• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem disse que os animais são irracionais??

Coitado do cachorro. :sad:

Raphael S disse:
Se os dinossauros tivessem sobrevivido talvez eles se adaptassem tb e aí teríamos duas raças inteligentes na terra. Humanos e Dinohumanos e aí teríamos guerras constantes porque provavelmente os dinohumanos seriam mais violentos que nós, tipo os Kringlons(Kringlons?) do Star Trek(Musiquinha Star Trek, pan, pararam, pararaaaam, papa pararam pa pa pararammmm). De qualquer modo os golfinhos eu acho bem evoluídos, é um mistério
O que você anda fumando? :batera:
Algo muito forte, sem dúvida nenhuma.
 
Coitado do cachorro. :sad:

Algo muito forte, sem dúvida nenhuma.

ditto.

e as pessoas continuam fazendo julgamento de valor em cima da palavra "racional'; um ser racional não é melhor do que um irracional, ele apenas tem adaptações diferentes.

Shazan disse:
Nós somos muito pouco evoluídos e nosso "nível de seleção natural" ainda é altíssimo. Se não fosse a medicina nossos índices de mortalidade seriam astronômicos, porque temos inúmeras vulnerabilidades. Há seres vivos consideravelmente mais adaptados que nós para à sobrevivência, que afinal é a essência de toda espécie. Eles sim são evoluídos. Uma barata é bastante evoluída e adaptada geneticamente, nós não. Nós nos apoiamos em um dos nossos diferenciais que é nosso raciocínio para suprir as diversas outras fraquezas do homo sapiens.

O Edu tem uma teoria que você vai achar interessante: pela teoria da evolução, os seres vivos são selecionados de acordo com suas adaptações em relação ao ambiente em que vivem. Entre os humanos nos dias de hoje, a seleção natural ainda atua através da inteligência (na verdade, da falta dela). Tem vários exemplos que eu poderia citar, como o dos "gênios" que tiveram overdose de vacina contra febre-amarela...
 
Mas para quê me comparar com uma flor, se eu sou eu
E a flor é a flor?

Ah, não comparemos coisa nenhuma; olhemos.
Deixemos analogias, metáforas, símiles.
Comparar uma coisa com outra é esquecer essa coisa.
Nenhuma coisa lembra outra se repararmos para ela.
Cada coisa só lembra o que é.
E só é o que nada mais é.
Separa-a de todas as outras o abismo de ser ela
(E as outras não serem ela).
Tudo é nada sem outra coisa que não é.

O quê? Valho mais que uma flor
Porque ela não sabe que tem cor e eu sei,
Porque ela não sabe que tem perfume e eu sei,
Porque ela não tem consciência de mim e eu tenho consciência dela?

Mas o que tem uma coisa com a outra
Para que seja superior ou inferior a ela?
Sim, tenho consciência da planta e ela não tem a de mim.
Mas se a forma da consciência é ter consciência, que há nisso?
A planta, se falasse, podia dizer-me: e o teu perfume?
Podia dizer-me: tu tens consciência porque ter consciência é uma qualidade humana
E eu não tenho consciência porque sou flor, não sou homem.
Tenho perfume e tu não tens, porque sou flor...



Poemas Inconjuntos, Alberto Caeiro
 
Gente, uma cosia é instinto, outra é raciocinar. É isso que diferencia tudo.

O animal seguiu o instinto dele. Ficou ali parado, com o seu companheiro morto.

Se ele raciocinasse, ele simplesmente sairia dali, por ser um lugar perigoso. É o que o ser humano faria, caso visse que seu companheiro estivesse morto, e que ele não poderia tirar o cadáver dali (depois chamaria a policia buscar o corpo:lol:).
 
Eu ainda prefiro manter o nível de racioínio diferente....

Porque se parar pra pensar, um animal é bem racional usando seu instinto, ele sabe desviar, recuar e dar o bote no momento certo, vide cães, cobras e outros animais. São caçadores incríveis pois seu pouco raciocínio está direcionado a estas atividades. Então tenho que retificar que os irracionais não são tão irracionais assim, eles tem uma certa capacidade de raciocinar mas o nível não pode ser considerado racional como o de um ser humano. Eles demoram muito mais a aprender que um objeto ou ser é uma ameaça, mas aprendem. Os veados, aprenderam a temer os caçadores, assim como as baleias.

By Raphael S
 
So para registrar se fala Klingons...

E o Kainof tem razão, sem um consenso do conceito de racionalidade é impossivel definir se nós somos racionais ou se os animais não os são.
 
Se Racional vem do Racionalismo apresentado pelo Descartes,os animais se provam primitivamente racionais. Eles não precisam tomar veneno para saber que aquilo é veneno,a comparação é tosca e eu to com sono,mais é +- O que o Descartes propõe em Discurso do Método.
 
Gente, uma cosia é instinto, outra é raciocinar. É isso que diferencia tudo.

O animal seguiu o instinto dele. Ficou ali parado, com o seu companheiro morto.

Se ele raciocinasse, ele simplesmente sairia dali, por ser um lugar perigoso. É o que o ser humano faria, caso visse que seu companheiro estivesse morto, e que ele não poderia tirar o cadáver dali (depois chamaria a policia buscar o corpo:lol:).
No fim,qual a conclusão que se tira?Confie no instinto do um cachorro,e não na razão de um homem.Se racionalmente,estiver claro que tu estás perdido,o homem te deixa na mão_O cão,não!
 
Que nos também temos instintos mas podemos racionalizar, diferente do cachorro que so tem instintos...


Ja o argumento do Tiberius é mais dificil de refutar, podemos no maximo considerar que alguns animais tenham um raciocinio bem rustico, apenas isso.
Incorreto.

Bela fuga.

Nós somos muito pouco evoluídos e nosso "nível de seleção natural" ainda é altíssimo. Se não fosse a medicina nossos índices de mortalidade seriam astronômicos, porque temos inúmeras vulnerabilidades. Há seres vivos consideravelmente mais adaptados que nós para à sobrevivência, que afinal é a essência de toda espécie. Eles sim são evoluídos. Uma barata é bastante evoluída e adaptada geneticamente, nós não. Nós nos apoiamos em um dos nossos diferenciais que é nosso raciocínio para suprir as diversas outras fraquezas do homo sapiens.
Incorreto. Somos bastante "derivados" (não se usa o termo evoluído).

Gente, uma cosia é instinto, outra é raciocinar. É isso que diferencia tudo.

O animal seguiu o instinto dele. Ficou ali parado, com o seu companheiro morto.

Se ele raciocinasse, ele simplesmente sairia dali, por ser um lugar perigoso. É o que o ser humano faria, caso visse que seu companheiro estivesse morto, e que ele não poderia tirar o cadáver dali (depois chamaria a policia buscar o corpo:lol:).
Incorreto. Animais (homem incluso) possuem instinto e raciocínio.
 
O cachorro vivo foi leal e burro ao mesmo tempo.
Burro porque ele poderia ter morrido igual o amiguinho burro dele, e leal porque ele ficou com o amiguinho burro dele até alguem resolver ajudar eles. Na verdade, acho que eles tinham um caso.


Teve uma vez que meu cachorro raciocinou melhor do que eu. Estavamos cansados e ele teve a brilhante idéia de subir a subida(óóó) em zigue zag.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo