era o mais cruel e poderoso afinal Sauron não foi, era ou será algo sem os ensinamentos de seu mestre Melkonr.
180px-Art-radagast.jpg
 
É, Melkor ganha essa disparada. Além de ser mais poderoso (Vala > Maia, enfim), foi quem destruiu as árvores e torturou os Orcs e Trolls e tal, CRIOU o Mal em Arda, sabe, essas coisas.
 
Eu acho que o mais poderoso é Melkor, e mais cruel também, e mais desesperado, o contrário de Sauron que é o mais estrategista e paciente, não tanto quanto Saruman, mas é.
 
Última edição:
Devo discordar de vossas colocações categóricas.
A análise em questão deve ser feita dentro de um determinado contexto.

Assim como analisado pelo próprio autor, pode-se colocar que, na Primeira Era temos o apogeu de Melkor, o primeiro dos Valar a entrar em Arda, e então o mais poderoso.

Porém, Melkor era puramente niilista, e nada mais fez que deturpar todas as criações de Ilúvatar, num ato solitário de desaprovação. Mas, neste momento, durante a Primeira Era, era ele muito mais poderoso que qualquer um dentre os Valar (lembrando do momento onde em Almaren, Melkor sozinho segura os demais Valar em combate), quanto mais comparando-o a Sauron, um Maia.

No entanto, analisando um momento, como o de Sauron, na Segunda e Terceira Era, temos que sua dominação poderia ser até mesmo analisada como superior a de seu Mestre.
Sauron tinha algumas vantagens para manter afastado de si a decadência total, como ocorrera com seu mestre. Em primeiro lugar, mesmo pregando aos demais povos o "ateísmo" (não crer em Ilúvatar nem nos Poderes) ele mesmo ostentava seu antigo Mestre como um Deus (lembremos que em Meneltarma fez um Altar para Melkor, fazendo os Númenorianos cultuarem o mesmo).
Desta forma, evita-se a queda definitiva, e por mais tempo ele pode lutar usando suas áreas de ação (menores que a de seu Mestre).

Enquanto o Anel de Sauron pretendia dominar os povos livres da Terra-Média, Melkor em seu apogeu teve, analogamente, seu "Anel" sendo toda Arda.
Por esses motivos, colocados pelo autor em Melkor's Ring, e em Cartas, que considero que a análise e comparação de poderes deve ser contextualizada, caso contrário seria inválida.

Abraços.
 
Caros,
este tópico é pessoal, acho que cabe mais no fã para fã.

Vejam bem meus colegas, no auge de seu Poder Melkor era imbatível, literalmente, dentro de seus domínios. Angbang era inexpugnável, Balrogs, dragões alados, orcs, homens e sei lá mais o que..
Ele, após ter derrubado um por um, seja pela força seja pela mentira, encurralou seus inimigos os noldor e estes eram a última defesa, a "Minas Tirith" da Primeira Era. Dos Edain eu nem vou mencionar, estavam em frangalhos todas as casas.
Se caísse o remanescente de Doriath, Gondolin e Nargothrond ele ia inundar desde o norte de Beleriand até Harad ou vamos lá, até onde quisesse.
Se não fosse a ajuda dos Valar vocês sabem que tudo ia por agua a baixo, as coisas ficaram realmente feias e por um fio.
Isto mostra poder e crueldade.

Agora, Sauron, a sua maneira, também chega a este nível, as coisas também estiverem perto do fim, com este.
Afinal, e se cai Minas Tirith? Quem ia segurar? Valfenda? Lothlórien? Rohan?
As coisas também ficaram por um fio... Se cai a cidade branca ele inunda toda TM...

É cada um com sua opinião.. se colocarmos em termos/números absolutos é óbvio que Melkor é "tudo mais".
É Valar, Angbang, Utummo, tinha Maiar a seu serviço e ele fez coisas muito maiores e mais terríveis do que Sauron; vejamos só pelo tamanho, no seu auge o cara tinha o tamanho de uma montanha (a montanha) po...
Entretanto, se relativizarmos, fica menor a disparidade pois ambos foram grandes e cruéis dentro de suas possibilidades e as suas maneiras. Na terceira era como ela era, Sauron também era imbatível e chegou a encurralar dentro de suas possibilidades seus inimigos; talvez nem tanto quanto Melkor, que de sitiado passou a sitiador. No entanto, reiteiro, a disparidade diminui bastante relativizarmos.

Valeu!
 
Última edição:
Não creio que seja questão de "opinião pessoal" mas sim questão de contextualizar a análise, assim como fez Tolkien ao tratar a questão.

Abraços.
 
Discordo de que saurom seja mais cruel, Melkor foi a origem ou renovação de todo o mau, saurom foi o dicipulo, que temta impor seu dominio sobre o mundo por varias eras. Ai me surge uma duvida, onde esta Melkor?
 
(Bla bla bla ... falar dificil não é falar bonito ...)
Melkor o valar é mais poderoso e mais cruel, Sauron seria mais um Maiar bonzinho se não fosse Melkor. Esqueceram de todas as crueldades que Melkor cometeu nas primeiras eras ? Ele pode não ter feito algumas, mas foi ele quem incitou outros a faze-las.
 
Discordo de que saurom seja mais cruel, Melkor foi a origem ou renovação de todo o mau, saurom foi o dicipulo, que temta impor seu dominio sobre o mundo por varias eras. Ai me surge uma duvida, onde esta Melkor?

Maximus, veja que Melkor, depois da Guerra da Ira, é acorrentado e jogador pelos Valar através da Porta da Noite. Está portanto no Eterno Vazio.
Ao redor, existe uma guarda permanente e por vezes Earendil vigia o céu.

Sabemos, no entanto, que mesmo após sua queda as sementes de Melkor continuaram a agir até depois da QE.

Valeu. =]

----

Reitero, acho que este tópico puxa por demais para a opinião pessoal e cabe mais no fã para fã :wink:
 
O pessoal já explicou tudo nos outros posts.

Enfim, Melkor era mais cruel. Possuia mais requinte e criatividade em suas torturas e formas de espalhar o mal. Sauron não fez nada de novo, suas criações foram inferiores e sua capacidade de seduzir outros também.

Mas não podemos negar que Sauron era bem malvado também. Para a Era em que se encontrava, era suficiente. Imagine se fosse Melkor no lugar de Sauron, ninguém tinha chance!
 
Bom e se não fosse Melkor rivalizar com Ilúvatar na canção da criação de EA, não existiria a dissonancia na linha temporal...não existiria tudo que é mal.

Ele é o mal em uma forma de divindade.
 
Melkor é mais cruel e mal mais sauron tem o seu valor temos q lembrar q ele foi o criador d Um anel.
Eu discordo q sauron não criou nenhum mal se ele não criou nenhum mal oq são os nasgul então?
 
Sim, ele criou mal, ele foi cruel e poderoso.

Mas é o que disseram, cada um teve seu contexto, seria como o aproveitamento em algum esporte, se um cara faz 20 pontos em 209803982093823 chances, será ele melhor do que o que faz 5 pontos em 5 chances?


Por isso que temos que comparar em contexto, como disse Arácano, mas fica meio que pessoal, como afirmou GRlopez, fica pessoal pois cada pessoa escolhe que época de cada um comparar.

Claro que há perspectivas mais "certas" do que outras (seria idiotice comparar o auge de um com a queda de outro,e lógico comparar os dois apogeus), mas me lembro que em algum documento do autor ele afirma que no fim da segunda era Sauron poderia até ser comparado com Melkor.

O que digo é que ambos tiveram aproveitamento muito próximo mas em eras muito distantes, se os dois estivessem no auge ao mesmo tempo Arda/Imbar estaria perdida.
 
Meu voto vai para :tchan tchan tchan....
Brincadeira....
Como Melkor foi a origem dos males da T.M. ,creio que seja o mais poderoso e também o mais cruel -Sauron teve um bom professor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo