• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem criou os hobbits?

Foi o próprio Eru, contudo eles eram uma raça pouco conhecida, por isso as poucas informações acerca deles.

De acordo com os Contos dos Anos de SDA:
1050(...) Os Periannath são mencionados pela primeira vez nos registros, com a chegada dos pés peludos a Eriador
.

E, a primeira vez que eles são mencionados nos Conton Inacabados é acerca de sua estatura e é relatado que:
(o termo). Aplicou-se primeiro ao Pés-Peludos, que se tornaram cinhecidos dos governantes de Arnor no século XI e depois mmais tarde, tambéms os Cascalvas e Grados. (...). Assim, apesar de nenhum "pequeno" ter efetivamente surgido em Gondor antes de Peregrin Tûk, ao que se saiba a existÊncia desse povo no reinado de Arthedain era conhecida em Gondor, (...).

Que dizer, isso me faz pensar sobre um outro tópico que foi feito sobre Eru e o Anel, provavelmente a existência dos Hobbits foi a intervenção Dele na questão do Anel, os manteve puros e intocados para que sua inocencia fosse a força das raças que não eram mais inocentes, Homens, Elfos e Anões. Faz sentido que eles sefosse mantidos em segredo, até que Eru, de uma forma indireta os incitasse. E, também, faz sentido que nenhuma das outras raças soubesse de seu surgimento pois é bem provável que se soube acabaria por intervir como os elfos fizeram com os homens. Mante-los pacificos era a melhor das respostas.
 
Para começar, convém referir que a palavra hobbit se trata de uma invenção. O seu nome em Westron é “halfling” e os elfos utilizam o vocábulo Perianath. A palavra hobbit é a forma corrupta da palavra original conservada em Rohan: holbytla, “construtor de buracos”, daí que ao rei Théoden de Rohan o nome “hobbit” não seja completamente estranho. Os nomes pessoais dos hobbits são extremamente originais e provêm dos tempos antigos, como por exemplo, Rechonchudo, Lagarta, Toca, Espartilho, Pé Magnífico, Bom Corpo e Corneteiro.

O povo hobbit é simples e discreto, mas muito antigo. Como adoram paz e sossego, o seu habitat preferido é uma região bem organizada e cultivada. Não gostam nem compreendem engenhos muito complicados embora sejam hábeis no manejo de ferramentas. Já nos tempos antigos eram desconfiados da Gente Grande (maneira como tratam os Homens) e por nos evitarem, são cada vez mais difíceis de encontrar. São finos de ouvido e vivos de visão, pequenos e tendencialmente obesos, embora ágeis e ligeiros de movimentos. Conseguem esconder-se rápida e silenciosamente, sempre que se aproximam indivíduos grandes, que não querem encontrar. A sua altura oscila entre os dois e os quatro pés, sendo que já foram mais altos e tendem a minguar. O Livro Vermelho assinala Bandoras Took (Touro Rugidor) que media quatro pés e meio e era capaz de montar a cavalo. De acordo com os registos dos hobbits apenas Meriadoc Brandybuck e Peregrino Took ultrapassaram esta altura (por terem bebido da água dos Ents de Fangorn).

Os hobbits estão divididos em três raças distintas: Fallohides, Harfoots e Stoors, que se distinguem por diferenças fisiológicas e comportamentais. Os Fallohides são os mais arrojados e por isso, geralmente, lideram os diferentes clãs. Desceram as montanhas a norte de Ridendell e instalaram-se em Eriador. São os que melhor se dão com os elfos e talvez por isso possuam maior habilidade para línguas e canções. Os Harfoots sempre foram mais ligados aos anões, foram os primeiros a errarem por Eriador até ao Cume do Tempo. São os mais numerosos e são aqueles que por mais tempo conservaram o hábito de morar em túneis e buracos. Os Stoors dão-se bem perto do mar e eram os que mantinham mais contacto com os Homens. Instalaram-se no Ocidente logo após os Harfoots. Sméagol e Déagol eram Stoors. Para melhor perceber as migrações dos hobbits ver o mapa).

O Senhor dos Anéis trata dos hobbits do Shire que viviam alegres e em prosperidade. Vestiam de cores vivas (preferencialmente o verde e o amarelo), mas não tinham necessidade de usar sapatos pois os seus pés eram cabeludos e tinham solas rijas, o que os protegia. Os seus dedos eram compridos e ágeis, pelo que sabiam fazer muitas coisas úteis e graciosas. Tinham maioritariamente cabelo castanho e o seu rosto era mais bonacheirão que bonito: largo, de olhos brilhantes, faces vermelhas e sempre prontos a rir, a comer e a beber. Comiam seis refeições por dia (sempre que possível), eram hospitaleiros e ficavam encantados com festas e presentes. Além disso, possuíam hábitos muito peculiares. Um deles é fumar erva-de-cachimbo, uma variedade de Nicotiana, em que foram pioneiros. Tudo o que se sabe a respeito da erva-de-cachimbo foi compilado por Meriadoc Brandybuck em Tradição Herbórea do Shire. Segundo este documento, não se sabe quando começou este costume entre os hobbits, pois em todas as lendas deste povo é habitual fumar. No entanto, sabe-se que Tobold Corneteiro, de Longbottom, foi o primeiro a cultivar a erva-de-cachimbo, por volta do ano 1070 do Calendário do Shire. A melhor qualidade de erva-de-cachimbo provém desse distrito, sendo que existem várias variedades, como Folha de Longbottom, Velho Toby e Estrela do Sul. Os hobbits gostam de ler livros que conhecem de trás para a frente, de dar presentes no dia do seu próprio aniversário, bem como de guardar objectos que não tinham qualquer utilidade, os mathoms. Outro hábito estranho dos hobbits é o de viverem em tocas com túneis. Porém, este hábito tende a desaparecer.

Os hobbits são aparentados connosco. Em tempos remotos falavam as línguas dos Homens e tinham gostos semelhantes a eles. A origem dos hobbits situa-se no princípio dos tempos, cuja memória se perdeu. Só os elfos conservam anais desse tempo esquecido, mas essas memórias relacionam-se com a sua própria história, na qual os homens aparecem raramente e os hobbits nem sequer são mencionados. No entanto, é evidente que viveram na Terra-Média muito tempo antes de outros povos terem consciência da sua existência. E, como o mundo está cheio de estranhas e incontáveis criaturas, aquela gente pequenina e pacata parecia ter muito pouca importância. A transição da lenda para a História deste povo dá-se no ano de 1601 da 3ª Era. Nesse ano os irmãos Marco e Blanco tiveram a permissão do rei Angeleb II para atravessarem o rio Brandevinho com um grupo de hobbits para fugirem a uma sombra que sentiam crescer na Floresta Tenebrosa. Atravessaram o rio pela ponte de Arcos de Pedra e ocuparam a terra entre o rio e as Colinas Distantes. Surge com este acontecimento o ano 1 do Calendário do Shire.

Foram sempre súbditos do rei de Arnor até à queda do reino do Norte, mas eram dirigidos por chefes próprios. Inclusivamente, aquando da ultima batalha travada em Fornost contra o rei bruxo de Angmar, enviaram alguns arqueiros em auxílio do rei, embora nenhuma história dos Homens o comprove.

Após a queda de Arnor, escolheram um barão para os governar e durante esse tempo viveram despreocupados e sem guerras. Quando chegou o Longo Inverno, muitos pereceram e passaram privações. Após este tempo duro voltou a abundância e a terra prosperava rica e generosa. A sua extensão era de 40 léguas desde as Colinas Distantes até à ponte do Brandevinho e de 50 léguas dos urzais a norte até aos pântanos a sul. A esta área comandada pelo barão foi dado nome de Shire.

Nunca, em época alguma, os hobbits tinham sido aguerridos ou lutado entre si. Nos tempos antigos tinham sido obrigados a lutar para subsistirem num mundo difícil, mas no tempo de Bilbo, isso já não acontecia. A última batalha travada antes do achado do Anel, foi a batalha dos Campos Verdes, no ano 1147 do Calendário do Shire, em que Bandoras Took pôs em debanda uma invasão de orcs. Desde esse tempo, o clima tinha-se tornado mais ameno e já não se tinha conhecimento de ataques de lobos. Por isso, as poucas armas que ainda existiam no Shire eram apenas utilizadas como decoro ou trofeu. Um dia, bateu à porta de Bilbo, Gandalf, um feiticeiro e 13 anões exilados (entre eles Thorin Escudo-de-Carvalho, um descendente de reis). Numa manhã de Abril do ano 1341 partiram os 15 companheiros em busca do grande tesouro do rei dos anões , escondido sob a Montanha, abaixo de Erebor, em Dale. A busca foi um sucesso e o dragão que guardava o tesouro destruído. No entanto, antes de tudo isto ter sucedido, aconteceu algo que viria a merecer destaque no destino da Terra-Média. O grupo foi atacado por orcs num desfiladeiro das Montanhas Nebulosas, Bilbo perdeu-se e ao tentar descobrir a saída do túnel por onde entrara, encontrou dentro da montanha uma ilha de rocha, onde vivia Gollum. Gollum era uma criatura horrenda, com os pés grandes e espalmados que apanhava peixes com as mãos e os comia crus. Possuía um tesouro secreto: um anel de ouro, que tornava quem o usasse invisível. Tinha-o escondido em segurança, num buraco da sua ilha. Como quando encontrou Bilbo não o possuía e o hobbit empunhava Ferrão, uma faca élfica, Gollum desafiou Bilbo para um jogo de adivinhas: se Gollum ganhasse, matá-lo-ia, se Bilbo levasse a melhor, Gollum indicar-lhe-ia a saída dos túneis. Bilbo aceitou o desafio e ganhou-o, levando embora o Anel, que tinha encontrado. Este anel que mais tarde passou para o poder de Frodo, sobrinho e primo de Bilbo, veio-se a revelar o Um Anel de Sauron, pretendido pelo Senhor das Trevas há muito para reaver o seu poder e dominar toda a Terra-Média. Mas Frodo, com a ajuda de Gandalf e de mais 7 membros, formou a Irmandade do Anel, da qual faziam parte, entre outros, os hobbits Sam Gamgee, Peregrino Took e Meriadoc Brandybuck, senhor da Bucklândia. Nesta aventura contada em O Senhor dos Anéis os hobbits passam por muitos perigos: Pippin e Merry foram raptados por um bando de orcs, ajudaram os Ents a lutar contra Saruman e participaram na batalha dos Campos Pellenor, para além de outros feitos corajosos. Por seu turno, Sam e Frodo, após desfeita a Irmandade, seguiram juntamente com Gollum na tentativa de destruir o anel, passando por muitos perigos. Devido à coragem e força dos quatro hobbits pertencentes à Irmandade e ao facto de terem destruído Saruman na Batalha de À Beira D'água (quando este tentou tomar posse do Shire), na 4ª Era, os hobbits tornaram-se conselheiros do rei Elessar. Estes, juntamente com Bilbo e Sméagol (Gollum) foram os mais famosos hobbits de sempre. Toda esta história bem como O Senhor dos Anéis encontra-se em mais pormenor no Livro Vermelho (sobre o Livro Vermelho e seus autores ver este artigo)

Os hobbits são uma gente que apesar de pequena e aparentemente frágil possui uma enorme capacidade de resistência, nomeadamente ao Um Anel e por isso, como disse Gandalf “Os hobbits são, realmente, umas criaturas extraordinárias (....). Uma pessoa pode aprender tudo a seu respeito num mês, mas, mesmo ao fim de um século de conhecimento, eles ainda nos conseguem surpreender, de repente.”
 
Última edição:
Boa pergunta, mas pelo que sei foi o Eru!!
Eles são pouco citados no livro de Tolkien!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo