• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem comanda o destino dos povos livres?????

Fëaruin eu entendi o que vc quis dizer mas ainda continuo com os meus argumentos. Repito a minha pergunta: por que vc acha que ele não determinou o destino do mundo???? Nós já concluímos que a Música veio tão somente da vontade de Eru, já que ele é anterior a ela e mesmo antes de ser criada ele sabia como ela iria começar, prosseguir e terminar. Os Ainur acham que estão criando algo de suas próprias mentes mas Eru corta o barato deles e joga na cara que tudo que eles imaginam vem da vontade de Eru. Então a Música vem dele, é dele e foi totalmente feita por ele.

O problema é achar isso como se fosse uma coisa terrível e maléfica ou nefasta da parte de Eru. Oras, ele está acima de todos estes conceitos. Pra ele não faz diferença. Muito menos para os povos "livres". Eles são livres e sempre serão porque poderão tomar as suas decisões e seguir as suas vontades. Mas as suas decisões e as suas vontades não são independentes da vontade única e suprema de Eru. Elas estão ligadas. Um ser humano tem toda a liberdade de rejeitar a Deus, entretanto isto já estaria previsto no início dos tempos pelo próprio Deus e ele não faria nada para mudar isso já que já era a vontade dele. :lily: :lily: :lily:

Então é exatamente do jeito que vc falou. "Isso vai acontecer e ponto final". Ou "Isso não vai acontecer e ponto final". Se Eru é onisciente como é que ele pode afirmar algo como "Será que isso vai acontecer???" ou "Bom, isso até pode acontecer, mas isso aqui tb pode... nem sei."

Então, das vontades dos povos livres somente Eru tem total conhecimento porque essas vontades vêm da vontade suprema e única dele mesmo.

A Chama Imperecível pode ser muita coisa, mas muito pouco provavelmente é algo que não seja inerente de Eru. É como o sopro da vida de Deus, somente Deus pode dar o próprio sopro e este não está em nenhum lugar que não seja com o próprio Deus. :-P A Chama Imperecível é o próprio Eru Iluvatar... é por isso que Melkor nunca a iria encontrar.
 
Elrond disse:
Repito a minha pergunta: por que vc acha que ele não determinou o destino do mundo????

Você mesmo respondeu:

Elrond disse:
Pra ele não faz diferença.

Sim Eru criou o mundo e determinou o Fim. Mas que diferença há p/ ele entre o que há entre o início e o fim? Que diferença há p/ ele no meio da história se tudo converge no Fim a sua vontade?
 
Eu li no HoME 1 (também) uma passagem onde Rúmil explica a grande diferença entre homens e elfos. Não era a mortalidade, e sim o destino dos dois. Os Elfos tinham um destino traçado por Eru, mas os Homens tinham escolha própria de traçar o seu destino. Eru deu aos homens autonomia quase que total, deixando eles viverem a vida deles como eles bem entendessem, tanto que os Elfos tem inveja do fato de que os Homens são os mestres do próprio destino deles. Por exemplo, Túrin Turambar. O nome Turambar quer dizer Mestre do Destino. Ele era o Mestre do seu destino. Logo, todos os homens criam o seu próprio Destino. Sauron poderia ter manipulado o destino dos homens, mas nao poderia traça-lo. Essa é a diferença (acho eu). :D
 
O que estou dizendo é que Eru sabe, sim, o que acontece, mas não é ele quem determina, quem escreve cada ação de cada mais ínfimo ser dentro de Arda.


É isso aí... Eu deixo meus filhos, e mesmo Melkor, fazerem o que quiserem... Mas que eu sei o final da história eu sei... ahahah :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo